>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

O que fazer quando a luz do Check Engine acende


Você pode estar dirigindo pela estrada, ligando o carro pela manhã ou parando em uma vaga de estacionamento no supermercado quando, de repente, vê o Check Engine Light (CEL) acender. A luz amarela, geralmente central em seu cluster de medidores. Isso pode acontecer com qualquer pessoa a qualquer momento, não importa quão novo ou antigo seja seu veículo. É sem dúvida a luz indicadora mais incompreendida no seu painel e pode significar várias coisas, graves e menores. Então, o que você faz quando vê essa luz acender? Vamos começar ajudando você a entender o que é o Check Engine Light primeiro e por que ele está lá.

O que o Check Engine Light faz afinal?


A luz do motor de verificação é um dos muitos sistemas além do sistema OBD (diagnóstico a bordo do veículo) do seu carro. Os carros de hoje têm vários sistemas de monitoramento e controle que regulam coisas como mistura de combustível, tempo do motor, desempenho, troca de marchas, frenagem e muito mais. Originalmente, os sensores e sistemas OBD foram projetados na década de 1980 para ajudar a identificar problemas com seus carros, como um sensor defeituoso ou falha de ignição do motor, para que os técnicos possam diagnosticar e corrigir facilmente os problemas. Eles eram bastante primitivos e ofereciam informações relativamente limitadas.

Hoje, o OBD II é usado e exigido pelas leis federais para regular as emissões dos veículos. O OBD II não apenas monitora muitos dos sistemas e sensores do seu carro, mas agora também funciona como uma estação de monitoramento de emissões. Hoje, o Check Engine Light só aparece quando há um sensor ou sistema em seu veículo que está afetando o sistema de emissões. Isso pode ser um problema tão pequeno quanto uma tampa de gás solta e tão grande quanto um motor com falha ou sensor de árvore de cames defeituoso.

Além de acender uma luz em seu painel, ele também registra um código no computador chamado “código de problema”. Esses códigos podem ser lidos com um scanner ou leitor OBD II e normalmente apontarão a direção do problema e qual parte corrigir.

O que você faz quando a luz do Check Engine acende


Primeiro, se você vir seu CEL ligado, verifique se está piscando ou se está sólido. Normalmente, se a luz estiver piscando, significa que seu motor está falhando. Basicamente, isso pode significar que seu carro está despejando combustível não queimado no sistema de emissões, o que está acionando a luz. Em vez de piscar, alguns carros identificarão falhas de ignição com uma luz vermelha. Se você vir isso, pode haver um problema subjacente maior no seu carro e você deve levá-lo ao seu mecânico o mais rápido possível ou usar um scanner OBD II para identificar e corrigir o problema antes de continuar a dirigir seu carro. Se você precisar continuar dirigindo, diminua sua velocidade e RPMs e tente reduzir a carga em seu veículo.

Se a luz não estiver piscando ou vermelha, o problema provavelmente não é uma emergência. No entanto, ignorar o problema pode ter efeitos a longo prazo no seu veículo e pode custar-lhe dinheiro a longo prazo. Aqui estão alguns passos a seguir para diagnosticar a luz do motor de verificação do seu carro:
  1. Verifique se há um problema sério – Puxe o carro para uma área segura onde você possa dar uma volta rápida para olhar o carro. Abra o capô e procure por vazamentos ou mangueiras soltas. Certifique-se de que seu carro está seguro para dirigir!
  2. Use um scanner OBD II – Se você tiver um scanner ou leitor OBD II, coloque-o em uso! Conecte-o e execute a verificação do sistema para encontrar o(s) “código(s) de problema” que estão armazenados no computador do seu carro. Normalmente, a ferramenta fornecerá um código (por exemplo, P00142). Este código identificará a parte que está com defeito. Scanners mais avançados lhe dirão qual peça precisa ser substituída. De qualquer forma, o melhor a fazer depois de encontrar o código é pesquisar no Google digitando na busca:“ ”. Ano, marca e modelo devem corresponder ao carro que possui o código, e o código é o que apareceu no seu scanner. Em muitos casos, existem vários fóruns onde outras pessoas tiveram o mesmo problema e, às vezes, até comentários sobre como corrigi-lo. Se você não possui um scanner ou leitor OBD II, pode encontrar alguns que recomendamos aqui. Há muitos que são baratos e farão o trabalho.
  3. Verifique seu limite de combustível – Lembre-se, o CEL serve principalmente para identificar questões relacionadas a emissões. Algo tão simples como uma tampa de gás solta pode acioná-lo para ligar. Desligue o veículo, aperte a tampa do tanque e reinicie o veículo para ver se isso resolve o problema.
Faça uma pergunta, obtenha uma resposta o mais rápido possível!