>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Desvantagens de usar o Microsoft Excel


O Microsoft Excel é um software de planilha muito popular. Muitas empresas e escolas o adotaram devido à sua boa reputação e recursos úteis, como fórmulas que economizam tempo e a capacidade de produzir gráficos e tabelas profissionais. Embora o Excel ofereça muitas vantagens para o consumidor, ele tem várias desvantagens das quais você deve estar ciente.

Curva de aprendizado acentuada


Muitos livros foram escritos sobre como usar o Microsoft Excel porque ele contém um grande número de recursos que não são intuitivos para iniciantes. O software contém centenas de fórmulas e permite ao usuário criar dezenas de tabelas, gráficos e outras figuras. Recursos avançados, como verificação de erros, formatação de células, macros e compartilhamento de pastas de trabalho, levam tempo para serem dominados.

Custo


A versão mais recente do Microsoft Excel custa cerca de US$ 109 ou US$ 229 da Microsoft, dependendo se você compra uma atualização para uma versão anterior, que é a opção mais barata, ou a versão mais recente completa. Você também pode comprar o Excel como parte do Microsoft Office, o que pode economizar dinheiro, especialmente se você usar os outros programas do Office, como Word, PowerPoint ou Outlook. Algumas pessoas consideram o Excel muito caro em comparação com alternativas gratuitas. As empresas geralmente não se importam em pagar o preço de varejo do Excel, mas muitos consumidores não podem pagar pelo software.

Compatibilidade do sistema


O Excel está disponível apenas no Windows e Mac OS X, o que representa um problema para usuários de Linux e outros sistemas operacionais. Tanto o Microsoft Excel 2007 quanto o 2010 exigem 256 MB de RAM e uma CPU de 500 MHz, o que significa que os proprietários de computadores antigos ficam presos usando versões desatualizadas do software.

Problemas com a análise estatística


Os usuários que precisam realizar cálculos científicos complexos ou análises estatísticas devem evitar o Excel a todo custo. Um relatório publicado por Eva Goldwater na Universidade de Massachusetts intitulado "Usando o Excel para Análise de Dados Estatísticos - Advertências" conclui que o Excel não é um bom programa para analisar dados. Ele cita vários problemas de usabilidade com o software, incluindo problemas com suas fórmulas internas.

"On the Accuracy of Statistical Procedures in Microsoft Excel 2003", um artigo de 2004 escrito por B.D. McCulloughan e Berry Wilson, descreve vários bugs em todas as versões do Excel que fazem com que suas funções e fórmulas produzam dados errôneos.