>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Veja por que você está com frio dentro de casa




Você está dentro de sua casa e o calor está ligado. Mas você está com frio. Realmente frio.

Não deveria ser assim, deveria? O termostato está ajustado para 70 graus. Essa é uma temperatura confortável. Ou, pelo menos, é suposto ser uma temperatura confortável.

Você não quer aumentar porque sua conta de energia já está alta. E baixar a temperatura? Isso só iria torná-lo mais frio do que você é agora.

Por que você não está confortável nessa temperatura supostamente confortável? É uma ótima pergunta, e há várias respostas possíveis.

Muitas casas têm temperaturas irregulares. E sim, é irritante.


A temperatura irregular está entre os problemas mais comuns que encontramos. Em muitos casos, os equipamentos de aquecimento e ar não são os culpados. São os atributos da casa do cliente que os estão deixando desconfortáveis.

"Quente", é claro, significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas pessoas, 70 graus simplesmente não é quente o suficiente. Outros se sentem bem quando está 65 graus dentro.

O que nos preocupa são as situações em que você não está confortável mesmo que seu termostato esteja ajustado para uma temperatura supostamente confortável para você. Isso pode ser 68 graus ou pode ser 73.

Mas se você estiver sentindo frio neste inverno, mesmo que seu termostato esteja ajustado para uma temperatura relativamente quente, talvez seja necessário modificar sua casa - não substituir seu forno.

Vamos dar uma olhada nos motivos mais comuns para temperaturas irregulares, pontos quentes e frios irritantes e fontes de desconforto em toda a sua casa.

Vagas de ar deixam o calor sair


Pode ser 70 graus no corredor onde está seu termostato, mas isso não significa que é 70 graus ao lado da janela onde você está tentando se sentir confortável. A regra geral sobre o calor é que ele se move para onde não está. Se estiver mais quente dentro de sua casa do que ao ar livre, o calor produzido pelo seu forno encontrará uma maneira de escapar do seu espaço de vida. Quanto mais vazada for a sua casa, mais oportunidades o calor terá de escapar.

E quanto mais calor escapar, menos quente e aconchegante você ficará.

O ar transporta calor. Quando há vazamentos de ar no envelope da sua casa, o ar e o calor que ele carrega escapará para o exterior. Em ordem aproximada de significado, o ar geralmente escapa de sua casa por meio de vazamentos dentro ou ao redor de:
  • Tetos e sótão
  • O piso e o espaço mais baixos
  • Portas e janelas
  • Tomadas elétricas
  • Ventilações do banheiro, cozinha e lavanderia

Quando o ar quente escapa por essas aberturas, uma quantidade igual de ar frio entra em sua casa. Isso é chamado de infiltração de ar.

Sempre que o ar frio se infiltrar nas salas onde você está tentando ler, assistir TV ou passar tempo com sua família, não importa o que o termostato diga - você não se sentirá confortável.

O ar também carrega umidade, e o ar quente retém mais umidade do que o ar frio. Quando ar frio suficiente se infiltra em sua casa, a umidade pode se tornar desconfortavelmente baixa. Pense em pele seca, lábios rachados e eletricidade estática. Em casos extremos, a baixa umidade pode até rachar móveis de madeira.

O mesmo problema existe durante o verão, só que ao contrário. O ar quente e úmido se infiltra em sua casa, causando um tipo diferente de desconforto.

Qual é a solução para tudo isso? Sele os vazamentos! As maiores oportunidades para vedação de ar estão quase sempre em seu sótão e espaço de rastreamento. Um teste da porta do ventilador revelará todas as lacunas no envelope do seu edifício, para que você possa tomar medidas para impedir a infiltração de ar indesejada.

Infelizmente, os vazamentos de ar não são a única fonte "invisível" de perda de calor dentro de sua casa.

Você não pode ver seu isolamento, então…


…como você sabe que foi instalado corretamente? Ou se ele foi instalado em tudo?

O isolamento inadequado ou inconsistente, como vazamentos de ar, pode criar pontos quentes e frios em toda a sua casa.

Se você já viu algum isolamento de sua casa, provavelmente é o que reside em seu sótão ou espaço de rastreamento. Mas só porque o isolamento está lá não significa que está funcionando da maneira que deveria:
  • Batas de fibra de vidro são difíceis de instalar corretamente. A menos que eles sejam cortados para caber perfeitamente entre as vigas do teto, você pode ter um isolamento inconsistente em todo o sótão. O mesmo vale para batts instalados em suas paredes ou espaço de rastreamento.
  • A umidade em seu espaço de rastreamento entra em seu isolamento e o faz cair no chão. Em muitas casas, a integridade do isolamento do piso é severamente comprometida devido a espaços úmidos.
  • Em muitas áreas, os códigos de construção anteriores aos anos 2000 não especificavam níveis de isolamento nem perto do que é exigido hoje em dia. Além do mais, muitos construtores cortaram custos nos dias anteriores a códigos e fiscalização rigorosos. Isolar era uma tarefa fácil de evitar com poucas consequências... além de os ocupantes da casa se sentirem desconfortáveis.

Em sótãos, você pode corrigir esse problema aumentando o valor R do isolamento para cerca de 40. Quando fazemos isso, também vedamos as penetrações do teto sob o isolamento existente. Em seguida, adicionamos fibra de vidro ou celulose soprada sobre o isolamento existente, aumentando o valor R conforme necessário.

O isolamento de parede é mais complicado e, graças ao efeito de pilha, oferece menos retorno do que atualizar o isolamento do sótão ou do espaço de rastreamento. Para adicionar isolamento a uma parede existente, podemos fazer um furo e soprar. Geralmente só fazemos isso quando você ainda não está confortável depois de melhorarmos o isolamento do sótão e do espaço de rastreamento. Acontece, mas também não é super comum.

Sem zoneamento ou vários sistemas HVAC, é provável que você tenha temperaturas irregulares.


Tem duas histórias? Três? Se você tiver mais do que apenas um - e seu sistema HVAC não tiver zonas ou você tiver apenas um sistema - você terá dificuldade em se manter confortável.

Em muitos lares, sempre sente muito calor lá em cima. Mesmo durante o inverno, os andares superiores de sua casa podem parecer curiosamente quentinhos em comparação com, digamos, sua sala de estar no andar de baixo. Por exemplo, você pode aumentar o calor para combater a infiltração de ar nos andares inferiores. O resultado é que fica muito quente nos quartos do andar de cima, onde as pessoas estão tentando dormir.

Uma diferença de dois a três graus entre as histórias é normal. Qualquer coisa além disso pode levar a problemas significativos de conforto. É aí que pode fazer sentido adicionar zonas, e o melhor momento para adicioná-las é quando você está substituindo seu equipamento HVAC.

Mas espere! Você não pode adicionar zonas ao seu sistema existente? Claro. Você pode. Mas se você estiver usando uma configuração HVAC padrão, isso sacrifica a eficiência e coloca mais estresse em seu equipamento. O zoneamento faz muito mais sentido quando você usa uma unidade externa de velocidade variável e um ventilador de velocidade variável. A maioria das casas não tem isso (ainda), então é uma boa ideia adiar o zoneamento até que você esteja em posição de atualizar seu equipamento para velocidade variável.

Os sistemas de velocidade variável e o zoneamento andam de mãos dadas porque seu equipamento corresponde à carga de aquecimento ou resfriamento em cada zona. Sistemas padrão mais antigos não fazem isso. Quando você substitui seu sistema, a atualização para velocidade variável oferece uma ótima oportunidade de adicionar uma zona.

E isso é apenas um acréscimo a todos os outros benefícios dos equipamentos de velocidade variável.

Os dutos desbalanceados também causam problemas de conforto.


Diferentes casas têm diferentes layouts e vêm em diferentes formas e tamanhos. Como tal, eles exigem equipamentos HVAC diferentes e projetos de dutos diferentes.

Ao realizar um cálculo manual de carga J em sua casa, um especialista em desempenho doméstico pode determinar quantos pés cúbicos por minuto (CFM) de movimento de ar você precisa. Tudo se resume ao equilíbrio. Depois, um cálculo manual D revelará os tamanhos dos dutos que você precisa, o número de voltas que eles devem ter e onde eles devem estar localizados em toda a sua casa.

Você quer a quantidade certa de equilíbrio em termos de pressão positiva (entrada de ar) e pressão negativa (saída de ar). Muitas casas têm muito de um ou outro.

Por exemplo, ter muito mais ar de suprimento do que ar de retorno é indicativo de um desequilíbrio no duto. De onde vem a pressão negativa? Se não está vindo pelos dutos de retorno, está vindo de outro lugar. Pense:infiltração de ar e problemas de conforto.

Se você nunca executou um cálculo de carga manual J em sua casa - e a maioria das pessoas não o fez! - agora é a hora. Além das especificações de fluxo de ar, um cálculo de carga manual J também mostra o tamanho adequado do seu equipamento HVAC. Você pode ter usado uma unidade superdimensionada o tempo todo.

Lembre-se:seu forno pode não ser o problema.


Se você está com frio, mesmo que seu termostato indique que não deveria, seu forno provavelmente não é o problema. Na maioria dos casos, está funcionando perfeitamente. É a sua casa que precisa de atenção.

A falta de isolamento, vazamento de ar severo e/ou dutos desequilibrados são frequentemente os culpados. Não ter zonas também pode causar problemas, mas de todos os problemas que acabamos de discutir, o zoneamento é o único diretamente relacionado à capacidade do seu equipamento HVAC.

Às vezes, você precisará substituir seu HVAC para resolver problemas de conforto, mas nem sempre.

As boas notícias? Seja qual for o seu problema, ele pode ser diagnosticado e resolvido - muitas vezes por muito menos dinheiro do que substituir todo o seu sistema de aquecimento e ar! Um especialista treinado pelo Building Performance Institute (sim, assim como o PV) pode ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo. Identificamos fontes de vazamento de ar durante todas as nossas avaliações domésticas e podemos realizar cálculos manuais J e D para ajudá-lo a otimizar sua configuração de dutos e HVAC.

O resultado é uma casa confortável que se parece com a temperatura exibida no seu termostato. Se isso parece atraente, agora é a hora de diagnosticar seu problema de conforto!