>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Por que sua casa precisa de ar fresco e filtrado (não uma janela aberta)




Toda casa precisa de ventilação. Mas quando muitas pessoas ventilam suas casas, raramente trocam o ar velho e viciado por ar fresco e filtrado do lado de fora.

Como resultado, eles estão respirando ar viciado, possivelmente poluído ou insalubre sempre que estão dentro de casa.

Isso não era o caso nos velhos tempos. Até cerca de sessenta anos atrás, as pessoas não precisavam ventilar suas casas porque não tinham nenhum isolamento/desempenho nas paredes, muito menos acima ou abaixo do espaço vital. Eles trocavam ar com o ar livre o tempo todo através de frestas e rachaduras na envolvente do edifício, mesmo quando todas as janelas estavam fechadas.

Hoje em dia, no entanto, vivemos em casas mais apertadas com desempenho/isolamento doméstico em todos os lados e selantes dentro das lacunas e rachaduras em seu envelope. Quanto mais "verde" for a sua casa, menos ela ventila.

Além disso, vivemos em um mundo repleto de poluentes industriais, algo com o qual as pessoas não lidavam tanto antes de meados do século 20. O ar não é tão limpo quanto costumava ser, então precisamos filtrar o ar externo antes de trazer para nossas casas.

Caso contrário, podemos fazer mais mal do que bem.

Por que ventilamos nossas casas


A modernidade é ótima, mas com ela vem uma variedade de subprodutos no ar que podem fazer você se sentir mal.

Se você sofre de alergias, provavelmente sabe como se sente doente em um ambiente úmido e mofado. E se você já pintou uma sala, você está bem ciente de como os VOCs nos vapores de tinta podem lhe dar dor de cabeça. Ao trocar o ar viciado e menos limpo por ar externo mais limpo e diluído, podemos mitigar uma variedade de efeitos negativos à saúde.

Aqui está um rápido resumo do que pode estar à espreita no ar dentro de sua casa:
  • Formaldeído e compostos orgânicos voláteis de tapetes, colchões, armários, móveis e outros produtos que compramos
  • Monóxido de carbono de aparelhos de combustão
  • Vapor de água de cozinhar, tomar banho e lavar
  • Termiticidas, radônio e outros gases do solo de espaços de rastreamento não vedados
  • Esporos de mofo do excesso de umidade interna
  • Fumaça química de itens dentro de sua garagem

E assim por diante. Não queremos respirar grandes concentrações dessas coisas, então precisamos ventilar nossas casas. Caso contrário, é certo que o ar dentro de nossas casas é mais sujo do que o ar fora.

Apenas abra as janelas, certo?


Não está certo. Abrir as janelas não é uma panaceia para o ar interior sujo. Dependendo de onde você mora, isso pode piorar a qualidade do ar interno.

Quando você abre as janelas, o ar que está deixando entrar em sua casa não é tão fresco quanto você pensa. Geralmente contém:
  • Pólen e alérgenos naturais
  • Poluentes atmosféricos, gases de escape de motores de combustão, fumaça
  • Poeira e sujeira

Quando você está realmente fora, esses contaminantes são diluídos. Mas quando eles entram em sua casa, eles grudam no seu tapete, móveis, cortinas e assim por diante. Eles entram na sua casa e ficam lá. Eles permanecem .

Entrar na ventilação controlada


Como estabelecemos, casas com um envelope apertado contêm muitos contaminantes no ar. Abrir janelas pode parecer uma boa ideia, mas você provavelmente está apenas trocando contaminantes ruins por outros igualmente ruins (ou piores).

Você precisa de troca de ar, mas deseja remover o ar ruim e substituí-lo por ar limpo. Para fazer isso, você precisa ventilar de maneira controlada. Você precisa de um sistema que:
  • Remove o ar "antigo" de dentro de sua casa ou simplesmente introduz pressão positiva, trazendo ar fresco sem sugar diretamente o ar antigo.
  • Troca o ar antigo por ar fresco ao ar livre
  • Filtra e aquece ou resfria o ar de entrada
  • Libera o ar limpo e com temperatura controlada de volta ao seu ambiente

Dessa forma, você obtém o melhor dos dois mundos:ar limpo e fresco que também é aquecido ou resfriado, dependendo das configurações do termostato.

ERVs ou desumidificadores de ventilação funcionam melhor no Sul


Na maioria das residências, a melhor maneira de introduzir ventilação controlada é por meio de equipamentos que ficam dentro de seus dutos existentes e se conectam à sua unidade de climatização interna. Seu manipulador de ar suga o ar antigo através de seu retorno como de costume. Em vez de filtrar esse ar, porém, ele o troca por ar fresco e externo antes de filtrá-lo e aquecê-lo ou resfriá-lo.

Aqui na área de Atlanta, as duas melhores opções de ventilação controlada são:
  • Ventilador de recuperação de energia (ERV): Um ERV transfere umidade e calor durante o processo de troca de ar para que seu equipamento HVAC não precise trabalhar tanto. Como resultado, você economiza energia enquanto aproveita os benefícios da ventilação de ar fresco.
  • Desumidificador para toda a casa com ar fresco: Também conhecido como desumidificador de ventilação, esta unidade traz ar fresco, filtra e desumidifica antes de liberá-lo de volta para sua casa.

Se você não tiver nenhum problema em manter a umidade interna abaixo de 55%, um ERV pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você tiver problemas para manter a umidade relativa em um nível confortável - e aqui no Sul, somos a maioria - você provavelmente preferirá o desumidificador de ventilação.

O desumidificador é especialmente útil em épocas do ano em que não está quente ou frio o suficiente para usar seu ar condicionado ou aquecedor. Em vez de deixar a umidade aumentar dentro de sua sala (ou abrir uma janela para deixar entrar poluentes), você pode desumidificar e trocar o ar interno sem resfriá-lo ou aquecê-lo.

Com um termostato inteligente da Trane, você também pode controlar a quantidade de ar fresco que o sistema traz e "bloquear" o ar se a temperatura for muito extrema. Em outras palavras, se o ar externo estiver tão quente que sobrecarregaria o ar condicionado, o sistema desligará sozinho e ventilará o ar mais tarde. O mesmo vale para quando o ar do lado de fora está muito frio e pode fazer seu forno trabalhar muito.

Entre! O ar está bom.


Na maioria das casas modernas, os sistemas de ar fresco podem fazer maravilhas pela qualidade do ar interno.

Eles não são o fim da estrada quando se trata de ventilação. Você também deve remover a umidade dos banheiros após o banho (ventiladores de banho) e remover a fumaça da cozinha (ventiladores do fogão).

Independentemente disso, instalar um ERV ou um desumidificador de ventilação é uma maneira fantástica de substituir o ar interno viciado e sujo por ar limpo do ar livre. Se você já está tomando medidas para tornar sua casa mais eficiente em termos de energia, talvez seja necessário adicionar ventilação controlada depois de reforçar sua casa. O ar fresco e filtrado é o caminho a percorrer.

Você ainda desfrutará de todos os benefícios que a modernidade tem a oferecer, incluindo uma casa bem isolada e energeticamente eficiente. E você respirará muito mais fácil - sem necessidade de janelas abertas.