>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Sentindo frio neste inverno? Seu sótão pode ser o culpado




A fornalha está funcionando. O termostato está ajustado para 71. Há ar quente saindo de suas aberturas de alimentação. Sua casa deveria estar quentinha, e ainda assim...

Você é frio. Realmente frio. E tem sido assim durante todo o inverno.

Por que isso acontece? Como é que seu forno não consegue aquecer toda a sua casa - mesmo em dias relativamente suaves de 45 a 55 graus?

Há várias razões possíveis e uma razão quase certa.


Cada casa é diferente, por isso é impossível diagnosticar sua situação particular sem uma análise específica da casa. Independentemente disso, existem várias razões pelas quais você pode estar com frio, mesmo que o termostato esteja ajustado para uma temperatura supostamente confortável. Eles incluem:
  • Fornos superdimensionados: A maioria dos empreiteiros de HVAC não realiza um cálculo de carga adequado antes de instalar o equipamento. O resultado típico é um forno superdimensionado que satisfaz seu termostato muito rapidamente. Isso pode soar legal, mas não é. O calor não será uniforme em toda a sua casa porque o forno não funcionou o suficiente para distribuir o ar. Você terá pontos quentes e pontos frios.
  • Conduta com vazamento: Quando algumas áreas da sua casa são mais frias do que outras, você pode ter dutos de abastecimento com vazamento que levam a esses espaços. O ar quente vaza antes de sair do respiradouro, de modo que nunca é distribuído adequadamente.
  • Vazamento de ar: Pelos padrões contemporâneos, a maioria das casas tem "vazamentos". Isso significa que há muitas lacunas e rachaduras no envelope do edifício que permitem que o ar externo não condicionado se infiltre na casa - ou o ar condicionado escape. Essas lacunas podem estar em qualquer lugar. Muitas pessoas supõem que são mais comuns em torno de portas e janelas, mas as maiores fontes de infiltração de ar geralmente estão em outros lugares.

E por "em outro lugar", queremos dizer seu forro e seu sótão.

Em comparação com paredes, janelas e portas, os espaços de rastreamento e sótãos oferecem mais oportunidades de infiltração de ar. Encanamento, dutos, fiação... alguém fez furos no seu piso ou teto para passar todas essas coisas. Em muitas casas, esses buracos equivalem a uma janela inteira aberta que nunca se fecha!

Mas, embora a infiltração de ar dos forros seja um problema sério, é o seu sótão que geralmente causa mais problemas no inverno. Na verdade, o sótão é o culpado "quase certo" que faz você sentir frio quando não deveria.

Graças ao efeito de pilha, sótãos são especialmente problemáticos.


Para entender por que os sótãos causam problemas no inverno, é útil conhecer um pouco de ciência da construção. Dentro de uma estrutura fechada, o ar mais quente viaja verticalmente. Por ser menos denso que o ar mais frio ao seu redor, o ar mais quente é empurrado para cima até que finalmente escape da estrutura.

Esse processo é chamado de efeito pilha, e é o que acontece dentro de sua casa durante os meses mais frios. Basicamente, sua casa perde muito calor pelo sótão, a menos que você:
  1. Tenha uma barreira térmica adequada para reduzir a perda de calor. O isolamento, seja qual for o material, normalmente serve como barreira térmica.
  2. Tenha uma barreira de ar adequada para impedir que o ar quente escape. Materiais de construção não porosos e espuma de spray em torno das penetrações do sótão (os vãos e buracos entre o seu espaço de vida e o sótão) são exemplos de barreiras de ar.

A essa altura, você deve estar pensando:"E daí? Meu sótão tem isolamento térmico. Não há como culpar meu sótão." É verdade que quase todas as casas têm isolamento no sótão, e ter algum isolamento é definitivamente melhor do que nenhum, mas…
  • O isolamento reduz a perda de calor, mas não faz nada para combater o vazamento de ar ao redor das penetrações do teto. É uma barreira térmica - não uma barreira de ar.
  • Muitos sótãos contêm isolamento inadequado ou isolamento antigo e comprimido com desempenho ruim.
  • Empreiteiros e empreiteiros nem sempre instalam o isolamento corretamente, especialmente quando instalam mantas de fibra de vidro. Esses batts têm que ser cortados perfeitamente para caber no espaço que ocupam. Se houver lacunas, você está perdendo calor.

A linha de fundo? A maioria dos sótãos faz um trabalho ruim, minimizando a perda de calor e o vazamento de ar no inverno. Se você está com frio dentro de casa, mesmo que a configuração do termostato sugira que não deveria, há uma boa chance de que seu sótão seja parte do problema.

A correção? Reforce as barreiras térmicas e de ar do seu sótão.


Apenas uma pequena porcentagem de casas tem uma barreira de ar adequada entre o sótão e o espaço vital. Tudo, desde penetrações de dutos a ventiladores de toda a casa, permite que grandes volumes de ar condicionado escapem de sua casa, deixando pontos frios desconfortáveis ​​​​por baixo. O isolamento não impede esse vazamento de ar.

Para otimizar a barreira de ar da sua casa, você precisa contratar um profissional experiente em desempenho doméstico para:
  1. Identifique áreas de vazamento de ar. Nós os encontramos usando equipamentos de imagem térmica durante um teste de porta do ventilador.
  2. Remova o isolamento em torno dessas áreas. Se você tem mantas, nós apenas as levantamos e as colocamos de lado. Se você tiver isolamento de preenchimento solto, nós o movemos para chegar às áreas de destino.
  3. Preencha as lacunas e rachaduras com espuma. Para criar uma barreira de ar, aplicamos espuma enlatada em fendas e rachaduras pequenas a grandes. Depois de preencher as lacunas, deixamos a espuma curar.
  4. Reinstale o isolamento. Quando a espuma endurecer, colocamos o isolamento do jeito que estava.

O processo é um pouco diferente para casas que não possuem uma barreira de ar adequada e uma barreira térmica adequada. Para a maioria das áreas dentro de nossa zona climática, os códigos de construção especificam um valor R de isolamento do sótão de 38. Se sua casa não tiver isso - ou se você tiver isolamento de manta mal instalado - podemos aumentar o valor:
  • Adicionar fibra de vidro ou celulose soprada sobre o isolamento existente. Comparado aos batts, soprados ou soltos, o isolamento faz um trabalho melhor ao cobrir todo o piso do sótão. Entra nos espaços apertados que a maioria dos batts não cobrem adequadamente. E se você tiver isolamento de preenchimento solto e comprimido antigo, podemos adicionar uma camada de novo isolamento para aumentar seu valor R.
  • Usando isolamento de espuma de spray no teto e nas paredes do sótão. Se você planeja terminar seu sótão ou se não deseja expor itens armazenados no sótão a temperaturas extremas, a espuma em spray é uma ótima solução. Não só é fácil alcançar um alto valor R - você também pode transformar seu sótão em um ambiente confortável.

Se você for um cliente da Georgia Power, poderá se qualificar para um desconto depois que aplicarmos melhorias de energia em seu sótão. Pergunte-nos sobre os atuais programas de descontos apoiados por utilitários se você nos ligar para fazer isso!

Ah, e apenas por diversão, eis como é uma barreira de ar e sótão térmica ideal depois de nevar.



Você consegue adivinhar em qual mansão trabalhamos?

Os sótãos nem sempre são os culpados, mas geralmente são uma grande parte do problema.


O efeito chaminé força o ar quente e condicionado em direção ao seu sótão. Se você não tiver muita proteção contra vazamento de ar lá em cima, vai sentir mais frio do que deveria. É um problema comum.

Para ser justo com os sótãos, ter pontos frios em toda a sua casa pode resultar de uma combinação de problemas. Infiltração de ar, dutos com vazamento e sistemas HVAC de tamanho inadequado contribuem. Sótãos não são os únicos culpados, mas são muito comuns.

Eles também podem tornar esses outros problemas piores .

A boa notícia é que você não precisa se sentir tão desconfortável no próximo inverno! Tudo o que você precisa fazer é contratar um profissional de desempenho doméstico qualificado para medir sua situação de vazamento de ar e avaliar seu desempenho de isolamento. Depois disso, um instalador experiente pode fazer alterações que melhoram o conforto interno durante todo o ano.