>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Sua casa tem pontos quentes e frios? Veja o que fazer.




Todos nós amamos o equilíbrio, certo? Você sabe... harmonia, estabilidade, uniformidade. Quando alguma coisa está desequilibrada - seu talão de cheques, digamos, ou até mesmo sua agenda diária - geralmente significa que algo está errado.

E quando se trata de temperaturas internas desequilibradas, esse "algo" é o conforto.

Temperaturas desequilibradas criam pontos quentes e pontos frios em toda a sua casa. Em um quarto, você pode estar com muito frio. Você ajusta o termostato para aquecer, mas então alguém sente muito calor em uma sala diferente. É um frustrante HVAC catch-22.

Há uma linha comum entre a maioria dos problemas de pontos quentes/pontos frios.


Fluxo de ar. Geralmente é esse o problema.

Quando você tem pontos quentes e/ou frios, o problema geralmente tem a ver com uma ou mais salas que não recebem fluxo de ar suficiente do seu sistema HVAC. Claro, existem diferentes razões pelas quais uma determinada área pode não receber fluxo de ar suficiente. Cada caso é diferente.

Muitas vezes encontramos esse problema, normalmente definido como uma diferença de temperatura de mais de quatro graus entre salas diferentes , quando um ou mais dos seguintes forem verdadeiros:
  • Os dutos e as botas não estão dimensionados corretamente
  • O duto está danificado, com vazamento ou mal instalado
  • Os dutos são mal projetados ou inadequadamente balanceados
  • Você construiu uma adição e está usando seu sistema HVAC existente para aquecer e resfriar o novo espaço

Mas como você diagnostica a origem desse problema em sua casa? E como você conserta isso?

A correção mais simples:adicione um pouco de fluxo de ar


Nenhum teste. Sem medidas. Análise de dutos mínimos. Esta solução envolve a adição de um duto e uma ventilação de suprimento adicional ao espaço que não está recebendo fluxo de ar suficiente. Você também pode adicionar um amortecedor manual que bloqueia (ou bloqueia parcialmente) uma sala que está recebendo muito ar.

Em muitos casos, esses tipos de correções funcionam bem. Mas em outros casos, bem…

Adicionar fluxo de ar sem testar nada pode causar mais problemas do que soluções.

Por um lado, você precisa garantir que seu sistema tenha capacidade suficiente para enviar ar para a área carente. Se isso não acontecer, adicionar fluxo de ar a uma sala problemática pode roubar o fluxo de ar do resto da sua casa. Você resolverá um problema, mas criará novos.

Mesmo quando o sistema tem capacidade suficiente para fornecer fluxo de ar adequado em toda a casa, essa correção pode não funcionar. O dimensionamento inadequado dos dutos ou o design incorreto dos dutos podem impossibilitar o envio de ar para as salas onde ele é necessário.

O resultado final? Adicionar ar deliberadamente à área problemática não é uma solução infalível.

Pode funcionar? Claro. Muitas vezes sim. Mas existem inúmeras situações em que não é uma boa solução.

Uma solução melhor:medir e ajustar


Para realmente corrigir problemas de equilíbrio de temperatura em uma única sala ou área, este é o melhor curso de ação:
  1. Efetuar um cálculo de carga sala a sala: Esse procedimento, também conhecido como cálculo manual de carga J, informa a quantidade de ar que cada ambiente deve receber.
  2. Meça a quantidade de ar que cada ventilação realmente sopra: Usando um exaustor digital, um profissional de HVAC (você sabe, caras como nós) pode determinar quanto ar cada ventilação de suprimento está realmente permitindo em cada sala. Em seguida, podemos comparar isso com o cálculo de carga para descobrir quais áreas precisam de mais ar... e quais precisam de menos.
  3. Identifique fontes de infiltração de ar: Essa parte do processo não está relacionada especificamente ao HVAC e ao fluxo de ar, mas geralmente é a chave para resolver o problema. Às vezes, não importa o quão bem projetado seja seu sistema HVAC, você ainda terá pontos quentes e frios. Se o problema estiver relacionado à infiltração de ar de aberturas e rachaduras no envelope do edifício, um teste de porta do ventilador pode nos ajudar a determinar onde o ar entra e sai da sua casa.
  4. Analise os níveis de isolamento: Ditto para esta parte do processo. Se você tiver isolamento inadequado ou mal instalado em determinadas áreas da sua casa, isso pode fazer com que alguns cômodos pareçam muito quentes ou muito frios em todas as épocas do ano.
  5. Faça uma análise de dutos: Quando o problema puder ser resolvido por meio de ajustes de HVAC (ou seja, otimizando o fluxo de ar), analisaremos seus dutos para descobrir a melhor maneira de fornecer a quantidade certa de ar para os ambientes certos.

Sempre que os resultados do cálculo de carga e os resultados do exaustor digital (fluxo de ar) estiverem ok, o problema geralmente está relacionado ao vazamento de ar e/ou isolamento - não ao fluxo de ar. As etapas 3 e 4 do procedimento acima abordam esse problema, para que você possa segmentar o real fonte do problema em vez de perder seu tempo com ajustes de fluxo de ar.

Seguir as etapas acima envolve um nível mais alto de serviço e experiência do que simplesmente adicionar um registro de suprimento ou um amortecedor de ar manual. Mas também atenua os possíveis problemas de adicionar fluxo de ar sem pensar, descobrindo quanto ar você precisa e onde você pode obtê-lo , tudo sem causar problemas adicionais de conforto.

E se você construísse uma adição?


Muitos construtores executarão dutos do seu sistema HVAC existente para qualquer adição que estejam construindo para você. Às vezes isso funciona. Se o sistema tiver capacidade suficiente para aquecer e resfriar outro espaço sem afetar o resto da sua casa, você está bem.

Mas outras vezes, essa "solução" rouba muito ar do resto da sua casa, deixando você com pontos quentes e pontos frios que você não tinha antes. Correções potenciais incluem:
  • Seguindo o processo descrito acima: Verifique a pressão estática para ver quanto fluxo de ar está disponível para balanceamento em toda a casa, incluindo a nova adição. Depois de fazer todas as medições adequadas, você pode determinar se é possível aquecer e resfriar o espaço com seu sistema atual.
  • Adicionar uma bomba de calor mini-split: Basicamente, você desinstalará os dutos e aberturas que seu construtor colocou. Isso fará com que seu sistema HVAC tenha o mesmo desempenho que antes de você construir a adição. Em seguida, pode adicionar uma ou mais bombas de calor mini-split à nova divisão ou divisões. Mini-splits são ótimas soluções para salas grandes e geralmente não exigem dutos.
  • Obter um sistema HVAC maior: Outra maneira de obter a capacidade necessária para aquecer e resfriar sua adição é obter um sistema HVAC maior e mais novo. Claro, você precisará realizar um cálculo de carga para determinar qual tamanho é o tamanho certo. Você não quer um que seja muito grande, senão terá outros problemas.

A moral da história? O equilíbrio é possível.


A menos que você viva em um celeiro sem isolamento com buracos no telhado, quase sempre há uma maneira de fazer uma sala quente esfriar ou aquecer uma sala fria! Às vezes, é tão simples quanto adicionar um pouco de fluxo de ar. Outras vezes, você precisará de um profissional para fazer medições e fazer recomendações informadas.

A boa notícia é que você pode corrigir esse problema . E quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você começará a se sentir confortável.