>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Guia para manutenção do aquecedor de água:o que fazer e quando


Realizar a manutenção do aquecedor de água é muitas vezes uma tarefa negligenciada. Como muitos eletrodomésticos, seu aquecedor de água fica em um canto silenciosamente fazendo seu trabalho. Na verdade, uma vez instalado e ajustado para a temperatura desejada, é o mais próximo possível de ser livre de manutenção.

A média vida útil de um aquecedor de água tradicional é de 8 a 12 anos. A execução de várias tarefas básicas de manutenção ajudará seu aquecedor a manter sua eficiência e atingir a velhice. Você deve sempre verifique o manual do proprietário para obter detalhes específicos sobre sua unidade, pois as diretrizes do fabricante podem variar.

A importância da manutenção regular do aquecedor de água

Plano de programação de manutenção do aquecedor de água


Um aquecedor de água tipo tanque requer manutenção regular para ter o melhor desempenho e ajudar a maximizar sua vida útil.

A cada 3 meses


É uma boa prática para inspecionar seu aquecedor de água a cada dois meses. Embora isso possa não parecer uma tarefa de manutenção de aquecedor de água, você estará familiarizado com as mudanças que ocorrem e poderá rapidamente responder às questões antes que elas se transformem em um problema.

O que verificar

  • Verifique se há vazamentos - Verifique os tubos de entrada e saída da unidade, nomeadamente as juntas dos tubos. Não se esqueça de verificar o próprio tanque para aquecedores de água tradicionais.
  • Verifique as juntas do encanamento - Procure a corrosão que se forma nas juntas do encanamento. Às vezes você verá quantidades excessivas e outras vezes pode parecer incomum. Mas se você observar corrosão, há uma boa chance de que você tenha, no mínimo, o início de um vazamento.
  • Verifique as mangueiras e acoplamentos de gás - Em aquecedores de água a gás, haverá uma linha de gás conectada à unidade. A linha de gás geralmente é amarela e feita de mangueira flexível. Verifique o estado da mangueira, bem como dos acoplamentos. Se você sentir cheiro de ovo podre, provavelmente há um vazamento de gás natural.
  • Área circundante - Os aquecedores de água a gás nunca devem ter materiais inflamáveis ​​armazenados perto da área de combustão. É uma prática recomendada manter a área ao redor do aquecedor de água livre de lixo e armazenamento. Recomendamos 3 pés.
  • Teste a válvula T&P - Uma válvula de alívio de temperatura e pressão é uma válvula de segurança necessária para aquecedores de água tradicionais. Siga as orientações sobre como verificar a válvula para garantir que ela abra e feche corretamente. Tenha cuidado, a água descarregada estará muito quente.
  • Ouça sons incomuns - Abra uma torneira próxima e ouça algo incomum. Você pode ouvir um som de martelo quando você desliga a água, ou um estalo ou estalo. Alguns sons são inofensivos, mas outros podem ser uma indicação de que seu aquecedor de água precisa de atenção.

A cada 6 a 12 meses

  • Lave seu tanque - Lavar o aquecedor de água removerá os sedimentos que se acumulam dentro do tanque. Drene vários galões de água através da válvula de drenagem para remover os sedimentos. Abordaremos isso em detalhes abaixo.

Algumas áreas são propensas a mais sedimentos do que outras. Instalar um pré-filtro pode ajudar a prender o sedimento antes ele entra no tanque. Os filtros de sedimentos são a melhor maneira de manter sua unidade de aquecedor de água quente sem tanque saudável.

A cada 12 meses

  • Inspecione a haste do ânodo - Se o seu aquecedor de água tiver mais de 3 anos , você deve começar a verificar a haste do ânodo. Ele deve ser removido e verificado a cada 12 meses para o resto da vida útil dos aquecedores. Não se assuste se você notar alguma corrosão e corrosão na superfície, mas se você perceber que grandes partes do revestimento de metal estão faltando na superfície da haste, é hora de comprar uma nova. Veja como substituir uma haste de ânodo.

Como lavar um aquecedor de água


Uma parte importante da manutenção do aquecedor é a lavagem do tanque do aquecedor de água. A maioria dos fabricantes recomenda realizar essa tarefa a cada 6 a 12 meses e, se você mora em uma área com água dura, deve fazê-lo mais cedo em vez de mais tarde.

A descarga do aquecedor de água envolve simplesmente drenar vários galões de água do fundo do tanque. Isso irá retirar sedimentos que se acumulam ao longo do tempo. O acúmulo de sedimentos reduz a eficiência do aquecedor de água e reduz sua vida útil. Dependendo de quanto sedimento seu tanque acumulou, e se você tiver algum reparo que precise ser feito, talvez seja necessário drenar todo tanque.

Aviso

  • Os aquecedores de água são frequentemente configurados para 125° F como uma predefinição de fábrica. 125 ° F pode causar queimaduras de primeiro grau em contato.
  • Se definido para a temperatura máxima (160ºF a 190ºF), ferimentos graves podem ocorrer mesmo com contato indireto com a água.
  • Use cuidado ao trabalhar com água aquecida e tome as precauções necessárias.

5 etapas para lavar um aquecedor de água

Primeiro passo

  • Desligue a energia do aquecedor de água. Um aquecedor de água a gás pode ser desligado girando o botão de controle liga/desliga na unidade. Aquecedores elétricos de água devem ser desligados no disjuntor.
  • Deixe a água dentro do tanque esfriar. Você pode abrir algumas torneiras dentro de casa para agilizar as coisas ou simplesmente esperar algumas horas.
  • Depois que a água esfriar, DESLIGUE a entrada de água na válvula de fechamento de água fria.

Passo dois
  • Abra uma torneira de água quente próxima. Deixe a torneira aberta para permitir que o ar entre no tanque enquanto a água é drenada.
  • Conecte uma mangueira à válvula de drenagem no fundo do tanque e passe a outra extremidade da mangueira para fora, para um poço de depósito ou um dreno de piso.

Passo três
  • Com a mangueira firmemente no lugar, abra a válvula de drenagem girando-a no sentido anti-horário. O tanque deve começar a drenar, mas se isso não acontecer, você pode ter uma válvula de drenagem entupida. Saiba como desentupir uma válvula de drenagem.
  • Inspecione a água que está drenando do tanque depois que alguns galões forem retirados. Use um balde ou uma tela e preste atenção na quantidade de sedimentos.
  • Se houver apenas uma pequena quantidade de sedimentos fluindo do tanque, você provavelmente poderá extrair mais alguns galões e, em seguida, fechar a válvula de drenagem e retornar o aquecedor de água à operação normal.
  • No entanto, se você estiver retirando sedimentos pesados ​​do tanque, continue drenando o tanque.
  • Se você notar sedimento branco pesado, pode ser uma indicação de que a haste do ânodo precisa ser substituída. A haste do ânodo foi projetada para se sacrificar para salvar seu tanque. Remova a haste do ânodo e verifique/substitua dependendo de sua condição. Veja abaixo os detalhes sobre como realizar esta tarefa de manutenção.

Passo Quatro
  • À medida que você continua puxando água pela válvula de drenagem, LIGUE o fornecimento de água fria periodicamente. Isso ajudará a liberar quaisquer detritos do interior do tanque.
  • Continue este processo até que a água drenada do tanque esteja livre de todos os sedimentos.
  • Esta varinha de enxágue bacana pode ser conectada a uma mangueira e inserida no orifício da válvula de drenagem (a válvula de drenagem precisará ser removida) e o interior do tanque pode ser lavado.

Varinha de lavagem

Esta varinha de lavagem ajuda a lavar os sedimentos do tanque do aquecedor de água.

Quinto Passo

  • Este é um bom momento para concluir os reparos necessários, especialmente se o tanque tiver sido completamente drenado.
  • Remova a mangueira e feche a válvula de drenagem. Ligue o abastecimento de água e encha o tanque com água fresca.
  • NÃO LIGUE a energia novamente até que o tanque esteja completamente cheio com água. Quando a água está fluindo da torneira que você deixou aberta em casa, seu tanque está cheio.
  • Feche a torneira e ligue a energia. Pode levar algumas horas para o aquecedor de água se recuperar totalmente.

Este vídeo mostra como lavar um aquecedor de água

Assista ao vídeo

Como substituir uma haste de ânodo


Certificando-se de que você tem uma alimentação saudável a haste do ânodo é uma parte crítica da manutenção do aquecedor. A corrosão é um grande problema com aquecedores de água, e a haste do ânodo é projetada para proteger seu tanque de seus efeitos nocivos.

Uma haste de ânodo também é chamada de sacrificial Cajado. É um tubo sólido que é longo e estreito. A haste é instalada na parte superior do tanque e suspensa dentro, e geralmente é feita de alumínio, magnésio ou zinco. Às vezes, a haste é feita de uma combinação desses metais.

Importância das hastes de anodo


Alumínio, magnésio e zinco são todos muito suscetíveis à corrosão. Na verdade, eles são mais suscetíveis que o aço. A finalidade da haste do ânodo é permitir que a corrosão a corroa, deixando o tanque de aço sozinho. Assim, prolongando a vida útil do seu aquecedor de água.

A corrosão do tempo extra destruirá a haste do ânodo a um ponto em que ela foi completamente "comida". Quando isso acontece, a haste não é mais capaz de proteger seu aquecedor de água, deixando seu tanque indefeso aos efeitos nocivos da corrosão.

A expectativa de vida de um ânodo varia de acordo com a dureza e temperatura da água, mas como regra geral, você pode esperar de 4 a 6 anos de vida útil.

Verificando a haste do ânodo


Recomendamos verificar a haste do ânodo quando o aquecedor de água tiver 3 anos e depois todos os anos. Essa tarefa é um componente muitas vezes esquecido da manutenção regular, no entanto, desempenha um papel importante na saúde e na vida útil do seu tanque.

5 etapas para substituir uma haste do ânodo


Passo um
  • DESLIGUE seu aquecedor de água:Gás , use o botão liga/desliga do regulador de gás. Elétrico , desligue no disjuntor.
  • DESLIGUE a válvula de fechamento de água fria para evitar que a pressão da água entre no tanque.
  • Abra uma torneira de água quente próxima. Isso equalizará a pressão da água.
  • Puxe com cuidado alguns galões de água da válvula de drenagem (a água estará QUENTE). Isso drenará a água que ainda pode estar nos canos de água quente acima da parte superior do tanque.
  • Você NÃO precisa drenar todo o tanque.

Passo dois
  • A haste do ânodo está localizada na parte superior do aquecedor de água, possivelmente sob uma tampa. Procure por fios na parte superior do tanque.
  • Usando uma chave inglesa ou soquete (normalmente 1-1/16"), gire no sentido anti-horário até que você possa puxar a haste do tanque.
  • Não se surpreenda se uma pequena quantidade de água sair pelo buraco.
  • Puxe cuidadosamente a haste do ânodo para cima até removê-la totalmente. Tente não tocar nas laterais do buraco com a haste, pois ela pode quebrar e cair no tanque.

Passo três
  • Inspecione cuidadosamente a haste do ânodo. Você provavelmente verá alguns pitting e corrosão superficial. No entanto, se o revestimento de metal estiver faltando, pedaços grandes estiverem faltando ou a extremidade da haste estiver totalmente ausente, você deverá substituir a haste do ânodo.
  • Compre uma nova haste de ânodo. Consulte o manual do proprietário para obter as especificações de substituição adequadas.

Anodo Rod

Se você precisar substituir o ânodo, certifique-se de comprar um que seja compatível com seu aquecedor de água.

Passo Quatro

  • Enrole os fios com fita de teflon.
  • Deslize cuidadosamente a haste do ânodo de volta no orifício e aperte-a firmemente usando as roscas na parte superior do tanque.

Quinto Passo
  • LIGUE a válvula de abastecimento de água fria e deixe o aquecedor de água encher.
  • Quando houver um fluxo completo de água da torneira de água quente aberta próxima, DESLIGUE a torneira.
  • Ligue o aquecedor de água.
  • Verifique se há vazamentos nas próximas 24 horas.

Este vídeo mostrará como substituir uma haste de ânodo.

Assista ao vídeo