>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Operando seu ar-condicionado no inverno:sim ou não? Todas as suas perguntas respondidas


Executando um AC no inverno pode parecer loucura, mas há uma explicação lógica.

Os condicionadores de ar são nossos salvadores de verão. Mas o que muitas pessoas não percebem é que as unidades de ar condicionado são tão importantes para os meses mais frios quanto no calor sufocante do verão. Este artigo aborda como você pode executar seu ar-condicionado no inverno e aborda todas as suas preocupações.'

Embora a maioria de nós acredite que um ar condicionado funciona apenas para resfriar uma sala, esse não é exatamente o caso. Os aparelhos de ar condicionado modernos podem regular a temperatura de acordo com o seu gosto, tanto no verão como no inverno. Ao operar um ar condicionado no inverno, a unidade inverte sua função e preenche seu espaço com ar quente em vez de frio, economizando o custo de obter um sistema de aquecimento separado.

Então, sim, os condicionadores de ar realmente funcionam no inverno. No entanto, existem algumas precauções que você precisa ter em mente para um aquecimento eficaz. Compilamos uma lista de perguntas frequentes sobre o funcionamento de condicionadores de ar no inverno para ajudá-lo, incluindo a questão muito urgente de saber se você deve ou não usar seu ar condicionado no inverno, é seguro estar executando o ar-condicionado sob 65 graus, e qual é a temperatura externa mais baixa para operar os condicionadores de ar?

Você deve usar seu ar condicionado no inverno?


A resposta é um sim definitivo. No caso de um AC reversível ou de uma bomba de calor sem conduta, faz sentido usá-lo durante todo o ano. Os sistemas de aquecimento sem dutos vêm com muitas vantagens.

Mesmo que o seu ar condicionado não seja reversível, você ainda pode encontrar algum uso dele durante os invernos. Por exemplo, se o seu quarto está ficando muito abafado e sufocante devido ao aquecimento, você pode ligar o ar condicionado no modo de ventilação e tornar o quarto um pouco mais confortável.

No entanto, lembre-se de que, mesmo que você possa usar seu ar condicionado durante o inverno, sua eficiência será diferente do verão. Essa eficiência reduzida pode ser porque, embora um ar condicionado funcione durante o inverno, ele ainda é projetado principalmente para uso quando a temperatura externa é maior que a temperatura interna.

Qual ​​temperatura externa é muito fria para condicionadores de ar?


Assim como os humanos e outros eletrodomésticos, a CA também possui um limite mínimo de operação, abaixo do qual não funcionaria como pretendido. Este limite mínimo para temperaturas de operação existe para todos os condicionadores de ar, independentemente de sua marca, modelo ou tipo.

A maioria dos fabricantes não recomenda o uso de AC quando a temperatura externa cai abaixo de 60F. A operação do AC abaixo de 60 graus fará com que o refrigerante se comporte de maneira diferente e o ar condicionado não funcionará conforme o esperado. Se você precisar testar sua unidade HVAC, espere até que a temperatura externa esteja em torno de 60 graus por pelo menos alguns dias para garantir que não haja gelo ao redor do condensador. Além disso, ligar o ar condicionado no inverno quando estiver abaixo dessa temperatura pode resultar em danos ao aparelho, como:
  • Congelamento de bobinas de refrigerante
  • Espessamento do lubrificante
  • Dano em peças móveis e rolamentos

Como os condicionadores de ar mantêm você aquecido no inverno?


Para entender como os condicionadores de ar funcionam nos meses mais frios, você deve primeiro saber o que são os condicionadores de ar reversíveis.

Fornos e sistemas de dutos deixarão um impacto em suas contas de serviços públicos, e você pode estar procurando uma alternativa que seja tão eficaz no aquecimento de sua casa, mas não tão pesada em seus bolsos. E se, em vez de ter um aparelho separado para aquecimento e resfriamento, você pudesse usar seu ar-condicionado para mantê-lo aquecido?

É exatamente isso que uma bomba de calor reversível mini-split faz. Como resultado, você pode usar o mesmo aparelho e aproveitar os mesmos recursos de economia de energia durante todo o ano para mantê-lo fresco no verão e quente no inverno. (Se um mini-split não é o que você procura, também existem diferentes tipos de bombas de calor disponíveis no mercado).

Um ar condicionado normal transfere o calor de um ambiente quente (dentro de casa) para um ambiente mais frio (ao ar livre). Este sistema é muito bom nos verões. Mas nos meses de inverno, uma bomba de calor extrai o calor do exterior e o transfere para o interior. Para fazer isso, o ar condicionado tem que funcionar ao contrário.

Um pequeno dispositivo conhecido como válvula de reversão é usado em bombas de calor para obter a funcionalidade de aquecimento. Bombas de calor reversíveis e condicionadores de ar são uma invenção bacana e são ideais para quem quer uma unidade que esfria no verão enquanto faz o oposto no inverno.

Modo de proteção contra congelamento durante o inverno


A proteção contra congelamento é um modo que alguns aparelhos de ar condicionado fornecem. Este modo também é conhecido como calor mínimo, calor baixo ou 8C, dependendo do seu ar condicionado. É útil para lugares que experimentam frio extremo no inverno. O AC funciona em uma configuração de baixa potência onde o ar quente é continuamente introduzido. Isso evita que a temperatura ambiente caia abaixo do ponto de congelamento ou chegue perto do ponto de congelamento.

Este modo ajuda a manter seguros equipamentos eletrônicos sensíveis, tubulações de água ou pinturas a um custo operacional muito baixo. Você pode emparelhar sua unidade com um controlador de CA inteligente para controlar esse modo a partir do telefone. Isso pode ser especialmente útil quando sua unidade estiver instalada em locais como aluguéis de temporada.

Acionar o ar-condicionado em clima frio danifica?


A resposta não é tão simples quanto sim ou não. Muitos fatores estão em jogo, e correr AC no inverno não é isento de riscos. Com temperaturas moderadamente frias, um ar condicionado é perfeitamente aceitável para funcionar em qualquer modo. Mas ao executar o AC abaixo de 65 graus, existem certos riscos para o seu ar condicionado. Vamos analisar alguns dos problemas um por um:

Perda de lubrificação


Os compressores são parte integrante do ar condicionado e precisam estar em perfeitas condições para funcionar como desejado. Os lubrificantes ajudam o compressor a funcionar sem problemas e sem falhas. No entanto, este lubrificante pode engrossar no inverno e não funcionar como esperado. Sem lubrificação adequada, o compressor está sujeito a danos e emperramento.

Sensor de baixa temperatura ambiente


A maioria dos aparelhos de ar condicionado modernos tem um sensor de baixa temperatura ambiente para evitar a operação do ar condicionado durante o frio extremo. Se você tentar contornar esse sensor e ligar o ar condicionado apesar da baixa temperatura, pode haver reparos muito caros que precisariam ser feitos.

Compressor superaquecido


Como acontece com qualquer dispositivo mecânico, um compressor aquece quanto mais é usado. Um compressor precisaria trabalhar horas extras para manter o interior aquecido durante o frio extremo. Esse excesso de trabalho pode fazer com que ele fique superaquecido. Usar o ar condicionado abaixo da temperatura mínima especificada pode danificá-lo irreversivelmente ou, na melhor das hipóteses, tornar-se uma causa de reparos significativos do AC.

Congelamento de bobinas de resfriamento


Enquanto um condicionador de ar estiver em uso, você poderá observar gotas de água da unidade externa. Este líquido pingando é a condensação das bobinas de cobre externas. Essa água condensada pode se acumular e congelar nas bobinas nos meses de inverno. Com o gelo congelado sobre as bobinas, o ar circulado não aquece, e tudo o que você sentirá é o ar frio saindo das persianas.

Além disso, o congelamento na unidade externa pode danificá-la. O funcionamento do ar condicionado congelado pode perfurar as bobinas de resfriamento e exigir uma substituição. Para evitar isso, mantenha sua unidade desligada e deixe o gelo descongelar por algumas horas. Você pode tornar o processo mais rápido apontando um secador de cabelo ou um soprador de ar quente para os ventiladores e saídas de ar.

Leia nosso guia detalhado sobre limpeza de bobinas CA aqui.

Medição da eficiência de aquecimento


Assim como você mede a eficiência do seu carro em milhas por galão, você mede a eficiência do aquecimento do seu ar condicionado usando o Heating Season Performance Factor, ou HSPF. Um HSPF mais alto se traduz em um sistema de aquecimento mais eficiente, resultando em contas de energia mais baixas.

Os cálculos do HSPF comparam o calor total fornecido por um ar condicionado durante a estação de aquecimento com a quantidade total de eletricidade utilizada. Isso garante que as variações de temperatura externa ao longo de toda a estação sejam levadas em consideração.

De acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA, o HSPF mínimo precisaria ser 8,8 HSPF antes de 2023. Costumava ser 8,2 HSPF antes. Sistemas de alta eficiência podem executar até 13 HSPF, mas cerca de 10 HSPF são considerados adequados.

Considerações finais


Para encerrar, usar o ar-condicionado no inverno é a escolha sensata com os modernos aparelhos de ar condicionado. O benefício é óbvio com um ar condicionado reversível, pois você pode usar a unidade de ar condicionado como aquecedor. Mas mesmo com um ar condicionado não reversível, você pode sentir uma lufada de ar fresco em uma sala abafada.

No entanto, seria melhor ter cuidado ao operar o ar condicionado em frio extremo, pois a unidade externa pode congelar. Com essas verificações e considerações em mente, agora você sabe como usar o ar-condicionado no inverno e está pronto para usar seu ar condicionado no inverno!