>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O mofo no seu ar condicionado é perigoso?


O ar condicionado é um dos piores lugares onde os fungos podem crescer. O mofo no seu ar condicionado pode representar vários riscos à saúde e causar grandes danos ao equipamento.

Embora nem sempre seja perigoso, é definitivamente algo do qual você deseja se livrar. Além disso, para evitar mais crescimento, é melhor limpá-lo assim que suspeitar que o mofo está presente em sua unidade de CA.

Mas como o mofo entra no ar condicionado e o que você pode fazer para evitar que ele volte? Vamos aos detalhes!

Como o mofo entra no seu ar condicionado?


O mofo prospera em lugares úmidos, quentes e escuros. O interior do seu ar condicionado é exatamente isso, especialmente quando você não o usa regularmente.

Para explicar melhor, vejamos esses três ingredientes principais que fornecem um ambiente perfeito para o crescimento de mofo:

Umidade


Como parte de seu ciclo operacional normal, o ar condicionado remove a umidade do ar interno. Embora isso torne o clima da sua casa mais confortável, também pode levar à condensação da umidade à medida que o ar passa pelo ar condicionado. Se você detectar vazamentos de água ao redor do seu AC, conserte-os imediatamente, ou eles podem levar ao crescimento de mofo. Altos níveis de umidade dentro de sua casa podem piorar ainda mais. Recomenda-se manter esses níveis abaixo de 50% para evitar o crescimento de mofo.

Temperatura


Muitos fungos, incluindo mofo, crescem melhor entre 60F e 80F, o que também é ideal para o conforto humano. Quando combinadas com altos níveis de umidade, essas temperaturas podem levar ao desenvolvimento de mofo. Além disso, as diferenças de temperatura dentro de sua casa também aumentam o problema (por exemplo, o ar quente que entra em contato com uma superfície fria causa condensação).

Nutrientes


O mofo precisa de matéria orgânica para se alimentar, que pode vir na forma de poeira, pele, pólen ou qualquer outro poluente do ar interno em sua casa. A maioria desses poluentes pode passar pelos filtros de ar e se acumular nos dutos ou outros componentes, facilitando o crescimento de mofo.

Outros problemas comuns de condicionadores de ar também podem agravar problemas de mofo e bolor em condicionadores de ar. Por exemplo, drenos de condensado entupidos fazem com que a água volte para a unidade e leva à infestação de mofo. Além disso, gotículas de água tendem a se acumular no manipulador de ar ou nos dutos sempre que o sistema HVAC não estiver em uso por um período mais longo. Essa umidade adicional e matéria orgânica, como poeira ou partículas de pele no ar, podem fornecer condições ideais para o crescimento de mofo.

Sinais de crescimento de mofo em condicionadores de ar


O mofo dentro dos aparelhos de ar condicionado nem sempre é visível de uma só vez, mas alguns sinais podem denunciá-lo. Estes normalmente culminam em complicações de saúde como problemas respiratórios para os moradores da casa. Se alguém na casa estiver passando por mudanças recentes na saúde sem explicação aparente, talvez seja hora de chamar um especialista em mofo.

Aqui estão alguns sintomas comuns relacionados à saúde do mofo crescendo em seu ar condicionado:
  • Tosse
  • Garganta irritada
  • Congestão nasal
  • Coceira na pele ou erupções cutâneas
  • Sibilos
  • Olhos lacrimejantes e irritados

Para saber mais sobre a doença do ar condicionado, leia este artigo.

Há também alguns outros sinais a serem observados, como um cheiro de mofo perceptível perto das saídas de ar dentro de sua casa, que aumenta quando o sistema está funcionando. Você também pode verificar se há manchas de mofo ao redor das aberturas, bobinas do evaporador ou perto de pingadeiras.

O mofo no ar condicionado pode deixar você doente?


O crescimento de mofo em qualquer lugar da casa é motivo de alarme e pode prejudicar sua saúde e sua casa. Pode ser especialmente ruim para qualquer pessoa com alergias ou baixa imunidade, como crianças ou idosos.

A exposição ao mofo pode levar à inflamação nas vias aéreas e nos pulmões. Também pode piorar problemas respiratórios existentes, falta de ar, irritação da pele, alergias a mofo e sintomas de asma.

Algumas pessoas também podem apresentar erupções cutâneas, coceira, urticária, coriza, olhos irritados e dores de cabeça. Sintomas menos comuns de exposição ao mofo também podem incluir fadiga, náusea e tontura, com algumas reações sendo fatais.

Esses sintomas geralmente começam quando uma quantidade significativa de mofo está presente em sua casa. Portanto, você deve lidar com o mofo o mais cedo possível para evitar ser vítima desses sintomas de saúde física.

Como limpar mofo em sistemas de ar condicionado?


Livrar-se do mofo em seu ar condicionado pode ser bastante simples, dependendo do tipo de ar condicionado que você possui. Por exemplo, embora a limpeza do molde na unidade de ar condicionado da janela seja fácil, removê-lo de todos os componentes do sistema de ar condicionado central exigiria mais esforço. Existem várias rotas que você pode usar ao lidar com uma infestação de mofo.

Substituir a unidade


Em caso de crescimento significativo de mofo, substituir uma unidade custaria muito menos do que remover o mofo dela. Isto é especialmente verdadeiro para unidades autônomas ou de janela menores e menos caras. No entanto, quando o mofo toma conta completamente de uma unidade HVAC, seria fácil perder alguns pontos ao removê-la, o que pode levar a um novo crescimento após a remoção.

Contrate um especialista


É claro que jogar fora uma unidade AC funcional pode não ser uma decisão fácil de fazer e, se o molde não for extenso, também não é a solução mais viável. Nessas situações, contratar um especialista é o melhor caminho a percorrer. Um processo de limpeza profissional pode ajudar a garantir que o mofo no ar condicionado seja completamente erradicado. Se você possui um sistema de ar condicionado central, então esta é sua única melhor chance.

Faça você mesmo o processo


Se você tiver a sorte de ter uma unidade pequena e removível com muito pouco dano, poderá limpar o molde em seu ar condicionado. A maioria dos especialistas não recomenda esse método, pois sempre há uma chance de você transferir o molde para outras partes da sua casa. Mas, se esse é o caminho que você quer trilhar, aqui estão alguns passos que você pode seguir para realizar o processo com cuidado.
  1. Pegue óculos de proteção, máscaras faciais e luvas para evitar a exposição ao mofo. Você também pode usar um traje de proteção para evitar que os esporos de mofo pousem em sua roupa ou em qualquer pele exposta.
  2. Mova a unidade para um local isolado de sua casa para evitar a contaminação cruzada do resto da casa.
  3. Abra e inspecione a unidade e determine a facilidade geral do projeto. Por exemplo, o molde cobre mais de um terço da unidade? É difícil acessar as áreas com mofo? Se sim, é melhor deixar o projeto para um profissional ou você pode considerar a substituição da unidade.
  4. Se você respondeu “não” às perguntas acima e deseja continuar com esta tarefa, remova o filtro e descarte-o se for descartável.
  5. Para filtros que não são descartáveis, remova qualquer mofo e detritos visíveis e mergulhe o filtro em uma mistura de 10 partes de água para 1 parte de alvejante. Deixe de molho por 10 minutos, depois enxágue e seque ao ar.
  6. Remova todos os detritos de dentro da unidade.
  7. Use a mistura de limpeza da etapa 5 para limpar profundamente todas as superfícies afetadas na unidade. Adicione uma colher de detergente para força extra.
  8. Deixe a mistura descansar na superfície por 10 minutos para matar os esporos de mofo restantes.
  9. Enxágue a unidade com cuidado, evitando quaisquer componentes elétricos, e deixe-a secar.
  10. Remonte a unidade junto com o filtro e reinstale.

Como evitar o crescimento de mofo em seu ar condicionado?


Não há uma maneira infalível de evitar o crescimento de mofo em seu ar condicionado, mas existem algumas etapas que você pode tomar para reduzir as chances de ocorrer o problema.
  1. Substitua seus filtros HVAC regularmente – a cada 30 ou 90 dias, ou conforme as recomendações.
  2. Use um tipo de filtro de ar especializado para controle de mofo. Estes são aqueles com classificações MERV mais altas. Filtros melhores também podem remover detritos orgânicos do ar, que servem de alimento para colônias de mofo.
  3. Incorpore um sistema de purificação de ar com luz UV em seu sistema HVAC existente para matar esporos de mofo no ar e melhorar a qualidade geral do ar.
  4. Vele e isole os dutos de ar para reduzir a condensação dentro deles.
  5. Esvazie as pingadeiras regularmente e lave-as com água sanitária para eliminar as colônias purulentas.
  6. Use um desumidificador para livrar sua casa do excesso de umidade, especialmente se você mora em uma área com altos níveis de umidade.
  7. Faça inspeções anuais do seu sistema HVAC por um profissional para verificar se há mofo na unidade de ar condicionado ou em outros componentes.
  8. Não desligue o ar-condicionado (especialmente em clima quente e úmido) durante as férias, pois o mofo tende a se acumular em unidades que não estão em uso. Você pode definir seu AC em uma temperatura mais alta, pois apenas o movimento do ar é necessário. A melhor solução, neste caso, é usar um controlador de CA inteligente para controlar sua unidade remotamente.

Retirada


Os esporos de mofo precisam de umidade, temperatura e nutrientes para crescer. Se você está vendo sinais físicos de mofo ou cheirando um odor de mofo, é hora de agir. Ignorar o problema pode levar a sérios riscos à saúde no futuro. Substituir regularmente os filtros, agendar a manutenção anual do HVAC e manter os níveis de umidade sob controle são formas importantes de reduzir o risco de crescimento de mofo em sua casa.