>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

5 sinais de que seu ventilador de ar condicionado precisa ser substituído


Se você está percebendo sinais de que seu sistema de ar condicionado pode estar com problemas, entendemos por que você está tentando descobrir o que está acontecendo ANTES de quebrar completamente. Muito inteligente de sua parte! Quando você pode substituir as peças defeituosas de forma proativa antes que elas causem problemas maiores, muitas vezes você pode evitar um reparo mais caro, sem mencionar o tempo de inatividade inconveniente (o que provavelmente acontecerá no dia mais quente do ano).

Seu ventilador de ar condicionado (e na verdade existem pelo menos dois deles na maioria dos sistemas) é uma parte que pode ficar ruim e levar a uma série de outros problemas.

Aqui está uma cartilha rápida sobre ventiladores de ar condicionado e como os sinais que você está vendo podem apontar para a substituição de um desses ventiladores para evitar uma avaria. Além disso, compartilharemos como você pode evitar que esse tipo de problema aconteça com você novamente.

Qual ​​ventilador do ar condicionado está falhando:ventilador e condensador?


Nos tipos mais comuns de sistemas de ar condicionado central, você tem dois tipos de ventiladores:

Ventilador. O ventilador faz parte da unidade de ar condicionado interior que remove o calor do seu espaço e fornece ar frio. O ventilador move o ar resfriado através dos dutos e registros e para as salas ou áreas do seu espaço. Quando o ventilador ou motor não está funcionando corretamente, seu sistema perde a potência de resfriamento e pode fazer ruídos estranhos.

Ventilador do condensador. O condensador é o componente externo do seu sistema de ar condicionado. (Esta unidade também pode estar localizada no telhado ou em uma sala de mecânica.) O ventilador do condensador ajuda a resfriar o refrigerante do seu sistema e a expelir o excesso de calor para fora. Se este ventilador parar de funcionar, seu sistema pode superaquecer, levando a problemas sérios e caros.

Continue lendo para saber qual ar condicionado pode estar falhando e o que fazer a seguir.

5 sinais de um ventilador de ar condicionado ruim


Aqui estão alguns sintomas comuns que você pode estar percebendo e o problema do ventilador do ar condicionado que pode estar causando-os.

1. Fluxo de ar fraco


Se o fluxo de ar proveniente de suas aberturas for fraco, isso pode significar que o ventilador está com defeito. Seu ar condicionado pode ter problemas quando o motor que aciona o ventilador diminui ou queima, ou o próprio ventilador diminui porque está coberto de poeira e sujeira. Se você tiver acesso à sua unidade de ar condicionado interna, poderá dar uma olhada no ventilador e ver se ele está girando muito lentamente ou se não está girando.

O fluxo de ar fraco também pode ser o resultado de filtros de ar entupidos ou dutos com vazamento. Sua melhor aposta é começar com uma inspeção e limpeza profissional do seu sistema, que pode cuidar de todas as possíveis causas do fluxo de ar ruim.

Saiba mais:As 10 principais causas de problemas de fluxo de ar HVAC

2. Ruídos incomuns


Em primeiro lugar, o ruído parece vir da unidade interior ou da unidade exterior?

Ruídos internos. Um zumbido no interior pode significar que o motor do ventilador está funcionando, mas o ventilador não está girando. Se você ouvir um som estridente, isso pode significar que o motor não está funcionando corretamente. Barulho ou tinido geralmente significa que uma peça se soltou dentro do conjunto.

Ruídos externos. Um ruído de chocalho na unidade de condensação pode ser causado por detritos que conseguiram entrar na unidade e estão sendo soprados pelo ventilador.

Muitos desses problemas podem ser corrigidos em uma visita de manutenção de rotina por um especialista em HVAC.

Saiba mais:Chegue ao fundo do ruído do ar condicionado

3. Cheiro de queimado


Mesma pergunta:o cheiro vem da unidade interna ou externa?

Cheiro de queimado dentro de casa. Um cheiro de queimado elétrico vindo da unidade AC interna pode ser um sinal de superaquecimento do motor do ventilador. Nesse caso, o recurso de segurança do sistema deve desligar automaticamente a unidade. Você também pode ver o ventilador desacelerando ou girando mais devagar do que o normal.

Cheiro de queimado ao ar livre. Um cheiro de queimado elétrico pode significar que o ventilador do condensador está com defeito e fazendo com que o compressor superaqueça, o que é muito sério. Um cheiro de plástico queimado pode ser causado por um objeto alojado na unidade, o que também pode causar superaquecimento. Em ambos os casos, desligue a unidade imediatamente (se ainda não tiver desligado por conta própria) e peça a um profissional de HVAC para dar uma olhada.

4. Desligamentos intermitentes


Se o motor do ventilador estiver envelhecendo e precisar ser substituído, o sistema pode desligar sozinho ocasionalmente, especialmente em um dia quente quando o sistema estiver funcionando por muito tempo. Como o motor envelhecido trabalha duro para girar o ventilador, ele pode começar a superaquecer e fazer com que a unidade desligue.

Nesse caso, você pode precisar de um técnico para substituir o motor do ventilador e o ventilador.

5. Ventilador parado ou movendo-se lentamente


Ao investigar qualquer um dos outros sintomas mencionados aqui, você pode descobrir que o ventilador ou o ventilador do condensador está girando mais devagar que o normal ou não está funcionando. Muitas vezes, esse problema pode ser causado por um capacitor ruim, que é um componente elétrico que armazena energia e a entrega ao ventilador. Se esta é a fonte do problema do seu ar condicionado, você está com sorte:esta é uma solução rápida e fácil do seu técnico de climatização.

Como evitar que os problemas do ventilador do ar condicionado causem avarias


Aqui está a verdade simples:todos os problemas descritos aqui devem ser descobertos durante uma visita de manutenção preventiva de rotina, mesmo antes de você notar os sintomas. Seu técnico de HVAC teria substituído as peças desgastadas antes que elas causassem problemas maiores e limpado os componentes do sistema para manter as unidades funcionando corretamente.

Ter um contrato de manutenção preventiva HVAC não apenas evita avarias, mas também economiza dinheiro.

Saiba mais sobre os tipos de contratos e os custos associados:​​Guia de preços de contrato de serviço HVAC

Se você estiver na área metropolitana de Nova York, entre em contato com a Arista para obter manutenção confiável de especialistas em quem você pode confiar.