>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Os grandes 80% vs. Confronto de 95% do Forno




Se você estiver substituindo um forno de eficiência padrão, a ideia de instalar uma unidade de alta eficiência pode ser tentadora. Em alguns casos, optar por um forno de alta eficiência é uma boa ideia. Mas nem sempre é a melhor escolha - mesmo que seu cara de HVAC diga que você compensará a diferença no custo.

Como acontece com a maioria das coisas em HVAC, tudo depende.

O forno que faz mais sentido para você pode não ter o rótulo de "alta eficiência". Tudo se resume à localização do forno, seus objetivos de eficiência energética e vários atributos de sua casa.

Diferenças entre fornos de 80% e 95%


Um forno de eficiência padrão fornece 80% de eficiência anual de utilização de combustível (AFUE). Nesse tipo de forno, 20% da energia produzida pelo gás natural é expelida como exaustão. Fornos de alta eficiência oferecem 90% ou mais de AFUE. Atualmente, 95% AFUE é uma classificação comum entre os novos fornos a gás.

Portanto, um forno de 95% é mais eficiente do que um forno de 80%. Deve ser uma escolha simples, certo?

Bem, na verdade não. Esses fornos também operam de maneira diferente. Um forno de 80% usa combustão aberta para gerar energia a partir de gás natural. Em outras palavras, suga o ar da área circundante. Um forno de 95% não faz isso - ele usa combustão selada, um processo pelo qual o forno suga o ar do exterior. Se o seu empreiteiro de HVAC instalar o forno de 95% corretamente, ele puxará o ar externo por meio de um tubo de PVC dedicado.

Veja por que tudo isso é importante para os proprietários que estão substituindo um forno:
  • Custo: Se você estiver substituindo um forno de 80% que está em um sótão ventilado ou em um espaço de rastreamento, provavelmente não compensará a diferença de custo ao instalar uma unidade de 95%. O forno de 80% precisa de ar de combustão. Em um espaço ventilado, esse ar de combustão já está lá. Se você optar pelo forno de 95%, precisará criar um caminho para que o ar de combustão entre na unidade. A instalação é mais complicada, por isso é mais cara.
  • Segurança: Se o seu forno estiver em uma área ventilada, os gases produzidos pelo processo de combustão geralmente não representam um risco à segurança. Mas se o seu forno estiver em um sótão selado ou em um espaço encapsulado, a combustão aberta tem o potencial de causar problemas. É melhor instalar um forno de 95% com uma ventilação concêntrica que suga e expele o ar e a exaustão. Em um ambiente sem ventilação, o forno 95% é uma escolha mais segura.

É por isso que a localização do seu forno é tão importante! Em nossa zona climática, é difícil justificar o custo mais alto de um forno de 95% se você o estiver instalando em um espaço ventilado. Da mesma forma, é difícil ignorar os riscos de segurança de um forno de 80% se você o estiver instalando em um ambiente fechado e selado.

Outros fatores que afetam a eficiência do forno


Assim como o SEER não é o único fator que influencia a eficiência do ar condicionado, o AFUE não é a única especificação que você deve observar ao escolher um novo forno. Se a eficiência energética é importante para você, também é importante entender:
  • Estágios de calor, seja um estágio, dois estágios ou modulando
  • Fluxo de ar, seja ligado/ou velocidade variável

Os fornos de estágio único têm apenas uma configuração:explosão total. Quando um forno de estágio único está funcionando, está soprando ar quente em sua casa usando a capacidade máxima possível. Um forno de dois estágios, por outro lado, tem duas velocidades diferentes:full blast e "slow", uma velocidade que geralmente chega a cerca de 65% da capacidade do forno.

Na maioria das vezes, a velocidade mais lenta é suficiente para aquecer sua casa e não requer tanta energia quanto um forno de estágio único. Também é mais silencioso. Você não terá aquele "whoosh" de ar quente toda vez que o calor for ligado. Quando a temperatura cai significativamente e a velocidade mais lenta não mantém sua casa aquecida, o segundo estágio entra em ação e o forno opera a todo vapor.

Por que tudo isso importa? Porque os fornos de 80% e 95% estão disponíveis como unidades de estágio único ou de dois estágios. Um forno de 80% com dois estágios de calor geralmente será melhor para suas contas de energia do que um forno de 95% com apenas um estágio.

Alguns fornos de 95% vêm com uma válvula de gás totalmente modulante. É semelhante a ter dois estágios de calor, só que melhor! Em vez de apenas dois estágios, o forno opera em uma variedade de capacidades para atender às suas necessidades de aquecimento a qualquer momento.

O fluxo de ar de velocidade variável também é uma vantagem. Os fornos padrão oferecerão fluxo de ar total sem variação de velocidade. As unidades com fluxo de ar de velocidade variável fazem um trabalho melhor controlando a quantidade de ar quente que entra em sua casa a qualquer momento. Como tal, eles são mais eficientes do que as unidades padrão.

Isso mesmo. AFUE não é a métrica final para a eficiência do forno. Dependendo da sua situação, outros fatores podem ser ainda mais importantes!

Aqui está o resultado final da sua casa


A casa de cada um é diferente. Você pode ter uma situação única que não se encaixa bem nas diretrizes que estamos discutindo aqui. Com essa ressalva, aqui está a melhor escolha de forno para sua casa se:
  • Você está substituindo um forno de 80% em um espaço ventilado: Vá com um novo forno de 80%. Se você deseja um modelo mais eficiente em termos de energia, considere uma unidade de dois estágios com fluxo de ar variável antes de se comprometer com um forno de 95% e a construção extra que ele exigirá.
  • Seu novo forno ficará em um espaço fechado ou encapsulado: Um forno de 95% faz sentido aqui. Para ganhos de eficiência ainda maiores, considere uma unidade de dois estágios ou totalmente modulada com fluxo de ar variável.
  • Sua fornalha se esgota em uma chaminé: Um forno de 95% com uma nova saída de exaustão é uma boa ideia caso o revestimento da chaminé tenha sido comprometido. Você não quer criar uma situação em que os gases de escape se infiltrem em sua casa! Se você optar por outro modelo de 80%, considere instalar um novo revestimento de chaminé por segurança.
  • A eficiência energética é sua principal preocupação: Um forno totalmente modulante de 95% com fluxo de ar variável é sua melhor escolha. Lembre-se de que você pode não ter um bom ROI se estiver substituindo um forno de 80% em um ambiente ventilado.

O que é ótimo é que você provavelmente melhorará a eficiência, não importa o quê. A menos que você substitua um forno de 80% de estágio único por uma unidade praticamente idêntica, definitivamente há ganhos de eficiência para desfrutar. Mesmo a atualização para uma unidade de dois estágios é uma grande mudança se você estiver acostumado a um forno padrão de 80%!

Então, você deve optar pela maior porcentagem de AFUE com seu próximo forno? Você pode não precisar. E se você fizer isso, você provavelmente vai adorar.