>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

A importância da localização para a sua fotografia




Costuma-se dizer que “você pode tirar uma ótima fotografia em qualquer lugar”. Na verdade, discordo dessa afirmação, embora reconheça que provavelmente é tecnicamente correta. É possível tirar uma ótima fotografia em qualquer lugar? Claro, suponho que seja possível. É só que é extremamente difícil e muito improvável na maioria dos locais. Quero dizer, você pode ficar em sua cozinha e tirar fotos o dia todo e é possível que você pode acabar com uma ótima foto ou uma galeria de imagens em sua cozinha. Mas é tão improvável que não tenha sentido.

Muitas vezes, as pessoas que eu ensino saem e tiram fotos no parque do bairro e depois têm alguma dificuldade em entender por que suas fotos não são tão boas. A realidade é que simplesmente não há nada muito impressionante em seu parque para fotografar. Se eles aplicassem o mesmo esforço a fotografias do deserto do sudoeste, ou do noroeste do Pacífico, se estivessem em paisagens, ou em Nova York ou Chicago, se gostassem de ambientes urbanos, então realmente teriam algo. A localização muitas vezes faz a imagem. É o assunto, o que significa que é importante.

Caça ao troféu em fotografia


Você pode levar isso longe demais, é claro. Eu mesmo fiz isso. Alguns anos atrás, fiz um balanço da minha própria fotografia e decidi que para conseguir fotos melhores eu precisava ir a locais mais incríveis. Fui a Machu Piccu e Mont Saint Michel naquele ano, entre outros lugares. No geral, fiquei desapontado com minha fotografia naquele ano. Eu tinha algumas fotos legais, mas elas não eram absolutamente incríveis como eu esperava. Eu tive que aprender da maneira mais difícil que a localização não vai – por si só – resultar em uma ótima foto.



Há aqueles para quem a fotografia parece ser uma caça ao troféu. Eles parecem ir de um lugar para outro tirando aquela foto que você já viu milhares de vezes. Eles têm fotos do Antelope Canyon, Horseshoe Bend, Half Dome, Maroon Bells, Canon Beach, Golden Gate Bridge e assim por diante.

Todo mundo torce o nariz para essa abordagem, mas há algumas coisas para elogiá-la. Primeiro, essa abordagem pode resultar em algumas fotos que impressionarão muito seus amigos. Uma foto razoavelmente bem feita tirada em qualquer um desses locais será uma ótima foto para alguém que não a viu antes, que é a maioria das pessoas. Você não precisa adicionar muita criatividade – a excelência técnica por si só vai impressionar. Em segundo lugar, esta é uma abordagem divertida. Lugares onde você obtém ótimas fotos tendem a ser ótimos lugares para se visitar. Você pode ir de um lugar para outro, acumulando troféus. É divertido e adiciona uma espécie de propósito às suas viagens.

Mais uma razão pela qual essa abordagem de caça ao troféu pode ser benéfica é que – e você precisa sempre ter isso em mente – a fotografia digital sempre envolve um “e” e não um “ou”. Em outras palavras, não há nada de exclusivo nesse processo. Vá pegar a foto do troféu, mas continue atirando. Experimente diferentes fotos do mesmo assunto ou vá para locais próximos. A fotografia digital é gratuita. Conseguir a foto do troféu não exclui você de fazer outras coisas. Você pode fazer a caça ao troféu e outras atividades mais criativas. Você não está limitado a um ou outro.

Existe uma desvantagem para ótimos locais?


Ótimas localizações têm uma desvantagem. Eles podem torná-lo preguiçoso, ou pelo menos não tão criativo. É muito fácil entrar em um local e focar na cena que você planejou ou que você viu imediatamente. Você fica feliz com o que está na sua frente e não força.

Percebi que, quando fiz tarefas para uma empresa de piscina e vida ao ar livre, meus resultados foram inversamente proporcionais ao quanto gostei do que vi quando cheguei. Se eu gostei do que vi quando cheguei, meu trabalho foi fácil, e eu apenas capturei o que estava na minha frente. Mas se eu não gostasse do que vi, então eu tinha que trabalhar. Tive de diferentes ângulos, diferentes posições, qualquer coisa para tentar criar algo do nada. Depois de um tempo, percebi que gostei muito mais desses resultados – e o cliente geralmente também. Comecei a aplicar esta lição quando estava fotografando para mim mesmo. Trabalhe a cena, mesmo que você ache que há uma cena óbvia que é a melhor. Claro, tire essa foto óbvia também, mas continue trabalhando depois de tê-la.

Colocando a localização em seu devido lugar


Lembre-se de que você está tentando criar uma imagem extraordinária. Se você estiver tirando fotos de um assunto comum, é muito mais difícil para sua foto se destacar.

Mas e aqueles que dizem “você pode tirar uma ótima foto em qualquer lugar”? Eles estão apenas errados? Não necessariamente. O tipo de fotografia que você faz tem algo a ver com isso. Para fotógrafos de arte e abstratos, muitas vezes você não pode dizer em que tipo de local a foto foi tirada. Algumas fotos são close-ups tão extremos ou têm um campo de visão tão estreito que é impossível determinar muito, se é que há alguma coisa sobre o localização. (Por esta razão, eu me pergunto por que esses fotógrafos viajam para suas fotos, ou francamente por que eles se incomodam em sair de casa). Esses fotógrafos podem realmente ser capazes de “tirar uma ótima foto em qualquer lugar” com alguma regularidade.

Mas para fotógrafos de paisagens e paisagens urbanas, esqueça. A localização importa. Importa como a iluminação importa, como a composição importa, como a exposição. Assim como nenhuma dessas outras coisas – por si só – garantirá uma ótima imagem, nem uma ótima localização garantirá uma ótima imagem. Mas é um elemento necessário.