>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

4 dicas para escolher a lente certa para sua fotografia




Alguns anos atrás, me deparei com o termo “luxúria de equipamentos.” De repente, todos aqueles sentimentos de querer, sonhar e cobiçar as melhores e mais recentes lentes e câmeras que eu via em revistas e catálogos brilhantes foram categorizados como uma condição conhecida. Como eu poderia escolher a lente certa para usar e comprar para minha fotografia quando havia tantas opções por aí?

Eu realmente precisava escolher? Eu não poderia simplesmente comprar tudo e me tornar um campista feliz?

Muito em breve, eu caí no chão e percebi que comprar todas as lentes lá fora não era prático e quase impossível, devido às minhas finanças e orçamento de fotografia.

Então, aprendi rapidamente como entender minhas necessidades fotográficas e escolher uma lente que melhor se adapta a essa necessidade – do ponto de vista da usabilidade, funcionalidade e orçamento.



Aqui estão algumas dicas sobre como você pode escolher a lente certa que funciona para você, com base no seu estilo de fotografia, necessidades e orçamento. Lembre-se, tudo isso é muito individualista, portanto, certifique-se de ser honesto ao responder a essas perguntas.

1. Entenda seu estilo de fotografia


Quando estamos começando como fotógrafos, há a necessidade de dominar tudo. E com razão.

Os estágios iniciais de aprendizado de qualquer forma de arte são de exploração, e devemos tentar de tudo.

Quando comecei, estava explorando diferentes gêneros e estilos de edição. Eu explorei temperamental para preto e branco, para claro e arejado, e tudo mais.

Logo me vi gravitando em direção a um estilo leve e arejado. Isso significava fotografar bem aberto e usar muita luz natural nas minhas fotos. Percebi que minha lente precisava ser rápida para focar e me permitir fotografar bem aberto em aberturas de f/1.2 a f/2.

Essas necessidades me fizeram gravitar em direção a lentes prime. Descobri que eles funcionaram bem para mim no pós-processamento para o estilo que eu queria focar também.

Então, investi na Canon 50mm f/1.2 L e na Canon 24-70mm f/2.8 L. Agora, 9 anos depois, ainda tenho essas duas lentes e as uso consistentemente.

Mesmo que meu gênero e especialização tenham mudado um pouco, meu estilo de fotografia permaneceu bastante consistente. Então essas lentes me serviram bem.

Tirada com minha querida 50mm f/1.2

Portanto, reserve um tempo para entender qual estilo de fotografia funciona para você e experimente lentes diferentes. Você prefere trabalhar com lentes zoom, ou primes são mais o seu estilo?

Você descobrirá que escolher a lente certa para o seu estilo de fotografia se torna muito mais fácil quando você dedica um tempo para entender qual é o seu estilo de fotografia, em vez de comprar algo e ajustar seu estilo para combinar com o equipamento que você possui.

Minha 24-70mm f/2.8 vive na minha câmera 80% do tempo. Esta é a lente que escolho em um gify porque sei que me dá o que estou procurando.

2. Entenda suas necessidades de fotografia


Quando comecei a fotografar, me considerava um fotógrafo de família e estilo de vida. Logo eu adicionei recém-nascidos e casamentos à mistura.

Percebi rapidamente que, embora eu ame crianças, simplesmente não consigo lidar com fotos de recém-nascidos. Os brotos de recém-nascidos levam muito tempo e muita paciência, esperando que os bebês sejam cooperativos.

No entanto, encontrei meu ponto ideal com casamentos e fotos de estilo de vida.

Ao experimentar lentes diferentes para esse tipo de trabalho, percebi rapidamente que a velocidade e a grande angular eram importantes para fotos de família e casamentos. Com casamentos, muitas vezes me vi no fundo da sala, tirando fotos do casal no altar ou interagindo com familiares e entes queridos. Como não queria me intrometer nesses momentos especiais, achei pertinente uma lente com um bom zoom.

Com essa percepção, investi na Canon 70-200mm f/2.8 porque essa lente tinha tudo que eu procurava – zoom e velocidade.

Tirada com a foto 70-200mm f/2.8 – vou amar essa lente até o dia em que morrer!

Escolher a lente certa às vezes é como escolher seu filho favorito! Você não pode expressá-lo publicamente, mas sabe qual é o favorito!

Também me peguei alugando a Canon 35mm f/1.4 para casamentos maiores para tirar fotos em grande angular. Meu segundo atirador usaria essa lente para obter um ângulo diferente enquanto fotografávamos lado a lado.

Portanto, reserve um tempo para entender suas necessidades de fotografia. Você quer se concentrar em retratos em close-up ou quer fotos de arquitetura em grande angular? Talvez você queira experimentar a fotografia de rua? Você quer fazer mais fotos macro ou da vida selvagem?

Escolher a lente certa se tornará uma brisa quando você realmente restringir quais são suas necessidades de fotografia.


3. Reconheça seu orçamento


Se você tiver que escolher apenas uma lente por causa do seu orçamento, entenda que está perfeitamente bem, e até os melhores fotógrafos fazem isso ocasionalmente. A quantidade de equipamento que você possui não equivale a habilidade e proficiência.

Para minha primeira sessão de fotos, aluguei uma lente Canon EF 50mm f/1.4 e usei com minha Canon 24-70mm f/2.8. Eu não tinha ideia do que estava fazendo além do fato de que eu tinha lido que o cinqüenta-cinquenta era a melhor coisa desde o pão fatiado!

Eu odiava aquela lente e mal podia esperar para devolvê-la. Avançando alguns anos, e uma vez que tive o entendimento e o orçamento, investi na versão L da 50mm. Agora é minha lente favorita para retratos de qualquer tipo. O bokeh desta lente é pura magia!

Minha 24-70mm f/2.8 tem quase 9 anos. Foi reajustado várias vezes pelos Serviços Profissionais da Canon, mas nunca vou me livrar dele. Ele entrega dia após dia!

Você pode ser criativo com o que você tem.

Mude seu ângulo. Altere a distância focal aproximando-se ou recuando.

Não importa quais sejam as limitações, na maioria das vezes, você pode fazê-lo funcionar.

4. Encontre a combinação perfeita entre lente e fotógrafo


Essa é a pergunta de um milhão de dólares, não é? Com tantas opções por aí, qual lente você deve escolher e quando? Investir em equipamentos de câmera deve sempre ser um equilíbrio saudável entre necessidade, desejos e orçamento. A última coisa que você quer é um armário cheio de equipamentos que você nunca usa.

Alugue ou peça emprestada uma lente que lhe interesse para que você possa testá-la antes de gastar uma grande quantia de dinheiro em algo que pode não atender às suas necessidades.

Um exemplo disso é a Sigma 135mm f1.8 que eu estava interessado em comprar. É uma lente incrível. Fiquei tão tentado a comprá-lo depois de ouvir sobre sua grandiosidade de todos os meus amigos fotógrafos. No entanto, quando tive a chance de testá-la, percebi que obtive muitos dos mesmos resultados da minha 70-200mm f2.8 para a maneira como a estava usando. Portanto, teria sido uma adição desnecessária ao meu equipamento.



Vender seu equipamento indesejado é sempre uma opção, mas é melhor começar logo. Lembre-se, necessidades e estilos mudam constantemente, e isso é bastante comum entre os fotógrafos. Dessa forma, se você precisar da mesma lente no futuro, sempre poderá continuar usando o que tem ou atualizar para uma versão mais recente.

À medida que me afasto lentamente dos casamentos e me aproximo mais das viagens e da cultura, minhas necessidades mudaram. Eu quero viajar com pouco peso e queria o máximo para o equipamento que eu arrasto ao redor do mundo. Por isso, escolho lentes que se encaixam nessa necessidade.

Tive sorte, porque as lentes que escolhi para minhas necessidades iniciais ainda atendem às minhas novas necessidades. Minhas lentes preferidas são as 24-70mm f/2.8, 50mm f/1.2 e 70-200mm f/2.8. Acho que essa combinação funciona melhor para retratos de viagem, paisagens de grande angular, bem como fotos ocasionais da vida selvagem.

Um bom equipamento é essencial para um bom fotógrafo, mas equipamentos caros não fazem um bom fotógrafo.

Se você tiver apenas uma lente de kit e não puder pagar mais nada, tudo bem. Domine seu ofício com o que você tem e, quando for a hora certa, escolha a lente certa com base no que você precisa e no que pode pagar, não no que é o gadget mais recente/legal do mercado.

Você também pode gostar de:

Equipamento de fotografia que você precisará para diferentes tipos de sessões de fotos

Você tem alguma outra dica para escolher a lente certa para sua fotografia? Em caso afirmativo, compartilhe na seção de comentários.