>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

5 dicas sobre como escolher a lente certa


A luxúria da lente é uma coisa terrível. Não chegou à lista dos 7 pecados capitais, mas ainda pode ser um processo agonizante que fará com que seu parceiro se pergunte se Zeiss Prime é o codinome de um serviço de acompanhantes.

Escolher as lentes certas também é uma decisão solitária. Recebo perguntas quase diariamente de pessoas se perguntando qual lente elas devem comprar e a única resposta realmente boa que posso dar a elas é qual lente eu compraria para mim. Existem tantas lentes em tantas configurações que descobrir a escolha “certa” pode ser seriamente assustador.

Para a maioria das pessoas, sua primeira lente é um kit de lentes que veio com a câmera.

Vou romper com muitos da comunidade de fotografia e sugerir que as lentes do kit realmente não são tão ruins assim.

Há uma razão pela qual os fabricantes escolhem essas lentes e essa razão é que eles fazem suas câmeras parecerem boas e não aumentam muito o custo. Onde você perde com as lentes do kit estão no ajuste e no acabamento e a tendência do desempenho cair nas bordas das especificações.

Mas se você fotografa principalmente ao ar livre e fica no meio do alcance do zoom, as fotos de lentes de kit geralmente são distinguíveis apenas de vidros mais caros com ampliação extrema .

Mas os fotógrafos experientes não fotografam no ponto ideal para suas lentes, eles fotografam em iluminação extremamente variável e em condições que mudam rapidamente e é quase garantido encontrar os pontos fracos em qualquer lente. Então, quando você supera a lente do seu kit, a primeira pergunta é:e agora? E isso nos leva à minha matriz de decisão pessoal para encontrar a lente certa.

1. Atenha-se ao seu orçamento


As lentes de zoom de alta qualidade são versáteis o suficiente para serem úteis em quase todas as situações de fotografia, mas o preço das melhores pode chocar qualquer um. Obter um zoom compatível com sua câmera, seja Canon, Nikon, Sony ou alguma outra marca, é uma solução fácil se um fundo fiduciário cobrir seu hábito de fotografia.

Se você não for um dos 1% sortudos, mantenha um orçamento que você possa pagar. Endividar milhares de dólares por uma câmera e lentes é um suicídio financeiro. Conheça o seu orçamento antes de começar a fazer compras.

2. Que tipo de tiro você faz?


É mais provável que seus interesses como fotógrafo sejam expressos em sua seleção de fotos.

Olhe para trás através de suas fotos e veja se surge uma tendência. Tente classificar suas fotos em duas categorias básicas:movimento rápido e movimento lento. Tiros em movimento rápido são esportes e eventos esportivos, casamentos, eventos e lugares onde você tem que atirar rápido e se mover. Assuntos em movimento lento incluem retratos, paisagens e fotos encenadas, como pintura de luz.

Se você fotografou cenas e situações predominantemente em movimento rápido, convém manter um zoom atualizado compatível com sua câmera. Eventos como casamentos se movem rápido demais para confiar no foco manual e a troca de lentes em um local movimentado geralmente não é um bom começo.

Se você filmou cenas de movimento predominantemente lento, como paisagens ou retratos, então você tem mais flexibilidade para considerar lentes primárias como alguns dos novos vidros da Samyang vendidos sob as marcas Bower e Rokinon. O disparo manual é bom, até mesmo preferido e você tem tempo para focar manualmente. Um conjunto decente de primos e zoom de kit pode ser tudo o que você realmente precisa.

3. O vídeo faz parte do seu portfólio?


Mais e mais fotógrafos DSLR estão se ramificando no trabalho de vídeo em um momento em que os gravadores de vídeo estão começando a fazer a transição de volta para câmeras de vídeo como a FS100 da Sony. Se você gravar muitos vídeos com sua DSLR, as lentes prime manuais podem ser uma escolha melhor do que as lentes com zoom.



Algumas das lentes mais recentes da Canon e Nikon não têm mais um anel de abertura na lente, mas definem a abertura da câmera. Esse será um ajuste difícil para os fotógrafos de vídeo e um fator decisivo no campo do vídeo profissional, onde as lentes de cine sem clique calibradas em T-stops são a norma.

4. Você tem um caso de negócios para uma nova lente?


Se vou fotografar casamentos durante todo o verão como segundo fotógrafo, tenho um caso de negócios para investir em uma lente Canon ou Nikon 24-70mm f/2.8L. Se eu for filmar fotos encenadas ou de comida em um estúdio, tenho um caso de negócios para a Bower 85mm f/1.4, a Nikkor AFS 50mm f/1.4 ou a Zeiss 50mm f/1.4, dependendo do meu orçamento .

Estou usando o termo “caso de negócios” no sentido mais amplo. Mesmo que a fotografia seja um hobby, como é para a maioria das pessoas, ainda é um bom exercício abordar a compra de equipamentos a partir da mentalidade de uma decisão de negócios. Isso pode ajudar a manter os custos relativos entre as opções em perspectiva.

5. Faça a chamada e comece a fotografar


A maioria das pessoas desce para duas ou três lentes e seu cérebro fica com bloqueio de vapor. Com técnicas modernas de fabricação, revestimentos avançados de lentes e controle de qualidade controlado por computador, não há muita diferença entre lentes de marca de alta qualidade. Ok, pode-se ter um pouco menos de franja roxa, mas só você pode decidir se essa pequena melhoria vale US $ 500 extras.



Em vez de agonizar e adivinhação você mesmo, basta fazer a chamada e começar a fotografar . Obtenha a lente que você pode pagar sem se endividar e fotografe como uma pessoa possuída pelos deuses da fotografia. Compre de fornecedores respeitáveis, então, se você olhar para as fotos e não gostar do que vê, envie de volta.

Qualquer pessoa no negócio tem pelo menos um pedaço de vidro em sua bolsa rotulado “O que eu estava pensando?” Você também vai em algum momento. Não é o fim do mundo e agonizar com a decisão por mais tempo não teria produzido um resultado melhor.

Coloque um limite para adivinhar a si mesmo e tenha em mente que isso deve ser divertido.