>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Escolhendo o papel para imprimir sua fotografia


Se você pesquisou recentemente uma mídia impressa adequada para imprimir sua fotografia, você deve ter se sentido bastante sobrecarregado. A mídia de impressão na forma de papel fotográfico está ganhando com a melhoria na produção de produtos químicos, tinta e papel, que torna a decisão sobre o melhor papel fotográfico para o trabalho mais difícil do que costumava ser.

No entanto, essas melhorias significam que, quando você acertar, a fotografia impressa será bom para muitos anos de exibição. Aqui está nosso guia fácil de digerir sobre os aspectos aos quais você deve prestar atenção ao pesquisar mídia de papel para impressão.

Tipo de tinta da impressora


A tecnologia de impressão preferida para obter uma ampla gama de cores e tons de cores reais é a jato de tinta. Usando tintas à base de pigmentos ou corantes, a tinta líquida é dispersa por meio de um jato super preciso no papel, dando-lhe o nome de Ink-Jet. O resultado é uma impressão de alta qualidade em até 2880 DPI (pontos por polegada) em contraste com 720 DPI suportados na tecnologia de impressão a laser.

O laser usa partículas de toner feitas de carbono e polímero para produzir tinta em pó na faixa de cores CMYK. O pó é então fundido no papel, resultando em uma impressão super rápida com a falta de precisão necessária para imprimir fotos de alta qualidade. A tecnologia de impressão a laser é fantástica para imprimir documentos simples, mas para a reprodução de imagens, o jato de tinta é supremo.

Tintura vs. Tintas à base de pigmento


Vários fabricantes de impressoras oferecem tintas a jato de tinta à base de corantes e pigmentos. Sua escolha de uma sobre a outra pode afetar a qualidade da impressão, portanto, conhecer as duas opções é essencial.

Tintura – Como o nome sugere, as tintas à base de corantes são feitas de corante solúvel em água, resultando em um líquido colorido. O papel fotográfico impresso com tintas à base de corante obterá uma impressão mais suave e uma gama de cores mais ampla. Além disso, mais tipos de papel fotográfico (em particular os de baixo custo) suportarão tintas à base de corantes melhor do que os modelos de papel fotográfico mais sofisticados.

Pigmento – Aqui a tinta é feita de líquido e partículas minúsculas que são invisíveis ao olho humano. As partículas não se dissolvem na mistura. O uso de pigmentos aumenta a estabilidade da impressão à luz UV, de modo que ela desbota mais lentamente, além de ter propriedades de resistência à água.

Ambos os tipos de tintas são adequados em algumas circunstâncias e não em outras. As tintas à base de corantes oferecem qualidade de impressão superior, enquanto as tintas à base de pigmentos são mais resistentes.

Estrutura do papel fotográfico


Independentemente do fabricante, os papéis fotográficos compartilham a mesma estrutura, tornando mais fácil do que você imagina comparar suas opções. A estrutura é dividida em base do papel, revestimento químico que recebe a tinta (conhecida como ‘camada receptora’) e acabamento do item final.

Papel Básico – Existem duas variações comuns da base. Uma variação, que é usada em papel fotográfico comum, é baseada apenas em papel comum. Sua alternativa superior também é baseada em papel que é imprensado entre duas camadas de polietileno. Conhecida como base PE, a função da camada de polietileno é garantir que nenhuma tinta penetre na base. Atuando como uma barreira, o revestimento de PE reduz a probabilidade de falta de papel na forma de dobra, saturação de tinta e falta de estabilidade.

Revestimento Químico – A maior diferença entre os papéis fotográficos é a qualidade da camada química. Chamada de ‘camada receptora’, sua função é acomodar a imensa quantidade de tinta gerada pelos cabeçotes da impressora. Se você já se perguntou por que alguns papéis secam instantaneamente assim que você os imprime, por que alguns desbotam ou amarelam em questão de meses e por que alguns enrolam após a impressão, é a camada receptora que faz a diferença.
  • Os papéis fotográficos básicos e diários geralmente são produzidos em uma camada receptora com base na tecnologia de revestimento fundido. Ele fornece resultados básicos de impressão, embora o produto químico fique na superfície, tornando a impressão altamente provável de manchar se não houver tempo suficiente para a impressão secar. O revestimento fundido é produzido apenas em papel base normal e é altamente suscetível à umidade devido à falta de proteção no verso do papel.
  • Os papéis fotográficos profissionais, como os que a maioria dos fornecedores oferecem em sua "gama premium ou profissional", são baseados na tecnologia de camada receptora de poros micro ou nano. Desta vez, embora o produto químico seja naturalmente colocado na superfície do papel, a tinta é mantida dentro de poros microscópicos no produto químico, daí o nome de Micro ou Nano poro. Isso significa que o papel seca instantaneamente, tem um potencial de arquivamento muito maior (o limite antes de uma imagem desbotar ou descolorir devido aos elementos) e uma representação mais precisa da cor verdadeira.

  • Acabamento do papel – O último componente do papel fotográfico é o acabamento. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com o brilho ou o fosco, ocorre muita confusão nos acabamentos intermediários. As frases variadas que os vendedores usam de Lustre a Pearl, só ajudam a confundir potenciais usuários. Vamos entender suas opções de acabamento.
  • O acabamento brilhante é o acabamento mais comum e que se adapta à maioria das circunstâncias. É medido em uma escala de brilho com alguns fornecedores usando brilho mais alto do que outros. Você lutaria para ver a diferença embora. Seu maior déficit torna-se aparente sob certas condições de iluminação e ângulos. Por exemplo, quando a impressão é emoldurada atrás do vidro e a luz é direcionada para o quadro, pode ser difícil ver os detalhes da imagem de certos ângulos e dos lados.
  • O acabamento fosco raramente é usado na reprodução de imagens coloridas. É frequentemente usado ao imprimir imagens em preto e branco para melhorar a autenticidade da impressão.
  • Acetinado é um compromisso comum e sensato entre alto brilho no caso do acabamento brilhante e nenhum brilho no caso do acabamento fosco. Frases comuns que descrevem cetim incluem Pearl, Lustre e Semi-Gloss. Essas variantes do acabamento acetinado variam no nível de brilho e textura dependendo do fornecedor, embora, novamente, você precisaria de visão biônica para realmente perceber a diferença.
  • Gramagem do papel fotográfico


    A última parte para destacar suas opções é escolher o peso correto. Talvez o maior equívoco entre os usuários seja que peso é igual a qualidade. Agora você sabe que as camadas base e receptora são muito mais importantes no estabelecimento da qualidade. O peso é medido em GSM (gramas por metro quadrado – g/m²) e no cenário de impressão atual tem uma parte de impressão mais do que qualquer outra.

    Papéis fotográficos de gramaturas mais altas são mais pesados ​​ao toque para que pareçam mais investidos. Se você pretende fornecer sua foto e, portanto, ela tem um alto elemento de lembrança, considere um GSM mais alto. A gramatura do papel fotográfico ao imprimir fotos varia de 120gsm usado para impressões de orçamento, como impressões de calendário (quando não há valor real de 'lembrança', pois a impressão é imediatamente pendurada) a 300gsm e ainda mais no caso de papéis de belas artes. As impressoras tradicionais podem alimentar facilmente papel de até 280gsm, onde gramaturas maiores devem ser verificadas de acordo com as diretrizes do fabricante da impressora.

    Esperamos que suas perguntas sobre papel fotográfico tenham sido respondidas de uma vez por todas. Deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida.

    Sobre o autor: Escrito por Joseph Eitan M.D do vendedor de papel fotográfico Photo Paper Direct. Joseph tem mais de 25 anos de experiência na indústria de mídia impressa. Visite o site dele para obter mais informações ou entrar em contato com qualquer dúvida que possa ter.