>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

A importância crítica da composição na fotografia

Começarei este artigo afirmando minha crença de que a composição é o aspecto mais importante da fotografia. Não acho que a composição seja “uma” parte importante da fotografia. Acho que é “o” aspecto mais importante. É nisso que todos devemos gastar uma quantidade desproporcional de tempo pensando.

Nós nos preocupamos com tudo Mas Composição em Fotografia

Mas não temos. Em vez disso, muitos de nós passamos todo o nosso tempo olhando para equipamentos. Estamos consumidos com megapixels, nitidez e desempenho com pouca luz. Se você passar algum tempo conversando com um fotógrafo, é sobre isso que você vai falar.

A maioria de nós vai além disso. Começamos a procurar maneiras de fazer a exposição perfeita. Então começamos a olhar para diferentes tipos de luz. E contraste. E faixa dinâmica. Aprendemos muitas técnicas para dominar essas questões. Tudo isso é muito importante.

Muitos de nós também passamos para uma obsessão em obter fotos nítidas. Ou fazer a impressão perfeita. E assim por diante.

Em outras palavras, passamos a maior parte do nosso tempo como fotógrafos nos preocupando com tudo, menos com a composição.

E, no entanto, vou repetir:a composição é o aspecto mais importante da fotografia.

Por que a composição supera tudo o resto

Para demonstrar a importância da composição, considere o seguinte:

  • Você pode tirar a foto mais nítida do mundo.
  • Pode ser exposto lindamente.
  • Pode ser impresso maravilhosamente.
  • Pode ter todos os valores tonais do espectro e ser cheio de contraste.
  • Pode ter cores perfeitas.

A imagem pode ter tudo isso, mas se a composição não for interessante, a imagem é um fracasso. Um espectador não vai dar uma segunda olhada; nem deveriam. Nenhuma dessas outras coisas importa se a composição é pobre. O mundo está cheio de fotos lindamente expostas com as quais ninguém se importa. Nada pode superar uma composição pobre.

Como espectadores, só começamos a olhar para outras coisas, como exposição, iluminação e coisas técnicas, se a composição nos atrai. Ninguém nunca diz “Isso é chato e desequilibrado imagem, mas eu realmente gosto da nitidez e do alcance tonal.” Não, se a composição for ruim, o espectador nem chegará a essas coisas. Nossos olhos vão além de uma imagem desinteressante em uma fração de segundo.

Por outro lado, se você tiver uma composição interessante, outros pecados serão perdoados. Todos nós já vimos ótimas fotos que não são nítidas por toda parte. A exposição também pode ser um pouco baixa e ainda assim ser ótima. Muitas das obras-primas antigas têm quantidades significativas de desfoque e granulação, e ainda assim são ótimas. Ótimas fotos podem ter grandes destaques e sombras que ficaram completamente pretas. Praticamente todas as coisas com as quais nos preocupamos serão perdoadas se for um assunto e composição interessantes.

Sem ajuda para composição

Uma composição ruim não pode ser corrigida. Claro, você pode cortar a foto um pouco para dar uma melhor sensação de equilíbrio ou talvez focar mais no assunto. Mas um instantâneo permanecerá exatamente isso, não importa o que você faça no Photoshop. Você pode atenuar os destaques soprados no Lightroom. Você pode aprimorar a cor no LAB. Você pode até corrigir uma imagem um pouco confusa com alguma nitidez e clareza. Mas você não pode fixar a composição.

Não apenas isso, mas a composição é a única área em que nossas câmeras e computadores modernos não oferecem assistência. A câmera oferece grande assistência quando se trata de exposição. Temos modos de exposição Automático e Programa que irão expor a foto para você. Além disso, o foco automático pode focar sua imagem para você. Depois de ter sua foto no computador, o Photoshop pode definir automaticamente seu contraste (contraste automático) e corrigir suas cores (cor automática). Além disso, você pode simplesmente aplicar uma predefinição do Lightroom para obter a aparência desejada. Mas quando se trata de composição, todas essas ferramentas não ajudam. Você está completamente sozinho.

Por que não focamos na composição

Tudo isso é bem conhecido de muitos fotógrafos. Mas por que não nos preocupamos com a composição então? Por que há um milhão de recursos sobre como usar o Photoshop, usar sua câmera, aprender exposição e até mesmo sobre expressão artística e criatividade?

Não estou dizendo que essas outras coisas não são importantes. Criticamente importante mesmo. Se você superexpor uma imagem em grande medida, ela será arruinada. Se sua imagem estiver desfocada, ela está arruinada. Mas simplesmente não há o mesmo nível de recursos na composição.

Também não pretendo jogar pedras nos outros sobre isso. Eu sou culpado disso. Enquanto digito isso, tenho 79 artigos neste site. Muitos dos artigos e dois dos Guias são sobre equipamentos. Muitos outros artigos tratam de aspectos da exposição. Também tenho vários artigos e muitos vídeos sobre como usar o Photoshop e o Photoshop Elements. Mas o que eu tenho sobre composição – que estou sentado aqui dizendo que é a coisa mais importante na fotografia? Não muito. Algumas dicas rápidas e um aceno para a Regra dos Terços.

Então, por que isso?

Acho que é porque composição é um assunto tão difícil de se falar. Pode ser difícil de explicar. Às vezes é difícil articular por que uma composição é boa e outra não.

Nosso cérebro gosta de coisas concretas. É por isso que mesmo os fotógrafos que sabem que o equipamento não causa tanto impacto na boa fotografia, quando se reúnem, inevitavelmente começam a discutir o equipamento. Eles nunca discutirão um conceito confuso como composição.

A composição também é difícil de escrever. A maioria evita. Aqueles autores que decidem abordar o assunto da composição quase inevitavelmente passam imediatamente para conceitos concretos no domínio da composição, como linhas principais, a Regra dos Terços ou o uso de diferentes formas.

Esses são conceitos importantes no universo da composição, mas é claro que eles não nos dizem como compor uma imagem. E isso leva a um problema para quem tenta aprender a compor uma imagem. A maioria das pessoas tentando aprender a compor uma imagem não tem um processo para pensar sobre composição. Em vez disso, eles têm um monte de coisas sobre linhas e formas na cabeça – mas nenhuma estrutura geral. A coisa mais próxima é a Regra dos Terços, mas isso é apenas uma parte do quadro geral.


Em direção a uma estrutura para composição

Mesmo quando reconheci a necessidade de mais materiais de composição na Outdoor Photo Academy, comecei imediatamente a pensar em artigos sobre enquadramento, ou uso de linhas principais, formas, etc.

Mas isso é tudo que você usa algumas do tempo, e quero dar a você um processo para usar todos do tempo. Eu acho que o que é necessário é um processo para você usar enquanto tira uma foto. Eu acho que você precisa de uma espécie de lista de verificação para executar como uma estrutura para garantir que você esteja obtendo uma boa composição.

Então, quando entrarmos em conceitos discretos como a Regra dos Terços, o uso de linhas e formas, molduras e outros elementos de composição, você poderá aplicá-los dentro de este quadro geral. Mais importante, você também pode fazer isso no momento da filmagem, quando a composição realmente acontece.

Então é isso que faremos a seguir. Vou tentar dar a você uma estrutura para pensar sobre composição quando estiver fotografando. Depois disso, você estará pronto para preencher isso com outros conceitos.

Espero tê-lo convencido da importância da composição para sua fotografia. É um passo intermediário que muitas vezes é esquecido. Muitas vezes, vá de “ler o manual” e, em seguida, comece instantaneamente a procurar maneiras de ser criativo. Antes de chegar à criatividade, você precisa dominar os elementos da composição. Familiarize-se com o processo e, quando chegar a hora de ser criativo, esses princípios estarão enraizados em sua fotografia para que você nem pense neles. Suas fotos serão beneficiadas.

Pronto para mergulhar? Se sim, vamos ao framework.