>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

O que fazer e o que não fazer para converter suas fotos em preto e branco

Algumas pessoas adoram a fotografia em preto e branco e tiram todas as fotos em preto e branco. Para muitos outros, no entanto, é uma vantagem muitas vezes negligenciada da fotografia digital. Você pode transformar qualquer imagem colorida em preto e branco. Nos dias do cinema, você ficava preso a qualquer tipo de filme que tivesse em sua câmera, mas agora você pode mudá-lo.

Muitos acham que quando convertem suas fotos para preto e branco, elas não ficam muito boas. Freqüentemente as fotos são maçantes ou planas. Por isso, quero oferecer algumas dicas para que você possa ter certeza de que está convertendo suas fotos para preto e branco da melhor maneira possível e otimizando suas fotos para apresentação nesse formato.

Antes de começarmos, confira este vídeo que mostra exatamente como converter suas fotos em preto e branco. Isso mostrará exatamente como converter suas fotos em preto e branco. Depois de entender isso, aqui estão algumas coisas que você pode e não deve usar:

Tirando fotos em preto e branco no campo

Na fotografia digital, você tem a opção de tirar uma foto em preto e branco, em vez de converter uma foto colorida para preto e branco mais tarde. Você provavelmente já ouviu falar que sempre deseja “acertar na câmera” e não espera para corrigir problemas posteriormente no pós-processamento. Portanto, pode parecer natural que você comece configurando a câmera para fotografar em preto e branco. Na maioria das vezes, no entanto, você não deve fazer isso. Aqui estão alguns do que fazer e não fazer em relação a isso:

Não: Tire uma foto em preto e branco tirando um JPEG e definindo o estilo de imagem em sua câmera para monocromático. Há duas razões para isso. Primeiro, isso significa que você está pegando um JPEG, que não é um arquivo tão bom quanto um arquivo Raw. Veja este artigo se isso não significa nada para você. Em segundo lugar, você está preso com a imagem em preto e branco para sempre. As informações de cor são descartadas pela câmera imediatamente e não podem ser recuperadas.

Faça: Tire a foto em Raw e converta-a para preto e branco posteriormente no Lightroom ou no Photoshop. Isso preservará as informações de cor e lhe dará controle total sobre a imagem posteriormente.

Se você realmente deseja ver sua foto em preto e branco na parte de trás da câmera, mas deseja obter a melhor imagem possível, existe um truque que lhe permitirá para fazer isso. Configure a câmera para criar dois arquivos:um arquivo Raw que preserva todos os dados e o outro um JPEG definido como monocromático, para que você possa ver a foto em preto e branco quando a tirar. Para fazer isso, vá para a configuração de “qualidade de imagem” da sua câmera, defina sua câmera para capturar um arquivo Raw e um JPEG. Em seguida, no "modo de imagem" da câmera, defina-o como monocromático. A vantagem é que o JPEG é o que a câmera mostrará no LCD. Assim, você obtém o benefício de ver como a imagem ficará em preto e branco em sua câmera, mas o benefício do melhor tipo de arquivo para converter mais tarde.

Há uma ressalva para este conselho:se você não fizer nenhum pós-processamento de suas imagens, mas quiser uma imagem em preto e branco, então você deve pegar um JPEG e defina o estilo de imagem para monocromático.


Conversão no Lightroom (ou ACR)

O Lightroom tem ferramentas poderosas para converter sua foto em preto e branco. Se você não tiver o Lightroom, poderá usar as telas do Adobe Camera Raw (ACR) no Photoshop ou no Photoshop Elements para fazer as mesmas coisas que estamos fazendo aqui no Lightroom. Mas, em qualquer caso, existem maneiras boas e não tão boas de fazer conversões em preto e branco. Tire sua foto no Módulo de Desenvolvimento do Lightroom para começar e, em seguida, aqui estão algumas coisas que você deve e não deve fazer relacionadas a esse processo:

Não:  Basta puxar o controle deslizante de saturação totalmente para a esquerda para converter a imagem em preto e branco. A imagem será inevitavelmente plana.

Faça:  Converta para preto e branco usando o painel HSL/Color/B&W. Clique em P&B no canto superior direito. A foto é convertida automaticamente para preto e branco. O importante sobre este método é que agora você pode brincar com as configurações de cores individuais e afetar os tons das cores individuais. Olhe logo abaixo do cabeçalho HSL/Color/B&W e você verá oito canais de cores diferentes.

Não: Aceite a configuração padrão do Lightroom para os canais de cores. Muitas vezes, esta é uma imagem de aparência muito plana. Em vez disso, brinque com as cores individuais até que fique do jeito que você deseja. Devo observar que o processo é o mesmo no Photoshop usando a camada de ajuste de preto e branco.

Adicione contraste à sua fotografia em preto e branco

Você descobrirá que as melhores imagens em preto e branco têm bastante contraste e tons que vão do branco ao preto. O processo pelo qual você acabou de passar acima, onde você ajustou os canais de cores no Lightroom, adicionará algum contraste à sua imagem. Mas provavelmente precisará de ajuda adicional. Aqui estão algumas coisas que podem e não devem ser relacionadas à adição de contraste:

Faça: Adicione contraste usando o controle deslizante Contraste. A maneira óbvia de adicionar contraste às suas imagens é puxar o controle deslizante Contraste para a direita. Isso às vezes funcionará muito bem, então experimente.

Não: Exagere no ajuste de contraste. Além disso, tenha em mente que esta não é uma ferramenta para todas as ocasiões. Por exemplo, se você simplesmente aumentar o controle deslizante Contraste, ele pode apagar as partes mais brilhantes da sua imagem ou empurrar suas sombras para preto puro.

Faça: Use os controles deslizantes Realces, Brancos, Sombras e Pretos para controlar os tons e adicionar contraste às suas imagens. Você tem mais controle sobre o contraste no Lightroom usando esses controles deslizantes. Por exemplo, se você estiver preocupado em apagar os destaques, puxe o controle deslizante Destaques para a esquerda. Use esses controles deslizantes para controlar exatamente como você deseja que os vários aspectos de sua imagem fiquem.

Adicionar contraste local

Depois de ajustar o contraste geral de sua imagem, talvez você não tenha terminado. Uma das maneiras mais poderosas de adicionar contraste e aprimorar sua imagem é adicionando contraste local.

O contraste local é apenas adicionar contraste a uma parte específica de sua imagem. O poder desta técnica vem do fato de que você está apenas separando tons dentro de uma determinada área de sua imagem. Por exemplo, em uma cena externa típica, você pode querer adicionar contraste ao seu céu e ao seu primeiro plano. Se você simplesmente aumentar o controle deslizante Contraste (puxe-o para a direita), ele aumentará o contraste na imagem geral e provavelmente tornará seu céu mais claro e o primeiro plano mais escuro. Provavelmente, seu céu estará um pouco brilhante demais e o primeiro plano um pouco escuro demais, então isso definitivamente não é o que você deseja. Mas se você selecionar o céu, de modo que esteja apenas fazendo ajustes de contraste nessa área, poderá adicionar contraste e detalhes sem os efeitos indesejados.

Com isso em mente, aqui estão algumas coisas que você deve e não deve fazer para adicionar contraste local no Lightroom ou no Photoshop:

Faça: Use o Pincel de ajuste no Lightroom. Se você não tiver o Photoshop, use o Pincel de ajuste no Lightroom para segmentar locais específicos em sua imagem. Em seguida, você pode ajustar os valores tonais e o contraste para essa área específica. O Pincel de Ajuste está no canto superior direito do módulo Revelação. Quando você clicar nele, um conjunto de controles deslizantes aparecerá abaixo dele. Esses controles deslizantes são o efeito que o pincel terá na sua imagem.

Faça: Use o Photoshop para melhorar o contraste local. Esta é uma área onde o Photoshop se destaca. Para fazer isso, você fará uma seleção de uma determinada área da sua imagem. Abordarei muito mais sobre esse processo em outro lugar, mas por enquanto siga este processo rápido:

  • Use a ferramenta Seleção rápida (na coluna de ferramentas no lado esquerdo da tela) para selecionar os pixels dessa área.
  • Com esses pixels selecionados, crie uma Camada de Ajuste de Curvas. (Camada – Nova Camada de Ajuste – Curvas)
  • Observe que, quando você cria a camada de ajuste de curvas, o Photoshop cria automaticamente uma máscara de camada e apenas os pixels selecionados ficam em branco. Isso significa que, quando você fizer o ajuste, apenas os pixels selecionados serão afetados.
  • Puxe o ponto preto e os pontos brancos do histograma na Camada de Ajuste de Curvas que você criou. Isso aumentará o contraste local nessa área.
  • Repita este processo nas áreas em que você deseja aumentar o contraste local.


Técnicas de software adicionais

Se você investiu em outro software, existem algumas outras técnicas que você pode usar. Não se preocupe se você não tiver este software. O Lightroom fará um ótimo trabalho ao converter a foto em preto e branco e adicionar contraste. Existem muitos profissionais usando apenas o Lightroom e obtendo ótimos resultados. Além disso, o Photoshop também é ótimo nisso e realmente se destaca em adicionar contraste.

Faça:  Experimente o Silver Efex Pro 2 do software Nik.

Existem alguns programas diferentes projetados para ajudá-lo a fazer ótimas conversões para preto e branco. Provavelmente o melhor e mais conhecido deles é o Silver Efex Pro 2 da Nik. O programa converterá automaticamente sua foto em preto e branco e, a partir daí, você poderá fazer ajustes adicionais.

Faça:  Tente misturar no Photoshop. Use isso se você gostar de partes da conversão do Lightroom e partes da conversão do Silver Efex Pro. Este é um movimento profissional e pode ser demais e tedioso se você estiver apenas começando.

Aqui está um guia rápido sobre o que fazer:faça uma cópia da sua foto e converta uma para preto e branco no Lightroom e depois converta a outra usando o Silver Efex Pro. Selecione as duas fotos, clique com o botão direito e selecione “abrir como camadas no Photoshop”. Ambos serão abertos no Photoshop como camadas separadas do mesmo arquivo. Olhe para ambas as camadas e decida quais partes de cada uma você mais gosta. Adicione uma máscara de camada “revelar tudo” à camada superior e mascare (pintando de preto com sua ferramenta pincel) as partes da imagem onde você deseja usar a camada inferior. Você pode até definir a opacidade para menos de 100% se quiser combiná-los.

Faça: Experimente o Topaz's Clarity para adicionar contraste à sua imagem em preto e branco. Este plug-in oferece uma variedade de controles de contraste e predefinições para usar. Dada a importância do contraste para a fotografia em preto e branco, este programa e seus controles de contraste podem ser bastante úteis.

Faça: Use seu software HDR favorito em conjunto com conversões em preto e branco. Uma das grandes vantagens da fotografia em preto e branco é que você pode fazer ajustes mais longe do que em cores, sem que a imagem pareça falsa. Isso permite que você vá mais longe com seus ajustes. Quando se trata de HDR, alguns acham o efeito antinatural e não gostam. Mas o “aspecto HDR” é menos perceptível na fotografia em preto e branco. Mesmo aqueles que poderiam evitar o HDR descobrem que gostam de fotografia em preto e branco.

Conclusão

Embora o preto e branco exista desde que a fotografia existe, a era moderna oferece ferramentas significativamente melhores e mais flexibilidade para criar fotos em preto e branco. O processo acima preservará todos os dados de cores em sua imagem original, permitindo converter imagens individuais em preto e branco. As técnicas de conversão e processamento descritos acima são o que até os fotógrafos em preto e branco mais sofisticados estão usando. Experimente essas técnicas para criar suas próprias imagens em preto e branco.