>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

10 prós e contras para dominar seu tripé


Ame-os ou odeie-os, os tripés são uma peça essencial de equipamento para todos os fotógrafos. Ele manterá sua câmera estável durante longas exposições, suportará o peso das lentes grandes que você precisa para fotografia de vida selvagem e manterá sua câmera em uma posição que, de outra forma, poderia ser incômoda para fotografia macro.

Mas, como qualquer outra ferramenta, um tripé pode ser usado da maneira certa e da maneira errada.


Obtenha um bom tripé que se adapte ao seu equipamento


Em primeiro lugar, certifique-se de que seu tripé é resistente e sólido. Há uma grande variedade de modelos disponíveis que variam de US $ 20 a milhares, e há uma razão para isso. Um tripé barato manterá uma pequena câmera point-and-shoot estável, mas não é forte o suficiente para manter sua DSLR pesada estável durante uma longa exposição.

Mesmo se você tiver um tripé de alta qualidade, ainda há algumas coisas a serem consideradas, como limite de peso e altura máxima. Certifique-se de que seu tripé foi construído para suportar o peso de sua câmera, lente maior, flash e quaisquer outros acessórios que você possa colocar nele.

Você também pode querer considerar se o seu tripé deve ser tão alto quanto você. Se você precisar olhar pelo visor, ter um tripé alto significa que você pode usá-lo com mais conforto sem se abaixar. Por outro lado, se você tiver uma tela LCD que vira para cima, um tripé alto é menos importante.

Um bom tripé deve durar décadas com armazenamento e cuidados adequados, por isso vale a pena o investimento.


DO – Certifique-se de que seu tripé tenha peso suficiente


O peso do tripé em si também é algo para se pensar. Normalmente eles são feitos de alumínio que é relativamente barato, mas pesado. Por um preço mais alto, você pode obter um feito de fibra de carbono, que é forte e leve, mas mais caro.

Um tripé de fibra de carbono é uma excelente escolha para fotógrafos de natureza e vida selvagem que precisam caminhar ou caminhar longas distâncias enquanto carregam seus equipamentos. No entanto, eles são tão leves que uma brisa forte pode derrubar o tripé, levando sua câmera com ele. Se você estiver usando um tripé mais leve e houver muito vento, ancore as pernas do tripé ou pendure uma pedra, saco de areia ou a bolsa da câmera no centro para pesá-lo.

Eu recomendo ir para um tripé leve, caso contrário, ele tenderá a ficar em casa. Um tripé leve é ​​fácil de transportar e você sempre pode pesá-lo em um dia ventoso.


DO – Estenda primeiro as seções mais grossas das pernas


Quando um tripé se dobra, suas pernas se desbloqueiam e se dividem em seções (geralmente três ou quatro). As seções mais grossas da perna são as mais estáveis. Portanto, se você não estiver levantando seu tripé até a altura total, estenda as seções superiores mais grossas antes de colocar as partes inferiores mais finas em jogo.

NÃO - Levante a coluna central até que as pernas estejam totalmente estendidas


Levantar o tripé usando as pernas oferece muito mais estabilidade do que usar a coluna central, que pode oscilar levemente durante exposições longas. Para máxima nitidez, a coluna central deve ser usada para ganhar altura extra somente depois que as pernas estiverem totalmente estendidas.

DO – Remova a coluna central completamente


Considere se é mais provável que você precise de altura adicional ou se prefere ficar mais baixo no chão. Alguns tripés permitem que você remova a coluna central, o que significa que você pode configurar seu tripé mais baixo do chão para fotos em ângulo super baixo.


NÃO - toque no tripé ou na câmera durante a exposição


Se você estiver fazendo uma longa exposição, mesmo um leve empurrão no tripé pode causar desfoque. Certifique-se de que nada toque na câmera ou no tripé enquanto o obturador estiver aberto. Uma alça de câmera soprando no vento vem à mente.

Idealmente, você deve usar um disparador remoto do obturador ou um temporizador automático de 2 segundos para evitar movimento ao pressionar o botão do obturador.

NÃO - Carregue sua câmera montada no tripé


Ok, eu tenho que admitir que sou culpado disso! Pode ser tentador deixar sua câmera conectada ao tripé enquanto você caminha de um local para outro – isso torna a configuração e a desmontagem muito mais rápidas quando você precisa tirar a foto.

Mas as placas de liberação e os parafusos que prendem a câmera ao tripé assumem que a gravidade estará trabalhando com eles. Eles não são construídos para segurar a câmera em um ângulo, especialmente com a agitação e o solavanco que podem acontecer ao caminhar do lado de fora. Ao fazer isso, você corre o risco de sua preciosa câmera se soltar e cair.

DO – Proteja seu tripé da água, areia e outros detritos


Um bom tripé deve ser bastante robusto, mas pequenas partículas podem entrar no tripé e corroer os parafusos que o fazem mover-se suavemente e prender com segurança. Evite submergir as juntas e travas em areia ou água lodosa e, se o tripé ficar sujo, certifique-se de que esteja limpo e seco antes de dobrá-lo novamente.

Costumo usar meu tripé na praia e às vezes submergir em água salgada. Uma solução para o problema de colocar areia e sal no tripé é não derrubá-lo novamente. Eu apenas deixo todas as pernas estendidas até chegar em casa (ou na base, se estiver viajando) e posso enxaguar.


NÃO – aperte demais os parafusos


Alguns tripés têm travas de parafuso giratórias que apertam as pernas, e alguns prendem com clipes que são presos com parafusos que podem precisar ser ajustados de tempos em tempos.

De qualquer forma, você quer que esses parafusos sejam seguros o suficiente, mas não quer apertá-los tão apertados que não possam ser desbloqueados. Pior, você pode descascar e danificar os fios. A maioria dos parafusos em um tripé deve ser firmemente apertada com os dedos, e nada mais.

DO – Desativar a estabilização de imagem


A tecnologia de estabilização de imagem dentro de câmeras e lentes é fantástica ao segurar a câmera na mão, mas pode realmente sair pela culatra quando usada em um tripé.

Isso ocorre porque o próprio sistema de estabilização causa vibrações e, quando montado em uma base estável, como um tripé, ele detecta sua própria vibração. Ele trabalha mais para estabilizar isso, o que faz com que ele vibre ainda mais, agravando o problema.

Portanto, essa configuração deve ser desativada quando sua câmera estiver montada em um tripé.


Para você


Não há nada pior do que fazer um grande investimento em sua fotografia apenas para descobrir que não está ajudando muito. Portanto, certifique-se de usar seu tripé corretamente para obter as imagens nítidas que você procura.