>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

A louca verdade sobre como ventilar sua casa




Todas as casas precisam de ventilação, mas a maioria das pessoas não sabe quanto ou de que tipo.

Você deve abrir a janela? Você pode, mas provavelmente não é prático durante o pico do verão ou no auge do inverno. Pode estar muito quente ou muito frio lá fora. Além disso, você não quer que o ar condicionado escape de sua casa.

E os ventiladores de banheiro e cozinha? Eles definitivamente tiram o ar úmido ou fedorento de sua casa, mas também forçam o ar não filtrado a entrar em sua casa através de lacunas e rachaduras no envelope do edifício. Toda vez que você liga um exaustor, o ar entra em sua casa para aliviar o equilíbrio de pressão. Você pode estar trazendo gases do solo, poluentes industriais ou umidade. Eca. Não é bom.

Então, qual é a opção de ventilação certa para a sua casa? A "verdade louca" depende de quão "apertada" ou "vazante" é a sua casa - e quanto você valoriza a qualidade do ar interno.

Antigamente, ninguém precisava pensar em ventilação


Se você já morou em uma casa velha, você entende o significado de "drafty". Antes dos dias de isolamento de manta e tubos de calafetagem, ninguém precisava pensar em ventilação - suas casas se ventilavam sozinhas.



Durante o verão, não havia ar condicionado. As pessoas simplesmente abriam as janelas, se abanavam e toleravam a umidade. Durante o inverno queimavam madeira. Ou carvão. E eles queimaram muito. A infiltração de ar estava fora dos gráficos nessas casas!

As coisas são diferentes hoje em dia. Utilizamos materiais de construção que impedem trocas significativas de ar, mantendo o ar condicionado no interior por períodos de tempo relativamente longos. Isso é bom porque significa que desfrutamos de mais conforto enquanto usamos menos energia do que as pessoas usavam, digamos, na década de 1920. As casas estão mais apertadas agora. Eles são menos vazados.

A desvantagem é que toda essa estanqueidade mantém odores rançosos ou pútridos e gases potencialmente nocivos dentro de casa. Por exemplo, o carpete da sua sala provavelmente está sem gás, liberando VOCs no ar. O mesmo vale para a nova estante Ikea no quarto do seu filho. E depois há cheiros do seu banheiro, cozinha e porão…

Você entendeu. A lista continua. As casas antigas não tinham esses problemas. Os mais novos sim.

Você já está ventilando sua casa, mais ou menos.


Se você tem HVAC central, não quer abrir janelas o tempo todo. Você quer filtros de ar para manter o ar limpo e refrigerante ou gás natural para mantê-lo confortável. Então, como você ventila evitando as armadilhas que discutimos anteriormente?

Acredite ou não, você pode não ter que fazer nada.

A menos que você viva em uma casa "verde" de alto desempenho ou tenha feito melhorias significativas no envelope de sua casa, os vazamentos de ar em toda a estrutura já estão fornecendo uma troca de ar quase constante. Tecnicamente falando, isso é ventilação suficiente.

Mas o que significa "suficiente"?

Graças à Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), temos um padrão de ventilação para edifícios. É conhecido como ASHRAE Standard 62.2, e segui-lo se tornou um requisito de código em alguns lugares.

Sem entrar em muitos detalhes, a maioria das casas vaza o suficiente para atender a esse padrão básico de ventilação "suficiente". É uma barra baixa para limpar, porém, e muitas pessoas querem um método de ventilação mais sofisticado para melhorar a qualidade e o conforto do ar interno.

Se isso soa como você, por onde você começa?

Estas são suas melhores opções para ventilação mecânica


Os tipos mais comuns de ventilação mecânica são a pressão negativa soluções encontradas na maioria das casas:ventiladores de banheiro e cozinha.

Como observado acima, sempre que você usa um desses ventiladores, involuntariamente traz ar não filtrado do exterior (ou do seu sótão ou forro) para substituir o ar que esgotou. Esse ar provavelmente não é muito limpo.

Felizmente, pressão positiva ou equilibrado as soluções de ventilação permitem que você traga ar fresco e filtrado de fora. Em vez de forçar o ar mais sujo para dentro de sua casa através de aberturas no envelope, você realmente força o ar "antigo" a sair por essas mesmas aberturas. Ou, se estiver usando um sistema balanceado, o ar antigo sai pelo equipamento de ventilação.

Na nossa zona climática, as duas opções de ventilação mecânica mais sensatas são:
  1. Desumidificador para toda a casa com ar fresco: Este oferece o maior retorno possível, em grande parte porque você obtém o benefício da desumidificação. Aqui na Geórgia, a umidade pode ser francamente opressiva durante grande parte do ano! Além de remover a umidade de acordo com suas especificações, os desumidificadores de toda a casa podem trazer uma certa quantidade de ar fresco a cada hora. Eles se conectam a um amortecedor mecânico que abre sempre que você precisa de ventilação. Observe que esta é uma solução de pressão positiva. Quando o sistema está funcionando, o ar que está sendo substituído escapará pelas aberturas no envelope.
  2. Ventilador de recuperação de energia, ou ERV: Estas são ótimas opções para casas de alto desempenho. Um ERV não é uma opção de ventilação com pressão positiva - é um sistema equilibrado. Ele traz e libera o ar ao mesmo tempo, aliviando a casa de alguma umidade no processo (embora não desumidificando como explicamos aqui). Para ver se você precisa de um, usamos ferramentas, equações e padrões científicos de construção para medir o quão apertada ou com vazamento é uma casa. Em casas muito apertadas, você pode precisar de um ERV. Os números nos dirão com certeza.

A maioria das casas não precisa de um ERV, no entanto. Eles fazem mais sentido na construção super hermética e de alto desempenho.

O desumidificador de ventilação para toda a casa, no entanto, é uma escolha fantástica para a maioria das casas em nossa área! Você livra a casa do ar úmido, fedorento, saturado de poluentes e carregado de alérgenos, ao mesmo tempo em que introduz fresco, desumidificado, saudável ar.

Uma vez que você tem um, vai se sentir como um milagre. Sem brincadeiras.

Então, você deve gastar muito tempo se preocupando com a ventilação?


Talvez, mas talvez não. Aqui estão nossas recomendações:
  • Você se preocupa com a qualidade do ar interno? Então, algumas melhorias podem ser necessárias. Um desumidificador para toda a casa pode reduzir drasticamente os alérgenos em sua casa (os ácaros não gostam de ambientes secos!) e trocar continuamente o ar viciado por ar fresco e filtrado. É uma maneira muito mais limpa de ventilar quando comparado a abrir janelas ou acionar um exaustor.
  • Você está planejando selar seu sótão e/ou encapsular seu forro? Você está apertando o envelope do edifício, então você pode precisar de uma solução mecânica para ventilação. Realizamos testes para verificar se sua casa atende a ASHRAE 62.2. Caso contrário, você precisará de algum tipo de sistema de ventilação.
  • Se você comprou uma casa de alto desempenho, pode precisar de ventilação mecânica. Muitas casas novas são super herméticas e requerem ventilação mecânica. Um sistema balanceado, como um ERV, geralmente é uma boa escolha. Se você não tem certeza se tem ventilação suficiente - e está preocupado com a qualidade do ar interno - é uma boa ideia testar suas taxas de troca de ar.

E se for um bom dia com baixa umidade e baixa contagem de pólen, você pode até considerar abrir uma janela. Nós sabemos. Opção radical, certo?

As casas de hoje não são tão frias quanto as casas construídas há 75 anos, e isso é uma coisa boa. Apenas saiba que casas mais apertadas tornam a ventilação um pouco mais complicada. A melhor escolha de ventilação para você realmente depende de sua casa - e de suas prioridades.

Isso , no final, é a verdade louca.