>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Antes de instalar esse exaustor, leia isto




Os ventiladores do exaustor podem ser realmente poderosos. Esse poder é ótimo para eliminar fumaça, odores e vapor da sua cozinha, para que nenhuma dessas coisas circule por toda a sua casa.

Mas, como o tio Ben nos lembra, um grande poder traz consigo uma grande responsabilidade (veja abaixo).



Exaustores poderosos, ao que parece, podem causar problemas quando construtores, empreiteiros e proprietários não os instalam com responsabilidade. Alguns desses ventiladores movem o ar a uma taxa superior a 1.000 pés cúbicos por minuto (CFM). Como resultado, eles aumentam a pressão negativa do ar e forçam o ar "composto" a entrar na casa através de aberturas e rachaduras no envelope do edifício.

Em outras palavras, exaustores potentes podem inadvertidamente trazer ar sujo para sua casa, criando um ambiente insalubre - e potencialmente perigoso.

Primeiro, o que é pressão de ar positiva e negativa?


Para cada pé cúbico de ar que sai de um prédio, outro pé cúbico entra nele:
  • O ar que entra em uma sala é pressão positiva; lacunas e rachaduras no envelope do edifício introduzem alguma pressão positiva em sua casa. Assim como uma janela aberta em um dia quente.
  • O ar que sai de uma sala é pressão negativa; ventiladores de banheiro e cozinha são sistemas mecânicos que retiram o ar de sua casa, criando um equilíbrio de pressão negativa enquanto funcionam.

Em espaços condicionados, queremos controlar onde o ar entra e sai. É por isso que tentamos instalar dutos, registros de abastecimento e grades de retorno da forma mais inteligente possível. É também por isso que adicionamos sistemas de ventilação mecânica a algumas casas.

Por que as diferenças de pressão fazem a diferença


A pressão positiva, de um modo geral, é "o tipo bom" de pressão no mundo HVAC. Quando as casas estão sob uma leve pressão positiva, o ar interior "antigo" é empurrado para fora da casa pelo ar externo. Em circunstâncias ideais, esse ar externo é mais fresco e limpo do que o ar que está substituindo.

A pressão de ar equilibrada também é boa. Aqui no Sul, as casas de alto desempenho geralmente contêm ERVs para trocar o ar antigo por ar fresco e limpo. Nessas casas herméticas, pouco ar entra ou sai sozinho, então o ERV é necessário para manter uma boa qualidade do ar interno.

Muita pressão negativa, por outro lado, não é boa para nenhum ambiente interno, não importa quão apertado ou com vazamento o envelope do edifício. Quando uma casa - ou mesmo um quarto - está sob pressão negativa, grandes quantidades de ar estão sendo sugadas. Esse ar tem que ser substituído de alguma forma, e o que acontece é que o ar entra na casa por:
  • Lacunas e rachaduras entre o sótão ou o forro e a sala de estar
  • Espaços não lacrados ao redor de janelas e portas
  • Condutos de exaustão de chaminés e aquecedores de água
  • Respiradouros de secador e ventiladores de banheiro

Escusado será dizer que o ar que entra em sua casa pelo sótão ou forro não é o tipo de ar que você deseja respirar. E em algumas situações, a pressão negativa pode levar ao monóxido de carbono, ou CO, backdrafting. Quando o ar entra na casa para substituir o ar que está sendo removido, parte dele pode conter CO que deveria sair de sua casa através de uma saída de exaustão.

Essa situação é mais comum do que você imagina e é perigosa.

O que nos traz de volta aos exaustores. Esse novo e poderoso ventilador de cozinha pode estar fazendo sua casa "ficar negativa" sugando mais ar do que sua casa absorve passivamente. Quando isso acontece, a qualidade do ar interno não melhora quando você liga o ventilador.

Fica pior. Muito pior.

De acordo com a Seção M1503.4 do Código Residencial Internacional, você deve instalar um sistema de compensação de ar com controles motorizados se seu exaustor estiver classificado em 400 CFM ou superior. Muitos ventiladores de cozinha movem o ar a uma taxa de mais de 1000 CFM. Você acha que a maioria das pessoas cujos ventiladores são tão poderosos também estão instalando sistemas de ar de reposição?

Eles não são. Mas deveriam ser.

O que acontece quando você usa um ventilador de cozinha de 1100 CFM em uma casa de alto desempenho?


Um dia, recebemos uma ligação de uma família com um problema de qualidade do ar. Apesar de investir em uma casa com eficiência energética, eles não estavam respirando ar saudável. Toda vez que eles ligavam o ventilador da cozinha do primeiro andar, o ar entrava na casa através dos ventiladores do banheiro e lacunas no envelope do sótão no terceiro andar .

Em outras palavras, o ventilador da cozinha era muito poderoso. Estava causando um grave desequilíbrio de pressão negativa em casa.

Grandes quantidades de ar não filtrado entravam do lado de fora e do sótão. Não só o ar era impuro - estava aumentando as cargas de aquecimento e resfriamento da casa. O proprietário até instalou um desumidificador de ventilação para introduzir pressão positiva e remover a umidade que entrava na casa quando o ventilador da cozinha estava ligado. Foi tudo em vão, claro.

Quando fomos à casa do cliente para avaliar as coisas, realizamos medições de pressão com os ventiladores ligados e desligados. Também comparamos a quantidade de ar que o exaustor estava removendo com a quantidade de ar que entrava. Os resultados foram 100 CFM sendo trazidos para 1100 CFM sendo removidos.

Isso é onze vezes mais ar saindo do que entrando! Não é à toa que havia ar entrando na casa de todos os tipos de lugares estranhos.

A solução? Projetamos e instalamos um sistema de ar de reposição dimensionado apenas para a casa, que incluiu:
  • Ventiladores de velocidade variável, controladores de velocidade variável e grandes dutos de exaustão
  • Cotovelos de dutos e silenciadores de ar para gerenciar o CFM conforme necessário
  • Amortecedores de refluxo nos ventiladores do banheiro para evitar a entrada de ar
  • Nova tubulação para o desumidificador de ventilação para otimizar o fluxo de ar

Também realizamos a vedação de ar guiada pela porta do soprador para resolver o vazamento de ar que não foi mitigado quando a casa foi construída.

Como resultado, o cliente conseguiu equilibrar a pressão negativa produzida pelo exaustor com a pressão positiva do novo sistema de ventilação e dutos. Agora a família pode respirar ar saudável. Não importa quantas vezes eles acionem o ventilador da cozinha.

O CO não foi um fator neste caso, mas pode ser.


Felizmente, este cliente não teve problemas com o CO entrando na casa.

Mas quando um ventilador de cozinha cria um ambiente de pressão negativa, a retração de CO dos aparelhos a gás é um problema em potencial. É por isso que é importante insistir em um teste de segurança de combustão como parte de qualquer auditoria energética, trabalho de vedação de ar guiado por soprador ou renovação relacionada à ventilação que você busca.

A única maneira de saber que há um problema de CO é testá-lo depois de fazer as melhorias na casa.

Recomendações para ventilação da cozinha


Então, como você pode ventilar sua cozinha sem criar um desequilíbrio prejudicial da pressão do ar? E se você já tem um ventilador de cozinha poderoso e um envelope doméstico muito apertado, qual deve ser seu próximo passo?

Aqui estão nossas recomendações para diferentes situações:

Você está prestes a instalar um novo exaustor


Peça a um profissional para medir a quantidade de ar que entra e sai da sua casa sob várias condições. Dessa forma, você pode tomar uma decisão informada sobre a potência do seu novo ventilador de cozinha. A avaliação de toda a casa do PV inclui este teste.

Você tem um novo exaustor sofisticado com uma ventoinha de mais de 400 CFM


Dependendo de quão apertada ou com vazamento é sua casa, esse novo ventilador pode estar gerando pressão negativa excessiva. Se você estiver em uma casa mais antiga, anterior aos anos 2000, e não tiver realizado nenhuma grande melhoria na eficiência energética, talvez não tenha problemas. Mas se você estiver em uma casa mais nova e mais apertada, é possível que esteja trazendo ar sujo que prefere não respirar.

Contrate um profissional para realizar um teste de segurança de combustão para ver se algum CO entra em sua casa enquanto o ventilador está funcionando. Mais uma vez, toda a avaliação da casa de PV inclui este teste.

Você não cozinha muito, não frita as coisas com muita frequência ou simplesmente não está preocupado com a ventilação da cozinha


Escolha um exaustor abaixo de 400 CFM ou use um ventilador de recirculação em vez de um exaustor com dutos.

Os ventiladores de recirculação não esgotam o ar, mas contêm um filtro para capturar o material gorduroso dentro da fumaça do cozimento. Eles são melhores do que nada, mas se você tiver um, considere quebrar uma janela enquanto cozinha.

Embora raro, é possível que esses pequenos exaustores suguem o gás natural das entranhas do seu fogão e o sopre na sua cozinha. É uma boa ideia realizar um teste de segurança de combustão, só para ter certeza.

Apesar desses problemas, os exaustores são ótimos.


Acredite ou não, gostamos de exaustores. Temos até mesmo em nossas próprias casas! O que não gostamos são ambientes de pressão negativa com ar poluído.

Você provavelmente também não, e é por isso que é uma boa ideia saber o que você está recebendo antes de instalar um poderoso ventilador de cozinha.