>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Você realmente precisa daquele umidificador de casa inteira?




O inverno está aqui, e o ar está seco.

Você já notou a secura, não é? Talvez você tenha começado a usar protetor labial. Ou talvez você tenha colocado algumas meias de lã, corrido pelo tapete da sala e administrado uma surpresa estática ao seu parceiro (ou aos seus filhos). Seja qual for o caso, é evidente que o ar não está retendo muita umidade.

Então, isso significa que você precisa instalar um umidificador em sua casa? Se houvesse uma resposta simples para essa pergunta, não precisaríamos escrever este artigo. No entanto, aqui estamos.

Umidificadores de casa inteira são comuns hoje em dia. Eles se conectam ao seu duto e sopram ar úmido em sua casa, aumentando sua umidade relativa e, em teoria, melhorando o conforto geral.

Mas assim como os desumidificadores nem sempre são a melhor opção para diminuir a umidade durante o verão, os umidificadores nem sempre são a melhor opção para aumentar a umidade durante o inverno. Além disso, os umidificadores podem causar tantos problemas quanto resolver.

Com ou sem umidificador, você pode ter problemas de conforto


Ninguém instala um umidificador em toda a casa, a menos que esteja tendo algum tipo de problema. Muitas pessoas absolutamente não suportam ter a pele seca durante o inverno. Na verdade, pode ser doloroso, e um umidificador provavelmente ajudará sua pele a ficar muito seca.

Em outras casas, o ar fica tão seco que os móveis de madeira racham e se formam lacunas entre as tábuas do piso. Os pianos ficam desafinados. Tudo parece fora de ordem (ou fora do tom).

A umidade super baixa não é divertida. Sempre que a umidade relativa interna cair na faixa média de 20%, é uma boa ideia aumentá-la. O problema é que os umidificadores têm seus próprios problemas:
  • Eles podem causar mofo em sua casa. Isso acontece com mais frequência do que você imagina. Como a umidade adere às superfícies frias e sua casa contém muitas superfícies frias durante o inverno, o ambiente geralmente é perfeito para que coisas pretas e difusas apareçam.
  • Você pode não ver o molde: Embora o mofo induzido pelo umidificador às vezes se apegue a tetos e paredes, o mofo resultante do seu umidificador nem sempre é visível. Pode estar dentro suas paredes ou - e isso é bastante comum - revestindo o interior de seus dutos. O cenário de "dutos mofados" é mais provável se você tiver dutos não isolados ou muitos dos seus dutos residirem em uma área não condicionada (como seu sótão). Está frio no sótão, então a umidade se acumula nos dutos quando o umidificador está funcionando. Então o mofo começa a crescer lá.

O mofo, como você bem sabe, pode realmente ajudar na qualidade do ar interno. É ruim respirar. E se você tem asma, um ambiente mofado pode ser perigoso.

A linha inferior é que você não quer cultivar mofo em sua casa, mas também não quer que seu ar fique muito seco. O que você pode fazer para aumentar a umidade interna sem aumentar o risco de crescimento de mofo?

A vedação do ar impede a entrada de ar seco


Como o ar em sua casa ficou tão seco em primeiro lugar?

A resposta é simples:o ar frio do exterior se infiltrou em sua casa através de fendas e rachaduras na envolvente do edifício. Sele os pontos de entrada desse ar seco e você aumentará sua umidade relativa.

Se você fizer um bom trabalho, não precisará de um umidificador.

Pense assim:o ar quente migra para ambientes mais frios. Quando você liga o calor, o ar quente gerado pelo seu forno acaba saindo de sua casa para o exterior. Para manter um equilíbrio de pressão dentro de uma estrutura, o ar quente que sai de sua casa é continuamente substituído por ar frio que entra. Isso é infiltração de ar. É a corrente de ar que você sente sob a porta da frente. É o ar frio que se infiltra em torno de suas janelas.

Acima de tudo, é o ar frio que entra pelas penetrações de encanamento, eletricidade e dutos entre seu primeiro andar e seu espaço de rastreamento.

Ao selar essas fontes de vazamento de ar, você consegue duas coisas:
  1. Você fecha a "escotilha de escape" pela qual o ar quente sai de sua casa.
  2. Você evita a infiltração de ar do lado de fora, o que evita que a umidade interna fique muito baixa.

Dito de forma mais simples, você deve considerar fortemente a vedação de ar em sua casa antes de comprar um umidificador para toda a casa. Ao fazer isso, você estará em uma ótima posição para mitigar a secura desconfortável e evitar todos os problemas associados aos umidificadores.

A melhor maneira de descobrir suas maiores fontes de vazamento de ar é por meio de um teste da porta do ventilador. Dessa forma, você pode determinar a taxa de infiltração de ar e identificar as maiores fontes de vazamento.

Se você optar por um umidificador…


A vedação do ar deve ser sempre sua primeira ação para aliviar os problemas causados ​​pelo ar interior seco. Dito isto, há circunstâncias em que você pode querer um umidificador de qualquer maneira. Por exemplo, talvez suas atividades domésticas não gerem umidade suficiente para deixá-lo confortável, mesmo depois você ar selado sua casa. Você precisa de um umidificador para equilibrar as coisas, por assim dizer.

Quaisquer que sejam seus motivos para instalar um umidificador em toda a casa, essas práticas recomendadas ajudarão você a evitar possíveis problemas de mofo e qualidade do ar interno:
  • Adquira um umidificador de vapor: Os umidificadores a vapor fervem a água por conta própria. Ao contrário dos umidificadores de derivação, que "roubam" um pouco de ar quente do duto de alimentação para gerar vapor de água, os modelos a vapor são mais eficientes. Basicamente, você obtém mais umidade durante um tempo de execução mais curto. Os modelos de bypass também despejam ar quente de volta ao plenum de retorno, o que pode aumentar a temperatura do ar de entrada e causar superaquecimento do sistema. Uma instalação adequada pode mitigar isso, mas ainda é um risco.
  • Apenas execute o umidificador quando o forno estiver ligado: Se seus dutos estiverem em um espaço não condicionado (os dutos da maioria das pessoas estão), ligar o umidificador enquanto os dutos estão frios aumenta o risco de crescimento de mofo. Ao configurar o umidificador para funcionar apenas quando o forno estiver chamando, você pode ter certeza razoável de que o ar quente está soprando a umidade dos dutos para dentro de sua casa.

Cada casa é diferente, portanto, a instalação do umidificador pode exigir uma abordagem única. Sempre trabalhe com um empreiteiro de HVAC experiente que use métodos de instalação sólidos e tome medidas rigorosas de controle de qualidade.

Outra opção:adicionar umidade sem um umidificador para toda a casa


Se você deseja apenas aumentar um pouco a umidade relativa e está procurando uma maneira barata de fazê-lo, considere um umidificador de mesa. Basta colocá-lo em sua mesa de cabeceira ou uma prateleira, adicionar água e ligá-lo. Voilá! Você aumentou sua umidade relativa.

Para ter certeza, estes são umidificadores específicos da sala. Eles não serão suficientes para, digamos... evitar que os móveis da sua sala rachem devido à extrema secura. Mas eles vão deixá-lo mais confortável enquanto você está dormindo ou apenas saindo com a família.

Você também pode tentar deixar os ventiladores de banho desligados quando tomar banho. Deixe a porta do banheiro aberta também. Dessa forma, o vapor do seu chuveiro se espalhará por toda a sua casa.

Em alguns casos, esse pequeno aumento na umidade relativa pode ser tudo o que você precisa para se manter confortável.

Outra opção:troque seu forno a gás por um sistema de combustível duplo


Seu forno a gás funciona muito realmente ar quente. E quanto mais quente o ar, mais rápida será a perda de calor.

Se você tem um forno de combustão aberta dentro da parte condicionada de sua casa (como dentro de um armário), ele remove o ar de sua sala toda vez que é ligado. O resultado? Mais infiltração de ar do exterior. Se você tem um forno de combustão selado ou seu forno de combustão aberta vive em seu sótão ou espaço de rastreamento (a parte não condicionada de sua casa) e você ainda tem ar realmente seco apesar do ar selando sua casa , é possível que o calor superquente do seu forno não esteja mantendo umidade suficiente e você não esteja compensando isso com atividades como cozinhar, tomar banho e assim por diante.

Por essas razões, aquecer sua casa com algo que não seja gás natural pode ajudar sua família a evitar alguns dos desconfortos que todos experimentamos em condições de seca. Pense em menos loção, menos protetor labial, não mais gargantas arranhando pela manhã.

Você só precisa usar menos calor a gás, com menos frequência. Mas como você deve fazer isso quando sua casa está configurada para usar gás natural?

Entre nos sistemas de combustível duplo! Se você já planeja substituir seu forno a gás natural em breve, considere mudar para o combustível duplo. Com um sistema de combustível duplo, você só aquece sua casa com gás quando realmente precisa. O resto do tempo, você aquece sua casa com uma bomba de calor. Veja por que pode ser uma boa ideia:
  • Bombas de calor sopram ar quente "menos quente": Quando está funcionando, o ar produzido por uma bomba de calor é definitivamente mais quente que a temperatura ambiente, mas não tão quente quanto o ar produzido por um forno a gás. Como resultado, você experimenta uma infiltração de ar mais lenta e menos severa.
  • Aqui na Geórgia, o gás não entrará em ação até que fique muito frio lá fora: Em um sistema de combustível duplo, você usará sua bomba de calor até que a temperatura externa caia para cerca de 40 graus. Isso é bem frio! Ao longo do inverno, você só pode operar seu forno a gás cerca de 50% do tempo. Você não terá que lidar com a miséria interna ultra-seca com tanta frequência.
  • As bombas de calor são muito mais eficientes do que costumavam ser: Se você já tem linhas de gás conectadas à sua casa, você também pode usá-las! Dito isto, mudar para o combustível duplo não é de forma alguma uma escolha tola. As bombas de calor de hoje são muito mais eficientes do que há cerca de 20 anos. "Calor de resistência" ou "tiras de calor" não são uma relíquia do passado, mas os sistemas mais recentes não dependem deles tanto quanto os antigos. Se você estiver seguindo a rota de combustível duplo, não precisará se preocupar com as faixas de aquecimento elétricas.

Você também pode continuar usando um sistema totalmente a gás, mas atualizar para um forno de válvula de gás de dois estágios ou vários estágios. Dessa forma, o soprador não enviará muito ar quente de uma só vez, reduzindo a rápida infiltração de ar e o ressecamento desconfortável. Não será tão dramático quanto o que você obtém com o combustível duplo, mas você provavelmente notará a diferença.

Para muitos proprietários em nossa zona climática, optar pelo aquecimento de combustível duplo ou atualizar um forno são ótimas maneiras de aumentar o conforto interno durante o inverno. Combine equipamentos de aquecimento eficientes e de alto desempenho com um trabalho completo de vedação de ar e pronto!

Você pode não precisar de um umidificador para toda a casa - e isso é uma coisa boa.