>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A história da webcam


Uma webcam é um dispositivo de entrada que permite que usuários de computador compartilhem o que gravam com espectadores conectados à Internet. Embora as pessoas geralmente usem webcams para comunicação pessoa a pessoa, os inventores da webcam não projetaram originalmente o dispositivo para essa finalidade. Seus inventores não estavam tentando revolucionar a forma como nos comunicamos; eles estavam tentando se poupar de caminhadas desnecessárias até a cafeteira.

Motivação subjacente


A ideia da webcam remonta a 1991, quando pesquisadores da Universidade de Cambridge começaram a procurar uma maneira de monitorar remotamente a cafeteira na sala de Tróia do Departamento de Ciência da Computação. Os pesquisadores queriam poder ver o bule de café de suas mesas, para que pudessem dizer se o bule estava vazio. Dessa forma, os pesquisadores não teriam que perder uma ida ao Trojan Room para tomar um café antes que estivesse pronto. A primeira estratégia que os pesquisadores usaram em 1991 foi colocar uma câmera digital na cafeteira e conectá-la a seus computadores. Um software especializado permitiu que os pesquisadores visualizassem as imagens da câmera.

Descoberta


Em 1993, os pesquisadores da Universidade de Cambridge no Departamento de Ciência da Computação deram um passo adiante em seu experimento de visualização remota de cafeteiras, atualizando as imagens da câmera digital na Sala de Tróia para a Internet. No processo, os pesquisadores criaram a primeira webcam do mundo. Os pesquisadores conseguiram esse feito desenvolvendo um mecanismo de chamada de procedimento remoto conhecido como MSRPC2. O mecanismo operava sobre o protocolo de camada de rede multisserviço, que era um protocolo de rede que os pesquisadores haviam projetado para uso com máquinas ATM. O uso do mecanismo MSRPC2 em conjunto com a placa de captura de vídeo de um computador permitiu que os pesquisadores da Universidade de Cambridge carregassem um quadro por segundo de sua câmera de cafeteira para a web.

Comercialização


Embora os pesquisadores da Universidade de Cambridge tenham inventado a webcam, eles não projetaram e venderam webcams para uso generalizado entre os consumidores. A agora extinta Connectix Corporation tem a distinção de ser a primeira organização a produzir webcams disponíveis comercialmente. Em 1994, a Connectix lançou a primeira webcam comercial, a QuickCam, vendida por US$ 99. A QuickCam tinha uma resolução máxima de gravação de 320 linhas horizontais de pixels por 240 linhas verticais de pixels; poderia exibir 16 tons de cinza.

Revolução


A webcam não entrou em uso generalizado até os anos 2000. Como aponta o "PC World", em 2003, Apple, Microsoft e Logitech estavam projetando e vendendo webcams. A demanda por webcams aumentou rapidamente devido ao desenvolvimento das videochamadas, que todos os principais provedores de serviços de mensagens instantâneas começaram a oferecer em 2003. A partir de 2011, as pessoas costumam usar webcams para comunicação cara a cara em tempo real. Uma das inovações mais recentes da webcam foi a incorporação de webcams em dispositivos móveis, como telefones inteligentes.