>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Quais são as funções de um multiplexador?


Simplificando, um multiplexador é um dispositivo que combina os sinais de duas ou mais linhas de entrada em uma única linha de saída. Um exemplo básico de multiplexação é uma linha telefônica, que transporta muitas chamadas individuais ao mesmo tempo, com cada chamada adicionada à linha por meio de multiplexação. Embora mais comumente associados à computação e às comunicações, os multiplexadores têm uma variedade de outras aplicações.

MUX e DeMUX


Um multiplexador, ou MUX, executa um processo de seleção em dois ou mais sinais de entrada usando dados de uma entrada de controle para combinar os sinais de entrada em uma ou mais linhas de saída. O sinal de saída combinado é transmitido; a extremidade receptora deve então separar os sinais para processamento.

A separação dos sinais combinados é realizada por um demultiplexador, ou DeMUX. Usando o exemplo da linha telefônica, quando uma chamada chega ao seu destino, ela é separada da linha combinada e encaminhada ao seu destino individual. Esta ação pode ocorrer simultaneamente para todos os sinais na linha portadora ou apenas um de cada vez.

Multiplexadores analógicos e digitais


Existem multiplexadores analógicos e digitais. Um MUX analógico fornece um meio para várias entradas compartilharem uma única saída. Um exemplo de um MUX analógico é o seletor de fonte em um estéreo. Ao definir o dial para uma fonte de entrada específica, você - a entrada de controle - pode selecionar um DVD player, rádio AM/FM, toca-fitas ou um conector de smartphone - as entradas - como o dispositivo com acesso ao alto-falante sistema ou a saída.

Um multiplexador digital usa dados de controle para guiar suas ações. Um MUX digital pode ter um número par -- como dois, quatro, seis ou mais -- de entradas e um ou um número par baixo de saídas. Ele também possui entradas de controle, cujo número é baseado em quantas entradas e saídas ele possui. Um MUX com duas entradas e uma saída precisa apenas de uma única entrada de controle, enquanto um MUX com 16 entradas e quatro saídas precisa de quatro entradas de controle para selecionar as linhas de entrada e duas entradas de controle para selecionar qual linha de saída usar.

Usos do multiplexador


Multiplexadores digitais são usados ​​onde múltiplos sinais, ou dados, devem ser combinados em uma única linha de transmissão. Esse conceito é difundido e comum, e praticamente todas as empresas envolvidas com qualquer forma de transmissão de dados ou voz o empregam em algum nível. Na comunicação de dados, a multiplexação aumenta a eficiência do sistema ao permitir a transmissão de sinais de áudio, vídeo e dados na mesma linha portadora. Os sistemas de comunicação por voz, como o sistema telefônico, também ganham eficiência ao multiplexar vários sinais de chamada em uma única linha.

Técnicas e protocolos de multiplexação


Várias técnicas e protocolos de multiplexação estão em uso em redes de dados e voz. Os mais comuns são a Multiplexação por Divisão de Código, ou CDM; Multiplexação por divisão de frequência, ou FDM; Multiplexação por divisão de tempo, ou TDM; e Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda, ou WDM. O CDM é uma técnica de transmissão de dados legada; FDM é comum à transmissão de rádio e TV; e WDM é usado para transmissões em redes de fibra óptica. A multiplexação estatística, uma variação do TDM, é outro método usado para multiplexar vários dispositivos em uma rede.