>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funciona um Walkman?


Quando Masaru Ibuka, de 70 anos, cofundador da renomada Sony Corp. do Japão, solicitou que seus engenheiros projetassem e criassem um toca-fitas estéreo portátil para uma longa viagem de negócios, mal sabia ele que seu pedido seria abrir um nova fronteira revolucionária – 'música portátil'. Para realizar o sonho de Ibuka, os engenheiros da Sony reconectaram o 'Pressman', um pequeno gravador "mono" da época, que permitia que ele tocasse em formato estéreo por meio de fones de ouvido.

Ao retornar de sua viagem, Ibuka ficou tão impressionado que sugeriu que o novo gravador estéreo portátil fosse colocado em plena produção. Ibuka foi totalmente apoiada pelo colega fundador Akio Morita, que estava convencido de que os jovens iriam adorar. A empresa recebeu então um prazo desafiador de quatro meses para colocar o Walkman à venda antes das férias de verão de 1979. O desafio foi cumprido e os primeiros modelos Walkman chegaram ao mercado. Inicialmente, muitos varejistas estavam céticos sobre a aceitação do Walkman e pensaram que não venderia, pois não tinha um recurso de "gravação". Em 1989, no entanto, 50 milhões de Walkmans foram vendidos. A pergunta que você pode fazer é:"Como funciona um Walkman?" Bem, o seguinte deve lhe dar uma idéia do que é o Walkman.

O Walkman é um pequeno toca-fitas com um par de fones de ouvido leves. Existem basicamente duas partes em qualquer sistema de gravação magnética de áudio – a fita cassete de áudio (usada como meio de armazenamento) e o próprio gravador (que atua como dispositivo de reprodução).

A fita cassete de áudio usada em um Walkman, ou em qualquer gravador de fita, é revestida com partículas magnéticas. Se a fita estiver em branco (sem música gravada), as partículas magnéticas apontarão em direções aleatórias. No entanto, quando a música é gravada, elas cairão automaticamente em um padrão idêntico às ondas sonoras originais. Quando o botão "Play" é pressionado, a fita passa por uma "cabeça" leitora que contém o eletroímã, que é altamente sensível aos padrões gravados na fita. A cabeça então transmite um sinal elétrico correspondente aos minúsculos diafragmas em cada fone de ouvido, fazendo com que eles vibrem e criem ondas sonoras de música audíveis. É basicamente assim que você ouve sua música favorita.

O Walkman consiste em recursos básicos para executar funções como reproduzir, pausar, retroceder, avançar, gravar e parar. Em um toca-fitas Walkman básico, existem duas cabeças, uma das quais contém dois pequenos eletroímãs. Essas duas cabeças gravam os dois canais separados de um programa estereofônico. O gravador de fita tem duas rodas dentadas que engatam os carretéis dentro do cassete. Durante a reprodução da gravação, avanço ou retrocesso rápido, as duas rodas dentadas giram uma das bobinas para encaixar a fita na função desejada. As duas cabeças são montadas abaixo das duas rodas dentadas. A cabeça do lado esquerdo foi projetada para apagar e limpar a fita antes da gravação. A cabeça localizada centralmente funciona como a cabeça de gravação e reprodução e é aquela que contém os dois pequenos eletroímãs. O cabrestante e o rolete de pressão são montados à direita. O cabrestante gira a uma velocidade precisa e puxa a fita pela cabeça na velocidade certa. A velocidade padrão do cabrestante é de 1,875 polegadas por segundo. A função do rolo de pressão é simplesmente aplicar pressão para que a fita seja segura e firme contra o cabrestante.

Graças ao Walkman, a música portátil percorreu um longo caminho. Hoje, o gravador de fita cassete de áudio foi substituído por CD, DVD players e muito mais.