>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Como funciona a TV por satélite


Antigamente, tínhamos uma televisão simples com dois mostradores. Um para UHF e outro para VHF. Se você tiver sorte, poderá obter cerca de seis canais entre os dois mostradores. Então veio o cabo e abriu um novo mundo de entretenimento para nós. De repente, você pode obter uma centena de canais. Então duzentos. Trezentos. Mesmo que às vezes ainda parecesse que não havia nada que valesse a pena assistir.

A TV via satélite chegou em seguida e abriu ainda mais possibilidades. Você nem precisava passar todos esses cabos pela sua casa e propriedade. Uma vez que a Internet surgiu, não faltou entretenimento disponível para as massas. Hoje somos bombardeados com mais programas de TV e filmes, sem falar nos esportes, que poderíamos assistir durante toda a vida.

Mas no que diz respeito aos provedores de TV, acredite ou não, a TV via satélite ainda é uma grande parte do mercado. Na verdade, os provedores de satélite estão oferecendo a seus clientes mais do que nunca. Uma das razões pelas quais é a principal escolha atual em relação ao cabo são os aplicativos “Watch Anywhere” que empresas como a DISH Network e a oferta da DirecTV. Esses aplicativos permitem que você leve seu conteúdo com você para qualquer lugar e assista ao seu entretenimento em qualquer dispositivo, seja seu PC, tablet ou smartphone. Outro grande fator é a enorme seleção de filmes sob demanda.

Mas você pode estar se perguntando:“Como funciona a TV por satélite?” É uma pergunta comum. Para entender como essa tecnologia funciona, temos que entender que existem cinco componentes principais envolvidos em um sistema de satélite direto para casa (DTH) ou transmissão direta (DBS):a fonte de programação, o centro de transmissão, o satélite, a antena parabólica, e o receptor.



Fontes de programação

Esses são os canais que disponibilizam programação para transmissão. Pense HBO, NBC, CBS, Showtime e todos os outros que você conhece e ama. O provedor paga pelo direito de transmitir seu conteúdo via satélite. As empresas de TV a cabo também funcionam dessa maneira, mas é aí que terminam as semelhanças.

Centro de transmissão

Pense no centro de transmissão como o hub central de todo o sistema. No centro de transmissão, o provedor de TV recebe sinais dos canais ou fontes de programação e, em seguida, transmite um sinal de transmissão para satélites em órbita acima da Terra. O sinal é comprimido para que ele viaje com eficiência.



Satélites

Os satélites recebem esses sinais da estação de transmissão e os retransmitem de volta à Terra.

Antena parabólica

Aquela antena no seu quintal ou no seu telhado pega o sinal do satélite e o envia para o receptor em sua casa.

Receptor

O receptor processa o sinal e o envia para sua TV. é tudo ciência, embora pareça mágica.



Tecnologicamente é muito complicado, mas como você pode ver o processo é muito simples e direto. É incrível quando você pensa no fato de que satélites a milhares de quilômetros acima de nós podem criar uma imagem em movimento em nossas telas.

É basicamente assim que a TV via satélite funciona.

O mau tempo afeta o sinal?

O mau tempo pode interromper o sinal e deixá-lo furioso porque você acabou de perder a grande jogada em um jogo esportivo, mas hoje em dia isso é muito raro graças à tecnologia de bastidores que fortalece o sinal durante tempestades ruins. Neve forte, chuva ou ventos podem afetar o sinal. Afinal, é isso que está entre a antena parabólica e o satélite, mas é preciso uma tempestade muito forte para interromper seu serviço nos dias de hoje. Qual é outra razão pela qual esses serviços são tão populares?

Então, se você está pensando em ir com um serviço de satélite, vá em frente. Você será muito feliz que você fez.