>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Seis tipos de comunicação eletrônica


A comunicação eletrônica remonta ao telégrafo que usava o código Morse para enviar mensagens a longas distâncias por fios. Depois disso, a indústria eletrônica acrescentou o telefone com fio, o rádio sem fio e a televisão. Desde então, a indústria explodiu; os consumidores agora compartilham informações uns com os outros em qualquer lugar, a qualquer hora e de maneiras tão variadas quanto nós.

Páginas da Web


Os usuários da World Wide Web publicam conteúdo em sites para que outras pessoas vejam. O conteúdo pode ser texto simples, mas também pode conter arquivos multimídia, incluindo imagens, sons, vídeos ou conteúdo de streaming. Ao contrário de muitas outras formas de comunicação eletrônica, a maior parte do conteúdo da Web é extraída da Web por usuários que buscam informações, em vez de serem enviados aos assinantes. Embora não seja tão permanente quanto a mídia tradicional, como o papel, as páginas da Web podem arquivar informações por longos períodos.

E-mail


O e-mail é um método originalmente destinado a imitar o correio físico. As mensagens são entregues de um endereço específico para um ou mais endereços específicos. Os usuários são alertados sobre a presença de novas mensagens em suas caixas de entrada por clientes de e-mail que exibem o conteúdo e oferecem a oportunidade de responder. As mensagens são principalmente texto, mas podem incluir anexos de arquivos de vários tipos, incluindo imagens e filmes curtos. Ao contrário das mensagens instantâneas, geralmente não se espera que os e-mails sejam lidos imediatamente após o recebimento. A maioria dos leitores de e-mail acompanha as conversas que incluem várias pessoas por meio do uso de tópicos. Assim, o e-mail é ideal para conversas longas e envolventes entre duas pessoas ou entre pequenos grupos de pessoas.

Fóruns


Conversas que duram indefinidamente, envolvem um grande número de pessoas ou precisam ser arquivadas não são adequadas para e-mail. Fóruns, muitas vezes hospedados na Web, fornecem uma alternativa que combina muitos dos aspectos de e-mail e páginas da Web. Eles envolvem discussões em torno de um único tópico limitado, mas podem durar meses ou anos e envolver dezenas ou até centenas de participantes. A maioria usa uma estrutura em forma de árvore que permite que os participantes entrem em qualquer nível que seus comentários sejam mais apropriados.

Mensagens de texto e instantâneas


As mensagens de texto usam ondas de rádio e protocolos celulares para enviar mensagens de texto de um telefone celular para outro ou de um telefone para um grupo de outros telefones. As mensagens de texto geralmente se destinam a uma comunicação quase instantânea e podem ser mais rápidas do que uma chamada telefônica porque o remetente não precisa esperar que o destinatário responda antes de entregar uma mensagem. Como as mensagens de texto são informais e fáceis, às vezes são chamadas de bate-papo. As mensagens de texto também podem facilitar discussões privadas quando há uma chance de que um telefonema possa ser ouvido. As mensagens instantâneas são semelhantes às mensagens de texto, mas são transmitidas pela Internet e não por ondas de telefone celular.

Redes sociais


Os sites de redes sociais facilitam a comunicação entre pessoas com interesses ou afiliações comuns. Sites como Facebook e LinkedIn fornecem locais para as pessoas interagirem, às vezes em tempo real. Serviços de microblog, como o Twitter, permitem que mensagens de texto curtas de não mais de 140 caracteres sejam transmitidas para um grande público. Ao contrário das mensagens de texto, que são entregues apenas a pequenos grupos, as postagens de microblog devem ser vistas por todos os seguidores de um usuário. Os usuários de microblog podem repassar mensagens que desejam compartilhar com seus próprios seguidores, para que uma postagem de microblog possa se espalhar rapidamente. Uma mensagem amplamente republicada é chamada de postagem viral.

Bate-papo por vídeo


Assim como as mensagens instantâneas, a maioria dos bate-papos por vídeo é realizada por meio de protocolos da Internet que transmitem imagens de um dispositivo para outro. Às vezes, nada supera uma conversa cara a cara. Os bate-papos de vídeo fornecem um imediatismo para uma conversa. Como o tom de uma pessoa geralmente é mais fácil de ler quando você pode ver seu rosto, as empresas costumam usar a videoconferência para ajudar em reuniões virtuais.