>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Por que o rádio do meu carro não funciona após a chuva? 5 truques para corrigir isso


Muitas vezes acontece que enquanto você está dirigindo durante a chuva, você percebe que o rádio do seu carro está morto. Você quer saber o que está errado, corrigir o problema e garantir que não aconteça novamente.

Embora os problemas de rádio relacionados à chuva sejam frequentemente um canário em uma mina de carvão, eles alertam você para problemas não vistos e não reconhecidos, pois encontrá-los agora e consertá-los pode economizar muito tempo, dinheiro e reparos mais tarde.

Como regra geral, para consertar o rádio do carro que parou de funcionar após a chuva, verifique se a fiação da antena está molhada e certifique-se de que a fiação da unidade principal esteja livre de água. Mesmo que volte a funcionar, um rádio de carro que funcione mal na chuva pode indicar vazamentos, que podem danificar permanentemente o sistema elétrico.

Neste artigo, abordarei problemas comuns que fazem com que os rádios dos carros parem de funcionar durante e após uma tempestade e explicarei os tópicos abaixo:
  • Como reparar a grade do desembaçador traseiro do seu automóvel sem substituir a janela traseira
  • Como determinar se sua antena tem uma conexão solta ou corroída
  • Como proteger as entranhas eletrônicas de uma antena de barbatana de tubarão danificada
  • Como proteger sua conexão de fio terra contra corrosão e umidade.
  • Onde montar a antena do para-brisa para melhor recepção
  • Como secar uma unidade de cabeça molhada com sílica gel

Verifique se os fios da sua antena estão molhados


Todo sinal de rádio começa com um transmissor transmitindo através de uma grande antena. Essas ondas de rádio viajam até chegarem a uma antena receptora.

A antena de rádio capta as ondas e as concentra como uma lupa. Este sinal passa para sua unidade principal, que amplifica o sinal para que seus alto-falantes possam reproduzi-lo.

Você geralmente encontrará sua antena de rádio em um dos quatro locais:na grade do desembaçador traseiro, no pára-choque, no teto ou em uma janela interna do carro.

Verifique a antena da janela traseira


Infelizmente, se o rádio do seu carro parar de funcionar na chuva quando você estiver usando o desembaçador, isso pode ser inevitável. Os desembaçadores funcionam com o mesmo princípio da torradeira e do aquecedor elétrico, o que significa que uma corrente elétrica passa por uma grade de metal e resina.

Em muitos veículos novos, a grade traseira também serve como antena de rádio do seu carro. Ao trabalhar como desembaçador, a corrente gera resistência no metal, que fica aquecido. Isso ajuda a evaporar o nevoeiro e a condensação para limpar a janela, mas a corrente elétrica também cria interferência no rádio.

Se você quiser ouvir seu rádio e usar seu desembaçador, precisará atualizar sua antena.

Dica 1:repare sua grade quebrada do desembaçador


Se o problema persistir depois de desligar o desembaçador, você pode ter uma grade do desembaçador quebrada. As grades do desembaçador são frágeis e podem quebrar com o uso. Se você perceber que uma ou mais tiras do desembaçador não funcionam mais, essas conexões podem estar quebradas. Isso interfere não apenas na recepção de rádio, mas também na visão do retrovisor.

Substituir a janela traseira é uma solução cara para o seu problema. Kits de reparo como o Kit de reparo do desembaçador Permatex pode resolver suas preocupações com o desembaçador e a antena por muito menos dinheiro.

Ao testar seu desembaçador, é bom usar uma luz de teste. Estou usando e posso recomendar Testador de Circuito JASTIND LCD , que é barato e funciona muito bem.

O vídeo abaixo da 1A Auto mostrará como reparar a grade do desembaçador na maioria das marcas e modelos de carros:


Verifique sua antena montada no para-lama


As antenas montadas na parte traseira oferecem melhor recepção do que as antenas da janela traseira, mas também apresentam mais pontos de falha.

O fio entre o pára-lama e a unidade principal do carro percorre todo o comprimento do corpo do seu carro. Vazamentos de água em qualquer um desses pontos podem causar interferência e cortar o sinal.

Se o seu rádio estiver funcionando seco, verifique a antena do para-lama com um “teste de oscilação”. Ligue uma música e vá para a parte de trás do seu carro. Agite suavemente a base da antena enquanto a música está tocando. Se a recepção aumentar e diminuir, a antena do para-lama não está firmemente conectada ao corpo do seu carro.

As chances são boas de que essa conexão frouxa tenha permitido a infiltração de água entre sua antena e seu suporte.

Dica 2:limpe ou substitua sua antena


Remova a antena do carro e verifique se há ferrugem ou corrosão. Se você encontrar alguma marca de ferrugem, você pode limpá-la com um Botão de limpeza para serviço pesado Scotch-Brite mergulhado em vinagre.

Ou, você pode achar mais fácil instalar uma antena de reposição do seu revendedor ou loja de autopeças. Embora muitas antenas de automóveis usem uma "montagem universal", sua marca ou modelo pode usar acessórios diferentes.

Verifique sua antena montada no telhado


Era uma vez, longas antenas de metal empoleiradas orgulhosamente em cima de seu carro. Embora essas antenas oferecessem recepção de rádio superior, elas eram vulneráveis ​​a danos causados ​​por vândalos, passagens inferiores e galhos baixos.

Hoje, a maioria das antenas de telhado são consideravelmente menores e usam cobre bem enrolado para captar sinais. Antenas de barbatana de tubarão são cada vez mais populares, pois podem aumentar os sinais de rádio AM/FM, GPS, rádio por satélite e telefone celular!

Por assim dizer, essas antenas têm menos área de superfície do que as antenas de antigamente, portanto, pior recepção das ondas de rádio recebidas.

A montagem da antena inclui um pequeno amplificador que aumenta o sinal antes de atingir a unidade principal para compensar seu tamanho menor. E, como todos os eletrônicos, esses amplificadores são vulneráveis ​​a danos causados ​​pela água.

Se você estiver recebendo uma recepção ruim (ou nenhuma recepção) após uma tempestade, o selo da sua antena pode ser violado. As antenas de barbatana de tubarão são muito menos propensas a danos relacionados a ramificações, mas ainda são itens delicados que podem ser danificados com um golpe. Mesmo o impacto de um pequeno solavanco pode levantar sua barbatana de tubarão quase imperceptivelmente.

Você pode nem notar qualquer dano em uma inspeção casual. No entanto, se você puder ver até mesmo um pequeno espaço entre a barbatana de tubarão e o teto do carro, os componentes eletrônicos delicados da barbatana de tubarão correm o risco de infiltrar água e escorrá-los.

Dica 3:lacre de silicone em sua antena Sharkfin


Você pode aliviar qualquer problema de folga a curto prazo usando o Rectorseal High-Temp Silicone Seal . O silicone de alta temperatura resistirá ao calor de um telhado quente no verão e impedirá a chuva no inverno. Mas, a longo prazo, você provavelmente desejará substituir completamente a barbatana de tubarão.

Este vídeo mostrará como instalar uma antena de barbatana de tubarão de substituição:


Verifique sua antena de pára-brisa


As antenas de pára-brisa, embora não sejam as mais populares, são fáceis de instalar. Em vez de fazer um furo no pára-choque ou na carroceria do carro, você simplesmente fixa sua nova antena em uma janela interna. Uma das áreas de montagem mais comuns é o centro da janela traseira.

Mas se o seu carro veio de fábrica com uma antena desembaçadora do vidro traseiro, o desempenho da antena do seu para-brisa pode ser prejudicado. A interferência que torna um desembaçador aquecido inútil como antena também pode afetar a recepção da antena do seu para-brisa traseiro.

Dica 4:mova a antena do para-brisa


Se a recepção for interrompida quando você estiver usando o desembaçador, tente montar a antena no pára-brisa dianteiro.

O desembaçador dianteiro depende do ar quente soprado do motor, não de correntes elétricas. Isso deve permitir que você aproveite a música em um dia chuvoso com vistas frontais e traseiras transparentes.

Verifique se o rádio do seu carro ficou molhado


A chuva faz coisas terríveis com as unidades de comando. A água não é o problema tanto quanto as impurezas que ela carrega. Mesmo depois de seca, a água pode deixar para trás materiais condutores. Isso pode levar a curtos-circuitos destruidores de equipamentos, portanto, não os ignore. Mesmo um pequeno vazamento pode causar grandes problemas.

Se o som do seu carro tiver sido exposto à umidade, Intel Electronics fornece uma maneira de salvar o aparelho de som usando pacotes de gel de sílica para um “molho seco”.

Embora muitas pessoas possam recomendar o arroz, o arroz é menos eficaz e pode entrar na unidade principal e causar mais problemas.

Dica 5:use um banho a seco com gel de sílica


Remova a unidade principal úmida e não a ligue. A exposição à água danificará os equipamentos eletrônicos ao longo do tempo. Correr corrente através de eletrônicos molhados pode causar danos imediatos e possivelmente irreparáveis.

Aqui estão os passos:
  1. Agite suavemente a unidade para retirar o máximo de água possível.
  2. Use um pano de microfibra para limpar todas as telas ou lentes e, em seguida, dê um tapinha na parte externa da unidade até que esteja seca.
  3. Use ar comprimido para soprar qualquer umidade perdida, mas certifique-se de segurar a lata para cima para não deixar mais líquido entrar na unidade.
  4. Use um aspirador de mão para retirar a umidade. Não o aproxime muito, pois você não quer que eletricidade estática ou excesso de sucção danifiquem os circuitos.

Ao concluir essas etapas, coloque a unidade principal em um recipiente e cubra-a com pacotes de sílica gel. Pacotes dessecantes de gel de sílica Aquapapa deve ser suficiente para cercar a maioria das unidades de cabeçote úmidas, e esta é a maneira mais barata de se livrar da umidade indesejada de seus eletrônicos.

Cubra o recipiente para evitar a entrada de ar externo úmido e, em seguida, vire a unidade principal a cada uma ou duas horas para garantir que toda a água vaze. Deixe descansar nos pacotes de sílica gel por pelo menos 24 horas.

Os pacotes de sílica gel absorvem a umidade do ar. Isso reduz a umidade do recipiente em até 40%. À medida que a água evapora no ar seco da unidade principal, o gel de sílica a suga e a prende em poros minúsculos e interconectados.

Uma unidade principal úmida deve secar dentro de um dia, mas mantenha-a em um local ventilado. Uma unidade de cabeça completamente encharcada pode levar até uma semana para secar completamente. Para acelerar o processo, você pode:
  • Mantenha a unidade principal em um local quente, como perto de um radiador – não use secador de cabelo nem o coloque no forno.
  • Ventile com um pequeno ventilador.

Após cerca de um dia de secagem em sílica, coloque a unidade principal em toalhas de papel ou guardanapos. Espere de quatro a seis horas. Se você não vir sinais de umidade no papel, sua unidade principal está seca.

A imersão a seco em gel de sílica não é uma solução garantida. Quanto mais umidade entrar em sua unidade, maior a chance de ser irreparável. Depósitos corrosivos ainda podem atormentar sua unidade principal e causar problemas mais tarde.

Mas se você quiser segurar sua unidade principal até encontrar uma substituição, o gel de sílica pode lhe dar algum tempo e, se tiver sorte, pode resolver o problema completamente.

Verifique se há um fio de aterramento molhado


Se o seu rádio não estiver aterrado corretamente, você ficará estático e poderá não receber nenhum sinal. Para verificar a conexão de aterramento da unidade principal, você terá que removê-la.

Retirar um rádio de carro normalmente envolve a remoção de painéis de instrumentos. Verifique o manual do proprietário (que você pode encontrar em Manuais do carro on-line se você não tiver um no porta-luvas) para obter instruções específicas.

Como aterrar o rádio do carro corretamente?


Quando você tiver seu aparelho de som, siga o fio terra até o ponto onde ele está parafusado ao chassi ou estrutura. Se o seu fio terra estiver solto ou você vir corrosão ou ferrugem, aperte ou limpe a conexão.

Você também pode mover o fio terra para uma área diferente, mas evite aterrar no mesmo parafuso ou seção de outro dispositivo eletrônico para evitar o zumbido de “loops de aterramento.

Como aterrar a antena do carro corretamente


Sua antena também tem um fio terra. Se esse fio terra estiver corroído ou se molhar, seu sinal será degradado ou perdido completamente.

Para verificar isso, abra o porta-malas ou o capô do seu carro. As antenas montadas na parte traseira normalmente serão aterradas no porta-malas, enquanto o aterramento das antenas montadas na frente estará sob o capô.

Puxe o fio terra até atingir um parafuso na estrutura do carro. Para obter melhores resultados, conecte o fio terra a uma peça transversal ou conexão de dobradiça em vez de um parafuso que prende o corpo à estrutura.

Remova o parafuso com uma chave de soquete e limpe-o até que esteja livre de detritos ou ferrugem. Em seguida, cubra o parafuso e o fio de cobre desencapado no final do solo com uma graxa dielétrica como Super Lube High-Dielectric and Vacuum Grease .

A graxa dielétrica protege contra umidade e detritos e aumenta a condutividade. Finalmente, enrole o fio ao redor do parafuso e reinstale-o firmemente.

Para segurança adicional, você pode revestir as conexões de aterramento com um selante à prova d'água como a Fita Elétrica Líquida EELHOE . Após a aplicação, espere pelo menos quatro horas para permitir que seque.

O líquido espesso se torna um polímero de vinil que impede a entrada de umidade e evita a corrosão, garantindo que sua conexão permaneça conectada.

Sele vazamentos para proteger seu rádio e seu carro


Vazamentos de água podem danificar mais do que apenas o seu rádio. Eles também podem causar mofo em seus carpetes e estofados e corrosão nos eletrônicos que controlam seu carro.

Com água no carro, tudo, desde os vidros elétricos até as unidades de controle eletrônico do seu carro pode estar em risco. Pequenos vazamentos podem se transformar em vazamentos significativos e causar problemas ainda maiores.

Procure no interior do seu carro manchas de água ou ferrugem:elas apontam para vazamentos. A água pode se acumular dentro dos painéis das portas, onde os alto-falantes estão localizados, e também as vedações do teto solar geralmente quebram e vazam. Esses vazamentos podem enviar água escorrendo do forro do teto para o painel, causando estragos em todos os seus equipamentos eletrônicos.

Se você ouvir o ruído do vento ao dirigir ou notar a formação de poças de água na área de passageiros, há uma boa chance de uma vedação da porta estar falhando. Inspecione o batente e o perímetro da porta, pois você pode encontrar buracos, rachaduras ou borracha que ficou rígida e dura. Você deve conseguir substituir o teto solar e as vedações das portas em seu revendedor de automóveis ou em uma loja de autopeças.

Você pode reinstalar a vedação por um técnico ou tentar preencher as áreas abertas com um selante como Permatex Flowable Silicone Windshield and Glass Sealer .

Tenha em mente que também os porta-malas dos carros frequentemente absorvem água. A vedação de borracha do porta-malas pode ser danificada ou a água pode vazar através de uma luz traseira. Qualquer água que encontre o caminho para o porta-malas permanece no porta-malas pelo menos até que a gravidade a envie para o interior quando você desce a ladeira.

Esse fluxo de água é uma má notícia para seus alto-falantes traseiros e subwoofers montados no porta-malas e, como os fios percorrem todo o comprimento do seu carro, também é uma notícia terrível para o seu veículo. Verifique a vedação do porta-malas e as luzes e substitua quaisquer vedações quebradas e calafete quaisquer lacunas que encontrar nessa área.

Conclusão


Um rádio silenciado é uma coisa ruim, mas toda nuvem tem um lado bom. As chances são boas de que, se você estiver tendo problemas com o rádio durante ou após a chuva, haja um vazamento em algum lugar do carro que precise de atenção.

É melhor perder o seu podcast favorito ou perder a última música no topo das paradas do que suportar o tempo, o dinheiro e os reparos necessários para corrigir esse problema mais tarde.

Fonte


Crutchfield:Como escolher uma antena FM de substituição para o seu carro

Oficina Instructables:Reparação de fugas na carroçaria do carro

Sala de imprensa da Intel:o que fazer quando seu dispositivo eletrônico fica molhado

Ainda funciona:como obter um bom terreno em uma antena de carro

Lifewire:Curando o áudio do carro estático

Mecânica popular:como consertar a calafetagem do seu carro