>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Por que o rádio do meu carro parou de funcionar depois de um solavanco?


Muitas vezes acontece quando você dirige e bate em um solavanco, de repente seu rádio desliga completamente ou por um breve segundo. Por que o rádio do seu carro parou de funcionar depois de bater em um solavanco?

Há três razões principais pelas quais o rádio do seu carro parou de funcionar depois de bater em um solavanco, e esses são fios defeituosos, uma conexão corroída ou uma antena ruim. De qualquer forma, o sinal pode ter sido interrompido e resultar em perda parcial ou total do som.

Se você tiver regularmente falhas no áudio, talvez seja necessário investigar a causa raiz, para a qual darei algumas dicas abaixo. Depois de identificar a causa raiz, você pode seguir algumas etapas descritas no artigo para corrigir o problema.

Por que meu rádio desliga quando eu bato um solavanco?


Existem algumas explicações para a súbita interrupção do rádio depois de bater em solavancos durante a condução. Você pode pegar o rádio e fazer uma investigação. Ou você pode se beneficiar ao entrar em contato com um profissional se estiver fora do seu escopo ou área de especialização.

Os culpados mais comuns são:

Fios defeituosos


Se o rádio do seu carro parou de funcionar depois de bater em buracos ou buracos na estrada, você pode ter uma conexão defeituosa com seus fios que podem se soltar com o tempo. Os rádios dos carros têm vários fios na parte de trás da unidade para produzir o som e enviar e receber sinais de sua antena.

Os cabos são conectados com um chicote de fios que conecta todos os fios a um único ponto. Este chicote permite que eles conectem uma peça em vez de cada fio individual.

Se qualquer um dos fios do chicote entrar em curto, potencialmente parar de funcionar ou estiver danificado de alguma forma, isso poderá causar problemas em todo o sistema. Se um dos fios conectados ao rádio tiver um problema, bater em qualquer solavanco que empurre o veículo também afetará diretamente a saída.

Considere testar a teoria atropelando outros solavancos ou estradas que cruzam os trilhos do trem para ver se isso é um problema isolado ou padrão em seu veículo.

Conexão corroída


Embora possa não haver uma quebra específica em nenhum fio de conexão, você certamente pode ter uma conexão corroída.

Os cabos que vão do rádio ao carro podem ter sido expostos a vapor ou outros líquidos. Esse vapor pode corroer os pontos de conexão causando problemas, especialmente se os fios usados ​​não forem da mais alta qualidade.

A umidade pode depositar partículas de água ou líquido no metal exposto, tornando-o quase inútil à medida que o metal é corroído.

Você pode precisar puxar a unidade inteira para fora do carro para inspecionar ainda mais a fabricação do equipamento.

Antena ruim


Uma antena ruim pode significar uma conexão ruim com a unidade principal ou com a própria antena. Se a antena estiver com defeito ou precisar ser substituída, você poderá continuar a ouvir saltos ou interrupções na sua música.

Embora a maioria dos carros mais novos não tenha a antena tradicional saindo da lateral do veículo, você ainda poderá localizar a antena.

Modelos de veículos mais recentes podem usar uma antena de barbatana de tubarão, que é quase indetectável, a menos que você esteja procurando por ela. A barbatana de tubarão fica em cima do teto do veículo, é pequena e parece se misturar com o resto de sua construção. Estes são esteticamente mais agradáveis ​​do que a versão antiga.

Como evitar problemas de rádio devido a solavancos


Existem algumas abordagens diferentes para impedir que o rádio do seu carro pare. Enquanto alguns podem envolver a troca do rádio do carro ou a instalação de um novo sistema, outros são coisas que você pode evitar enquanto dirige.

Aqui estão algumas das melhores estratégias:

Evite buracos ao dirigir


Se você não puder investigar a causa raiz dos problemas do rádio, tome algumas precauções extras ao dirigir para evitar buracos ou solavancos significativos.

Se você tiver fios defeituosos na unidade de rádio e continuar a encontrar solavancos, isso pode aumentar a gravidade do problema e pode desconectar completamente um fio, deixando você sem nenhum rádio até corrigir o problema.

Verifique as conexões atuais


Se o seu rádio parou de funcionar de forma consistente, talvez seja hora de dar uma olhada nos bastidores.

Verifique as conexões com o manual do usuário, se disponível, e determine a melhor abordagem para retirar o sistema de rádio do veículo. Você pode precisar usar algumas ferramentas diferentes para ter acesso à parte traseira do equipamento, como uma chave de fenda e um alicate.

Depois de obter acesso à parte traseira da unidade, você pode começar a inspecionar os fios e as conexões. Olhe cuidadosamente através de cada um dos chicotes de fios e veja se há algum sinal de fiação defeituosa.

Se você tem fios que parecem estar quebrados ou danificados, você pode ter encontrado o culpado. Se um fio parecer ter uma conexão muito frouxa, você poderá consertá-lo usando um ferro de solda.

Além disso, enquanto você tem a parte traseira da unidade exposta, certifique-se de olhar para a base e as portas de conexão para qualquer potencial corrosão. Os sinais de deterioração podem incluir uma cor enferrujada ou outra descoloração no que deveria ser peças de metal prateado. Se você identificar áreas com corrosão, pode ser necessário substituir a unidade ou substituir as peças corroídas individualmente.

Inspecione sua antena


Se você tirou o rádio e todas as conexões parecem estar bem, considere dar uma olhada nas antenas do seu veículo. Se você tiver o estilo de antena mais antigo que fica reto no ar, procure por quaisquer dobras ou vincos anormais no fio, especialmente se sua antena for longa ou telescópica.

Se a antena parecer danificada, pode ser necessário substituí-la ou tentar endireitá-la.

Substituindo seu rádio


Se você conseguiu identificar um problema específico com seu rádio e precisa substituí-lo, siga as etapas abaixo. Você pode substituí-lo por conta própria ou consultar um profissional para obter assistência.

Como substituir sua unidade principal?


As etapas a seguir fornecem uma visão geral de alto nível para substituir o rádio. No entanto, você ainda precisará seguir o manual do usuário incluído com seu novo sistema de rádio para garantir a instalação adequada.
  • Use chaves de extração para retirar o rádio antigo do estojo. Coloque-os nos pequenos slots dos aparelhos de som e empurre-os para dentro.
  • Desconecte toda a fiação do carro ao chicote do adaptador do rádio atual.
  • Pegue seu novo rádio e conecte a fiação do carro ao novo adaptador.
  • Se o novo rádio incluir um conversor de saída, você precisará conectá-lo para se comunicar com o veículo.
  • Deslize sua mão no console para colocar toda a fiação atrás do rádio. Isso ajudará a manter tudo organizado enquanto você termina.
  • Conecte o chicote no rádio e tente ligá-lo. Se for bem-sucedido, conclua a instalação deslizando o rádio para dentro da estrutura. Pode ser necessário usar um adaptador de painel frontal se ele não se encaixar perfeitamente.

Conclusão


O rádio do carro pode parar de funcionar depois de bater em solavancos devido a fiação defeituosa, conexões corroídas e problemas com sua antena.

Se o problema continuar a acontecer toda vez que você bater em um buraco ou passar por um buraco, talvez seja necessário investigar o problema mais a fundo. Os rádios do carro são relativamente fáceis de remover e inspecionar, então você pode primeiro tentar diagnosticar o problema antes de entrar em contato com um profissional.

Se você ainda não conseguir localizar o problema ou se precisar substituir totalmente o rádio do carro, entre em contato com um especialista local para ajudar na atualização do sistema e na correção do problema.