>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Por que as saídas RCA do rádio do carro não estão funcionando?


Se o sistema de áudio do seu carro não estiver soando tão bem quanto você gostaria, o problema pode não ser seus alto-falantes ou amplificador. Em vez disso, pode haver um problema com pequenas saídas RCA que enviam o sinal do rádio para o amplificador.

Mas por que as saídas RCA em estéreos de carro podem não funcionar e, mais importante, como você pode consertá-lo? Vamos descobrir.

Geralmente, os motivos mais comuns para saídas RCA não funcionarem são:
  • Os cabos RCA não estão conectados corretamente
  • Os cabos RCA estão danificados
  • Há um problema com o amplificador interno do estéreo do carro



No artigo abaixo, explicarei esses motivos em detalhes e fornecerei dicas sobre como obter mais valor de seus cabos RCA.

Por que as saídas RCA estéreo do carro podem não funcionar?


Se o sistema de áudio do seu carro não estiver soando tão bem quanto você gostaria, o problema pode ser causado por saídas RCA danificadas ou não conectadas corretamente.

Pode parecer ridículo que conectores tão pequenos possam causar tanta dor, mas sim.

Isso ocorre porque o RCA é projetado para transferir sinais, e qualquer dano, por menor que seja, pode interromper esse sinal e causar problemas de qualidade de som.

Em alguns casos, as saídas RCA podem não funcionar, enquanto em outros, podem produzir estalos ou ruído estático dependendo do dano.

Felizmente, na maioria dos casos, o problema é relativamente fácil de resolver sozinho.

Qual ​​é a saída RCA estéreo do carro?


A saída RCA estéreo do carro é um conjunto de conectores que permitem conectar o estéreo do carro a um amplificador externo ou outros componentes de áudio.

As saídas RCA geralmente consistem em dois conectores, um para o canal esquerdo e outro para o canal direito. Existem, no entanto, alguns aparelhos de som que possuem quatro ou até seis saídas RCA para amplificadores multicanal.

As saídas RCA são normalmente usadas para conectar um subwoofer a um estéreo de carro, mas você também pode usá-las para conectar outros componentes de áudio, como um Equalizador ou um Processador de som .



Ao conectar um amplificador externo ou outros componentes de áudio ao som do seu carro, cabos RCA de alta qualidade são essenciais para evitar problemas de qualidade de som.

Como consertar saídas RCA estéreo de carro?


Existem várias maneiras de fazer isso, mas o mais importante é verificar se os cabos RCA estão conectados corretamente e não danificados. Se estiverem, verifique o amplificador interno do estéreo do carro.

Verifique se os cabos RCA estão conectados corretamente.


A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que os cabos RCA estão conectados corretamente.

Para tal, desligue primeiro os cabos RCA do auto-rádio e volte a ligá-los, certificando-se de que estão totalmente inseridos.

Se você estiver usando um som automotivo de reposição, verifique também se os cabos RCA estão conectados à saída correta (geralmente rotulada como “subwoofer” ou “sub-out”).


Verifique se os cabos RCA estão danificados.


Mesmo que os cabos RCA estejam conectados corretamente, eles podem estar danificados, o que pode causar problemas de qualidade de som.

Para verificar se os cabos RCA estão danificados, desconecte-os do som do carro e inspecione-os quanto a danos físicos, como cortes, desgaste ou quebras no isolamento.

Se você não vir o dano visual, o próximo teste que você precisa fazer é usar um multímetro.

Defina o multímetro para o modo ohms e, em seguida, toque uma das pontas de prova em cada extremidade do cabo RCA. Se o multímetro emitir um bipe ou mostrar uma leitura próxima de zero, isso significa que o cabo RCA está em curto e precisa ser substituído.

Verifique o amplificador interno do estéreo do carro.


Se os cabos RCA estiverem conectados corretamente e sem danos, o problema real pode estar no amplificador interno do estéreo do carro.

Para verificar se o amplificador está funcionando, você precisará usar uma luz de teste ou um multímetro.

Primeiro, desconecte os cabos RCA do som do carro e, em seguida, toque uma das pontas de prova da luz de teste ou multímetro no fio terra e a segunda ponta no fio positivo do RCA.

Se a luz de teste acender ou o multímetro mostrar uma leitura próxima a 12 volts, o amplificador está funcionando e o problema provavelmente está nos cabos RCA.

No entanto, se a luz de teste não acender ou o multímetro mostrar uma leitura próxima de zero, o amplificador não está recebendo energia. Portanto, pode ser necessário levar o aparelho de som ao profissional para testes adicionais.

Tenha em mente que se você tiver um amplificador externo, suas portas RCA também precisam ser verificadas.

Como faço para testar minha saída de rádio RCA?


Testar a saída de sinal do RCA é diferente de testar os fios RCA, mas você deve fazer isso toda vez que investigar as conexões no estéreo.

Alguns passos abaixo mostram o teste da qualidade real do som que está sendo produzido.

1) Ligue o som do carro e aumente o volume até a metade.

2) Conecte uma extremidade do cabo RCA ao conector “Subwoofer Output” ou “Preamp Output” na parte traseira do estéreo.

3) Toque a outra extremidade do cabo RCA positivo (vermelho) no terminal positivo do multímetro e, em seguida, toque o cabo RCA negativo (preto) no terminal negativo do multímetro.

4) Configure seu multímetro para o modo “DC Voltage” e observe a leitura. Deve estar entre 11 e 16 volts. Se não for, há um problema com a saída do som do seu carro e você precisará investigá-lo mais.

5) Agora desconecte os cabos RCA do estéreo e ajuste seu multímetro para o modo “Ohms”.

6)Toque uma das pontas de prova no terminal positivo (vermelho) do cabo RCA e, em seguida, toque a outra ponta de prova no terminal negativo (preto) do cabo RCA. Você deve ver uma leitura próxima de zero ohms. Caso contrário, há um problema com os cabos RCA e eles precisam ser substituídos.

7) Em seguida, conecte os cabos RCA de volta ao estéreo e defina seu multímetro para o modo “AC Voltage”.

8)Toque uma das pontas de prova no terminal positivo (vermelho) do cabo RCA e, em seguida, toque a outra ponta de prova no terminal negativo (preto) do cabo RCA. Você deve ver uma leitura entre 11 e 16 volts.

Conclusão


Embora seja uma experiência chata, ter problemas com as saídas RCA não precisa ser o fim do mundo.

Seguindo as etapas acima, você pode localizar e corrigir rapidamente o problema.

Se você estiver tendo problemas com as saídas RCA do som do seu carro, há algumas coisas que você pode fazer para tentar resolver o problema rapidamente.
  • Primeiro, verifique os cabos RCA quanto a danos físicos.
  • Em seguida, verifique as saídas RCA do estéreo do carro com um multímetro para ver se elas fornecem a voltagem adequada.

Se os cabos RCA estiverem danificados ou a saída do estéreo do carro não estiver funcionando corretamente, você precisará levar o estéreo a um profissional para testes adicionais.