>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Por que o rádio do meu carro não está funcionando?


Dirigir pode ser um pouco monótono, especialmente se você estiver na estrada constantemente e por muito tempo.

Uma maneira de vencer o tédio nas ruas é ouvir música, e quase todo mundo faz isso, mas por que às vezes o rádio do carro pode não funcionar? Vamos descobrir.

O rádio do seu carro pode não estar funcionando devido a um fusível queimado, fiação defeituosa, pontos de conexão defeituosos, falta de energia, antena danificada ou até mesmo um sintonizador defeituoso.

No artigo abaixo, explicarei quais são todas as causas pelas quais seu rádio pode e pode parar de funcionar e, em seguida, ajudaremos você a solucionar o problema para determinar qual é o problema e como corrigi-lo.

Além disso, vou falar sobre como testar seu rádio se ele está instalado no carro ou não.

O que há de errado com o som do meu carro?


Você pode ficar sobrecarregado se o som do seu carro não estiver funcionando corretamente. Além disso, o termo “não está funcionando” pode se referir a vários problemas no que diz respeito ao seu rádio.

Existem situações em que o rádio pode não ligar, ligar em momentos aleatórios, desligar em determinados momentos e muitos outros problemas.

O problema mais comum com um som automotivo é que ele não liga e, dentro desse problema, pode haver uma variedade de problemas que podem estar causando isso.

Fusíveis queimados


O problema mais comum com um som automotivo que não liga geralmente está relacionado a um fusível queimado.

O fusível é bastante simples de substituir e você não precisará enviar seu carro para um centro de serviço ou mecânico, o que custará muito dinheiro, enquanto um fusível custa alguns centavos.

Fusíveis queimados ocorrem quando há um curto no circuito que está alimentando o estéreo. Como tal, o fusível estoura para proteger contra danos ao seu delicado equipamento eletrônico (o som do seu carro).

Fiação defeituosa


Outras razões pelas quais o som do seu carro não está funcionando podem estar relacionadas à fiação do rádio.

Em alguns casos, quando o carro envelhece, o fio e os circuitos começam a se degradar com o tempo e, portanto, os fios podem quebrar, quebrar e ser danificados.

de alguma maneira.

Problemas com fiação quebrada ou danificada podem causar uma infinidade de problemas, como o rádio não ligar e só ligar algumas vezes, desligar algumas vezes, ter som vindo apenas de alto-falantes específicos e não de outros e assim por diante.

O problema com a fiação defeituosa às vezes pode ser um pouco mais complicado de resolver e exigirá paciência, algumas habilidades de bricolage e conhecimento da fiação do seu veículo.

Fiação incorreta


Uma coisa a notar é que, se você mesmo instalou o som do carro, deve ter notado a grande quantidade de fios que há para conectar. Existem fios para alto-falantes, energia, interruptores, controle remoto, terra, acessórios e assim por diante.

Esses fios são mais fáceis de entender porque têm uma combinação de cores universal que a maioria dos fabricantes de veículos e acessórios aderem. Existem até chicotes que vêm com o som do seu carro que facilitam a conexão.

No entanto, em alguns casos em que você é novo na fiação de um som automotivo, pode não ter conectado os fios no lugar certo apenas por causa da grande quantidade que pode causar alguma confusão.

Sem energia


Em alguns casos em que o rádio não liga, ele pode estar sem energia ou sem energia suficiente.

Isso pode, em alguns casos, estar relacionado à fiação defeituosa, mas em outros casos também pode estar associado à bateria do carro.

Pontos de conexão com defeito


Tal como acontece com a fiação defeituosa, um ponto de conexão defeituoso pode causar um monte de problemas que analisamos.

Pontos de conexão com defeito não se relacionam especificamente com fiação defeituosa. Isso ocorre porque o fio do aparelho de som pode estar em perfeitas condições; no entanto, a extremidade onde faz contato para dar continuidade ao circuito, seja no chicote ou mesmo no ponto de aterramento, não pode ser conectada de forma rápida.

Além disso, se você achar que o rádio do seu carro está ligando e desligando constantemente e em momentos aleatórios, você provavelmente está olhando para um ponto de conexão com defeito.

Como consertar um rádio de carro que não liga?


Como já vimos, muitos problemas podem fazer com que o som do seu carro não ligue.

Se o rádio do seu carro não estiver ligando, você precisará solucionar onde o problema pode estar ocorrendo e qual é a causa.

Existem alguns passos que você precisa seguir para fazer isso, e você precisará de um pouco de conhecimento de bricolage sobre estéreos de carro, como eles funcionam e como estão conectados.

Se você pretende solucionar o problema do rádio do carro e consertá-lo sozinho, também precisará de algumas ferramentas simples para prosseguir.

Ferramentas e acessórios necessários:

  • Multímetro
  • Fusíveis
  • Ferramenta de crimpagem
  • Fio estéreo
  • Cortadores de fio

Abaixo, detalho os métodos de solução de problemas que você pode usar para determinar o que está errado com o som do seu carro e corrigi-lo.

Observe que alguns métodos de solução de problemas exigirão mais trabalho e esforço do que outros.

Como solucionar problemas de um rádio de carro?


Ao tentar solucionar problemas do rádio do carro, há algumas coisas que você pode verificar para determinar onde está a falha.

Além disso, você poderá usar alguns desses métodos de solução de problemas quando o rádio estiver instalado no carro e quando não estiver.

Teste de tensão e terra com um multímetro


Se o som do seu carro está instalado no carro, não há sinais de vida e você não tem ideia por onde começar, o melhor é pegar seu multímetro e verificar se a corrente está passando por todos os pontos de conexão.

Este será o primeiro ponto a ser abordado porque você pode entender claramente o que está acontecendo em relação à energia que está sendo enviada ao seu estéreo.

Não se preocupe se você não souber usar um multímetro. Vou explicar isso agora.
  • Primeiro, você precisará aterrar seu cabo de teste negativo (geralmente o clipe preto) ao terra. Isso significa prendê-lo em uma seção de metal do seu carro (o chassi).

Em seguida, você definirá seu medidor para a configuração de corrente contínua de 12v. Olhando para a parte de trás do estéreo, você verá uma tonelada de fios. Só precisaremos verificar os que estão enviando e recebendo corrente para o estéreo.
  • Agora, use sua ponta de prova positiva (a ponta vermelha) e teste o fio amarelo. O fio amarelo para um som automotivo é normalmente o fio de memória de 12 V que recebe energia da bateria do carro.

Observe que ele lerá 12V independentemente de o carro estar ligado ou desligado e em que posição a chave está. Portanto, o multímetro deve ler 12v neste ponto.

Se não for, a falha provavelmente está em um fusível queimado dentro da caixa de fusíveis de fábrica.

Você precisará verificar o painel de distribuição da caixa de fusíveis do seu carro com o manual ou pesquisar on-line para ver qual fusível se correlaciona com o estéreo e o fio de memória de 12V.

Se o fusível estiver queimado, você só precisará substituir esse fusível e o estéreo deve funcionar.
  • Se você descobrir que há tensão passando pelo fio amarelo, o próximo fio a ser verificado é o fio do interruptor (normalmente o fio vermelho). Este fio também deve ler 12V, mas somente quando a chave do carro estiver no acessório ou na posição.

Se não houver tensão quando você testar este fio, provavelmente há um fusível queimado na caixa de fusíveis de fábrica. Mais uma vez, verifique o fusível apropriado e substitua-o se estiver queimado.

Agora, se houver tensão ao longo deste fio, você também precisará verificar se há uma presença de terra localizada no fio.

Pegue seu multímetro, ajuste-o para a configuração de verificação de continuidade e teste o fio vermelho com o fio preto.
  • Se houver continuidade ao longo do circuito, o multímetro deve emitir um bipe quando o fio preto entrar em contato com o fio vermelho.
  • Se o multímetro não emitir um bipe, verifique a conexão e os fios do circuito quanto ao aterramento e conserte-os adequadamente.

Verifique os pontos de conexão


Depois de usar o multímetro e descobrir que há 12 V de alimentação no estéreo e nenhum fusível está queimado, você precisará verificar todos os pontos de conexão. Há duas maneiras de usar esse método de solução de problemas.
  • A primeira é passar sistematicamente pelos pontos de conexão de cada fio. Você verificará se eles estão presos corretamente e firmemente onde fazem uma conexão. Isso pode demorar um pouco, mas uma vez feito isso, você pode ter certeza de que o problema não está em nenhum ponto de conexão com defeito.

O próximo método dependerá do problema que seu estéreo está tendo, e você precisará de um pouco de conhecimento sobre como funciona a fiação de um sistema estéreo de carro. No entanto, você vai economizar um pouco de tempo.

Dependendo do problema, você verificará apenas os pontos de conexão apropriados.
  • Por exemplo, se o alto-falante traseiro direito não estiver funcionando, mas todo o resto estiver, você verificará apenas o ponto de conexão desse fio. Ou seja, você verificará o fio roxo do chicote do estéreo do carro.

O mesmo princípio se aplicaria a vários problemas. Dependendo do problema, você verificaria o fio correlacionado.
  • Por exemplo, se o controle remoto estiver ligado ou a antena do aparelho de som não estiver funcionando, verifique o fio azul.

Verifique se há fiação defeituosa


A verificação de fiação defeituosa pode estar, em alguns casos, além da experiência de alguns indivíduos, pois pode exigir que você remova os painéis internos do seu carro e siga o caminho de todo o circuito do seu aparelho de som.

Se você entender o que precisa ser feito aqui, existem duas opções.
  • Você pode levar seu carro a um centro de serviços ou a uma loja de áudio para ser consertado, pois não vale a pena o tempo e o esforço para tentar encontrar um fio defeituoso.
  • Caso contrário, você terá que encontrar o fio que acha que está com defeito (espero que haja apenas um), seguir seu caminho, retirar qualquer painel interno e revestimento do seu carro para chegar até ele e substituí-lo.

Como posso testar o rádio do meu carro sem instalá-lo?


Testar o som do seu carro quando ele não está instalado é realmente mais fácil do que você pensa. No entanto, você precisará de alguns acessórios e ferramentas para fazer isso.

Ferramentas e acessórios necessários:

  • Adaptador de energia 12v
  • Multímetro
  • Cortadores de fio

O que você fará com o adaptador de energia é cortar a ponta e descarnar os dois fios para que você possa ver a fiação interna.
  • Usando seu multímetro, você testará qual fio é positivo e negativo. Para fazer isso, você conecta o adaptador para que ele tenha energia.
  • Em seguida, gire o multímetro para a configuração 12v ou 20v e, em seguida, use os terminais positivo e negativo conectando-os aos fios expostos para determinar qual é o positivo e o negativo.

A leitura correta no multímetro será entre 12 e 15V, dependendo do adaptador, quando você tiver colocado corretamente os fios nos fios corretos.
  • Em seguida, você pegará o fio amarelo e vermelho do som do seu carro (o fio de memória de 12V e o fio acessório), descascá-los se necessário e conectá-los um ao outro.
  • A seguir, você pegará o fio exposto do adaptador e o conectará ao acessório e capacidade de memória (que agora estão unidos) e ao fio terra (o fio preto).

O fio do acessório e da memória será positivo e o terra será negativo. Portanto, certifique-se de conectar os fios do adaptador a eles de acordo.
  • A última coisa a fazer é conectar o adaptador, ligar a alimentação e, em seguida, ligar o aparelho de som. Se tudo correr bem, ele deve ser ativado sem problemas.

Observe que os fios negativo e positivo não devem se tocar em nenhum ponto quando o adaptador estiver conectado e ligado, pois isso causará um curto.

Conclusão


Existem muitas razões pelas quais o som do seu carro para de funcionar ou funciona incorretamente. Esses problemas variam de pequenos (um fusível queimado) a problemas significativos (fiação defeituosa).

A solução de problemas é a única maneira de determinar corretamente o que há de errado com seu rádio, mas se você tiver algum conhecimento sobre áudio do carro, poderá ter uma ideia de antemão sobre qual poderia ser o problema antes de iniciar a solução de problemas.

Depois de solucionar qual é o problema e, dependendo da gravidade, você saberá se pode corrigi-lo ou se precisa levá-lo para reparos.

Leve em consideração que solucionar problemas e consertar o som do seu carro é um pouco mais fácil do que você pensa e pode economizar muito dinheiro.