>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Como consertar uma bateria de drenagem estéreo de carro?


Não há nada melhor do que ter um sistema de som automotivo que soe nítido e produza uma saída de áudio perfeita.

Mas, às vezes, seu sistema estéreo pode começar a consumir a bateria do seu carro de forma parasita, fazendo com que ela se esgote e morra. Então, como você conserta um som de carro que está drenando sua bateria?

Como regra geral, antes de consertar uma bateria de esgotamento do estéreo do carro, você precisa saber se o estéreo é antigo ou recém-instalado. Se o aparelho de som for antigo, pode esgotar a bateria devido a um relé defeituoso. Se um rádio foi instalado recentemente, provavelmente está conectado a um fusível que recebe energia quando o motor está desligado.

Como Associado da Amazon, o ImproveCarAudio ganha com as compras qualificadas feitas neste site. Se você fizer uma compra por meio de links deste site, poderemos obter uma pequena parte da venda da Amazon e de outros programas de afiliados semelhantes.

Neste artigo, examinarei os cenários mais prováveis ​​​​para fazer com que o som do seu carro drene a bateria e recomendarei possíveis soluções para cada um deles.

Fornecerei a você um guia direto para solucionar o problema e deduzir onde o problema está surgindo por meio de um processo de eliminação.

Como o estéreo do carro pode drenar a bateria do seu carro?


O termo “tração parasita” refere-se a um componente elétrico em seu carro que está consumindo amperagem da bateria quando não deveria.

Isso faz com que sua bateria fique sobrecarregada e esgotada e pode resultar em uma bateria completamente descarregada. Nesse caso, o aparelho de som é o parasita, retirando energia da bateria, deixando-a esgotada e incapaz de funcionar.

Existem várias maneiras de saber se uma bateria está descarregada. O mais óbvio é que seu carro terá problemas para dar partida. Ele mostrará um som de acionamento anormal e excessivo ao tentar dar partida no motor.

Alguns dos outros sinais de que sua bateria está sofrendo de um dreno parasita são:
  • Luzes esmaecidas, especialmente os faróis.
  • A luz de verificação da bateria está sendo indicada no seu painel.
  • Seu carro sai pela culatra.
  • O carro não vira a menos que você abasteça.

A bateria de um carro fornece à ignição a energia inicial para dar partida. Mas uma vez que seu motor está funcionando, a maior parte da energia usada para fornecer os componentes elétricos internos é derivada do alternador.

O sistema estéreo do seu veículo nunca deve drenar excessivamente a bateria. Se isso acontecer, então há um problema.

Você também deve ter em mente que, se o motor do seu carro estiver desligado, mas a bateria estiver ligada e você estiver usando os recursos elétricos do carro, como o estéreo, o aquecedor/A/C ou as luzes, ele drenar sua bateria em um ritmo rápido.

Embora a bateria possa alimentar diretamente o estéreo por um breve período com o motor desligado, ela não foi projetada para fazer isso por um longo tempo e acabará morrendo.

A principal função de uma bateria de carro é fornecer ao carro energia suficiente para dar partida e auxiliar passivamente o alternador enquanto o motor está funcionando.

Como observação lateral, vale a pena mencionar que, embora eu me concentre especificamente em discutir as causas de um estéreo que está drenando sua bateria, às vezes as baterias ficam velhas em geral e devem ser substituídas.

Como regra geral, a bateria do seu carro deve ser substituída por uma nova a cada três anos. Além disso, eles podem começar a enferrujar, corroer, enfraquecer e você corre o risco de ficar encalhado.

As baterias de carro são relativamente baratas e valem o investimento. Se sua bateria atual estiver fraca, a nova melhorará significativamente o desempenho do seu veículo.

Por que o estéreo do meu carro está consumindo minha bateria?


Existem três cenários possíveis que dizem respeito ao seu aparelho de som e ao consumo que está infligindo à bateria do seu carro:
  • Um novo aparelho de som foi instalado incorretamente.
  • Seu aparelho de som antigo está pronto para ser substituído.
  • Seu sistema estéreo é muito potente e a bateria não aguenta.

Um novo estéreo


Você saberá se é o primeiro cenário em que acabou de instalar um novo sistema estéreo em seu carro porque os problemas aparecerão imediatamente após a instalação.

Nesse caso, o problema provavelmente é que seu rádio não foi conectado corretamente ou que a bateria e o alternador do seu carro não têm saída de energia suficiente para acomodar o novo sistema estéreo.

Um estéreo antigo


No segundo cenário, é provável que você tenha o mesmo aparelho de som há muito tempo, que provavelmente veio instalado diretamente do fabricante.

Nesse caso, os problemas podem aparecer aparentemente do nada, esgotando sua bateria sem motivo aparente. Nesse caso, é mais do que provável que seja um problema com o próprio aparelho de som e pode ser hora de substituí-lo.

O estéreo é muito poderoso


Nesse caso, você pode ter optado por alto-falantes maiores e talvez até um alto-falante de graves para fazer sua música estourar. Infelizmente, essas modificações são demais para certos carros. Você pode achar que seus alto-falantes estão consumindo muita energia, tirando a função principal da bateria.

Abaixo, vou expandir cada um desses cenários com mais detalhes e apresentar algumas soluções rápidas e fáceis.

Se o problema for com a fiação


Nesse cenário, você provavelmente acabou de instalar um novo sistema estéreo em seu carro ou veículo apenas para perceber que ele está consumindo a bateria do seu carro de forma parasita.

Se você mesmo fez a fiação, pode ter esquecido um fator em algum lugar. Como resultado, a configuração de fiação inadequada está fazendo com que seu estéreo funcione involuntariamente e, finalmente, esgotando a bateria.

Quando você compra um novo sistema estéreo, ele deve vir com um guia sobre como conectar o sistema corretamente para evitar problemas com uma bateria descarregada. No entanto, cada carro e aparelho de som é diferente, e as instruções podem não ter sido claras ou adequadas.

Se você leu as instruções de fiação do fabricante do sistema estéreo e não consegue entender o que está causando o problema, isso pode deixá-lo confuso, mas não se preocupe. Pode haver uma solução direta para esse problema, e a resolução pode levar não mais do que alguns minutos.

Verifique o terminal do fusível (fusível constante vs. comutado)


Em cada carro, você encontrará uma caixa de fusíveis, e cada uma de suas portas de fusíveis normalmente atende a uma das duas funções. Algumas das portas da sua caixa de fusíveis são constantes, enquanto outras são trocadas:
  • Fusíveis constantes são portas que são alimentadas o tempo todo, mesmo quando o motor do carro está desligado.
  • Os fusíveis comutados, ao contrário, só recebem energia quando o motor está funcionando.

Se você acidentalmente conectou seu aparelho de som a um fusível constante, ele pode consumir energia continuamente da bateria enquanto o carro não estiver funcionando. Isso colocará uma demanda indevida em sua bateria e fará com que ela se esgote, resultando em uma rotação difícil quando você ligar o veículo.

Seu aparelho de som deve ser conectado a um fusível de chave.

A solução


Cada marca e modelo de carro terá um arranjo de caixa de fusíveis ligeiramente diferente. Há apenas uma maneira de ter certeza de quais fusíveis são constantes e comutados:você deve testá-los manualmente.

Você precisará de um dispositivo de teste de continuidade de tensão e corrente para realizar esta tarefa. Felizmente, os testadores não são muito caros, e o que posso recomendar é o Katzco Current Tester por sua facilidade de uso e confiabilidade.

Para testar seus fusíveis, siga as etapas abaixo:
  • Desligue o motor do seu veículo, remova a chave e encontre a caixa de fusíveis.
  • Localize uma superfície de metal sem pintura e nua em seu veículo e aterre seu testador atual até este ponto (prenda esta superfície de metal com o clipe jacaré no fio do testador, em frente à extremidade em forma de foice do dispositivo.) MUITO IMPORTANTE!
  • Comece a testar os fusíveis sondando-os com seu dispositivo um de cada vez.
  • Os fusíveis constantes acenderão seu dispositivo enquanto o motor do carro estiver desligado, e seu aparelho de som não deve ser conectado a nenhum desses terminais.

Embora os fusíveis que não acenderam durante esse processo sejam provavelmente fusíveis trocados, você pode confirmar isso ligando o motor do carro e testando essas portas mais uma vez para provar. Isso deve resolver o problema de fiação e eliminar o consumo de bateria.

Se você tiver alguma dúvida sobre a eficiência do seu testador atual, você pode testar seu desempenho e funcionalidade simplesmente conectando o grampo de aterramento ao terminal negativo (—) da bateria do seu carro e tocando a sonda no positivo (+) terminais.

Se o seu testador estiver funcionando, isso deve fazer com que ele acenda e indique a presença de uma corrente ativa.

Se o problema for com o próprio estéreo


Se o som do seu carro de repente começar a esgotar a bateria do nada, apesar de não ser um sistema recém-instalado, você quase certamente pode descartar um problema de fiação. Nesse cenário, você provavelmente está olhando para um problema interno no próprio estéreo.

Os estéreos do carro funcionam através de uma série complexa de relés que são enviados através de suas placas de circuito interno. É assim que o aparelho de som pode fazer o que você manda.

Por exemplo, quando você liga e desliga a unidade ao pressionar um botão. Pense nesta placa de circuito como o cérebro do seu aparelho de som.

À medida que o som do seu carro envelhece e envelhece, alguns desses caminhos de retransmissão podem ficar desgastados, presos ou parar de funcionar como deveriam por um motivo ou outro.

Isso pode criar uma situação em que seu estéreo não vai dormir quando deveria. Algo ainda está consumindo energia de dentro do estéreo quando não deveria e, no final, isso, é claro, esgotará sua bateria.

Mesmo que tudo pareça estar funcionando com seu aparelho de som e ele aja e se comporte como se estivesse em excelente estado, ainda pode haver algo dentro da unidade que esteja com defeito de alguma forma que seja indetectável durante o uso regular.

Então, o que você pode fazer com um sistema estéreo que está drenando sua bateria por causa de uma falha de relé interno?

A solução


Infelizmente, se um dos relés entrou no estéreo do seu carro, provavelmente não vale a pena tentar consertar, pois esse processo pode ser muito complexo e não vale o tempo e o esforço.

Pode ser complicado, se não impossível, determinar com precisão o relé exato que está causando o problema, pois há muitas possibilidades de onde o problema pode acontecer.

Além disso, mesmo que você encontre o problema, há muito pouco que você possa fazer em termos de reparos físicos para resolver o problema.

Em muitos casos, o melhor que você pode fazer é substituir o aparelho de som antigo por um novo. Fazê-lo vai corrigir esse problema imediatamente. Apenas certifique-se de evitar o erro de conexão do fusível ao instalar sua nova unidade.

Enquanto isso, desconecte o estéreo para evitar que ele descarregue a bateria.

Se sua bateria/alternador não estiver equipado para lidar com seu sistema estéreo


A terceira e última razão pela qual seu sistema estéreo pode estar drenando a bateria do seu carro é que o sistema pode ser muito poderoso para a bateria ou o alternador do seu veículo. Também pode exigir mais amperagem deles do que eles podem acomodar.

Este terceiro cenário só será relevante para aqueles que têm sistemas de som de alta potência com muitos amplificadores e é improvável que aconteça com um estéreo de carro típico.

Os sistemas estéreo usam o excesso de energia que sobrou do alternador para operar. Se o seu estéreo exigir muita energia do alternador, este terá problemas para recarregar a bateria enquanto o motor estiver funcionando, e isso pode produzir um efeito de drenagem.

Esse efeito é conhecido como “outrunning”, o que significa que seu estéreo está superando a bateria e o alternador não consegue acompanhar o carregamento de volta.

A solução


A solução para o problema do seu aparelho de som ultrapassar a bateria pode ser simples ou complicada, dependendo de quem você perguntar.

A solução típica para esse problema é atualizar para uma bateria maior ou, melhor ainda, adicionar uma bateria auxiliar (segunda) ao carro para acomodar a saída extra.

Atualize sua bateria


A atualização para uma bateria maior pode ser um incômodo porque a bateria pode ser fisicamente grande demais para caber na bandeja do seu carro.

Em vez disso, ele precisará ser montado no porta-malas, exigindo que você refaça muitas coisas para tornar isso possível. Em geral, no entanto, desde que a bateria maior tenha a voltagem correta, ela não causará nenhum dano ao seu carro.

Instale uma segunda bateria


Quando seu sistema de som é realmente poderoso, a melhor aposta é seguir o caminho de configurar uma segunda bateria.

Uma segunda bateria também tem a vantagem de poder ser usada continuamente enquanto o motor do seu carro está desligado. A atualização para uma bateria maior não concede essa opção, pois ela ainda morrerá da mesma forma que qualquer bateria.

Uma segunda bateria ou até mais de uma é uma modificação usual para veículos com componentes elétricos pesados, como caminhões de reboque, trailers e carros de corrida.

Ter uma segunda bateria exclusivamente designada para alimentar seu sistema estéreo garantirá que a unidade tenha toda a energia necessária e não comprometerá a bateria principal e, por sua vez, a funcionalidade do desempenho do seu veículo. Isso elimina a chance de você ficar preso em algum lugar como resultado de uma bateria descarregada.

Se você decidir instalar outra bateria, ela deve sempre ser conectada em paralelo com sua primeira bateria (primária).

Uma sugestão comum entre as pessoas que usam uma configuração de bateria dupla em seu veículo é comprar um par correspondente de baterias novas. Embora esta não seja uma regra obrigatória, prefiro esta solução porque conectar uma bateria nova a uma antiga, especialmente se a bateria existente não estiver nas melhores condições, pode não produzir o resultado ideal.

Esse processo não é tão complicado quanto pode parecer, mas garante uma redação completa por conta própria, porque requer um pouco de compreensão.

Felizmente, este artigo da MTX Audio fornece um passo a passo abrangente desse processo, portanto, se o seu aparelho de som precisar de mais suco, confira!

Se você leu o processo e ainda não tem certeza, deve levar seu veículo ao serviço, de preferência especializado em sistemas de som especiais, e fazer a substituição.

Não vale a pena correr riscos que possam causar danos ao seu veículo.

Conclusão


Acontece que existem três situações que farão com que o estéreo descarregue a bateria.
  • O aparelho de som pode ser conectado a uma porta de fusível constante que recebe energia mesmo quando o carro está desligado - mudar para um fusível comutado resolverá isso.
  • Um aparelho de som antigo pode ter uma falha na placa de circuito. Nesse caso, não vale a pena consertar e você deve procurar uma substituição.
  • Por último, o estéreo pode ser muito potente para o alternador. Considere conectar uma segunda bateria para obter mais energia.

Perguntas frequentes

Por que a bateria morreu após a instalação do rádio de reposição?


Se você instalou um novo som automotivo de reposição e descobre que sua bateria está morrendo, a principal razão para isso é a fiação incorreta da bateria do carro ou a eletrônica defeituosa no próprio rádio.

O estéreo pode drenar a bateria enquanto o carro está funcionando?


O som do carro não pode drenar a bateria enquanto o carro está funcionando. Isso ocorre porque o rádio recebe energia do alternador enquanto o veículo funciona.

Um alternador também recarrega a bateria à medida que é usada.

Se o rádio descarregar a bateria enquanto você dirige, provavelmente há um problema com a forma como ele está instalado ou com o próprio alternador.

A memória do rádio pode drenar a bateria do carro?


Quando o carro é desligado, o rádio entra em modo de espera e usa uma pequena quantidade de energia para manter sua memória ativa.

This is known as a “parasitic draw” and can slowly drain your car battery over time.

To fix this problem, you can disconnect the battery from the car stereo every time you do not use it, but by doing this, the radio will reset each time you disconnect it from the power source.

How to Stop Radio From Draining Car Battery?


If your car radio is draining your car battery, you should first check the installation to ensure that all the wires are properly connected.

Another way to prevent the car stereo from draining the battery is to disconnect the car battery when you are not using the car stereo.

This will prevent the car stereo from going into standby mode and using power to keep its memory alive.

Would Improperly Connected Car Radio Cause Battery Drain?


Incorrectly connected car radio may cause battery drain and damage the car stereo or other parts of the car’s electrical system.

Why Is Car Stereo Draining Battery When Off?


The car stereo is draining the battery because it is in standby mode and uses a small amount of power to keep its memory alive.

Constant radio connection to the battery on a standby mode is known as a “parasitic draw”, and it can slowly drain your car battery over time.

Can a Radio Fuse Drain a Car Battery?


A fuse cannot drain a battery, but if a car radio is not wired correctly, it could cause a fuse to blow.

What Is Car Radio Parasitic Draw?


A parasitic draw is when a small amount of power is used to keep something alive, even when it’s not in use.

In the case of car radios, a parasitic draw happens when the radio goes into standby mode and uses a small amount of power to keep its memory alive.

Can a Bad Ground Cause a Parasitic Draw?


A bad ground can cause a parasitic draw. For example, if the ground wire is not connected correctly, it can cause the car stereo to use more power than it should.

A bad ground can also create an alternative path for the electricity and, in effect, cause a short circuit.

Does Having the Car on Accessory Kill the Battery?


Leaving a car on the “accessory” mode allows drawing a limited amount of electricity to run certain accessories, like the radio, the power windows and the interior lights.

If the car is left in accessory mode for many hours, the running radio or lights can slowly drain the car battery.

In some car models, the car will automatically turn off the accessories after a certain time to prevent the car battery from being drained.

Can Aftermarket Radio Cause Electrical Problems in Car?


Any radio installed incorrectly can cause car electrical problems. If aftermarket radio is not grounded correctly, it can cause static electricity build-up and eventually a short circuit.

An improperly wired car stereo can also draw too much power from the car battery, causing it to drain.