>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Fila JMS x Tópico JMS


Filas e tópicos são ambos elementos do Java Message Service, uma tecnologia de middleware Java que conecta componentes de software e permite que processos interajam entre si. Os elementos JMS - provedor, cliente, mensagem, fila, tópico, assinante e editor - trabalham juntos para fornecer comunicação confiável entre sistemas dentro de uma rede de computadores, distribuindo mensagens para os candidatos apropriados. Fila e tópico têm semelhanças e diferenças.

Modelos de mensagens


Os dois modelos para mensagens JMS são publicação e assinatura e ponto a ponto. Publicar e assinar, ou pub/sub, permite que o produtor envie mensagens para vários usuários ao mesmo tempo. Os consumidores podem se inscrever em um determinado tópico ou canal e receber todas as mensagens dentro do tópico escolhido. Este modelo é assíncrono. Ponto a ponto, ou p2p, permite que os usuários enviem mensagens de forma assíncrona e síncrona usando diferentes canais chamados filas. Normalmente, no modelo p2p, um usuário solicita uma mensagem que um produtor envia para a fila, em vez de assinar um canal e receber todas as mensagens enviadas em um determinado tópico.

Canal do tópico


Um tópico JMS é o canal por meio do qual os usuários se inscrevem para receber mensagens específicas de um produtor no modelo de publicação e assinatura do sistema de mensagens JMS. O modelo pode ser comparado à assinatura de um jornal; por exemplo, se John Doe assinasse o "The New York Times", ele receberia o jornal todos os dias do editor do jornal. Da mesma forma, se John Doe usasse o sistema de mensagens JMS para assinar um tópico específico, ele receberia todas as mensagens enviadas de um produtor em relação a esse tópico.

Sistema de filas


Uma fila JMS é um canal através do qual os usuários "puxam" as mensagens que desejam receber usando o modelo p2p, em vez de receber mensagens automaticamente em um determinado tópico. O produtor envia mensagens para a fila e os destinatários podem navegar na fila e decidir quais mensagens desejam receber. No modelo p2p, os usuários podem ver o conteúdo das mensagens retidas na fila antes de decidir se aceitam ou não sua entrega.

Finalidade Original


O JMS é usado de várias maneiras, mas foi criado especificamente para permitir que diferentes aplicativos se comuniquem. À medida que a tecnologia avança e novos aplicativos de computador são criados, é essencial um sistema de mensagens que possa interconectar aplicativos e permitir que eles interoperem. Os dois modelos de comunicação JMS, pub/sub e p2p, permitem que vários aplicativos interajam entre si de maneira fácil e confiável.