>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Noções básicas sobre especificações – Sensibilidade de entrada do amplificador de áudio automotivo


O próximo tópico em nossa análise das especificações do amplificador de áudio do carro é a sensibilidade de entrada. Esta especificação é fácil de entender, mas é importante escolher um amplificador que funcione com o sistema que sua loja local de som automotivo projetou. Nos termos mais simples, a especificação de sensibilidade determina quanta tensão é necessária na entrada do amplificador para que ele produza potência total. Vejamos com mais detalhes.

Compreendendo a faixa de sensibilidade de entrada do amplificador


Usando nosso amplificador de dois canais de alta qualidade, nosso equipamento de medição pode nos mostrar quanto ou pouco sinal é necessário para produzir um sinal específico do amplificador. Vamos usar um nível de saída de 10 watts para este exemplo para manter nosso banco de resistores de carga frios e fonte de alimentação feliz.



Com os controles de sensibilidade ajustados no nível mais baixo, nosso amplificador produz 10 watts de saída (6,32 Vrms) de cerca de 1,4 V de sinal de entrada. Essa relação equivale a um ganho do sistema de 12,34 dB.



Com os controles de sensibilidade do amplificador na configuração mais alta, o amplificador de amplificador é capaz de produzir 10 watts de saída (6,32 Vrms) a partir de meros 54 milivolts rms de sinal. Essa relação equivale a um ganho de 41,41 dB.

Por que a sensibilidade do amplificador é importante?


Ser capaz de obter potência total de seu amplificador de uma variedade de fontes de sinal é importante para garantir que seu instalador possa fazer isso amp funcionar com qualquer fonte. Se você possui uma fonte de alta qualidade, as saídas do pré-amplificador devem fornecer 2 ou 4 Vrms de sinal com o volume no máximo e uma gravação em 0 dB.

Se você estiver tentando alimentar um sistema de áudio a partir de algo como um iPod, poderá descobrir que o sinal do fone de ouvido atinge um pico em torno de 1 Vrms. Testei um dos meus iPod Nanos a 1,03 Vrms. Este nível máximo mais baixo significa que você precisa de mais ganho do seu amplificador.

Na outra extremidade da balança, você pode querer que seu instalador conecte seu amplificador às saídas de alto-falante de seu rádio de fábrica ou amplificador instalado de fábrica. A voltagem dessas fontes pode chegar a 8 V de um rádio e pode chegar a 40 V de um amplificador de subwoofer de fábrica de alta potência. Nesses casos, você precisa escolher um amplificador que tenha entradas de nível de alto-falante dedicadas ou implementar algum tipo de conversor de nível para reduzir o sinal para algo que o amplificador possa aceitar.

Ajuste do sistema com controles de sensibilidade de entrada


Quando se trata de ter um sistema de áudio totalmente ativo instalado em seu veículo, a menos que você opte por implementar um sistema de áudio digital autônomo processador de sinal (DSP), você vai querer escolher um amplificador com muita capacidade de ajuste para que seu instalador possa usar o controle de sensibilidade para reduzir a saída do amplificador para os tweeters e alto-falantes de médios, em relação aos subwoofers e drivers de médio-baixo . Você pode achar útil escolher um amplificador para seus tweeters que não produza muita potência. Menor capacidade de saída de potência máxima reduzirá a quantidade de ganho projetada no amplificador e resultará em um sistema fácil de balancear.

Recomendamos fortemente o uso de um DSP, pois permite configurar rapidamente os ajustes de crossover e nível de saída, mas entendemos que cada atualização do sistema de áudio tem limites de orçamento. Você sempre pode atualizar mais tarde.

Um comentário sobre ruído de fundo


Se você entendeu este artigo completamente, então você percebe que mais sinal de sua unidade de origem não representa necessariamente uma habilidade para o seu amplificador produzir mais potência, assumindo que o controle de sensibilidade de entrada está ajustado corretamente.

Anos atrás, quando as unidades de fonte de reposição com saídas de pré-amplificador de alta tensão foram introduzidas, algumas empresas as comercializaram como permitindo que os sistemas estéreo tocassem mais alto. Se você não ajustou os controles de sensibilidade do seu amplificador, isso era uma afirmação verdadeira.

O benefício real de um sinal de pré-amplificador forte é que você pode diminuir os ganhos do seu amplificador e, posteriormente, reduzir o ruído de fundo em seu sistema. Veja a diferença no ruído de fundo do nosso amplificador de áudio de última geração com o ganho definido no mínimo e no máximo. Nem todos os amplificadores funcionam tão bem. Contanto que você possa obter potência total do seu amplificador, menos ganho significa menos ruído de fundo.

Escolha um amplificador que funcione com o sistema de áudio do seu carro


Na maioria dos casos, os amplificadores de marca disponíveis no mercado hoje têm a flexibilidade de tensão de entrada necessária para funcionar em praticamente qualquer aplicação. Seu revendedor local de aprimoramentos móveis ficará feliz em trabalhar com você para escolher uma solução que maximize o desempenho do seu sistema.