>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Noções básicas sobre especificações:separação estéreo do amplificador de áudio do carro




Estamos de volta ao laboratório e trabalhando em mais alguns artigos sobre especificações de amplificadores para encerrar esta série. Desta vez, vamos falar sobre a especificação de separação estéreo do amplificador. Em poucas palavras, o número de separação estéreo, ou diafonia, nos diz quanto de um sinal de áudio vaza de um canal de um amplificador para o outro. É claro que, para que o número exista, você precisa estar olhando para um amplificador estéreo e, na maioria dos casos, um que gere um sinal de alcance total.

Compreendendo a separação estéreo do amplificador


A especificação de separação estéreo é fornecida em decibéis e descreve a amplitude do sinal produzido no canal adjacente. Por exemplo, se tivermos um amplificador estéreo e alimentarmos uma onda senoidal no canal esquerdo, parte desse sinal será reproduzido pelo canal direito. A especificação de separação estéreo nos diz o quanto mais silencioso o sinal será. Um bom número seria algo em torno de 70 dB.

Um critério necessário para explicar melhor a aplicação desse valor de separação estéreo é especificar em qual frequência o sinal é testado. Na maioria dos casos, você verá 1 kHz como a frequência de teste especificada. A razão pela qual a frequência precisa ser especificada é que alguns amplificadores, na verdade, a maioria dos amplificadores, têm mais diafonia (vazamento de sinal de um canal para outro) em frequências mais altas.

Por que a separação estéreo é importante?


Ao tentar recriar uma experiência musical, um dos muitos critérios que as pessoas quantificarão subjetivamente é a largura do palco. Se você estiver usando um amplificador com uma especificação de separação estéreo ruim, o conteúdo do canal esquerdo será reproduzido na saída direita e vice-versa. Isso tem o efeito de tornar o sinal mais mono e efetivamente reduzir a largura do palco sonoro. Se você mudar para um amplificador com desempenho de separação incrível, o palco pode parecer mais amplo.

Medindo a separação estéreo


Para dar uma ideia de como um bom amplificador se compara a uma solução barata, montamos nosso QuantAsylum QA401 na bancada e fizemos algumas medições.






Separação e frequência estéreo


Como mencionamos, a diafonia e a separação de canais pioram à medida que a frequência aumenta. Fizemos uma série de medições para cada um dos amplificadores neste teste e plotamos sua separação de canal versus frequência no gráfico abaixo.



O gráfico mostra claramente que o vazamento de sinal de um canal para outro é muito dependente da frequência. A 20 kHz, nosso amplificador de baixa qualidade supera o bom amplificador. Como não podemos ouvir 20 kHz, isso não é um problema.

O que procurar ao comprar um amplificador de áudio para carro


Muito poucos fabricantes publicam uma especificação de separação de canal do amplificador. Se você encontrar uma especificação, quanto maior o número, melhor o desempenho do amplificador em termos de criação de um amplo palco sonoro em seu veículo. Seu revendedor local de eletrônicos móveis pode ajudá-lo a escolher uma ótima solução de amplificador e instalá-la para obter um desempenho e confiabilidade ideais.