>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como instalar um amplificador de carro


Se você deseja melhorar a forma como a música soa no seu carro, um novo amplificador é essencial. Você pode pagar alguém para instalar isso para você, mas não é um projeto particularmente difícil para qualquer pessoa que esteja um pouco familiarizada com a eletricidade automotiva. Por que não fazer você mesmo e investir o dinheiro economizado em novos alto-falantes ou naquele subwoofer em que você está pensando?

Vamos falar sobre os principais passos na instalação de um amplificador de carro. Cada marca e modelo de carro é diferente, por isso não podemos fornecer instruções precisas para o seu veículo específico, mas vamos orientá-lo sobre o que você precisa fazer. Ao fazer isso, abordaremos:
  1. Tipos de amplificador e integração
  2. O que você vai precisar (ferramentas e peças)
  3. Instalando o amplificador
  4. Potência de funcionamento
  5. Conexões de alto-falantes
  6. Finalizando

1. Tipos de amplificador e integração


Se você fez sua lição de casa, entenderá como dimensionar seu amplificador para os alto-falantes que pretende usar. Você também saberá que os amplificadores vêm com vários números de canais e geralmente duas opções de entrada de alto-falante. (Nossa lista Top irá ajudá-lo a encontrar o melhor amplificador de carro para suas necessidades.)

Canais e entradas de alto-falante têm uma grande influência em quanto tempo a instalação levará. Um amplificador de canal mono tem apenas uma saída e você usará para acionar um subwoofer. Um amplificador de dois canais provavelmente será conectado aos alto-falantes frontais, embora você possa conectar as saídas para acionar o subwoofer.

Da mesma forma, um amplificador de quatro canais funciona com quatro alto-falantes ou duas frentes e um subwoofer. E se você ainda não descobriu isso, um cinco canais funciona com quatro alto-falantes mais o subwoofer.

As entradas de alto-falante que você usará dependem se você está mantendo ou substituindo a unidade principal de fábrica. As unidades de fábrica raramente têm saídas de pré-amplificador, então você estará tocando nos fios do alto-falante e alimentando-os nas entradas de nível de alto-falante em seu amplificador. Uma unidade principal de reposição provavelmente terá saídas de pré-amplificador que alimentam diretamente as entradas do amplificador.

Não importa quantos canais em seu novo amplificador, e como você alimenta os sinais para ele, há uma outra parte deste projeto a ser lembrada:você também passará os fios do amplificador para todos os alto-falantes.

2. O que você vai precisar (ferramentas e peças)


Além do próprio amplificador, saia e compre:
  • Kit de fiação do amplificador. (Eles vêm em várias bitolas de fio. Verifique as instruções com seu amplificador para o tamanho correto.)
  • Conectores T-tap (se esse for seu método de conexão de fiação preferido.)
  • Gravadores ou fita isolante.
  • Quanto às ferramentas, você deve ter:
  • Ferramentas de alavanca para remover peças de acabamento.
  • Chaves de fenda e de ponta chata.
  • Alicates
  • Descascadores de fios
  • Ferro de solda (se você preferir a segurança das junções soldadas.)
  • Broca elétrica
  • Faca utilitária
  • Conjunto de soquetes

3. Instalando o amplificador


Comece decidindo onde você quer que isso seja montado. Um aspecto importante a considerar é o fluxo de ar para resfriamento. Os amplificadores podem aquecer e o calor não é amigo da eletrônica. Tenha isso em mente ao instalar um amplificador.

Os lugares mais procurados são:

Firewall do lado do passageiro (mantém o fio curto, mas o acesso pode ser difícil).

No porta-malas, contra um dos painéis laterais (ou o banco traseiro, se for fixo).

Sob um dos bancos dianteiros. (Isso significa retirar o assento. Se ele tiver airbags embutidos, tenha muito cuidado ao fazer isso.)

Tendo estabelecido um local, remova qualquer guarnição, marque onde deseja que os furos fiquem e perfure. (Tenha cuidado para verificar o que está do outro lado do painel!) Fixe o amplificador com os parafusos fornecidos. (Daqui em diante, vamos supor que você colocou seu amplificador no porta-malas.)

4. Potência de corrida


Esta seção cobre a instalação dos fios de alimentação, aterramento e de ativação do amplificador. Primeiro, desconecte a bateria.

O amp atualmente consome diretamente da bateria através de um cabo vermelho de grande diâmetro. Conecte o fio à bateria e instale um fusível em linha. Isso é essencial para proteger seu sistema de alto valor!

Passe o cabo de alimentação através do firewall e na cabine. Você pode precisar fazer um furo para isso. Se sim, tente encaixar um ilhó apropriado.

Remova o painel de chute e os painéis da porta e passe o fio de alimentação até o banco traseiro. Levante a almofada do assento e passe o fio no porta-malas.

O amplificador precisa de um fio para ligar para que ele seja ligado quando a unidade principal for ligada. Isso se une à saída de ativação na parte traseira da unidade principal, de modo que deve sair do painel. Cada veículo é diferente, mas isso geralmente significa remover as peças de acabamento em cada lado do console central, depois desparafusar e retirar a própria unidade.

Se a unidade principal não tiver uma saída para ligar, conecte ao fio de ignição que vai para a unidade principal. Isso pode levar a um baque audível quando o amplificador é ligado, portanto, uma alternativa é comprar um conversor de ativação de linha.

Passe o fio de ativação de volta para o amplificador.

Conecte uma extremidade do fio terra ao amplificador e a outra a um bom aterramento do chassi. Em seguida, conecte os fios de alimentação e de ativação ao amplificador.

5. Conexões de alto-falante


Passe os fios dos alto-falantes do amplificador para os alto-falantes dianteiros e traseiros, além de qualquer subwoofer. Desconecte os fios vindos da unidade principal e encaixe os novos fios nos alto-falantes.

Se a unidade principal tiver saídas de pré-amplificador (geralmente conectores RCA), conecte os fios a eles e passe-os de volta ao amplificador. Passe-os pelo lado oposto do carro para os fios de energia e ligue para evitar interferências.

Se a unidade principal não tiver saídas de pré-amplificador, o que geralmente é o caso do sistema instalado de fábrica, você precisará conectar os fios do alto-falante. Você pode fazer isso na própria unidade principal ou nos alto-falantes individuais. (O primeiro permite que você mantenha os fios longe da energia.) Conecte seus fios usando torneiras em T ou descascando, emendando e soldando as juntas.

No amplificador, conecte os fios das saídas do pré-amplificador. Se você estiver usando os próprios fios dos alto-falantes, eles vão para os terminais de nível dos alto-falantes no amplificador.

6. Finalizando


Antes de substituir toda a guarnição que você removeu, verifique se tudo funciona. Reconecte a bateria e ligue o sistema. Verifique se você está ouvindo som de todos os alto-falantes e se o amplificador só liga com a unidade principal. Configure seu amplificador seguindo as instruções fornecidas.

Reinstale a unidade principal. Antes de colocar a guarnição de volta, use braçadeiras ou fita isolante para prender todos os fios. Você não os quer batendo ou chacoalhando enquanto você dirige! Termine reinstalando toda a guarnição.

Economize dinheiro instalando você mesmo um amplificador de carro

Ao atualizar o sistema de áudio do seu carro, você naturalmente deseja o melhor amplificador de carro que você pode pagar. Por que não economizar algum dinheiro para investir no amplificador instalando-o você mesmo?

Instalar um amplificador é um trabalho simples, especialmente se você já teve alguma experiência anterior com a parte elétrica do veículo. Em apenas algumas horas, você desfrutará de música mais profunda, clara e nítida nos alto-falantes do seu carro.