>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como instalar o alarme do carro ou a partida remota do carro


Você investiu no seu carro e não quer que ninguém mexa nele, ou pior, o pegue. Isso significa que é hora de encaixar um alarme. Talvez não tenha vindo de fábrica, ou talvez você esteja querendo atualizar. Muitos sistemas modernos incluem um aplicativo de celular muito útil. Você pode ir a um instalador e pagar um braço e uma perna, ou você pode fazer isso sozinho.

Alarmes de carro são surpreendentemente fáceis de instalar. Na maioria dos casos, a parte mais difícil do projeto é alcançar os chicotes elétricos sob a coluna de direção. Isso significa deslizar o assento todo para trás, abrir a porta e torcer-se na posição! Mas desde que você seja bastante flexível, não há uma boa razão para não fazer esse trabalho sozinho.

Aqui vamos explicar como instalar um alarme de carro. Alguns alarmes vêm com um acionador remoto. Alternativamente, você pode querer instalar um kit inicial separado. Como os dois projetos são muito semelhantes, abordaremos como instalar um acionador de partida remoto ao mesmo tempo. As seções pelas quais passaremos são:
  • O que há na caixa
  • Ferramentas, materiais e informações
  • O processo de montagem

O que há na caixa


As peças que acompanham o alarme dependem de sua especificação. No mínimo você terá:
  • Instruções para montagem
  • Caixa de controle
  • Sirenes
  • Retransmissão de interrupção inicial
  • Indicador LED
  • Sensor de choque
  • Chicotes de fiação
  • Controles remotos de chaveiro etc.

Alguns deles podem ser combinados em uma única unidade. A sirene pode estar embutida no sensor de choque. Você também pode adicionar outros componentes. Por exemplo, um sensor de proximidade ultrassônico ou RF protegerá um conversível esquerdo com a capota abaixada.

Ferramentas, materiais e informações

A coisa mais útil a ter é um diagrama de fiação para o seu veículo. Estes são geralmente encontrados em manuais de oficina. Isso lhe dirá a cor dos fios que você está procurando e onde eles estão. Além disso, você precisará de:
  • Multímetro com pontas de prova. Isso permite que você veja quando um fio tem energia. Uma sonda de fio ou luz de teste também fará o trabalho.
  • Chaves de fenda
  • Escolher ferramentas
  • Broca elétrica
  • Descascadores de fios
  • Alicates
  • Uma luz forte (um dispositivo de farol pode ser útil.)
  • Fita elétrica
  • Braçadeiras

Dependendo de como você gosta de unir os fios, você também pode usar:
  • Toques em T
  • Ferro de solda
  • Mangas termorretráteis

Soldar é o melhor método porque a última coisa que você quer é uma junção ruim. Isso provavelmente o deixará incapaz de ligar seu veículo. No entanto, as torneiras em T podem funcionar se forem instaladas com cuidado.

O processo de montagem do alarme


Isso se divide em sete etapas:
  1. Visão geral do processo
  2. Montagem da sirene
  3. Montagem da caixa de controle
  4. Conexões do interruptor da porta e do capô
  5. Outros componentes
  6. Início remoto
  7. Teste

1. Visão geral do processo


Dependendo de como seu alarme foi projetado, você montará duas ou três peças principais. Estes são a sirene, o controlador e possivelmente um sensor de choque. A sirene vai sob o capô com um fio alimentado através do firewall até a caixa de controle. O sensor de choque precisa ser montado em uma superfície rígida. Sob o painel de chute (o painel na frente da porta) é um bom lugar. Também pode haver um LED para mostrar quando o alarme está armado.

A caixa de controle é montada perto do chicote de fiação de ignição. Isso é melhor alcançado sob a coluna de direção. O controlador vai aqui porque você estará conectando a três fios no chicote. São eles:uma constante de 12V (sempre ligada), o fio de ignição e o fio de partida. O fio de ignição está ativo quando o motor está funcionando, mas a conexão de partida só liga quando você está dando a partida no motor. Além disso, você precisará fornecer um bom terreno.

A maioria dos alarmes se conecta aos sensores de abertura do capô e do porta-malas. Considere adicioná-los se o seu veículo não os tiver.

As etapas para a instalação de uma partida remota são muito semelhantes às de um alarme.

Como em qualquer projeto elétrico em seu veículo, desconecte a bateria antes de iniciar o trabalho. Isso evita qualquer curto-circuito.

2. Montagem da sirene


Encontre um local de montagem sólido sob o capô. (O firewall é um bom lugar.) Oriente a sirene de modo que aponte para baixo para evitar a entrada de água. Faça os furos de montagem e encaixe a sirene, depois passe os fios através do firewall na cabine. Se as instruções do alarme sugerirem um aterramento sob o capô, faça isso acontecer.

3. Montagem da caixa de controle


Isso geralmente fica sob a coluna de direção, perto da caixa de fusíveis e do chicote de fiação da ignição. Se o seu alarme tiver um relé de desligamento de ignição separado, monte-o no mesmo local.

Remova os painéis de acabamento de plástico e também quaisquer suportes de metal que possam estar no caminho. (Verifique se não há airbags aqui embaixo. Eles precisam ser manuseados com cuidado!)

Junte a cablagem fornecida com o alarme ao controlador. Ligue também a sirene.

Agora você precisa decidir a qual dos fios do chicote de ignição se conectar. Mesmo se você tiver um manual informando quais são as cores, verifique isso com seu multímetro. (Você precisará reconectar a bateria primeiro!)

Se estiver fazendo junções soldadas, descarne cada fio e solde-o no fio apropriado do controlador de alarme. (Eles serão identificados nas instruções.) Alternativamente, faça boas conexões com as torneiras em T. Cubra-os com fita isolante. Certifique-se de que qualquer fio terra no chicote do alarme esteja conectado à carroceria do veículo.

Instale o relé de desligamento da ignição, fazendo as conexões elétricas apropriadas.

Monte a caixa de controle e o relé com segurança. Estes são geralmente pequenos, então podem ser amarrados ao chicote de fiação.

4. Conexões do interruptor da porta e do capô


Você vai querer que o alarme soe se as portas forem abertas. Você faz isso tocando nos fios dos interruptores da porta. Estes são geralmente encontrados atrás dos painéis de chute. O manual indicará a cor do fio. Novamente, confirme se você tem os fios corretos com seu medidor.

Siga as instruções para unir os fios do controlador de alarme.

Se você estiver conectando aos interruptores do capô e do porta-malas, faça essas conexões ao mesmo tempo.

5. Outros componentes


Se o seu sistema de alarme tiver um sensor de proximidade, indicador LED ou outros componentes, instale-os agora. Siga as instruções na caixa. É uma boa ideia ligar as luzes ao alarme, pois as luzes piscantes tornam óbvio em qual carro está sendo arrombado. Para fazer isso, conecte esses fios ao controlador conforme explicado nas instruções fornecidas.

6. Partida remota


O processo de instalação de uma partida remota separada é semelhante ao do controlador de alarme. Ele vai sob a coluna de direção e se conecta ao chicote de ignição. Use seu multímetro para encontrar os fios que você precisa. Estes são os 12V constantes, o circuito de partida, o circuito de funcionamento (às vezes denominado “Ignição 1” e “Ignição 2”) e os Acessórios. Assim como no controlador de alarme, conecte a esses fios seguindo as instruções fornecidas com o kit de partida remota.

7. Teste


Antes de recolocar as várias peças de acabamento, é uma boa ideia testar se o sistema funciona corretamente. Reconecte a bateria, se necessário, e passe pela configuração e ativação do alarme. Se você instalou uma inicialização remota, verifique se funciona conforme o esperado.

Se você encontrar algum problema, verifique se os fios estão todos conectados conforme mostrado nas instruções. Em seguida, verifique se cada conexão está boa. (Seu multímetro ajudará.) Verifique também se você tem um bom aterramento. Se o alarme ainda não funcionar depois de fazer isso, entre em contato com o fabricante para obter suporte.

Vá com calma, não se apresse


A ideia de instalar um sistema de alarme ou uma partida remota pode ser bastante assustadora, mas não deveria. É um trabalho que alguém com apenas um pouco de experiência em sistemas elétricos de veículos pode realizar. Comece lendo as instruções cuidadosamente. Em seguida, familiarize-se com os componentes do sistema e vá devagar. Em algumas horas você estará desfrutando de maior segurança e comodidade.