>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Ajuste do amplificador | Guia rápido para ajustar seu amplificador


Você tem um amplificador de reposição para alimentar seus alto-falantes ou subwoofer(s), mas como você o sintoniza para alcançar tanto os alto-falantes, subwoofer(s) e o potencial máximo do amplificador?
CarAudioNow montou um guia rápido para fazer uma afinação básica em seu amplificador para fazer seu estéreo atingir seu potencial. Use-o para sintonizar subwoofers ou alto-falantes. Mas antes de entrarmos no ajuste, vamos revisar algumas terminologias básicas e comuns, recursos e funções que ajudarão você a entender melhor o processo de ajuste.
Veja também nosso post Escolhendo o Melhor Amplificador para ver como escolher o amplificador adequado para melhor se adequar à sua configuração de alto-falante e subwoofer, caso ainda não tenha escolhido um.

Termos comuns

Max (pico) vs potência RMS


A diferença entre “Potência de pico ” e “Potência RMS ” é simples, então não deixe que isso o confunda. A potência RMS é uma medida da potência contínua do amplificador. É a quantidade realista de potência para a qual o amplificador está classificado. É mais uma média da saída de potência em um determinado período de tempo. A potência de pico pode ser melhor descrita como a quantidade de potência de “pico” que o amplificador pode gerar ou manipular em um período muito curto de tempo, uma explosão. Não é a quantidade de energia que o amplificador emite continuamente, mas sim uma explosão rápida.
Embora as classificações de potência de pico sejam comercializadas pelos fabricantes de alto-falantes e amplificadores para chamar a atenção dos consumidores, não é a potência de pico, mas a potência RMS que você deseja usar como uma ferramenta para combinar o alto-falante certo com o amplificador certo.

Ganho


Ganho é o ajuste de sensibilidade de entrada necessário que é usado para combinar a entrada de um amplificador com a saída do receptor. Um ganho ajustado corretamente reduz o ruído de fundo, a distorção e evita danos ao alto-falante.
Configuração de ganho:

Frequência


A frequência é o tom em que seus alto-falantes emitem som. Você precisará conhecer o alcance de seus alto-falantes ou subwoofer para sintonizar seu amplificador corretamente.

Filtros passa-baixa/passa-alta


Os filtros passa-baixa (LPF) e passa-alta (HPF) são filtros que passam sinais com uma frequência inferior/superior a uma determinada frequência máxima/mínima. Se você escolher o filtro passa-altas em seu amplificador, o dial de frequência correspondente definirá a frequência mínima que o amplificador enviará para os alto-falantes/subwoofers conectados (HPF é normalmente usado para alto-falantes de tamanho menor). Vice-versa, se você escolher o filtro passa-baixa, o seletor de frequência definirá a frequência máxima que seu amplificador enviará para seus alto-falantes/subwoofers conectados (o LPF é normalmente usado para alto-falantes e subwoofers maiores). A configuração ideal terá alto-falantes que cobrem as frequências altas, enquanto os subwoofers cobrirão as frequências baixas, sem nenhuma lacuna entre a cobertura de frequência.
Além dos filtros passa-baixa e passa-alta, há também uma seleção “Full”, que não filtra as frequências e envia uma gama completa de frequências para os alto-falantes/subwoofers conectados. Se você possui um sistema que não possui subwoofers e o amplificador está sendo usado para alimentar alto-falantes de 6,5″, 5″ x 7″/6″ x 8″ ou 6″ x 9″, você pode usar esta opção para obter um som completo. alcance do som.
Seleção de filtro:

Discagem de Frequência:

Bass Boost


O reforço de graves é um recurso projetado para aumentar as frequências de faixa baixa. É normalmente usado para subwoofers, no entanto, pode ser muito delicado e perigoso de usar. Recomendamos não usar o reforço de graves, a menos que seja necessário.

Ajustando seu amplificador


Ótimo, agora que você tem uma ideia de alguns termos básicos, vamos configurar seu amplificador:

Etapa 1:definir o controle de volume e ganho


Desligue seu aparelho de som e desconecte os cabos RCA que vão para seus amplificadores. Em seguida, ligue o sistema novamente, aumente o volume do rádio / receptor no máximo sem que nenhuma música seja reproduzida neles. Se os alto-falantes estiverem desligados do rádio e você estiver sintonizando o amplificador para um subwoofer adicional, certifique-se de desconectar todos os alto-falantes antes de ligar o rádio para evitar danos aos alto-falantes.
Agora que você encontrou o volume máximo (muitos rádios denotam o máximo por um número), volte o volume para cerca de 80% do máximo e defina o Equalizador do seu rádio para 'Flat'. Em seguida, ative o ganho e o aumento de graves do amplificador para zero e desligue os filtros de crossover para off ou full.
Agora, conecte novamente os RCAs no canal do amplificador para o qual você gostaria de sintonizar (por exemplo, se você estiver separando os alto-falantes por canais e tiver RCAs separados para cada um, escolha um para sintonizar). Com seu gênero de música favorito, ou compre um disco de teste para afinação, aumente lentamente o ganho até começar a ouvir distorção nos alto-falantes. Uma vez que seus alto-falantes começam a distorcer, volte ao ganho até que você não ouça mais distorção. Este é o ganho base que você usará agora para sintonizar frequências.

Etapa 2:ajuste de frequências


Agora é hora de mudar para os crossovers e filtros integrados que estão embutidos no seu amplificador. Para subwoofers, selecione o filtro passa-baixo (LPF) e para alto-falantes (para um sistema que tenha um subwoofer ou alto-falantes separados para cobrir as frequências de faixa baixa), selecione o filtro passa-alto (HPF). Se você estiver usando o amplificador para alimentar alto-falantes de tamanho médio que devem cobrir uma faixa completa de frequências, selecione a posição completa ou desligada e desconsidere essa afinação.
Agora, encontre a faixa de frequência de seus alto-falantes/subwoofers. Se você estiver sintonizando alto-falantes e selecionar o HPF, você alinhará o dial de frequência com a frequência mais baixa para a qual seus alto-falantes estão classificados (observe que os números no dial podem estar em 1000s). Se estiver sintonizando um(s) subwoofer(s) e selecionar o LPF, você alinhará o dial de frequência com a frequência mais alta para a qual seus subwoofers estão classificados.

Etapa 3:reforço de graves


Se você está se sentindo arriscado e não se importa em colocar o volume na frente da longevidade, o reforço de graves é uma ótima maneira de aumentar o volume do seu baixo, mas pode ser muito complicado de usar e difícil de configurar corretamente. Se você for aumentar o reforço de graves, certifique-se de diminuir o ganho. Cada subwoofer é diferente, portanto, encontrar a combinação certa de aumento e ganho de graves depende do seu ouvido, mas o resultado final é ter a saída mais alta sem distorcer.

Etapa 4:de volta aos ganhos


Agora que as frequências e o aumento de graves foram definidos, volte para seus ganhos enquanto seu rádio estiver em 80% no máximo com a reprodução de música e ajuste o ganho novamente até ouvir distorção, sintonizando novamente assim que ouvir.

Etapa 5:finalize


Último passo! Reconecte todos os amplificadores (se você estava sintonizando canais ou amplificadores separadamente) e abaixe o rádio para zero. Aumente lentamente o volume até atingir 80% ou distorção, o que ocorrer primeiro. Se tudo estiver configurado corretamente, você atingirá os 80% sem distorção em nenhum dos alto-falantes. Caso contrário, encontre os ganhos correspondentes para os alto-falantes/subwoofers que estão distorcendo e diminua o ganho até que eles não distorçam mais.

E é isso! Não exceda o máximo de 80% em seu rádio. Lembre-se de que diferentes gêneros de música podem precisar de afinações diferentes para maximizar a saída. Agora você está pronto e seus amplificadores estão ajustados!