>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como fazer a ponte de um amplificador – informações, guia e diagramas


Fazer a ponte de um amplificador pode parecer um conceito estranho e quase “mágico”. Se você precisar de ajuda para descobrir como fazer a ponte de um amplificador, você está no lugar certo!

Deixe-me ajudá-lo a entender o que é a ponte, por que ela é importante e como conectar seu amplificador.

É fácil cometer erros e – infelizmente – você pode danificar permanentemente seu amplificador e até seus alto-falantes. Não se preocupe, pois vou cobrir o que você precisa saber antes que isso aconteça.

O que é ponte de amplificador de carro?




Um amplificador de carro de 4 canais ligado a 2 canais. Este é um uso de fiação muito comum de um amplificador de 4 canais para situações em que você deseja mais potência disponível e não precisa de 4 canais de amplificador separados.

Ponte é um recurso especial em amplificadores de carro que permite obter a quantidade máxima de energia que eles podem produzir usando um design de compartilhamento de canal integrado.

Significa usar 2 canais de amplificador trabalhando juntos para acionar um alto-falante ou um conjunto de alto-falantes usando a potência que normalmente é dividida entre 2 canais de amplificador separados.

É realmente um assunto bem legal, e muito útil! Por exemplo, eu tive muitos amplificadores de carro e normalmente usei amplificadores de 4 ou 5 canais. Usei 2 canais, em modo bridge, para acionar um único subwoofer ou um par de subwoofers no porta-malas.

Isso significava ter mais energia disponível à minha disposição e mais flexibilidade, mesmo que eu alterasse minha configuração de alto-falante mais tarde.

Como um amplificador gera mais potência quando conectado em ponte?




Visão interna de um amplificador de carro. As seções de saída têm um canal por par projetado para fornecer a opção de ponte quando necessário. Em uso normal com 1 alto-falante por canal, você não notará diferença, pois eles são conectados normalmente e têm sinais de áudio separados.

Este é realmente um assunto muito legal e fascinante. Se fizermos as contas, descobriremos algo muito interessante!

Que tal pegarmos um exemplo da vida real e eu vou te mostrar exatamente como isso funciona?
Exemplo #1 Um amplificador de 2 x 50 watts/canal está conectado a dois alto-falantes de 4 ohms. Com alguma matemática, descobriríamos que nosso pequeno amplificador de exemplo produz 14,14 volts quando atinge 50W em um alto-falante de 4 ohms.

Podemos encontrar a potência usando esta fórmula:Potência (W) =(Volts x Volts) / Ohms, ou P =V^2 / R.

Então (14.14)^2/4 =50 W para cada canal do amplificador. Exemplo #2Conectamos o mesmo amplificador de 2 x 50 watts/canal no modo de ponte em um subwoofer de 4 ohms.

A tensão disponível nos canais em ponte do amplificador trabalhando juntos de forma push-pull é:

Tensão total:2 x 14,14 V =28,28 V

Potência no subwoofer de 4 ohms:V x V / R =(28,28)*(28,28) / 4 =800 / 4 =200W no modo em ponte. (Supondo que o amplificador seja projetado para suportar essa potência de saída)
Então, conectando o amplificador neste exemplo, podemos chegar perto de 200W – sim 2 VEZES – a potência normal disponível no modo em ponte, dependendo do alto-falante conectado.
Observação: É importante lembrar que estamos assumindo algumas coisas, como que nosso amplificador é classificado para fornecer tanta potência.

Nem todos os amplificadores podem oferecer tanto – depende de suas limitações e de como são projetados.
Além disso, observe que neste modo cada canal está lidando várias vezes com a corrente elétrica que tinha antes. Portanto, ele extrairá mais energia da bateria do carro.

Como os amplificadores automotivos tornam isso possível?


A razão pela qual isso é possível é que os amplificadores automotivos de hoje têm um design em que um de cada 2 canais de áudio é realmente invertido (você também pode dizer 180 graus fora de fase), mas normalmente é conectado na saída de forma não invertida.

Você normalmente não está ciente disso, pois não tem efeito sobre o usuário final.

Isso significa que no modo ponte a conexão em ponte é feita para que os canais do amplificador tenham uma diferença da tensão disponível em cada saída. Esta diferença de tensão é o dobro de um canal sozinho.

Conectando a um amplificador em ponte – como conectar um amplificador




Os amplificadores ligáveis ​​normalmente têm os terminais rotulados de acordo. Nesse caso, a ponte é fácil de fazer, desde que você observe os avisos de impedância do alto-falante (classificação Ohm) do fabricante

A boa notícia é que muitos amplificadores de carro vendidos hoje podem ser conectados. Observe que alguns (especialmente produtos menores e de baixo custo) podem não ter o recurso integrado, por isso é muito importante verificar antes de comprar um.

Nunca assuma que você pode fazer a ponte de um amplificador.

Para conectar o amplificador, conecte o subwoofer ou o terminal positivo (+) do alto-falante em ponte à etiqueta do terminal em ponte positivo do amplificador, e o terminal negativo (-) do alto-falante no terminal negativo do amplificador em ponte também.

Use bons alto-falantes e conexões confiáveis




É importante usar uma boa conexão confiável para alto-falantes. Carros e caminhões estão sujeitos a vibrações e muito movimento, portanto, uma conexão ruim pode causar problemas ao longo do tempo.

Como a ponte significa que agora há muito mais energia disponível para seus alto-falantes (na maioria das vezes, isso é usado para subwoofers), é melhor usar um fio de alto-falante de qualidade e fazer conexões seguras e firmes em ambas as extremidades.

Antes de fazer isso, verifique se você atendeu à impedância mínima exigida (carga do alto-falante, em Ohms) conforme especificado em seu amplificador ou seu manual de instruções.

Para os amplificadores de carro de hoje, é um mínimo de 2 ohms quando em ponte, geralmente. Alguns suportam menos ou precisam de 4 ohms, mas para obter melhores resultados e garantir que você esteja configurando seu sistema com o melhor de seus requisitos, vale a pena ter certeza.
Dica rápida: alguns amplificadores de modelos mais antigos e alguns amplificadores modernos têm uma chave de “modo de ponte” que deve ser usada ou pode exigir que apenas uma conexão de áudio RCA seja feita. Certifique-se sempre de verificar!

Não se esqueça do crossover


Contanto que você tenha a impedância correta do alto-falante em uso (veja minhas informações adicionais abaixo), você deve estar pronto para usar seu amplificador em ponte! Nota:pode ser necessário configurar também o crossover passa-baixa integrado, se disponível. Vou cobrir mais sobre isso abaixo também.
Observação! Você deve ter certeza de que seu amplificador pode lidar com uma conexão em ponte. Nem todos os amplificadores são projetados para isso, e a maioria dos receptores estéreo domésticos e amplificadores de home theater não suportam uma conexão em ponte.

SEMPRE VERIFIQUE ANTES DE TENTAR CONECTAR UM AMPLIFICADOR!

Veja minhas informações adicionais abaixo se o seu amplificador não suportar isso por design

Compreendendo a carga mínima do alto-falante (classificação em Ohm)




Exibido: Um exemplo de medição da impedância do alto-falante (resistência total) em Ohms para a bobina de voz de um alto-falante.

Seu amplificador deve indicar no manual do proprietário a “impedância” mínima necessária (a carga de resistência que um alto-falante possui) para uso. Isso inclui tanto para uso estéreo normal quanto uma classificação para o modo ponte também.

Se você não conseguir encontrar a documentação em nenhum lugar, uma boa regra para amplificadores de carro é usar 4 ohms.

Muitas vezes você verá a frase “estável a 2 ohms” ou algo semelhante para descrever o que o amplificador pode suportar.

Aqui estão as regras básicas para conectar corretamente os alto-falantes no modo em ponte:
  • Você pode conectar um ÚNICO alto-falante do mínimo necessário impedância ou superior
  • Você pode conectar VÁRIOS alto-falantes se o total somar a impedância mínima necessária ou mais (veja o diagrama)
  • Os alto-falantes de bobina dupla podem ser usados ​​se puderem ser conectados para fornecer a quantidade correta

Exemplos de ponte


Para um amplificador que requer uma carga mínima de 4 ohm quando em ponte, use:
  • Um subwoofer de 4 ohms
  • DOIS subwoofers de 8 ohms conectados em paralelo (8/2 =4)
  • UM subwoofer duplo de bobina de voz de 8 ohms conectado em paralelo (fornece 4 ohms)
  • DOIS woofers de 2 ohms conectados em série (2 + 2 =4 ohms)

Para um amplificador que requer uma carga mínima de 2 ohm quando em ponte, use:
  • Um subwoofer de 2 ohms
  • DOIS subwoofers de 4 ohms conectados em paralelo (4/2 =2)
  • UM subwoofer duplo de bobina de voz de 4 ohms conectado em paralelo (fornece 2 ohms)
  • QUATRO woofers de 8 ohms conectados em paralelo (8/4 =2)

Diagrama de fiação de ponte de amplificador


Aqui está um diagrama mostrando as configurações de fiação mais comuns que a maioria das pessoas usará para amplificadores típicos.

(Clique para ampliar ou clique aqui para obter o arquivo Adobe .pdf que você pode baixar e imprimir)
Dica rápida: Para a maioria dos sistemas, se estiver usando 2 alto-falantes, conecte-os em paralelo para garantir que cada um receba a potência máxima do amplificador versus conectar os mesmos alto-falantes em paralelo.

Configurando os crossovers em um amplificador em ponte


Close de um amplificador de carro típico moderno com recursos de crossover integrados. Isso permite o uso de high-pass, full-range ou low-pass com controles de alcance de som ajustáveis ​​neste caso.

Para a maioria das situações de amplificador em ponte em que o amplificador está conectado a um subwoofer ou conjunto de subwoofers, é isso que eu recomendo:
  1. Defina a chave de crossover para filtro passa-baixa (LPF) ou similar em seu amplificador
  2. Ajuste o dial LPF, se disponível, para o nível máximo
  3. Tocar música contém graves que você normalmente ouviria
  4. Comece a diminuir o dial LPF até que quase nenhuma voz ou música seja ouvida (nota:para referência, uma boa regra é 80 Hz ou menos, caso você possa saber a frequência de corte real de seu amplificador)
  5. Ajuste o ganho se for necessária mais potência de volume mais alto quando o botão de volume do seu estéreo estiver ligado

Você pode fazer a ponte de um amplificador sem fazer a ponte integrada?


Amplificadores sem o recurso embutido são infelizmente difíceis de conectar, mas isso pode ser feito. Existem várias soluções:
  1. Crie seu próprio módulo de ponte (leia mais aqui)
  2. Encontre um módulo de ponte (eles provavelmente são muito antigos e difíceis de encontrar, mas podem ser possíveis no eBay)
  3. Use um crossover eletrônico com fase ajustável (controle de 0-180 graus) para cada canal e defina 1 dos 2 para estar 180 graus fora de fase

Infelizmente, a menos que você seja um hobby e seja bom com eletrônica (e tenha as ferramentas e peças certas), as ideias #1 e #2 não são muito práticas.

É muito mais fácil comprar um crossover eletrônico mais antigo ou um crossover barato que tenha um recurso de ponte ou mono fornecido.

Amplificadores com capacidade tri-mode




Exemplo de fiação de alto-falantes com um amplificador com capacidade tri-mode.

Amps que têm um recurso "tri-mode" ou "tri-bridgeable" são os mesmos que outros amplificadores em ponte, mas também podem estar no modo em ponte e conectado a 2 alto-falantes ao mesmo tempo. Isso torna possível manter um par estéreo regular de alto-falantes conectados enquanto o amplificador está em ponte e conectado a um woofer ou outro alto-falante.

Isso normalmente não é usado pela maioria das pessoas, no entanto, tem alguns benefícios e desvantagens.
  • Pro:permite que um amplificador de 2 canais se conecte a 3 ou mais alto-falantes
  • Con:para uso de woofer na saída em ponte, é necessário um crossover passivo externo – geralmente é grande, pesado e caro para alto-falantes de baixa frequência, como subwoofers

Resumo


Fazer uma ponte com seu amplificador deve ser uma maneira divertida, fácil e agradável de obter mais potência pelo seu dinheiro. É uma boa maneira de obter flexibilidade do sistema também.

Quando se trata de amplificadores, é importante ter uma conexão de fiação boa e sólida. Facilite sua instalação - confira este ótimo post com os principais kits de fiação de amplificador recomendados para o seu dinheiro.