>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar um amplificador de 4 canais a 4 alto-falantes e um sub:um guia detalhado com diagramas


Os amplificadores de 4 canais são ótimos e têm muita flexibilidade na maior parte. No entanto, eles são destinados ao uso com 4 alto-falantes ou 2 alto-falantes e um sub – não ambos.

No entanto, é é possível conectar um amplificador de 4 canais a 4 alto-falantes e um sub! Reuni algumas informações realmente detalhadas para ajudar a tornar isso o mais indolor (e barato) possível.

Leia mais para descobrir como! Há muitos diagramas detalhados para guiá-lo também.

O que você precisa saber primeiro




Vamos tirar algumas coisas do caminho antes de prosseguirmos. Para acionar 4 alto-falantes e um sub com um único amplificador de 4 canais, você terá que fazer algumas concessões.

Vou explicar aqui o que quero dizer:
  • Você provavelmente terá que desistir da capacidade de controle de fader frontal e traseiro, pois está abrindo mão de 2 canais para os alto-falantes traseiros acionarem um sub (2 frontais/2 traseiros).
  • A maioria, mas nem todos os amplificadores automotivos atuais suportam cargas de alto-falantes de até 2 ohms. Se o seu não, você vai precisar de uma solução que eu vou te mostrar. Você pode precisar de algumas peças extras.
  • Conduzir 4 alto-falantes de 2 canais significa que os alto-falantes estão compartilhando a potência do amplificador, então você terá menos energia disponível para cada um deles.

Dito isso, não se preocupe muito! Você ainda pode desfrutar da música que ama com um sistema de 4 alto-falantes + subwoofer de som agradável.

O que significa a classificação de impedância mínima (Ohms) para um amplificador?




Imagem mostrando a classificação de carga mínima de alto-falante (Ohms) de um amplificador de 4 canais típico. A maioria dos amplificadores de carro hoje tem um mínimo de 2 ohms por canal em uso padrão (estéreo) e 4 ohms no mínimo quando em ponte. Nunca ligue um amplificador com uma carga de alto-falante inferior à classificação! Seu amplificador ficará quente e possivelmente será danificado.

Os amplificadores de carro de 4 canais de hoje (e outros) têm uma carga mínima de alto-falante que podem suportar. O orador impedância ou “Ohms” de um alto-falante (também chamado de carga do alto-falante) é a resistência ao fluxo de corrente elétrica que o amplificador vê nos terminais do alto-falante.

Os amplificadores são projetados para lidar com uma carga mínima de alto-falante. A classificação mostrada no amplificador ou no manual do proprietário serve como um aviso.

Se você conectar uma carga de alto-falante abaixo da classificação mínima do amplificador, ela pode esquentar e até ficar permanentemente danificada em algum momento.

Eu vi isso acontecer quando as pessoas tentam “obter mais potência” conectando incorretamente alto-falantes a um amplificador. Não faça isso! Queimar os estágios de saída do seu amplificador não é uma boa surpresa.

Cargas mínimas de alto-falante para conectar um amplificador de 4 canais a 4 alto-falantes e um subwoofer




Diagrama mostrando como a classificação Ohm de um amplificador de carro funciona com alto-falantes. Os alto-falantes geralmente são conectados em série ou paralelo (bem, na verdade, na maioria das vezes em paralelo), o que afeta a resistência total que um amplificador verá. Isso é importante porque os amplificadores são projetados para uma certa carga mínima de alto-falante (classificação em Ohms).

Como mencionei acima, a maioria os amplificadores automotivos atuais podem suportar uma carga de 2 ohms por canal estéreo (canais esquerdo e direito) e 4 ohms no mínimo quando conectados para acionar um amplificador (chamado “mono”).

A resposta real, no entanto, é que depende das classificações do seu amplificador. Certifique-se sempre de verificar para ter certeza. Para simplificar, vou resumir o que funcionará para quase todos os sistemas e amplificadores que você encontrar.

Os sistemas de fiação de amplificadores serão abordados aqui


Neste post, abordarei 3 tipos de sistemas, pois isso deve abranger quase todos os amplificadores que você encontrará:
  1. Amps de 4 canais com uma carga mínima de alto-falante de 2 ohms em estéreo, 4 ohms em ponte (para o subwoofer)
  2. Amps de 4 canais com carga mínima de 2 ohms nos alto-falantes em estéreo ou em ponte
  3. 4 amplificadores de canal com uma carga mínima de alto-falante de 4 ohms

O número 3 é menos comum, mas é um que você encontrará. Talvez você tenha um amplificador mais antigo que está parado sem uso. Nesse caso, você ficará feliz em saber que há uma solução alternativa que eu criei que permitirá que você conecte seus 4 alto-falantes sem danificar seu amplificador.
Exemplos de fiação de amplificador de 4 canais
Aqui estão a fiação dos alto-falantes e as cargas dos alto-falantes (Ohms) possíveis para quase todos os amplificadores que você encontrará. Descreverei 3 configurações principais do sistema que abordarei em detalhes.

Sistema 1: 2 alto-falantes (fiação paralela) para cada canal frontal =2 Ohms x 2 + 1 subwoofer cabeado para 4 Ohms nos canais traseiros em ponte para mais potência. Esta é a primeira e melhor escolha para a maioria dos amplificadores modernos de 4 canais.

Sistema 2: 2 alto-falantes em paralelo para cada canal frontal =2 Ohms x 2 + 1 subwoofer cabeado para 4 ou 2 Ohms nos canais traseiros em ponte para mais potência. Amplificadores de 4 canais que lidam com 2 ohms em ponte são menos comuns, mas estão por aí.

Sistema 3: 2 alto-falantes em cada canal frontal (fiação paralela) cabeados com peças extras para 4 ohms por canal + 1 subwoofer cabeado para 4 ohms no mínimo. Como esses tipos de amplificadores não suportam uma carga de 2 ohms, é um pouco mais difícil e precisa de uma abordagem diferente.

Testando ohms do alto-falante com um multímetro




Mostrado:Um exemplo de como medir a impedância do alto-falante (Ohms) com um multímetro. É uma ótima maneira de saber com 100% de certeza com que tipo de alto-falante você está lidando para evitar problemas com seu amplificador de 4 canais.

O som do carro e os alto-falantes domésticos são muito semelhante, exceto pela impedância classificação que utilizam. O valor de impedância de um alto-falante, medido em Ohms, é apenas a medida total da resistência elétrica que o amplificador verá na bobina de voz do alto-falante.

Em parte devido à tradição no mundo da eletrônica e em parte devido a várias outras razões elétricas, os estéreos dos carros são comumente classificados em 4 ohms e os alto-falantes estéreo domésticos em torno de 8 ohms.

O bom é que tudo o que você realmente precisa saber é aproximadamente qual é a resistência de um alto-falante. Se você puder medir isso, poderá dizer qual classificação de Ohms deve ser usada!

Como medir Ohms do alto-falante com um multímetro




Para medir os Ohms (resistência) da bobina de voz de um alto-falante, segure as pontas de prova do medidor nos terminais do alto-falante, certificando-se de manter contato firme com o metal nu Pintura, isolamento, sujeira e fluxo de solda podem atrapalhar sua leitura.

Por exemplo, nós geralmente tem uma etiqueta em um alto-falante nos dizendo se é 2 ohms, 4 ohms e assim por diante. No entanto, por mais louco que pareça, alguns alto-falantes não!

É por isso que é excelente ter um multímetro à mão – você pode descobrir 100% com certeza.
Medindo Ohms do alto-falante com um multímetro
  1. Defina o multímetro para a configuração de Ohms. Se o medidor tiver uma função de escala automática, você deve estar bem. Caso contrário, defina-o para a configuração mais baixa, como a faixa de 10 Ohms ou 200 Ohms, etc.
  2. Com o alto-falante desconectado, toque nos terminais do alto-falante com as pontas de prova do medidor. Certifique-se de tocar o metal nu nos terminais e fazer um bom contato.
  3. Leia o valor medido. A faixa geral informará a classificação de Ohms do alto-falante (Exemplo:resistência de 3,6 ohms significaria um alto-falante de 4 ohms)

É importante ter certeza de que você não está medindo substâncias que podem interferir na sua medição.

Coisas como as seguintes podem causar problemas (já vi isso acontecer muitas vezes!):
  • Fluxo de solda restante ou revestimento de solda da fabricação
  • Oxidação pesada
  • Sujeira pesada, poeira ou outros contaminantes que se acumulam com o tempo
  • Pintura ou outros revestimentos que não conduzem eletricidade

Em caso de dúvida, você pode esfregá-los suavemente com um pouco de lixa ou até mesmo arranhar as sondas do medidor contra os terminais para fazer melhor contato elétrico.

Observação: Se um alto-falante estiver "explodido" ou queimado por abuso ou dano físico à bobina de voz, você nunca obterá uma leitura. Isso porque, para alto-falantes estourados, a bobina de voz não possui mais um caminho elétrico completo que você pode medir.

Os multímetros mostram uma condição de circuito aberto como Ohms “infinitos”, o que significa apenas que não há leitura a ser feita.

Os alto-falantes não medem exatamente 4 ou 8 ohms!


Os alto-falantes do carro e da casa são classificados por sua classificação geral de Ohms (impedância). Por exemplo, alto-falantes de 2, 4 e 8 ohms nunca são medidos exatamente com essas medições de ohms.

Isso porque o design de cada alto-falante é um pouco diferente do outro. A resistência que você mede de um alto-falante é devido à resistência da bobina de voz, graças ao longo fio do qual é feito.

Aqui está um gráfico de exemplo para ajudar você a saber o que esperar ao medir os alto-falantes.
Classificação do palestrante Medidas típicas
2 Ohms 1-1,8 Ohms
4 Ohms 3,2-3,6 Ohms
8 Ohms 6 Ohms ou mais
16 Ohms 12 Ohms ou mais

Como você pode ver, você não medirá exatamente 4 ohms para um alto-falante de 4 ohms. No entanto, estará na faixa geral e próximo à classificação anunciada.

O que é “ponte” de um amplificador? Por que isso é melhor para dirigir um subwoofer?




Mostrado:Exemplo de um amplificador de 4 canais conectado a 2 canais.

Modo em ponte (modo mono) é um recurso de amplificador embutido no qual uma configuração “push-pull” é criada:um canal (normalmente usado para o alto-falante esquerdo) produz um sinal que é o oposto do segundo canal (normalmente usado para o alto-falante direito).

Quando isso acontece, o resultado é que você obterá substancialmente mais poder com eles trabalhando juntos do que com um canal sozinho.

O modo em ponte é uma maneira flexível de obter mais potência de 2 canais (neste caso, os canais traseiros, por exemplo). Isso é especialmente importante porque os subwoofers são alto-falantes grandes e pesados ​​que precisam de mais potência do que alto-falantes pequenos para produzir o som de graves desejado.

DIAGRAMA – Como conectar um amplificador de 4 canais a 4 alto-falantes e um sub


Observação: A maioria dos alto-falantes de carros de reposição padrão são de 4 ohms cada, então usarei essa suposição para o meu diagrama. Certifique-se sempre de verificar seus alto-falantes antes de conectá-los ao seu amplificador para ter certeza de que eles são compatíveis.

(Ou clique na imagem para ampliar e ampliar)


Usando resistores de potência para instalações mais difíceis (4 ohm min. amps)




Mostrado: Resistores de alta potência que podem ser usados ​​com um amplificador de 4 canais ao adicionar mais alto-falantes. Usá-los permitirá que você mantenha a carga total do alto-falante (ohms do alto-falante que o amplificador vê) em um nível seguro para que o amplificador não seja danificado. Eles são baratos e fáceis de usar.

Os resistores de potência são versões maiores dos resistores usados ​​em muitos produtos eletrônicos. Ao contrário de seus irmãos menores, eles são projetados para lidar com uma grande quantidade de calor.

Por causa disso, eles são uma ótima maneira de lidar com sistemas de alto-falantes e amplificadores mais difíceis. No exemplo nº 3 que mostrei anteriormente, não é possível usar dois alto-falantes de 4 ohm em paralelo com um amplificador que não suporta cargas de 2 ohm.

Podemos usar 1 resistor grande para cada alto-falante como solução alternativa para isso.
Essa solução alternativa não será necessária para a maioria dos amplificadores automotivos modernos. No entanto, como alguns amplificadores não podem lidar com cargas de 2 ohms (especialmente amplificadores mais antigos que você pode ter que gostaria de usar), incluí isso apenas no caso.


No caso de um amplificador de carro que não pode ficar abaixo de 4 ohms por canal, não tem outro jeito. No entanto, se adicionarmos um resistor de potência de 4 ohms em série com cada alto-falante, podemos usar a matemática a nosso favor.

Ao fazer isso, terminaremos com duas medições de 8 ohms em paralelo, o que nos dará 4 ohms bons e seguros por canal!

No entanto, você vai querer comprar o tipo certo de resistor. Recomendo pelo menos Resistores de 4 ohms de 25 watts (25W). Embora você não os encontre em muitas lojas locais, a boa notícia é que eles são acessíveis. Eu os usei muitas vezes para resolver problemas de alto-falante.

Eu usei alguns como esses na Amazon.

Como contornar a falta de um fader frontal/traseiro


Como mencionei no início, se você estiver usando um amplificador de 4 canais para acionar os 4 alto-falantes e um subwoofer, você terá que fazer concessões. Simplesmente não há como contornar isso.

O maior que vem à mente é perder o controle do fader frontal/traseiro. No entanto, encontrei um tipo de solução que ajuda um pouco!

Ao adicionar resistores em linha aos alto-falantes traseiros, você pode diminuir o volume e já atua como um “fader”. Você pode usar um site L-pad (atenuação do volume do alto-falante) como este aqui para calcular os valores do resistor para você.

Eu já fiz o trabalho para você, e aqui está um ótimo exemplo. Se você estiver conectando 4 alto-falantes e um subwoofer a um amplificador de 4 canais, adicionando resistores de 60 ohm aos alto-falantes traseiros, você diminuirá o volume em 24 dB (decibéis).

O resultado será que o som é “desbotado” para a frente e os alto-falantes traseiros não ficarão muito altos.



Seguindo o exemplo que forneci aqui no diagrama acima, é bem fácil. Você precisará pegar alguns resistores de 15W-20W (ou mais). Eu recomendo cerca de 60 Ohms, pois dará uma redução de volume de 24dB.

Isso deve ser suficiente na maioria dos casos:não totalmente silencioso na parte traseira, mas a maior parte do volume nos alto-falantes frontais.

Quais configurações de crossover devo usar no meu amplificador de 4 canais?




Como a maioria dos amplificadores de carros modernos incluem crossovers opcionais muito bons, para um bom som, é inteligente aproveitá-los.

Aqui estão algumas boas recomendações para os 4 alto-falantes principais e o subwoofer:
Orador Configurações de cruzamento
4 palestrantes principais Flat (crossover desligado) ou passa-altas de 56-60Hz
Subwoofer Passa baixa de 80Hz

Ao usar um filtro passa-altas para os 4 alto-falantes principais, você pode aumentar o volume quando quiser para obter mais potência e som antes que ocorra distorção. Ao usar um subwoofer, é muito importante impedir que os vocais e a música de alta frequência cheguem ao seu sub.

A ideia é obter um som de graves “puro”, pois é para isso que os subwoofers são mais adequados:apenas produzindo graves com ótima sonoridade que você vai adorar.

E se meu amplificador não puder ser conectado?




Embora seja verdade que quase todos os amplificadores com qualquer potência “real” hoje podem ser ligados de 2 canais para 1 canal (chamado “mono” ou ponte) para mais potência, alguns não podem. Esse é especialmente o caso de alguns amplificadores “old school” mais antigos que você pode ter em seu armário, mas ainda gosta de usar.

Nesse caso, infelizmente, você está realmente limitado. Desculpe! Você tem apenas algumas opções:
    1. Compre outro amplificador pequeno apenas para o subwoofer/subwoofers
  1. Execute um pequeno subwoofer de cada um dos canais traseiros

O problema com a opção nº 2 é que os subwoofers precisam de muito mais potência para conduzi-los bem e soar bem. Simplesmente não há como contornar isso.

Subwoofers de 8″ são uma opção ou um subwoofer duplo de bobina de voz de 4 ohms pode ser usado. Dessa forma, você pode conduzir com segurança cada canal com uma carga de 4 ohms que até amplificadores mais antigos podem suportar. Hoje em dia, no entanto, geralmente é mais fácil obter um amplificador barato e evitar as dores de cabeça.

Como conectar um canal de 2 canais. estéreo do carro para um amplificador de 4 canais




Se o seu estéreo não tiver canais de saída, tudo bem! Você ainda pode conectar um estéreo de carro com apenas 2 canais (esquerdo e direito) a um amplificador de 4 canais facilmente. Na maioria dos casos, você só precisa de 2 cabos adaptadores RCA Y. O conector RCA do canal esquerdo da unidade principal é conectado às entradas do amplificador frontal esquerdo e traseiro esquerdo. Em seguida, o mesmo para os canais certos. Se estiver usando entradas de nível de alto-falante no amplificador, use as conexões mostradas acima. OBSERVAÇÃO!: Use apenas UMA das duas conexões mostradas. Nunca conecte os conectores de nível de alto-falante e RCA ao mesmo tempo - os sinais de nível de alto-falante podem danificar as saídas RCA da unidade principal.

Se você deseja instalar um amplificador de 4 canais para 4 alto-falantes e um subwoofer, mas tem apenas 2 canais estéreo disponíveis, tudo bem.

Conforme mostrado no meu diagrama, você pode conectar 2 canais a um amplificador de 4 canais usando as entradas de nível de alto-falante conectadas em paralelo ou usando cabos adaptadores RCA “Y”.


Tudo o que você precisa é de um par de qualidade decente (2 no total) 1 fêmea para 2 adaptadores RCA “Y” machos, como esses baratos da Amazon.
A qualidade do som será exatamente a mesma. Os amplificadores automotivos modernos são projetados de forma que todas as 4 entradas recebam o mesmo sinal e não haja problemas.

Depois de conectar o estéreo ao amplificador, você precisará ajustar os controles de ganho para os 4 alto-falantes principais e a saída do subwoofer. Meu conselho é usar uma faixa de música de alta qualidade que você já conheça bem, para que possa saber facilmente quando a música soa correta.

Sugestões e peças adicionais que você pode precisar


Um kit de fiação de amplificador como este facilitará sua vida! Um ótimo (mas acessível) kit de fiação de amplificador como este Kit completo Belva calibre 8 inclui não apenas o básico, mas muito mais. Você também precisará pegar um segundo par de cabos RCA (se estiver usando) e talvez um fio extra de alto-falante também.

Eu não posso enfatizar o suficiente como é importante estar pronto para instalar seu amplificador de 4 canais. Enquanto houver existir várias maneiras de fazer isso, desperdiçar gasolina, tempo e ficar estressado não vale a dor de cabeça.

É muito muito melhor começar com o pé direito e estar pronto na hora da instalação. Meu conselho é pegar um bom kit de fiação de amplificador e as ferramentas que você precisa de antemão.

Eu também tenho alguns ótimos guias prontos, se você quiser mais ideias:
  • Como instalar um subwoofer e um amplificador de subwoofer em seu carro
  • Guia de rack de amplificador de carro DIY

Precisa de conselhos sobre como encontrar a fiação de instalação certa? Confira meu post com alguns dos melhores kits de fiação para o dinheiro aqui. Você não apenas economizará alguns dólares, mas evitará ser roubado em medidores de fios falsos.