>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar um amplificador de 4 canais aos alto-falantes dianteiros e traseiros


Adicionar um amplificador de 4 canais é uma ótima ideia. Eu aprecio um som poderoso e cristalino em meus veículos há anos usando meus próprios amplificadores de 4 canais.

Mas como você os conecta?

Neste guia, mostrarei como conectar um amplificador de 4 canais aos alto-falantes dianteiros e traseiros. Depois de instalar centenas de amplificadores em veículos como o seu, compartilharei com você as dicas fundamentais que você precisa para obter ótimos resultados.

E ei – não se preocupe…na maioria dos casos você pode fazer isso sozinho e obtenha resultados profissionais com orçamento limitado!

Infográfico – Como conectar um amplificador de 4 canais (dicas e guia geral)



Primeiro o básico


Se você está lendo isso, há uma boa chance de não estar familiarizado com a instalação de um amplificador, a fiação de conexão e outros detalhes relacionados à conexão de um amplificador de 4 canais em um veículo.

Nem todo mundo já instalou equipamento estéreo para carro antes, então serei o mais completo possível e evitarei fazer suposições sobre o quanto você sabe.

O que é um amplificador de 4 canais?




Os amplificadores de 4 canais de hoje oferecem tecnologia mais nova, melhor som e tamanho mais compacto do que nos velhos tempos. Um excelente exemplo é o modelo Alpine MRV-F300 50 W x 4. Ele usa a tecnologia Classe D para funcionar extremamente frio e ainda é pequeno o suficiente para caber sob um assento de carro ou caminhão. Muito bom!

O que é um amplificador de carro de 4 canais pode parecer óbvio no começo, mas há um pouco mais para saber Além disso, existem algumas maneiras interessantes (e boas) em que diferem dos amplificadores de 2 canais.

Na verdade, existem alguns benefícios que você obterá usando um amplificador de 4 canais em vez de 2 estéreo para alimentar seus alto-falantes dianteiros e traseiros.
Um amplificador de 4 canais é um amplificador estéreo com mais 2 canais integrados para aumentar (amplificar) sinais de entrada fracos para um sinal de tensão mais alta. Isso aciona as bobinas de voz do alto-falante para mover o cone do alto-falante e produzir som.
Amplificadores de 4 canais adicionam mais canais em um design mais compacto e eficiente do que amplificadores separados teriam.

Além disso, eles oferecem mais flexibilidade, pois a maioria pode ser configurada para operação “em ponte”, que pode fornecer mais potência quando você não precisa de todos os 4 canais.

O que é "ponte" de um amplificador?


Recurso de modo em ponte é um recurso de design especial no qual uma configuração “push-pull” é criada:um canal (normalmente usado para o alto-falante esquerdo) produz um sinal que é o oposto do segundo canal (normalmente usado para o alto-falante direito).

Isso faz com que o alto-falante receba uma forma de onda de áudio de tensão que é a diferença entre os dois canais – resultando em mais energia disponível para os alto-falantes.

Essencialmente, o modo em ponte é uma maneira flexível de obter mais potência se você não estiver usando 4 alto-falantes. Isso significa que 2 canais estão compartilhando a carga de trabalho de um alto-falante entre eles e, portanto, o conduzem com mais potência.

Diagrama de amplificador de 2 canais vs 4 canais




Um amplificador de carro de 4 canais é basicamente uma versão expandida de um amplificador de 2 canais. No entanto, como eles são construídos juntos e não em 2 amplificadores separados de 2 canais, eles são mais compactos. Isso economiza espaço de instalação e facilita também. Além disso, a maioria pode ser conectada para usar 2 canais (ou 3, dependendo das suas necessidades) para que você não fique restrito a usá-los com apenas 4 alto-falantes.

Os benefícios de usar um amplificador para acionar alto-falantes


Se você tem um aparelho de som de fábrica ou um ótimo pós-venda (não de fábrica), adicionar um amplificador é uma das melhores decisões que você pode tomar.

Os aparelhos de som no painel são muito limitado em quanta energia eles podem produzir. Eles não podem conduzir alto-falantes com a mesma clareza e baixa distorção que um bom amplificador pode.

O volume máximo que você poderá obter dos alto-falantes também será bastante baixo.
Simplesmente não há como contornar isso - a maioria dos estéreos no painel está limitada a cerca de 15W-18W RMS de potência para cada canal de alto-falante. Isso porque eles estão funcionando diretamente da fonte de +12V. Os amplificadores são únicos, pois pegam a alimentação elétrica de +12V e a impulsionam para uma tensão mais alta.

Quando um sinal é amplificado e enviado para os alto-falantes do seu carro, a tensão é muito maior e o alto-falante pode receber muito mais potência.
É por isso que amplificadores minúsculos raramente valem a pena se preocupar - se não houver uma fonte de alimentação especial dentro, ela simplesmente não é capaz de produzir muita energia.

Obtendo um ótimo som


Ativar alto-falantes de um amplificador faz um grande diferença, e eu aprecio um som excelente há anos dessa maneira.

Quando um amplificador aciona os alto-falantes do seu veículo, muitas vezes nem é levado ao limite. O som produzido no alto-falante tem distorção mais baixa, não "toca" quando graves pesados ​​são tocados e você pode obter muito mais volume também!

Além disso, usar um amplificador com crossovers high-pass integrados significa que você pode bloquear os graves mais baixos que fazem com que seus alto-falantes distorçam e tentem tocar tons de música para os quais não são adequados.

O resultado é um som mais limpo, menos distorção e ótimo volume – você pode aumentar ainda mais a sua música!

Imagine dirigir pela estrada com as janelas abertas e finalmente poder ouvir a música que você ama. Tenho certeza que você vai adorar tanto quanto eu.

O que você precisa saber antes de começar




Leva apenas alguns minutos para fazer uma lista das peças, fios, ferramentas e outros pedaços e peças que você precisará. Planejar com antecedência pode significar a diferença entre fazer seu sistema funcionar sem grandes problemas ou ter um tempo frustrante – ou uma falha completa! Sempre me organizo e reúno meus itens antes de começar um trabalho.

Planejar com antecedência é muito importante. Você não quer ficar sem fio ou descobrir que não tem as peças dos direitos, por exemplo. Isso significa que você não pode terminar seu projeto.

É ainda pior quando você precisa dirigir pela cidade procurando itens ou não pode fazer nada depois que as lojas fecham. Acredite em mim, eu estive lá, e é terrível!

Observações sobre fios, ferramentas e algumas outras coisas


Quando se trata de instalações, sempre planeje ter mais, em vez de fios insuficientes. Isso vale para fio de alto-falante, bem como cabos RCA.

Os kits de amplificador que eu recomendo têm o comprimento certo para a instalação do seu amplificador, mas o fio do alto-falante e os cabos RCA são outra questão neste caso.

De que comprimento e tamanho do fio do alto-falante eu preciso?




Não há necessidade de gastar muito dinheiro no fio do alto-falante. O calibre 18 é suficiente para muitas instalações, mas o calibre 16 também é uma ótima opção se o preço for justo. Um ótimo exemplo é esse rolo de 100 pés do AmazonBasics. Eu recomendo um rolo de 100 pés para muitas instalações com um amplificador de 4 canais (veja o motivo abaixo).

Aqui está uma estimativa do pior cenário para o comprimento do fio do alto-falante necessário. Vou usar o exemplo de instalação de um amplificador usando entradas de nível de alto-falante, com a seguinte instalação típica:
  • O amplificador está localizado no tronco
  • Conexões de sinal de nível de alto-falante próximas ao rádio (console central)

Vamos usar aproximadamente 15′ de distância do rádio ao amplificador. Essa é uma boa estimativa na minha experiência.

Então nós temos:
  • Fio do rádio ao amplificador (fio de sinal):4 canais x 15′ =60 pés
  • Fiação do amplificador para a fiação do alto-falante próximo ao rádio:4 canais x 15′ =60 pés

Total estimado de fios necessários:120 pés.

Isso significa que você precisa de 2 rolos de 100 pés de fio. Ou pelo menos, 1 100 pés de rolo e 1 50 pés de rolo. Se você planeja usar um adaptador de nível de linha, espere pegar um rolo de 100′.

Se sua instalação estiver usando conectores RCA, espere um rolo de 100 pés também (estimativa de comprimento de 4 canais x 15′ para o fio do alto-falante do amplificador).

E os cabos RCA?


Se você estiver instalando um amplificador de 4 canais e usando conexões de cabo RCA, precisará comprar um 2º par junto com o kit de fiação do seu amplificador, pois a maioria inclui apenas um cabo de 2 canais.

Para a maioria das instalações, recomendo cabos de 18′ de comprimento. Isso geralmente é longo o suficiente para a maioria dos veículos e você geralmente deve ter comprimento suficiente para esconder os cabos dentro do interior e sob o banco traseiro, etc.

Não há razão para gastar uma quantia excessiva de dinheiro. Basta pegar alguns cabos de boa qualidade e bem feitos. Mesmo um par como esses com preço de valor ficará bem na maioria dos casos.

Ferramentas necessárias.


As ferramentas de crimpagem são ótimas para instalar sua fiação de amplificador e alto-falante com resultados profissionais. Se você estiver fazendo sua própria instalação, poderá usar uma ferramenta barata como esta ferramenta de crimpagem Pros'Kit. Os conectores de crimpagem são vendidos separadamente em muitas lojas de peças automotivas ou em geral e são muito acessíveis.

Eu recomendo algumas ferramentas. Se você comprar com cuidado, poderá evitar ser roubado nos preços das ferramentas. Ao conectar a fiação do alto-falante à fiação de fábrica, é mais fácil usar conectores de crimpagem do que solda.

Nunca simplesmente torça o fio e enrole-o em fita isolante. Sempre use uma conexão confiável.

Durante o tempo quente, o adesivo da fita isolante pode falhar e a fita pode sair do fio. Isso o expõe a possíveis curtos-circuitos e possíveis danos ao rádio ou amplificador.

Se você tiver acesso a uma furadeira sem fio, isso é fantástico! Eles são ótimos para fazer furos no metal do veículo para montar seu amplificador ou conectar o fio terra ao metal nu.

Recomendo também o seguinte:
  • Cortadores de arame (algumas ferramentas de crimpagem têm isso embutido)
  • Rolo de fita isolante de qualidade
  • Gravadores de arame (“laços com zíper”), comprimento de 6″, saco de 100
  • Um medidor de teste digital para medição de tensão


Um medidor de teste geralmente é incrivelmente útil ao instalar um amplificador. No entanto, você não precisa gastar muito dinheiro! Um modelo de orçamento básico, mas bom, como este na Amazon funcionará muito bem.

Recomendo obter um medidor de teste digital acessível, mas bom, para encontrar um fio +12V comutado para obter um sinal remoto para o amplificador.

Eles também são extremamente úteis na solução de problemas de energia quando algo não está funcionando.

Reúna sua lista de compras de instalação




Aqui está uma lista geral, mas bastante precisa, do que você precisará para conectar um amplificador de 4 canais aos alto-falantes dianteiros e traseiros.

Tipos de instalação 1 ou 2:rádio de fábrica ou sem conexões RCA

  1. amplificador de 4 canais com entradas de nível de alto-falante ou amplificador e adaptador de nível de linha
  2. Fio de alto-falante de 120 pés ou mais, calibre 18 ou maior
  3. Kit de fiação de amplificador
  4. Ferramenta de crimpagem e conectores de ponta (crimpagem de fio) (25 ou mais pelo menos)
  5. Alicates de corte
  6. Fita elétrica
  7. Gravadores de arame, 6″, saco de 100
  8. Medidor de teste

Tipo de instalação 3:conexões RCA

  1. amplificador de 4 canais com entradas de nível de alto-falante ou amplificador e adaptador de nível de linha
  2. Fio de alto-falante de rolo de 100 pés, calibre 18 ou maior
  3. Kit de fiação de amplificador
  4. Cabos RCA adicionais, mínimo de 18′
  5. Ferramenta de crimpagem e conectores de ponta (crimpagem de fio) (25 ou mais pelo menos)
  6. Alicates de corte
  7. Fita elétrica
  8. Gravadores de arame, 6″, saco de 100
  9. Medidor de teste

Certifique-se de planejar bem e estimar a quantidade de fio do alto-falante que você precisará. Para a instalação do amplificador em si, eu fortemente recomendo usar um kit de fiação de amplificador pré-fabricado, como você encontrará aqui no guia do comprador do meu kit de amplificador.

Você também precisará obter um segundo par de cabos RCA. Eu recomendo 18 pés de comprimento ou mais. Não gaste muito dinheiro, mas compre os de qualidade decente.

Como obter um sinal para seu amplificador




Imagem de um aparelho de som de reposição (fora de fábrica) mostrando os conectores RCA e a fiação de saída do alto-falante. Qualquer um pode ser usado para obter um sinal para um amplificador, mas os conectores RCA oferecem uma opção melhor. Normalmente são de menor distorção e permitem o uso de cabos RCA plug-in. Se eles não estiverem disponíveis, um amplificador com entradas de nível de alto-falante ou um adaptador de nível de linha (nível de alto-falante) pode ser usado.

Para instalar um amplificador de 4 canais e acionar todos os 4 alto-falantes, em muitos casos, o maior obstáculo é conseguir um sinal para o amplificador. Feito isso, o resto geralmente é uma instalação de amplificador padrão.

Existem 3 maneiras básicas de obter um sinal para seu amplificador de 4 canais:
  1. Conecte as saídas de alto-falante às entradas de nível de alto-falante do seu amplificador
  2. Conecte um adaptador de nível de linha ao rádio e use cabos RCA no amplificador
  3. Conecte seu rádio ao amplificador usando cabos RCA diretamente
OBSERVAÇÃO: Não cobrirei sistemas de som de fábrica que são “premium” e têm um amplificador de fábrica. Aqueles como Bose, JBL e Mark Levinson, frequentemente encontrados em veículos de luxo ou modelos de edição especial, são muito mais complexos e difíceis de lidar.

Nesse caso, meu conselho é falar primeiro com uma boa loja de instalação e fazer sua pesquisa.

Se você acha que os sistemas amplificados de fábrica também deveriam estar aqui, envie-me uma mensagem ou comentário e me avise
Em alguns casos, adaptadores estão disponíveis para conectar um amplificador à fiação de áudio de um sistema amplificado de fábrica, mas geralmente é difícil ou existem obstáculos que você não encontrará até começar.

Uma das razões é que os sistemas amplificados de fábrica geralmente têm conexões de fiação fora do padrão para o caminho de áudio e são propensos a problemas de ruído ruim se você conectar um amplificador sem o adaptador ou fiação adequados.

De que tipo de conexão preciso?


Se você tiver um rádio com conectores RCA, pule para a próxima seção.

No entanto, se você tiver um aparelho de som sem conectores RCA (que é sempre o caso de aparelhos de som instalados de fábrica), precisará comprar um dos seguintes:
  • Um conversor de "nível de linha"
  • Um amplificador com entradas de nível de alto-falante (“alto nível”)

1. Conversores de nível de linha




Conversores de nível de linha como este modelo PAC LP7-4 de 4 canais são projetados para receber saídas de alto-falante de um estéreo sem conectores RCA e adaptá-las a conectores RCA. Usando isso, você pode conectar cabos RCA ao seu amplificador.

Os conversores de nível de linha são projetados para permitir a conexão às entradas RCA de um amplificador, convertendo as saídas de alto-falante de um estéreo para um sinal de baixo nível que um amplificador pode usar.

É muito importante comprar um adaptador de nível de linha bem projetado e de qualidade para evitar ruídos, baixa qualidade de som e outros problemas. Não compre o mais barato – em vez disso, obtenha um modelo de marca em que você possa confiar (como o acima).

2. Entradas de nível de alto-falante



Amplificadores com entradas de alto nível (nível de alto-falante) como este permitem conectar ao alto-falante fiação para uma fonte de sinal. Isso evita ter que comprar um adaptador separado.


As entradas de nível de alto-falante são comuns em muitos amplificadores de 4 canais. Esses amplificadores contêm componentes eletrônicos que reduzem os sinais de fiação do alto-falante para um sinal mais baixo seguro para os circuitos de entrada do amplificador.

Eles são simples de conectar:​​normalmente é apenas uma questão de conectar a fiação positiva (+) e negativa (-) para cada canal de alto-falante em um pequeno chicote de fiação incluído. Este então se conecta ao conector de entrada de nível de alto-falante.



Um chicote de entrada de nível de alto-falante típico para um amplificador de 4 canais. Os fios são codificados por cores para facilitar a instalação. Branco =dianteiro esquerdo, cinza =dianteiro direito, verde =traseiro esquerdo e roxo =traseiro direito.

Embora possa economizar dinheiro (você não precisará de um adaptador de nível de linha neste caso), muitas vezes recomendo que as pessoas considerem comprar um conversor de nível de linha de qualquer maneira.

Isso permite uma atualização mais fácil para o seu aparelho de som mais tarde, o que é muito comum para as pessoas fazerem. Usar o conversor de nível de linha agora permitirá que você passe cabos RCA para seu amplificador de 4 canais para ser usado mais tarde se você comprar um estéreo melhor (que incluirá conectores RCA, quase sempre).

3. Conexões de tomada RCA (nível de linha)


Os conectores RCA oferecem uma conexão limpa e de baixo ruído do que os adaptadores de nível de alto-falante, mas, honestamente, não é perceptível para uma pessoa comum. RCA cables (line-level connections) are the preferred way to connect a signal to your amp if you have that option.



RCA jacks on the rear of a Pioneer head unit. This is the ideal way to connect your amplifier’s signal inputs, if available. For a 4 channel amplifier, you’ll need 2 stereo RCA cables to do so. White represents the left channel white red represents the right. These are standard colors for audio outputs for both car and home stereo.

If your stereo has RCA jacks, then congratulations. Things just got a bit easier – and potentially better sounding, too!

You’ll need 2 stereo RCA male-to-male cables (4 audio channels total) to run from the radio to your 4 channel amp. That’s 4 signal channels:left &right front and left &right rear.

4 channel amp signal connection diagram


Here’s a helpful diagram showing the most common connections you’ll need to make one of the 3 most common cases I mentioned earlier:
  1. Connecting to your amp’s speaker level inputs
  2. Using a line-level converter
  3. Connecting your amp to the radio’s RCA jacks


You can also click here to view the .pdf document for print or download.

Connecting and running signal wiring

Speaker-level connections


As mentioned above and as shown in the diagrams, if you’re using speaker-level outputs to get a signal from the radio, you’ll need to connect wire. Ideally, you’ll do so near close to the radio, then run the wire together as a bundle.

You can bundle speaker wire together with wire ties to keep it neat and make the installation easier.

Estimate the length of speaker wire you need to reach the amp (or line level converter) for each audio channel. To do so, run a length of wire from the radio to where the amp will be installed, then allow a little extra and enough length to run around curves and interior parts.

Cut 7 more lengths of wire, for a total of 8:
  • 4 channels (4 pairs of wire) going to the amp’s speaker level inputs
  • 4 channels from the amp to the radio’s factory speaker wiring



I recommend connecting to speaker-level outputs using crimp connectors and a crimp tool for a reliable, solid connection. Blue connectors are normally the right size for 18-16 gauge wire.

Factory stereo color codes


If you have a factory stereo, you’ll need to find the wiring colors for the speaker wiring.

A great resource for that is The12Volt.com, where you’ll find wiring diagrams for your vehicle and color codes listed.

Making connections




After removing the radio you’ll find connectors like this for the factory stereo wiring harness. You’ll need to separate the speaker wires, cut them, and attach wiring to run to the amp.

Remove the radio and disconnect the factory wiring plugs or aftermarket radio’s wiring harness.

Cut the speaker wires, leaving enough length to move the wire and to have enough length to connect to the wire freely.

Strip a small part on both the stereo’s speaker wire and your amp speaker wiring. If using a line-level adapter, connect to the stereo’s speaker output side. Then connect the 4 pairs of wire to the speaker wiring in the harness.

Insert the stripped wire (about 1/4″ of bare wire) into the connectors and crimp them carefully using a crimp tool if you have one. Alternately, you can twist together wire, solder it, and carefully wrap it with electrical tape or use heat shrink tubing for insulation.

If using speaker level inputs on your amp, also connect 4 pairs of wire to the output of the stereo.



To make a neater, more professional installation, bundle the speaker wiring similar to this using wire (“zip”) ties. I recommend using 6″ ties which often are sold in packs of 100.

Once all wiring is connected, bundle it up using wire ties or, optionally, a little bit of electrical tape wrapped around. In both cases spacing out wire ties or tape about every 1″ or 1.5″ along the length of the wire works well.

Connecting RCA cables




Connecting RCA cables to an aftermarket (non-original) stereo for running to an amplifier.

If you’re using a line-level converter or have a stereo with RCA jacks, connect all 4 cables plugs to the front and rear outputs.

RCA cables are sometimes marked with left and right symbols (“L” and “R”). In some cases, white, clear, or some lighter color can be used to represent the left channel.

Connect the cables consistently so you’ll be able to recognize which one is which. If the front and rear RCA cables are the same, you might want to mark front and rear using some masking tape and a marker or pen.

Connect the remote-on amp wire


Don’t forget the remote wire! Amp wiring kits include a small wire that’s used to connect the amp so that it switches on and off with the accessory position of the ignition switch.

Locate a +12V wire that has power when the ignition is switched to “ACC” or similar but turns off with the key. You may also have good luck finding an existing wire color from vehicle wiring diagrams I mentioned earlier or from a Google search.

I recommend checking the wiring even if you have already located it online, just to be sure.

Before re-installing the radio connect this wire and run it alongside the speaker wiring.

How to connect a 2 ch. car stereo to a 4 channel amp




You can connect a head unit car stereo with only 2 channels (left and right) to a 4 channel amp easily. Ordinarily, all you need is 2 RCA Y adapter cables. The head unit’s left channel RCA jack should be connected to the left front and left rear amp inputs. Likewise for the right channel. If using speaker level inputs on the amp, use the connections shown above. NOTE: Use only ONE of the two connections above! Never connect both types at the same time! Speaker-level outputs will damage RCA connections.

If your head unit (car stereo) only has 2 RCA jacks or two pairs of speaker outputs, that’s not a problem.

As shown in the above diagram, you can connect 2 channels to a 4 channel amp using either the speaker level inputs wired in parallel or by using simple RCA adapter cables.



All you need is a decent pair (a total of 2) female to male RCA “Y” adapters like these low-cost ones from Amazon.
The sound quality will be exactly the same. Today’s amps are designed in such a way that there’s no harm in using a Y adapter to connect the amp. The amplifier will receive exactly the same signal, with the same quality, in the front channels as well as the rear.

The only drawback is there won’t be a front to rear fader control like with head units with 4 channels of outputs.

After connecting the stereo to the amp, you’ll need to adjust the rear gain to set the volume level for the rear speakers as needed for the proper volume depending on the stereo’s signal strength.

Installing the amp


An amp wiring kit like this one will make installing your 4 channel amp much easier. A good-quality one like this Belva 8-gauge complete kit includes not just wiring but much more. You’ll also need to pick up a 2nd pair of RCA cables (if using them) and enough speaker wire.

Your amplifier needs a good solid metal connection to ground and you’ll need to run the positive battery wire to the engine compartment. Your amp wiring kit will also include a fuse holder that should be installed near the battery as well (most kits include instructions, by the way).

You’ll also need to connect the amp’s speaker outputs to the wire you ran from the radio.

As it also applies to 4 channels amps, for the amplifier installation you can follow my guides here:
  • How To Install A Subwoofer And Subwoofer Amp In Your Car
  • The DIY Car Amp Rack Guide

Here’s a basic diagram as well to help:


Setting up your amp


Once installed, you should set up your amp’s gain levels and crossovers for the best sound. In this image, you can see the adjustable crossovers for both front and rear channels. Turn on the high-pass crossovers and adjust to a setting close to 50-60Hz, to allow good bass for music but block low-end bass that distorts.

Once installed, you’ll need to set up your amp’s gain levels and crossovers, if available. Most sold today have that. (See my recommendations at the end for some great models)

Gain control is the amount of signal amplification the amplifier performs. Ideally, with a good input signal, it can be kept low to reduce any hiss or noise that can appear when it’s turned up high.

Here’s a great rule of thumb for how to adjust the gain for this type of system:
  1. Turn down gain controls on the amp
  2. Turn the stereo’s volume to 2/3 of maximum
  3. Slowly raise the gain controls until the volume is enough

When finished you should have enough volume available from the stereo but noise should be minimal. You’ll still need to tweak it a bit if the volume is too high or too low.

Setting the crossover


As I mentioned at the beginning of this guide, using high-pass crossovers will allow more volume with less distortion and will help protect the speakers from heavy bass.

For both front and rear channels turn on the high-pass feature and, if an adjustable dial is available, set it near 50 to 60Hz. Some models don’t offer an adjustable frequency for the cutoff but are likely preset to a good level.

Test and tweak




Once installed, test and tweak your amplifier as needed. A great way to mount your 4 channel amp is by using a board mounted to the car, covered with speaker box carpet or other material.

Play some music you’re very familiar with and adjust things like bass, treble, and the fader as needed. Using music you’re very familiar with (of high quality) means you’ll be able to notice any problems with the sound fairly easily.

If you don’t already have one, you might consider later upgrading to a head unit with built-in equalizer (EQ) functions to help tailor the sound.

Summary and recommended products


Hopefully you’ve found this post useful. Hooking up a 4 channel amp to your front and rear speakers takes some work and time, but it’s a great way to get sound you’ll love.

Considering buying an amplifier? You can find some great 4 channel amps (including the Alpine MRV-F300 pictured here) in my 4 channel amp buyer’s guide.

You’ll also need a good amp wiring kit – I’ve got a good amp kit buyer’s guide here.