>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Os alto-falantes dianteiros e traseiros precisam combinar?


Ao configurar seu home theater, você observará os alto-falantes dianteiros e traseiros que podem ajudá-lo a obter uma experiência de áudio de alta qualidade. Com esses alto-falantes, você pode se perguntar se precisa de um conjunto completo ou se pode trabalhar com o que já possui.

Os alto-falantes dianteiros e traseiros não precisam corresponder, mas funcionam melhor quando os alto-falantes frontais combinam e os alto-falantes traseiros combinam entre si para criar maior otimização e menor localização. Use alto-falantes correspondentes quando possível, mas, caso contrário, garanta recursos de saída semelhantes.

Leia também:Os alto-falantes de som surround precisam combinar?


Claro, existem muitas partes móveis que entram na configuração do seu sistema de áudio no seu home theater. Se você é novo no mundo do áudio, está pronto para uma aventura, pois configurar um sistema de som é muito mais do que simplesmente conectar alguns fios e equipamentos.

Saber se você pode ou não usar seus alto-falantes frontais e traseiros incomparáveis ​​pode dar um pouco de trabalho. Vamos dar uma olhada nos detalhes dos alto-falantes dianteiros e traseiros em um sistema de som surround.

Qual ​​é a diferença entre os alto-falantes dianteiros e traseiros?


Em um sistema de som surround, cada componente tem uma função única e serve a um propósito distinto no efeito geral e na qualidade do som que o sistema produzirá.

Quando uma parte do sistema está fora de controle, a qualidade do som será prejudicada. Saber como obter um som de alta qualidade começa primeiro conhecendo a diferença nos componentes dos alto-falantes que você está escolhendo usar em seu sistema de som.

Os alto-falantes frontais trabalham para otimizar o áudio nos diálogos e nas frequências de áudio altas e médias - distintamente importante para poder ouvir claramente as linhas de caracteres na mídia que você está transmitindo. Os alto-falantes traseiros se concentram mais no áudio de médio e baixa frequência que preenche as lacunas e cria um som mais robusto.

Embora você possa ter vários componentes de alto-falante configurados como alto-falantes frontais ou traseiros, você pode imaginar a configuração como se estivesse assistindo a um concerto. A frente é onde o desempenho está acontecendo.

Em um show, este seria o local onde a banda estaria localizada; em seu home theater, é onde sua tela é colocada (para onde seus olhos serão fixados).

Alternativamente, a parte traseira é onde o som estrondoso entrará para criar a experiência de som surround. É aqui que você ouvirá graves profundos e tons musicais que aumentam a experiência de áudio, mas não estão diretamente focados no diálogo do seu filme favorito (embora os alto-falantes traseiros também suportem frequências médias).

Nesta configuração, você pode ver que os dois tipos de alto-falantes servem a propósitos diferentes em toda a configuração do sistema de som. No entanto, sem um, o outro sozinho não seria capaz de criar tanto impacto ou experiência de áudio de alta qualidade para o ouvinte.

Com isso em mente, é importante entender o que acontece na configuração dos alto-falantes dianteiros e traseiros.

Como usar alto-falantes dianteiros e traseiros que não combinam


Embora o uso de um sistema de som surround completo com alto-falantes correspondentes seja a maneira mais ideal de garantir que os componentes do sistema funcionem em coesão uns com os outros, isso nem sempre é possível.

Nesse caso, você pode usar conjuntos de alto-falantes frontais e traseiros que não correspondem um ao outro, respectivamente, mas eles precisarão ser conectados para ter recursos de saída semelhantes.

Junto com isso, você vai querer garantir que os alto-falantes frontais funcionem como uma unidade e o mesmo para os alto-falantes traseiros. Caso contrário, você corre o risco de obter uma experiência de áudio de baixa qualidade com distorção de áudio, a capacidade de localizar o som (o que você está tentando evitar) e mais problemas que criarão uma experiência de som geral negativa.

Ainda assim, nem todo mundo quer começar do zero e construir seu sistema de som surround de home theater com todos os novos componentes.

Muitos preferem usar os conjuntos que já possuem e executar as conexões apropriadas para que isso funcione. Se você planeja usar alto-falantes frontais e traseiros que não combinam (enquanto ainda tem a frente como uma unidade e a traseira como sua própria unidade), há várias recomendações que você deve considerar. Esses incluem:

Combinar os alto-falantes frontais como um conjunto




Ao usar alto-falantes frontais e traseiros que não combinam, você quer ter certeza de que pelo menos os alto-falantes frontais combinam entre si e os mesmos para os alto-falantes traseiros.

Ter alto-falantes frontais que combinam entre si e atuam como um conjunto é extremamente importante para obter a qualidade de som apropriada (e eficaz) dos canais de áudio frontais esquerdo, direito e central.

Os alto-falantes frontais, como mencionado acima, são incrivelmente importantes para definir o tom da experiência de áudio. É aqui que o diálogo mais claro é ouvido e é o conjunto de alto-falantes mais comum para ter como opção independente se você não tiver dinheiro para investir em um verdadeiro sistema de som surround.

Embora o canal de áudio central seja o mais difícil, sem dúvida, pois cria intervalos distintos para diálogo e áudio de médio e alta frequência, os canais de áudio esquerdo e direito são importantes em sua função de realizar o restante da experiência de áudio.

Isso inclui menos dependência de ouvir a piada para uma piada na tela e mais para os efeitos sonoros e áudio que a acompanham.

Usar os alto-falantes frontais como um conjunto e garantir que eles estejam conectados adequadamente a um receptor/amplificador é extremamente importante ao configurar seu sistema de som surround de home theater.

Combinar os alto-falantes traseiros como um conjunto


Junto com os alto-falantes frontais que precisam atuar como um conjunto, você precisa do mesmo para os alto-falantes traseiros. Se você estiver usando alto-falantes frontais e traseiros que não combinam, seus alto-falantes traseiros precisam pelo menos atuar como uma unidade coesa (enquanto os alto-falantes frontais fazem o mesmo). Isso inclui garantir que os alto-falantes traseiros funcionem bem uns com os outros.

Você pode optar por combinar os alto-falantes traseiros estabelecendo as conexões e os recursos de saída apropriados, ou pode optar por usar produtos da mesma linha.

De qualquer forma, seja trabalhando mais ou de forma mais inteligente, você precisa ter certeza de que os alto-falantes traseiros - que executam as faixas de baixa frequência mais robustas (inclusive ao usar seu subwoofer na parte de trás da sala) - estão agindo como um conjunto.

Use fabricantes/linhas de produtos semelhantes


Uma maneira de garantir que os alto-falantes frontais correspondam entre si e que os alto-falantes traseiros estejam funcionando como uma unidade coesa é usar fabricantes ou linhas de produtos semelhantes.

Embora você possa optar por manipular seu sistema com conexões com fio para os equipamentos certos, você pode facilitar essas conexões escolhendo produtos que foram projetados para funcionar de forma coesa desde o início.

Você pode achar que prefere um fabricante e deseja usar alto-falantes frontais que vêm de uma linha de produtos com alto-falantes traseiros que vêm de outra. Isso funcionará desde que você consiga conectá-los e executar o crossover apropriado para obter uma saída de áudio semelhante.

Você não precisa usar alto-falantes frontais e traseiros do mesmo fabricante/linha de produtos, mas isso tornará seu trabalho de configuração do sistema de som de home theater muito menos complexo.

Verifique os recursos de saída


À medida que você gerencia seus alto-falantes dianteiros e traseiros em seu sistema de som, certifique-se de verificar os recursos de saída de cada conjunto.

Se você optar por usar alto-falantes traseiros que são muito mais poderosos que os alto-falantes frontais, por exemplo, você terá uma experiência de áudio avassaladora vindo de trás de você. Para evitar a má experiência de áudio consequente, use alto-falantes com recursos de saída semelhantes desde o início.

Execute o Crossover Apropriado


Além de usar alto-falantes com recursos de saída comparáveis, você pode ajudar a conseguir isso executando o crossover apropriado.

Ao estabelecer conexões entre cada alto-falante do seu sistema de som e o(s) receiver(s) que você está usando, certifique-se de estar executando o áudio em saídas semelhantes. Novamente, isso ajudará a criar um áudio mais equilibrado e de alta qualidade.

Diminuir localização


Certificar-se de que os alto-falantes estão sendo executados na mesma saída (ou similar) faz parte da diminuição da localização.

A localização de alto-falantes ocorre quando você está sentado em seu home theater e pode dizer exatamente de qual alto-falante o áudio está vindo. Isso é uma distração, pois você deseja processar o som como vindo da frente, traseira, laterais (igualmente) ou de todos os lados.

Para diminuir a localização em seu sistema de som, você deseja adotar as outras sugestões desta lista, incluindo certificar-se de que os alto-falantes frontais correspondam um ao outro e os alto-falantes traseiros também.

Junto com isso, usar a saída apropriada e o posicionamento dos alto-falantes pode ajudá-lo a diminuir a localização com alto-falantes frontais e traseiros incomparáveis.

Verifique o posicionamento do alto-falante


O posicionamento dos alto-falantes, juntamente com a saída de áudio dos alto-falantes, é absolutamente imperativo para a qualidade geral do som.

Se você estiver usando alto-falantes frontais e traseiros incompatíveis, é ainda mais importante certificar-se de que eles estejam configurados no posicionamento correto para cada componente de alto-falante. Isso ajudará na produção coesa do som, bem como trabalhará para diminuir os efeitos da localização, como mencionado acima.

Use um medidor de SPL para verificar a saída de áudio


Conforme você verifica o posicionamento de cada alto-falante, você pode usar um medidor SPL para verificar a saída de áudio de cada equipamento.

Isso ajudará a garantir que todas as unidades estejam funcionando como você pretendia e fornecerá dados tangíveis para provar o que seus ouvidos podem ou não estar lhe dizendo sobre o som de alto-falantes frontais e traseiros incomparáveis.