>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Ruído rosa versus ruído branco versus diferenças de ruído marrom (com amostras)


Curioso para saber quais são as diferenças entre ruído rosa vs ruído branco vs ruído marrom? Você está no lugar certo!

Vou explicar tudo aqui de uma maneira que qualquer um possa entender - além disso, você pode ouvir meus exemplos de ruído por si mesmo.

Ruído rosa versus ruído branco versus diferenças de ruído marrom




Ruído rosa, branco e marrom são o que você chama de ruído colorido (padrões de som). O nome da cor do ruído é usado para descrever o espectro de potência característico de um sinal de ruído.

Em outras palavras, os sinais de ruído coloridos têm diferentes padrões de saída (padrões de seu nível de volume) para diferentes frequências, como você verá abaixo.

Embora existam outros também (ruído violeta, ruído azul, ruído cinza, etc.), rosa, branco e marrom são alguns dos mais comuns. Os três abordados neste artigo são alguns dos melhores para bloquear o ruído ambiente e criar ótimos padrões de ruído do sono.

O que é ruído rosa?




Uma imagem de exemplo de ruído rosa em um analisador em tempo real (RTA). Aqui o volume é mostrado como uniforme, representando como nossos ouvidos o percebem.

Ruído rosa é um padrão de som aleatório no qual a densidade de potência espectral (a potência por frequência) diminui à medida que a frequência aumenta. Em outras palavras, a saída de volume é inversamente proporcional à frequência do sinal.

Às vezes, é descrito como ruído 1/f (1/frequência) e, quando plotado em uma escala logarítmica, aparecerá como uma inclinação descendente. No entanto, o ruído rosa parece ter volume uniforme para o ouvido humano, pois somos mais sensíveis às faixas de frequência sonora superiores.

O que é ruído branco?




Uma imagem de exemplo de ruído branco em um analisador em tempo real. Aqui, o RTA mostra como o ruído branco é percebido pelos nossos ouvidos – ele soa “mais alto” em intervalos mais altos.

O ruído branco é caracterizado por um padrão de som aleatório que possui uma densidade espectral plana (a mesma amplitude ou intensidade de volume) em todas as frequências de som. Em outras palavras, tem igual intensidade em toda a faixa de frequência crescente.

Para a audição humana, pode parecer que as frequências mais altas são mais altas, pois nossos ouvidos são mais sensíveis a elas.

O que é ruído marrom?




Uma imagem de exemplo de ruído marrom em um analisador em tempo real. Aqui, o RTA mostra como o ruído marrom é percebido pelos nossos ouvidos – as frequências mais baixas têm uma saída de volume muito mais alta, então você ouvirá mais graves.

O ruído marrom (também chamado de ruído browniano ou ruído vermelho) é um padrão de ruído aleatório que possui uma intensidade de potência mais alta (saída de volume mais alta) em frequências mais baixas.

A audição humana é pior em frequências mais baixas, então tendemos a perceber menos os graves com ruído branco ou rosa. Como o ruído marrom tem uma saída mais alta em frequências mais baixas, ele soa “mais profundo” e seus ouvidos podem ouvir os tons graves reforçados.

O ruído marrom é semelhante em alguns aspectos ao som das ondas do mar.
Observação: O ruído “branco” também é comumente usado como nome para padrões de som que são um pouco semelhantes, mas não exatamente iguais. Por exemplo, uma ventoinha de caixa ou saída de máquina de som pode ser chamada de “branca” mesmo que não seja tecnicamente correta.

Amostras de áudio em branco, rosa e marrom


Aqui está uma amostra de cada som que você pode experimentar. Cada vídeo mostra como o padrão de som aparece em um programa analisador de teste, representando mais de perto como eles aparecem para seus ouvidos.

(Observe que, quando mostrados em um gráfico de engenharia logarítmica, eles terão uma forma diferente devido ao gráfico das bandas de oitava - pode ser um pouco confuso.)

1. Amostra de ruído rosa



2. Amostra de ruído branco



3. Amostra de ruído marrom



Mais artigos úteis

  • Som estéreo vs mono – qual é a diferença?
  • Saiba o que é um filtro passa-alta e como eles são usados.