>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar alto-falantes com 4 terminais


Com a tecnologia de hoje, os alto-falantes vêm com vários terminais, permitindo que você envie o sinal de áudio para drivers separados, amplificadores separados ou permitindo que você os use da maneira antiga, apenas enviando o sinal de áudio completo para todos os drivers.

Cada método é ligeiramente diferente; no entanto, eles são todos bastante diretos, e este artigo explicará e apresentará todas as etapas e métodos para você.

Leia também:Como estender os fios dos alto-falantes do Home Theater

Como conectar alto-falantes com 4 terminais


Existem 3 maneiras de conectar alto-falantes com 4 terminais e são as seguintes:-
  1. Deixando a barra condutora entre os terminais e conectando um conjunto de fios
  2. Fiação dupla
  3. Biamplificação


O processo é bastante simples, e vou guiá-lo aqui com um tutorial passo a passo. Vou guiá-lo pelo processo de descobrir qual fio você precisa, considerando a impedância do alto-falante e o comprimento do cabo necessário. Você pode querer tomar nota de uma ou duas coisas, pois isso pode afetar a qualidade do som do seu sistema.

Descobrindo a bitola e o comprimento do fio


Mesmo se você tiver fio de alto-falante, primeiro você precisa saber o comprimento correto e a bitola do fio que deve usar, dependendo da impedância do alto-falante.

Lembre-se, se você usar um fio muito fino ou muito longo, a resistência desse fio aumentará e essa resistência poderá causar degradação do áudio.

Para o nosso exemplo de trabalho, digamos que temos dois alto-falantes de alta qualidade com uma impedância de 4 ohms e eles têm conexões bi-fio (4 bornes).

O comprimento que precisaremos em termos de comprimento do fio será de 15 pés. Portanto, consultando nosso gráfico, podemos dizer que, como a impedância do alto-falante é de 4 ohms e a distância é de 15 pés, a bitola do fio que precisamos é de 18 bitola. Em nosso exemplo de trabalho, já temos esse fio feito de cobre.

Descascando o fio do alto-falante


A próxima coisa que precisamos fazer é retirar ambas as extremidades do fio do alto-falante, para que possamos colocá-los nos postes de dois fios e conectá-los ao amplificador.

Lembre-se, dependendo da sua configuração, você deixará a barra condutora conectada aos terminais e conectará um conjunto de fios, ou usará o método de fiação dupla, onde você remove a barra e usa dois conjuntos de fios (um para cada driver). Caso contrário, você pode usar o método Bi-amplificação e conectar os terminais a amplificadores separados.

Se você ainda não o faz, sugiro comprar uma ferramenta de crimpagem profissional para poder descarnar o fio corretamente. Eles são muito baratos e fazem o trabalho bem feito.

Não há nada pior do que tentar remover o isolamento do fio e você quebrar parte do fio interno ou destruir parte do fio. Uma ferramenta de crimpagem profissional tem até seções que permitem descascar várias bitolas de fio.

Conecte uma extremidade do fio do alto-falante ao seu amplificador


A próxima coisa que você precisa fazer é conectar uma das extremidades de todos os fios do alto-falante ao amplificador. Dependendo do seu amplificador, ele também terá terminais de mola, postes de ligação ou postes de fiação dupla (no nosso exemplo, nosso amplificador tem postes de fiação dupla e estamos usando o método de fiação dupla).

Os posts serão codificados por cores, assim como o fio do alto-falante, sem dúvida. Remova as placas de ponte ou pinos entre os postes de ligação e conecte os dois conjuntos de fios de alto-falante ao amplificador (certificando-se de observar os postes de graves e os postes de agudos). Além disso, observe de que maneira você conectou o fio em termos de polaridade. Aperte os postes.

Conecte a outra extremidade do fio do alto-falante aos alto-falantes


O mesmo método será aplicado aqui. Remova as placas ou pinos da ponte dos postes de bi-fiação e insira o fio para cada um (certificando-se de verificar se os fios corretos estão indo para os postes de graves e agudos e se as polaridades dos fios estão corretas). Aperte os postes.

O método pode parecer um pouco sem brilho; no entanto, muitas pessoas usam bitola e comprimento de fio incorretos porque não sabem em que nível de impedância seus alto-falantes estão assentados, causando degradação do áudio. Eles então pensam que tem algo a ver com a configuração real da fiação que eles fizeram.

Além disso, tende-se a ficar preguiçoso e não prestar atenção para onde os fios vão porque parece fácil, mudar a polaridade dos fios e conectá-los aos postes errados.

Visão geral dos alto-falantes (alto-falante)




Um alto-falante (alto-falante) é um transdutor eletroacústico. Este é um nome complicado para dizer que um alto-falante converte um sinal de áudio elétrico em ondas sonoras.

O alto-falante mais popular hoje é um alto-falante dinâmico. Isso significa que o alto-falante precisa de algum tipo de amplificação externa para fortalecer o sinal de áudio antes de chegar ao alto-falante.

O alto-falante dinâmico funciona na mesma premissa dos microfones dinâmicos, porém, ao contrário. Uma corrente elétrica alternada é enviada para a bobina de voz do alto-falante (esta é uma bobina de fio que é suspensa entre um campo magnético permanente.

Isso faz com que a bobina do alto-falante se mova para frente e para trás, o que, por sua vez, faz com que o diafragma do alto-falante se mova para frente e para trás, criando ondas sonoras.

Os alto-falantes são normalmente alojados em um gabinete, e os materiais dos quais o gabinete é alojado desempenharão um papel essencial na qualidade do som.

Com relação à reprodução de som de alta fidelidade, você terá vários transdutores (também chamados de drivers de alto-falante) montados no mesmo gabinete. Esses drivers (transdutores) funcionarão e reproduzirão diferentes seções da faixa de frequência do som.

Isso é o que a maioria das pessoas agora como tweeters, woofers, subwoofers e drivers de médio porte. Cada um desses drivers irá reproduzir frequências específicas dependendo de como eles são projetados e estruturados.

Os tweeters reproduzirão altas frequências, os drivers de médio alcance reproduzirão frequências médias, os woofers reproduzirão frequências baixas e os subwoofers produzirão frequências extremamente baixas.

Como veremos nas seções subsequentes, existem alguns tipos de conexão que nos permitem conectar nosso sinal de áudio elétrico aos nossos alto-falantes via fio de alto-falante.

No entanto, primeiro precisamos considerar que, dependendo do design do sistema do alto-falante; você conectará um fio que percorrerá toda a faixa de frequência de áudio ou executará vários fios para dividir a faixa de frequência e enviá-los para transdutores separados (drivers). É aqui que os terminais de dois e quatro postes para alto-falantes entram em ação.

Design do sistema (crossover)


Este tipo de design é como os terminais de quatro postes entraram em produção. Um sistema de alto-falantes com vários drivers usará um conjunto de filtros (crossover) para separar o sinal de entrada em diferentes faixas de frequência, dependendo da faixa de frequência para a qual cada driver foi projetado.

Consequentemente, cada driver receberá energia apenas em suas frequências de operação. Isso é ótimo porque reduzirá a distorção e a interferência entre os drivers separados, garantindo maior fidelidade de áudio.

Existem dois tipos diferentes de crossovers, ou seja, crossovers ativos e passivos. Os cruzamentos passivos são onde vemos e usamos terminais de quatro postes. Crossovers passivos são circuitos eletrônicos que usam uma combinação de um ou mais indutores, capacitores e resistores.

Todos esses componentes são combinados de forma específica para formar uma rede de filtros. Eles são colocados entre o amplificador e o driver, e nós os conectamos através de terminais de quatro postes.

Crossovers ativos são circuitos de filtro que dividem o sinal de áudio em bandas de frequência separadas antes da amplificação. Com este método, você precisa de um amplificador para cada banda passante (um amplificador para tweeters e um amplificador para woofers, etc.).

Agora que entendemos como os alto-falantes funcionam, vejamos os vários tipos de conexão que você pode usar. Então seremos capazes de compreender com nosso exemplo de trabalho como conectar o fio do alto-falante aos terminais e, em nosso exemplo, usaremos terminais de quatro postes.

Que tipo de conexão os alto-falantes têm?




Os alto-falantes usam terminais ou postes para um método de conexão. No entanto, dependendo do alto-falante e para qual finalidade ele foi projetado, ele pode e provavelmente terá outros tipos de conexão, que discutiremos mais adiante.

Terminais de mola


Esses tipos de terminais são encontrados em alto-falantes mais antigos e de nível básico. Os fios são mantidos no lugar por um clipe com mola. Eles também são geralmente codificados por cores em preto e vermelho para distinguir entre os terminais positivo e negativo.

Postagens vinculativas


Um poste de encadernação consistirá em um poste com uma tampa de encadernação. Depois que a tampa for removida, você poderá ver um buraco passando pelo centro de um lado para o outro.

Esses postes também são geralmente codificados por cores em vermelho e preto para facilitar a identificação das polaridades. Esses tipos de postes podem ser banhados a ouro e vêm equipados com alto-falantes de alta qualidade.

Postes de fiação dupla (4 terminais)


Esses tipos de postes serão semelhantes aos dos postes de ligação. Uma variação pode ser que você precise empurrar o fio pelo centro do poste em vez de pela lateral.

Os postes bi-fio têm dois conjuntos de postes, e isso permite que o amplificador conecte dois conjuntos separados de fio de alto-falante a ele. Um conjunto de fios é usado para acionar o driver de baixa frequência, enquanto o outro conjunto é usado para acionar os drivers de frequência de alta faixa. Isso cria uma resposta de graves aprimorada e suavidade de agudos.

Esses postes terão uma barra condutora que une os dois terminais, então você só precisa de um cabo para conectar os dois drivers ao seu amplificador, se desejar. Esta é sua configuração padrão onde ambos os drivers recebem o mesmo sinal de áudio.

Configuração de cabeamento duplo


É aqui que você remove a barra condutora e tem fios separados para cada terminal indo para um amplificador. Isso permite a separação de frequências usando o método de crossover, como discutimos.

Configuração de biamplificação


É aqui que a barra condutora é removida e cada terminal é conectado com fios separados, e cada fio vai para amplificadores separados.

Tampas de banana


Os plugues banana são um tipo de encaixe que você pode comprar e conectar o fio do alto-falante. Estes encaixes não estão equipados com altifalantes ou postes.

Eles são comumente usados ​​em situações em que você gostaria que as coisas fossem muito fáceis de usar ou porque você move continuamente seus alto-falantes (o que você não deve fazer).

Que outros tipos de conexões para alto-falantes você tem?


Dependendo do design do alto-falante e para o que ele é usado, você pode obter uma variedade de conexões diferentes, desde conexões de jack de 1/4 de polegada, conexões XLR, conexões RCA e conexões SpeakON.

Esses alto-falantes geralmente estarão na forma de monitores de estúdio, alto-falantes de estúdio, alto-falantes de PA e monitores de palco.

É verdade que você pode usar esses tipos de alto-falantes em sua configuração de home theater; no entanto, todos eles são projetados para executar funções ligeiramente diferentes. Além disso, se você tiver esses alto-falantes com esses tipos de conexões, verifique se o seu amplificador suporta essas conexões.

Caso contrário, você terá que tentar construir o cabo do alto-falante sozinho (o que exigirá algum conhecimento e uma boa quantidade de tempo e solda). Você terá que comprar adaptadores de áudio que permitirão converter um tipo de conexão em outro.

Uma coisa a notar é que no mundo digital de hoje, você também obtém tipos de conexão digital na forma de cabos S/PDIF. Todos os tipos de conexão discutidos além de S/PDIF são tipos de conexão analógica, e você deve ser capaz de encontrar um conversor de um tipo para outro com bastante facilidade.

Para amplificadores com uma conexão S/PDIF, você terá que obter um conversor digital para analógico, e eles também estão prontamente disponíveis.

Esses tipos de conexões são melhores do que o fio do alto-falante?


Os tipos de conexão são diferentes e usados ​​para várias aplicações. Conexões de ¼ de polegada tendem a ter muita interferência, especialmente quando o comprimento do cabo é longo. As conexões XLR são conexões balanceadas e são ótimas para aplicações em um estúdio de gravação. Os cabos SpeakON são usados ​​para grandes sistemas de PA que sofrem muito desgaste.

Na maioria das vezes, o fio de alto-falante padrão e a conexão que acompanha o equipamento de áudio doméstico é mais do que adequado para manuseio e desempenho de alta qualidade, e não haverá necessidade de procurar conversores e dispositivos que alterem o tipo de conexão porque será desnecessário.

Conclusão


É sempre melhor ter uma compreensão de algo ao tentar descobrir como resolver um problema. Com isso em mente, aprendemos sobre alto-falantes e como eles funcionam. Também aprendemos sobre como cada driver funciona dependendo de seu design.

Devido ao fato de que agora nós terminais de quatro postes usamos um design cruzado, sabemos que cada fio que conectamos ao alto-falante está alimentando um driver diferente. Assim aprendemos a associar o fio correto do amplificador ao driver válido.

Suponha que não soubéssemos e compreendêssemos isso, e este artigo apenas forneceu um guia passo a passo sobre como descarnar o fio e conectá-lo ao seu amplificador e alto-falantes. Nesse caso, você pode ter encontrado algumas áreas problemáticas onde o amplificador ou os alto-falantes não funcionaram corretamente.

Também aprendemos que os alto-falantes podem ter outros tipos de terminais, e até mesmo alguns alto-falantes são construídos com diferentes tipos de conexão.

Esses tipos de alto-falantes são feitos e projetados para outras funções (ainda com a capacidade de tocar música em mente) do ponto de vista de estúdios de gravação e sistemas de PA.

Em suma, você deve ter uma compreensão abrangente de como os alto-falantes funcionam e como conectá-los a um amplificador usando quatro terminais de post agora.