>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Bang For Your Buck:Recursos do amplificador de áudio do carro


Comprar um novo amplificador de áudio para carro é complicado. Existem milhares de amplificadores disponíveis em pelo menos uma centena de empresas de áudio automotivo. Escolher o amplificador certo para o seu sistema requer equilibrar a expectativa de desempenho com o custo e os recursos do amplificador em questão. Nesta edição do Bang for Your Buck, falaremos sobre os recursos do amplificador de áudio do carro que tornarão o som do seu sistema de áudio melhor e mais agradável, maximizando seu investimento.

Canais do amplificador


Décadas atrás, você podia escolher entre amplificadores de dois ou quatro canais para alimentar seu sistema de áudio. A maioria das pessoas usava um amplificador de quatro canais para os alto-falantes dianteiros e traseiros e um amplificador estéreo de alta potência em ponte para acionar um subwoofer ou dois. O aumento da popularidade dos amplificadores monobloco classe D nos anos 90 substituiu o grande amplificador estéreo nos subs por algo mais eficiente e muitas vezes mais poderoso.

Não importa como você divida o trabalho, você precisará de vários canais de amplificador. Vejamos duas opções de amplificadores para um ponto de partida. Um amplificador de quatro canais é extremamente flexível. Ele pode alimentar seus alto-falantes frontais e traseiros, um conjunto de componentes e um subwoofer ou ser dedicado a um conjunto de componentes usando filtros ativos em vez de redes passivas. É raro que um amplificador de quatro canais de alta qualidade não possa continuar sendo uma parte importante do seu sistema.

Outra alternativa para um amplificador é um modelo de cinco canais. Na maioria dos casos, esses amplificadores fornecem entre 50 e 100 watts de potência dos quatro canais principais e 300 a 600 watts do canal do subwoofer. Uma vantagem significativa desses amplificadores é que eles estão alojados em um único chassi. Este design reduz a necessidade de blocos de distribuição de energia e terra e simplifica a instalação.

Crossovers embutidos


Quando você está começando uma atualização do sistema de áudio, você vai querer dar uma olhada nos crossovers embutidos no amplificador que você está vendo. Supondo que você use um amplificador de quatro canais, cada par de canais provavelmente incluirá crossovers que podem ser configurados em um modo passa-alta ou passa-baixa. Este design de crossover torna o amplificador adequado para acionar alto-falantes ou um subwoofer. Se você planeja usar o amplificador para acionar um conjunto de componentes em uma configuração ativa (algo que você deve aspirar), procure por crossovers que possam atingir frequências mais altas – na faixa de 4 a 5 kHz. Se você está planejando usar um processador de sinal digital para lidar com crossovers (outra aspiração sábia), então as frequências de crossover importam menos.

Recursos de integração do veículo


Atualizar um sistema de som de fábrica moderno pode ser complicado. Em muitas aplicações, a unidade de origem não pode ser substituída. Isso significa que precisamos nos conectar ao rádio ou ao amplificador. Se você está planejando manter sua unidade de origem de fábrica no sistema, você deve escolher um amplificador que forneça recursos de integração OEM. Em primeiro lugar, o amplificador precisa ser capaz de aceitar um sinal de nível de alto-falante. Alguns amplificadores possuem conexões dedicadas para sinais de alta tensão. Outros designs permitem que você conecte os fios do alto-falante de fábrica às entradas RCA e, em seguida, pressione um botão para reduzir a tensão para algo que o amplificador possa suportar. Uma terceira opção popular são os amplificadores que incluem um adaptador RCA que possui circuitos embutidos que reduzem a tensão.

O segundo recurso que você vai querer procurar é a detecção remota de ativação. Diferentes empresas têm nomes diferentes para esse recurso. Em poucas palavras, você quer que o amplificador ligue quando o estéreo de fábrica for ligado. Amplificadores com detecção de ativação remota automática monitoram a conexão de entrada para um sinal de áudio ou a presença de uma tensão CC gerada por amplificadores do tipo BTL nas unidades principais.

Controles remotos de nível


Se você for usar o amplificador que escolheu para acionar um subwoofer, escolha algo que inclua ou tenha a provisão para um controle de nível remoto. Um controle de nível remoto é tipicamente uma pequena caixa de metal ou plástico com um botão saindo dela. Você pode girar esse botão para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o nível do subwoofer em relação ao restante dos alto-falantes do carro.

Os melhores projetos são atenuadores. Isso significa que na posição máxima, o amplificador se comporta como se o botão não estivesse conectado. Você pode diminuir o nível de graves girando o botão no sentido anti-horário. A razão pela qual este design é melhor está no processo de como os sistemas são ajustados.

Idealmente, tente evitar controles de reforço de graves. Se você quer mais graves, deve querer mais de TODOS os seus graves, não apenas as frequências em torno de 50Hz. Graves profundos (abaixo de 30Hz) são muito divertidos!

Potência do Amplificador


Aqui está outro assunto complicado que exige o equilíbrio de muitos critérios. Primeiro, você nunca pode ter muita energia disponível. Com isso dito, dependendo dos seus alto-falantes, você pode ter mais energia do que jamais poderá usar. Em quase todos os casos, a potência máxima do amplificador determina o tamanho do amplificador e vice-versa. Um amplificador de subwoofer de 1.500 watts que funcionará de forma confiável em um dia quente de verão não caberá na palma da sua mão. Se você deseja atualizar seu sistema de áudio mantendo o equipamento fora de vista, precisará escolher um amplificador que caiba sob um assento ou em um compartimento de armazenamento.

Em termos de longevidade dos alto-falantes, escolha um amplificador classificado com as mesmas classificações de potência (reais) que seus alto-falantes. Se o sistema estiver configurado corretamente, você não deverá ter problemas de confiabilidade.

Acessórios de instalação do amplificador


O penúltimo passo na escolha de um amplificador para o seu veículo é escolher os acessórios de instalação adequados para ele. Não, não estamos falando de coberturas cromadas ou kits de iluminação. Sua escolha de fio de alimentação pode ter um efeito dramático no desempenho e na confiabilidade do seu amplificador. Pode soar como um discurso de vendas, mas não seja mesquinho com a fiação que você escolher. Um kit de US$ 40 com 1.000 watts impresso na embalagem pode parecer um bom negócio, mas você acha que ele fornecerá energia ao seu amplificador da mesma forma que um kit de US$ 100?

Pense no seu fio de alimentação como os pneus do seu carro. Pneus finos baratos funcionam bem quando você está cruzando a cidade a caminho de comprar mantimentos. Quando é hora de aumentar a emoção, esses pneus não oferecem desempenho premium. Um pneu de alta qualidade simplesmente adere melhor à estrada e, em muitos casos, dura mais tempo. O fio de alimentação é o mesmo.

Instalação e configuração de qualidade


Por último e certamente não menos importante é a sua escolha de quem irá instalar o seu amplificador. Carros e caminhões não são tão simples como costumavam ser. Construção compósita, alumínio, adesivos de alta resistência, redes de dados de computador e sistemas de carregamento controlados por BCM exigem que alguém com ampla experiência trabalhe em seu veículo. Assumir que seu novo carro ou caminhão é como qualquer outro veículo em que eles trabalharam é uma receita para o desastre.

Um técnico de instalação devidamente treinado e qualificado entende como montar o equipamento de forma segura e confiável. Eles entendem o processo adequado para fazer conexões elétricas para que sejam eficientes e seguras. Finalmente, eles têm um processo testado e comprovado que garante que cada amplificador seja configurado para fornecer o máximo de desempenho e confiabilidade. Escolha quem você deixa trabalhar em seu carro com muito cuidado.

Ajuda local com recursos do amplificador de áudio automotivo


Quando chegar a hora de atualizar seu sistema estéreo, dirija-se ao seu revendedor local de acessórios para celular e pergunte sobre os recursos mais recentes do amplificador de áudio do carro. Eles trabalharão com você para escolher uma solução que inclua os recursos que você deseja e forneça o desempenho desejado.