>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Composição:O que você faz quando não há assunto?



http://www. outdoorphotoacademy.com/wp-content/uploads/2016/04/Final-WhenNoSubject.mp3


Os fotógrafos de paisagens enfrentam um problema que outros fotógrafos geralmente não têm:decidir sobre um assunto.

Por exemplo, quando um fotógrafo de retratos se prepara para tirar uma foto, não há dúvida de qual será o assunto:a pessoa. Da mesma forma, um fotógrafo de vida selvagem sempre sabe qual será o assunto de sua foto:o animal. Isso não quer dizer que esses tipos de fotografia são fáceis, e há muitas maneiras diferentes de os fotógrafos abordarem o mesmo assunto, mas o ponto é que o assunto geral é sempre claro. Mas se você é um fotógrafo de paisagens, sem dúvida, passou incontáveis ​​horas dirigindo por aí procurando algo – qualquer coisa – para usar como assunto. Você provavelmente também andou muitos quilômetros para cima e para baixo nas costas ou trilhas naturais à procura de um assunto. Na verdade, muitas vezes é o maior desafio que enfrentamos.

Agora, às vezes escolher um assunto não é tão difícil. Se você tiver a Portland Head Light ou a Golden Gate Bridge em sua cena. . . bem, está bem claro qual será o seu assunto. Mas que tal uma vista panorâmica padrão? Normalmente, há apenas algumas colinas e árvores à sua frente, com o céu como pano de fundo. Pode ser bonito. Pode ser uma bela vista. Mas qual é o assunto?

Ou que tal uma cena costeira ou de praia padrão? Muitas vezes há apenas um monte de areia, algumas ondas e o céu. Qual é o assunto aí?



Mesmo se você for a um local notavelmente pitoresco, ainda poderá enfrentar o mesmo desafio. Você pode ir ao Grand Canyon ou ao Monument Valley e ainda voltar para casa com nada mais do que um monte de fotos.

Na verdade, isso me lembra de uma época em que eu era um fotógrafo iniciante e tinha feito uma viagem a Las Vegas com minha esposa. Um dia saí com um pequeno grupo de turistas para o Red Rock Canyon. Por acaso havia um fotógrafo no grupo (um que sabia o que estava fazendo). No passeio, eu estava feliz tirando fotos das falésias e da paisagem, e esse fotógrafo parou e me disse que eu deveria trabalhar para definir assuntos em minhas fotos. Ele sugeriu que minhas fotos eram realmente apenas instantâneos e que eu precisava ficar atrás de certas árvores ou rochas para adicionar à imagem. Eu pensei que ele era louco. Fingi concordar com ele, mas esperei que ele saísse para que eu pudesse retomar o que estava fazendo. Por que eu teria uma árvore solitária ou uma rocha dominando minha foto quando eu tinha esse cenário majestoso na minha frente? Com certeza aquela bela paisagem deve ser o foco da foto.

Agora vejo que ele estava certo e eu estava errado. Minhas fotos eram apenas instantâneos. Apesar do fato de que este é um local maravilhoso e eu estava lá em um dia lindo, você não verá fotos dessa viagem no meu site.

Então, o que fazemos sobre esse problema? Bem, não podemos consertá-lo completamente. Muitas vezes temos apenas que passar por cima. A realidade é que grande parte do mundo não é tão interessante ou não se traduz bem em fotos. Dito isto, há ótimas fotos mesmo onde não há assunto óbvio. Além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para mitigar esse problema. Aqui está como eu sugiro que você aborde isso:

Etapa 1:planejar com antecedência


Eu usei essa analogia no meu livro, então tenha paciência comigo se você já leu isso, mas a fotografia é de muitas maneiras semelhante à pesca. Você nunca pode garantir o sucesso e alguns dias serão melhores que outros, não importa o que você faça. Ainda assim, há coisas que você pode fazer para melhorar suas chances.



Na pesca, se você simplesmente soltar sua linha em uma parte aleatória de um lago, então sim, você tem algumas chance de pegar um peixe. As chances não são tão grandes embora. Pescadores de verdade planejam com antecedência com mapas. Eles procuram as estruturas onde sabem que os peixes se escondem. Eles correm para os melhores lugares com base nas informações que receberam. Quando eles estão na água, eles estão usando localizadores de peixes. Eles estão constantemente se movendo para encontrar a parte do lago onde os peixes estão. Resumindo, eles fazem todo o possível para saber onde estão os peixes, e então chegar a esses pontos.

Da mesma forma, na fotografia, se você simplesmente andar com uma câmera pendurada no ombro, então sim, você tem algumas chance de se deparar com uma bela cena que se traduzirá bem em uma ótima imagem. Mas as chances não são grandes. Na verdade, eles são bem baixos. Em vez disso, assim como na pesca, você deve planejar com antecedência e encontrar as estruturas e outras coisas que podem servir como um bom assunto ou centro de interesse para sua foto.

Entraremos em quais coisas procurar para usar como assuntos em um momento. Mas, por enquanto, apenas certifique-se de usar as ferramentas certas para encontrar esses assuntos. As melhores formas são:
  • O mapa do mundo de 500px: Este mapa mostrará fotos tiradas por local para que você possa ver o que outros fotógrafos fizeram na área para planejar a visita. Se você não está familiarizado com 500px, você deve dar uma olhada porque há sempre ótimas fotos lá que você pode usar como inspiração. Além disso, mesmo se você estiver familiarizado com 500px, talvez não esteja familiarizado com o mapa-múndi porque não há link para ele na página inicial. Use o link acima para chegar até ele e, em seguida, mova-se para o local desejado. As fotos serão preenchidas automaticamente.
  • Google Street View: Esse recurso do Google Maps permitirá que você caminhe virtualmente e explore a área com antecedência para encontrar recursos úteis. Você provavelmente já está familiarizado com o Google Maps, então não vou me debruçar sobre seu uso aqui. Mas usar o recurso “pegman” permitirá que você veja todos os tipos de ângulos e visões diferentes. É a próxima melhor coisa para estar lá antes do tempo. Na verdade, os fotógrafos fazem missões de reconhecimento há muito tempo, e isso está muito perto de permitir que você faça isso da sua mesa.
  • Pesquisa simples por palavra-chave: Se você estiver indo para um lugar distinto, você também pode fazer uma pesquisa simples nessa área. Por exemplo, se você estiver indo para o Arches National Park, execute-o como uma empresa de pesquisa no Google. Você também pode executá-lo como uma empresa de pesquisa no Flickr e 500px. Depois de encontrar um ou dois fotógrafos especializados nessa área, confira seus sites. Você também pode entrar em contato com eles para ver se eles têm alguma informação adicional para você.

Há um capítulo dedicado a esse assunto em meu livro, então não quero detalhar muito o ponto aqui para aqueles que já o leram. O objetivo é usar as ferramentas disponíveis para planejar com antecedência e encontrar recursos que possam servir como assuntos interessantes. Isso vai lhe poupar muito tempo vagando mais tarde. Que tipo de recursos você pode procurar? Vamos dar uma olhada nisso agora.

Etapa 2:conheça os recursos que você pode usar


Quais recursos podem realmente servir como um assunto útil para nossas fotos? Claro, essa lista é quase infinita. Qualquer coisa, desde uma folha de grama a uma árvore ou uma pedra, pode acabar sendo um assunto interessante. Mas dizer isso não ajuda ninguém. Todos nós precisamos de ideias que possamos procurar quando estamos filmando.

Já escrevi sobre isso em outros contextos. Por exemplo, no contexto de fotografia costeira ou de praia, aqui está um artigo da Escola de Fotografia Digital que contém uma lista de recursos que você pode usar como assuntos. Como mencionado anteriormente, uma costa ou uma praia podem realmente ser uma imagem bastante desinteressante se você não tiver outros recursos além de areia e água. Aqui estão algumas dessas características:
  • Pais e docas antigos
  • Faróis
  • Formações rochosas
  • Padrões na água
  • Animais
  • Ondas poderosas
  • Pessoas (para um senso de escala)
  • Nuvens
  • Reflexos na água

Também fiz uma lista de assuntos para você considerar na fotografia urbana à noite. Aqui está outro artigo na Escola de Fotografia Digital que lista 13 desses assuntos.

Mas e os assuntos para fotografia de paisagens em geral? Novamente, a lista é inesgotável, mas aqui estão algumas coisas para procurar ao pesquisar um assunto:
  • Celeiros antigos
  • moinhos de vento
  • falésias
  • cavalos
  • vacas
  • riachos
  • pontes
  • cachoeiras
  • uma colina ou pico de montanha
  • carros ou barcos abandonados.
  • grandes rochas ou pedregulhos.

Pelo menos, essas são as coisas que eu geralmente procuro. Pegue qualquer um desses itens que você gosta e comece sua própria lista.


Passo 3:Simplesmente não há nada aqui. E agora?


Todos nós já enfrentamos a situação em que simplesmente não parece haver um assunto, não importa o quanto olhemos. Nesse caso, você pode ter que desistir de procurar um assunto definido e começar a procurar algo que possa usar como centro de interesse para unir a imagem. Às vezes pode ser uma nuvem. Pode ser apenas uma árvore de destaque. Outras vezes pode ser a estrada.



Se você não consegue encontrar uma coisa para ser um assunto, você precisará ir em uma direção diferente. Muitas vezes, essa direção diferente é encontrar um padrão, forma ou linha para servir como peça central da sua imagem. Uma fileira de árvores e às vezes pode funcionar aqui. Se você estiver lidando com uma cena desértica ou estéril, padrões na areia podem funcionar bem. Tenha cuidado aqui, pois muitas vezes você não pode ver esses padrões da maneira que sua câmera faz. Você vai precisar olhar muito através da câmera.

Francamente, qualquer coisa que você possa transformar em uma linha através de sua imagem também funciona. A linha ajuda a guiar os olhos do espectador, que é basicamente o que você está tentando fazer com um assunto ou centro de interesse na imagem. Estradas e riachos são bons exemplos. Um caminho sinuoso pode funcionar muito bem. Você também pode configurar sua foto de modo que uma linha ou linha costeira percorra a imagem. Você pode fazer o mesmo com linhas criadas por agricultores ou por sebes.

Lembre-se de que o assunto da sua foto não é necessariamente uma coisa. Pode ser uma ideia. Contanto que a imagem seja ajudada visualmente por um padrão, forma ou linha, o assunto subjacente ainda pode aparecer.

Etapa 4:A espera


Às vezes, as melhores fotos são criadas com uma composição interessante - mesmo que não haja um assunto real - e depois esperando que algo aconteça. Particularmente em um contexto urbano, muitas vezes é uma ótima ideia configurar sua composição e depois esperar. Uma pessoa pode caminhar pela cena. Qualquer número de coisas pode acontecer para fornecer-lhe um grande assunto. Henri Cartier-Bresson era famoso por esta técnica.

Essa técnica funciona em um local remoto ou em um contexto de paisagem? Tipo de. Você normalmente não terá muitas pessoas ou tráfego passando pela sua cena (e, francamente, essa é provavelmente a última coisa que você desejaria de qualquer maneira). Você pode ter sorte com um animal ou alguns pássaros entrando em sua cena, mas isso não é provável.

A melhor aposta é voltar ao seu local mais tarde, se puder. Volte quando houver algo acontecendo. Volte quando houver uma tempestade se aproximando. Volte quando houver iluminação dramática. Qualquer coisa para criar aquele “algo” extra que você pode usar para ancorar ou completar sua imagem.

Etapa 5:quando tudo mais falhar - usando "A cena"


Devo mencionar que este artigo surgiu de uma discussão por e-mail que tive com um leitor chamado Gordon Graham, que fez a pergunta “o que você faz quando não há assunto?” Conversamos sobre muitos conceitos neste artigo, e ele levantou a questão de que às vezes o assunto é apenas “a cena”.



Eu sou resistente a aceitar essa noção porque soa muito como tirar uma foto para mim. Eu tenho inúmeras fotos no meu disco rígido que eram “uma boa visão” ou “a cena”, mas não se traduziam em nada mais do que isso.

Dito isso, ele tem razão. Mais uma vez, muitas vezes o assunto não é nada. É um sentimento ou uma ideia. Na verdade, esses são frequentemente os melhores assuntos. Você ainda pode capturar essa ideia em uma fotografia da “cena”.

Resumo final para encontrar um assunto


Não estou fingindo que posso resolver esse problema para você. Encontrar um ótimo assunto é algo com o qual você terá dificuldades, desde que decida continuar tirando fotos. No entanto, estou escrevendo este artigo por dois motivos. Primeiro a reconhecer o problema para que você não pense que é peculiar a você ou que está fazendo algo errado. Para os fotógrafos de paisagem, encontrar um assunto foi um desafio, é um desafio e sempre será um desafio. Não há nenhum desenvolvimento tecnológico que eu veja mudando isso. Se você acha essa parte da fotografia difícil, você está longe de estar sozinho.

Em segundo lugar, quero fornecer pelo menos algumas dicas para lidar com essa luta constante. Esperançosamente, planejar com antecedência e executar uma lista de verificação de recursos em potencial resultará em assuntos claros para você. Caso contrário, criar um padrão ou linha principal pode ajudar. Finalmente, não negligencie apenas esperar ou voltar mais tarde. Faça o que fizer, lembre-se de trabalhar a cena de vários pontos e ângulos diferentes para ter certeza de que cobriu tudo.