>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Vazamento de refrigerante R-22? Veja o que fazer




Seu sistema de aquecimento e ar pode conter uma substância conhecida por causar destruição da camada de ozônio. Você sabia disso?

É chamado de refrigerante R-22, ou "Freon", e era o refrigerante mais comum usado em condicionadores de ar e bombas de calor antes de 2010. Basicamente, se você comprou um novo sistema HVAC antes de 2010, provavelmente está usando R- 22 refrigerante.

Os sistemas fabricados após esse ano usam um novo tipo de refrigerante, R-410A, que não tem o impacto ambiental negativo do R-22.

A mudança para o R-410A não se deve tanto ao altruísmo da indústria quanto à necessidade. Muitos anos atrás, a EPA dos EUA determinou uma eliminação gradual do refrigerante R-22. Em 2020, não será mais legal comprar ou vender R-22. Enquanto isso (como em, agora ), ainda é possível atender sistemas que usam R-22 com mais R-22.

Infelizmente, a manutenção de um sistema R-22 não é tão simples quanto parece.

O refrigerante R-22 é caro.


E está ficando mais caro a cada dia.

De acordo com o mandato da EPA, os fabricantes de HVAC pararam completamente de fabricar sistemas R-22. Há menos demanda por R-22 do que no passado, então está ficando mais escasso. Com o aumento da escassez vêm os preços mais altos. Se você planeja comprar R-22 hoje, prepare-se para o choque de adesivos.

Hoje em dia, o R-22 custa cerca de quatro vezes mais por libra quando comparado com o R-410A. À medida que 1º de janeiro de 2020 se aproxima, espere que esse abismo se alargue ainda mais.

Ah, e você não pode atender um sistema R-22 com R-410A. Seria como abastecer um tanque de gasolina com diesel. O sistema iria quebrar e parar de funcionar.

Aqui está o que fazer se você tiver um sistema HVAC pré-2010


Se você não tiver vazamento de refrigerante, não há com o que se preocupar! Ainda não, de qualquer maneira. Você pode continuar usando seu sistema R-22.

Mas quando o refrigerante começar a vazar - uma ocorrência comum em sistemas mais antigos - você terá três opções:
  1. Compre mais R-22
  2. Reformule seu sistema R-22
  3. Substitua seu sistema por um novo

A opção 1 é cara. E se o refrigerante vazar novamente, você pagará preços cada vez mais altos pelo R-22 até 1º de janeiro de 2020. Após essa data, suas únicas opções serão adaptar ou substituir o sistema na próxima vez que houver um vazamento.

Comprar mais R-22 para o seu sistema é como despejar dinheiro em um carro velho e em ruínas repetidas vezes em vez de apenas obter outro. A menos que você tenha algum carinho especial pelo seu equipamento HVAC, não faz sentido.

E embora existam refrigerantes de substituição R-22 por aí, não existe um verdadeiro "drop-in" que forneça um desempenho normal do sistema.

Na PV, apenas adicionamos substituições de R-22 a sistemas com vazamento que estamos prestes a trocar. Se o proprietário precisar que o sistema funcione por alguns dias entre agora e o dia em que instalarmos um novo, uma alternativa "Freon" será suficiente. Mas essa é a única vez que faz sentido usá-lo.

Para um verdadeiro retrofit, você precisa contratar um profissional para trocar componentes dentro do seu sistema, adicionar refrigerante e realizar uma variedade de modificações. Esse tipo de arranjo pode ser econômico em escala - como se você possui um complexo de apartamentos com 50 sistemas HVAC - mas faz pouco sentido para o proprietário típico.

Para a maioria dos vazamentos de R-22, na maioria das vezes, a substituição do sistema faz mais sentido.


Você provavelmente não quer investir em equipamentos HVAC antigos que dependem da integridade de um produto químico que logo se tornará obsoleto. Em caso de vazamento de refrigerante, a melhor opção geralmente é substituir o antigo sistema R-22 por um novo sistema R-410A.

Seu novo sistema também será muito mais eficiente que o antigo. E futuros vazamentos de refrigerante? Eles não vão quebrar o banco.

O R-410A é acessível - e veio para ficar.