>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

A maneira certa de encontrar um vazamento de refrigerante


Poucas coisas lembram o quanto você ama seu ar condicionado do que quando ele para de funcionar. Talvez esteja demorando uma eternidade para resfriar sua casa, ou talvez não haja ar frio soprando pelos registros nem> . Seja qual for o caso, algo está errado com o seu AC.

E o problema pode ser um vazamento de refrigerante. Muitas vezes é.

Vazamentos de refrigerante podem ser um grande problema... ou não.


Vamos olhar para aqueles momentos em que eles não são um grande negócio. Alguns vazamentos de refrigerante são encontrados nas conexões do conjunto da linha ou nas válvulas. Quando for esse o caso, seu técnico de HVAC poderá apertar uma válvula ou reconectar o encaixe para interromper o vazamento. Depois disso, o técnico simplesmente recarregará o sistema com o tipo certo de refrigerante.

Outro tipo um tanto gerenciável de vazamento de refrigerante é quando o vazamento está na bobina do evaporador e a bobina ainda está na garantia. Você tem que substituir a bobina, mas você recebe uma nova de graça. O custo total da correção definitivamente não é grátis, pois há mão de obra envolvida na substituição da bobina, mas você pelo menos evita o custo da própria bobina.

Tipos de vazamentos mais problemáticos


Os vazamentos mais caros são aqueles que exigem a substituição de um componente do sistema ou que afetam peças que não estão mais na garantia. Quando for esse o caso, talvez seja necessário pagar por uma nova bobina ou até mesmo substituir todo o sistema.

Ah, e se você tem um ar condicionado com o refrigerante R-22, agora descontinuado, quase sempre é mais econômico substituir todo o sistema em caso de vazamento. Até o momento, o refrigerante R-22 ainda existe, mas o custo é astronômico. Em 1º de janeiro de 2020, o R-22 não estará mais disponível para venda em nenhum lugar dos Estados Unidos.

Então, como você sabe se um vazamento de refrigerante é sério ou não tão sério? Ao encontrá-lo. É assim que.

Localizando um vazamento de refrigerante com um detector eletrônico de vazamento


Na maioria das vezes, um detector de vazamento eletrônico revelará com precisão a localização de um vazamento. Um detector de vazamento é um dispositivo portátil com uma ponta dobrável que "caça" por vazamentos nas entranhas do AC. Emite um sinal sonoro e acende-se quando detecta refrigerante.

Na maioria das situações em que há um vazamento de refrigerante, ele está na bobina do evaporador e podemos encontrá-lo com um detector de vazamento eletrônico. Depois disso, fica a critério do cliente substituir a bobina ou comprar um novo ar condicionado.

Infelizmente, reparar um vazamento geralmente não é uma opção. Ocasionalmente encontramos vazamentos que podem ser reparados por brasagem da linha de refrigerante com maçaricos. No entanto, na maioria dos casos, você terá que substituir a bobina interna, a bobina externa ou o conjunto de linhas. Depende apenas de onde está o vazamento.

Mas o que acontece quando o detector eletrônico de vazamento não consegue encontrar o vazamento?

Localizando um vazamento de refrigerante por meio de isolamento e pressurização


Chamamos isso de busca de vazamento de Nível 2. Às vezes, o detector de vazamento não nos mostra nada, mas sabemos que há um vazamento em algum lugar devido ao comportamento do AC. Quando isso acontece, passamos pelas seguintes etapas:

  1. Desconecte o conjunto de linhas de ambas as unidades. Isso envolve a remoção de todo o refrigerante do sistema e o isolamento do conjunto de linhas da unidade externa (bobina do condensador) e da unidade interna (bobina do evaporador).
  2. Use o conjunto de linhas em ambas as extremidades. Estamos basicamente soldando o conjunto de linhas com um maçarico e solda.
  3. Faça um teste de pressão. Para fazer isso, instalamos torneiras em cada extremidade do conjunto de linha, bombeamos nitrogênio no conjunto de linha e o pressurizamos para o PSI especificado pelo fabricante. Em seguida, pulverizamos o conjunto de linhas com uma mistura semelhante a sabão. Procuramos bolhas, que revelam onde estão os vazamentos.
  4. Faça a mesma coisa para ambas as bobinas. Instalamos torneiras nas bobinas externas e internas para ver se o vazamento está em uma delas.
  5. Verifique a pressão. Após 24 ou 48 horas, podemos confirmar que a pressão dentro do conjunto da linha ou das bobinas caiu (se vimos bolhas, isso significa que definitivamente vai cair).

Detectores eletrônicos de vazamentos são ótimas ferramentas, mas às vezes não conseguem localizar vazamentos pequenos ou em áreas de difícil acesso. O método de Nível 2 sempre encontrará um vazamento quando os detectores eletrônicos de chumbo não conseguirem!

Então, qual é a vantagem de saber onde está o vazamento?


Quando você conhece a localização de um vazamento de refrigerante, pode tomar uma decisão informada sobre como lidar com isso. Como já discutimos, alguns vazamentos podem ser facilmente consertados ou ocorrer em peças que estão na garantia. Ainda é inconveniente que seu AC tenha parado de funcionar e ainda haja uma taxa de mão de obra, mas você não precisará comprar novos componentes.

No entanto, outros tipos de vazamentos podem ser bastante caros. Aqui está uma folha de dicas de possíveis cenários:
  • Vazamentos nas conexões ou válvulas: Eles geralmente podem ser reparados ou ajustados no local.
  • Vazamentos no conjunto de linhas: Normalmente, você terá que substituir seu conjunto de linhas. Isso pode ser simples ou difícil dependendo de onde seu conjunto de linhas está localizado. Por exemplo, conjuntos de linhas que atravessam paredes exigem mais mão de obra para serem substituídos.
  • Vazamentos na bobina interna ou externa: Se o seu sistema usa refrigerante 410-A e tem menos de 10 anos, as bobinas provavelmente ainda estão na garantia. Você pode simplesmente substituir a bobina que está vazando. Se você tiver um sistema 410-A com mais de 10 anos, terá que comprar uma nova bobina ou substituir o sistema. Se o seu sistema usa refrigerante R-22, você deve apenas obter um novo AC e bobina. Não faz sentido comprar uma nova bobina que requer um produto obsoleto (R-22) e instalá-la em um sistema HVAC antigo.

Lembre-se de que, quando realizarmos uma pesquisa de vazamento de Nível 2, você precisará estar preparado para o resultado. Se os componentes do sistema estiverem fora da garantia, há uma grande probabilidade de você precisar comprar uma nova bobina ou até mesmo um novo sistema HVAC.

Quando possível, é melhor adiar uma busca de vazamento de Nível 2 até que o clima não esteja muito quente. Seu AC ficará fora de serviço por alguns dias enquanto realizamos a busca, então o pico do verão não é o melhor momento para fazer isso... a menos que você não tenha escolha.

Aqui estão as boas notícias: Sempre há uma maneira de encontrar um vazamento de refrigerante e sempre há uma maneira de fazer seu ar condicionado funcionar novamente.