>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Você deve adicionar zonas ao seu sistema HVAC existente?




Em certo sentido, o zoneamento HVAC existe desde que as pessoas começaram a aquecer e resfriar os espaços internos. No inverno, você só ligava o radiador nos cômodos que estava usando. No verão, você só ligava as unidades da janela do AC em quartos onde as pessoas estavam dormindo. E assim por diante.

Mas quando se trata de zonear sistemas de aquecimento central e ar, as coisas ficam mais complicadas.

Casas maiores e mais novas geralmente têm vários sistemas conectados a diferentes dutos. No entanto, muitas casas foram construídas para acomodar apenas um sistema. Em casas de dois andares, a falta de zoneamento pode levar a quartos quentes no andar de cima no verão e quartos frios no andar de baixo no inverno. Pode ser difícil alcançar um conforto consistente!

A boa notícia é que você pode adicionar zonas ao seu sistema existente, mesmo se tiver apenas um único manipulador de ar ou forno conectado a um único compressor ou bomba de calor. As más notícias? Talvez seja necessário esperar até estar pronto para substituir seu equipamento.

Adicionar zonas quando você tem equipamento HVAC padrão


Digamos que você viva em uma casa de dois andares sem zoneamento. Durante o verão, é sempre bom e fresco lá embaixo. É onde está o termostato, para que você possa se sentir confiante de que a temperatura ambiente corresponderá à do seu termostato.

No andar de cima... nem tanto.

Graças ao efeito de pilha reversa - sem mencionar o ar mais quente subindo da sala de estar do andar de baixo para os quartos do andar de cima - as temperaturas no andar de cima podem ser de 3 a 7 graus mais quentes do que o número em seu termostato. Se você quiser que a temperatura do seu quarto seja de 75 graus à noite, talvez seja necessário diminuir o termostato para 68 graus!

Para corrigir o problema, você decide adicionar duas zonas ao seu sistema existente, uma para o andar de cima e outra para o andar de baixo. Mas você está usando um condicionador de ar "padrão" de estágio único com um ventilador de velocidade única. É o tipo que ou funciona a todo vapor ou não funciona. Dado o seu equipamento, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente antes de seguir em frente:
  • Instalar amortecedores dentro de seus dutos é a maneira mais comum de adicionar zonas a um sistema existente. No entanto, seu soprador só pode operar com 100% da capacidade. A pressão estática será muito intensa apenas para os dutos associados a uma única zona (50% ou mais do total de dutos). Você precisará de uma maneira de redirecionar o excesso de ar.
  • Para lidar com o excesso de ar produzido pelo seu equipamento HVAC, você provavelmente precisará de um duto de desvio que conecte o ar de suprimento ao plenum de retorno. A zona que solicita ar receberá resfriamento suficiente para o espaço associado e qualquer excesso de ar entrará no duto de derivação.
  • Agora você está enviando ar frio de volta para o retorno, o que faz com que a bobina do evaporador fique mais fria. Uma serpentina evaporadora mais fria é uma serpentina evaporadora menos eficiente.
  • Mesmo quando você está resfriando toda a sua casa, o duto de desvio irá sugar o ar do suprimento. Você fará seu manipulador de ar trabalhar mais.

Basicamente, você terminará com duas zonas, mas também perderá eficiência e causará mais desgaste em seu equipamento. É por isso que é melhor adicionar zonas quando você tem um ventilador de velocidade variável e uma unidade externa de velocidade variável.

Adicionar zonas com equipamentos de velocidade variável


Ao contrário do equipamento padrão "uma velocidade serve para todos", os sistemas de velocidade variável correspondem à carga de resfriamento ou aquecimento para uma determinada zona. Em outras palavras, você não terá que se preocupar com pressão estática excessiva em seus dutos.

E você não terá que instalar aquele duto de desvio irritante.

Em suma, optar por equipamentos de velocidade variável é a melhor maneira de otimizar o valor e o conforto ao adicionar zonas:
  • Um técnico de HVAC ainda instalará amortecedores dentro de seus dutos. No entanto, eles não precisarão adicionar um duto de desvio, pois o equipamento envia um volume menor de ar quando uma zona o exige.
  • Como você não terá o duto de derivação, não precisará se preocupar com uma bobina do evaporador ineficiente ou com o ar "roubado" sendo direcionado para o plenum de retorno.
  • Independentemente de quantas zonas você adicionar, certifique-se de que a menor zona seja responsável por apenas 30 a 35% da capacidade do seu compressor ou bomba de calor. Dessa forma, seu equipamento será capaz de responder a chamadas de diferentes zonas e atender à carga de resfriamento ou aquecimento.

Você também desfrutará de todos os ganhos de eficiência e conforto de equipamentos de velocidade variável, incluindo aquecimento e resfriamento mais longos e consistentes e melhor desumidificação durante os meses úmidos.

O zoneamento é a melhor maneira de resolver problemas de conforto?


Adicionar uma ou duas zonas é uma escolha inteligente em algumas ocasiões , Mas não sempre. Você só deve adicionar zonas se ainda não estiver confortável após otimizar o envelope do edifício. Em outras palavras, vede vazamentos de ar e aumente o isolamento primeiro. Você pode resolver seu problema de conforto sem modificar dutos ou equipamentos de HVAC!

A melhor maneira de descobrir se o zoneamento é uma boa ideia é por meio de uma avaliação domiciliar de um auditor certificado pelo Building Performance Institute. Você descobrirá se sua casa está com "vazamentos" e se posicionará para fazer as melhorias mais inteligentes possíveis.

Depois disso, você ainda pode querer adicionar zonas - e tudo bem! Se você puder esperar até a hora de substituir seu sistema HVAC, o equipamento de velocidade variável oferece uma experiência de zoneamento mais eficaz e eficiente.