>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Por que devo usar um sistema de limpeza de ar?


Há uma resposta simples para esta pergunta. Você deve usar um sistema de limpeza de ar porque torna o ar mais fresco e mais saudável para respirar.

Mas você não está procurando respostas simples, está?

Sempre que os proprietários de Atlanta nos perguntam sobre um sistema de limpeza de ar, fazemos o possível para repassar a ordem correta de operações para melhorar a qualidade do ar de sua casa. Do jeito que vemos, um "sistema de limpeza de ar" consiste em vários componentes:filtragem, ar fresco e controle de umidade.

A resposta mais complicada (mas mais valiosa) para a questão da limpeza do ar é que as condições únicas de sua casa e sua saúde pessoal ditarão como você deve proceder. Dito isto, aqui está a ordem de operações mais ideal para otimizar a qualidade do ar.

Quando possível, invista em vedação de ar primeiro.


Você sabe quantos poluentes internos entram em sua casa? Embora existam muitas fontes potenciais, os vazamentos de ar entre o seu espaço de vida e o que estiver acima de você (sótão) e abaixo de você (espaço de rastreamento) são os principais pontos de entrada para partículas incômodas e agravantes de alergias.

Já discutimos vazamentos de ar neste blog antes. Basicamente, devido à forma como o ar circula dentro de estruturas fechadas, como a sua casa, o ar das áreas mais altas e mais baixas tende a se infiltrar na parte do meio. Infelizmente, esse ar quase nunca é de alta qualidade. Seu sótão está empoeirado e provavelmente cheio de fibras de fibra de vidro. Seu forro provavelmente abriga pragas e crescimento microbiano.

Vedando as lacunas e rachaduras ao redor das penetrações de encanamento, eletricidade e HVAC, você pode eliminar a maioria dos pontos de entrada desse ar sujo.


Quando estiver em seu orçamento, recomendamos selar essas lacunas de ar antes de comprar produtos de qualidade do ar interno. Claro, esses produtos ainda ajudarão mesmo que você não invista em vedação de ar. Mas eles serão ainda mais eficazes se você impedir que a maior parte do ar contaminado entre em sua casa.

Obtenha um filtro melhor


A maioria das pessoas usa filtros de ar plissados ​​de 1" de alto MERV. Embora a capacidade desses filtros de realmente tornar seu filtro de ar varie significativamente de filtro para filtro, quase todos eles têm uma grande desvantagem:redução do fluxo de ar.

Como o filtro é relativamente pequeno e denso, reduz a quantidade de ar (pés cúbicos por minuto, ou CFM) que seu sistema HVAC pode mover. Como resultado, o sistema tem que trabalhar mais. Você acaba com eficiência reduzida, contas mais altas e um sistema HVAC que não dura tanto quanto poderia durar de outra forma.

É por isso que recomendamos filtros de mídia! Proporcionam um alto nível de filtragem (MERV 11 a 16, dependendo do modelo); no entanto, devido à maior área de superfície em comparação com os filtros de 1" e ao dimensionamento adequado para seu sistema de dutos e equipamentos HVAC, eles não restringem o fluxo de ar.

Basicamente, os filtros de mídia oferecem um alto nível de filtragem sem criar problemas de fluxo de ar que aumentam a infiltração de ar impuro. Ah, e você só precisa substituí-los uma ou duas vezes por ano.

Que tal um filtro HEPA?


Enquanto estamos no assunto de filtragem, vamos falar sobre os sistemas de filtro HEPA. Os filtros HEPA (alta eficiência de retenção de partículas) são um negócio sério. Se você tem alergias graves ou é sensível a certos odores ou partículas, esses sistemas incluem filtragem de ar de nível médico em um sistema que faz interface com seus dutos.

Não é apenas um filtro. Existem camadas de filtração, e os sistemas ainda vêm com seu próprio ventilador que empurra o ar através do meio filtrante denso.

Se você precisa do melhor filtro de ar do mercado para capturar alérgenos com eficiência e controlar odores em sua casa, um filtro HEPA acoplado a um filtro de mídia é o caminho a percorrer. E se você não puder ou não quiser investir em vedação de ar, mas ainda quiser melhorar a qualidade do ar, um sistema de filtro HEPA pode ser uma alternativa sólida.

Traga ar fresco


Não estamos falando de abrir janelas. Estamos falando de substituir regularmente o ar "antigo" de sua casa por ar fresco e filtrado. Como você faz isso?

Bem, existem duas maneiras. Em nosso clima úmido, um desumidificador para toda a casa com entrada de ar fresco é uma ótima maneira de trazer ar fresco. Não só o ar é filtrado (há um filtro dentro do desumidificador); a umidade reduzida do processo de desumidificação reduz o volume de alérgenos no ar (mais sobre isso daqui a pouco).

Este método é chamado de ventilação "pressão positiva". Você está empurrando ar "novo" para dentro de casa, pressurizando positivamente o espaço. Outra boa maneira de trazer ar fresco para sua casa é através da ventilação "equilibrada". Com essa configuração, um equipamento chamado ERV (ventilador de recuperação de energia):
  1. Expulsa o ar de sua casa
  2. Atrai simultaneamente uma quantidade igual de ar externo
  3. Filtra o ar
  4. Transfere a umidade de um fluxo de ar para outro, para que você reduza a umidade interna durante o verão e a mantenha no inverno

Com qualquer um dos métodos, você está constantemente removendo o ar viciado, contaminado (ou potencialmente contaminado) de sua casa e substituindo-o por ar fresco e filtrado que também tem um teor de umidade mais baixo.

Controle de umidade


Durante a maior parte do ano em nossa zona climática, o ar é muito úmido. Quando o ar úmido se acumula dentro de sua casa, ele estimula a proliferação de alérgenos:mofo e ácaros, em particular. Se você sofre de alergia, você quer reduzir as quantidades desses contaminantes a um mínimo absoluto.

Como mencionado anteriormente, a instalação de um desumidificador para toda a casa resolve efetivamente esse problema. Mesmo na ausência de um desumidificador para toda a casa, a vedação do ar pode cortar os pontos de entrada de ar úmido. Mas também há outra maneira de diminuir a umidade interna.

Se você já está planejando substituir seu sistema HVAC, considere um modelo com um compressor de velocidade variável. Esses modelos funcionam por ciclos mais longos (mas em velocidades mais lentas) do que os condicionadores de ar padrão. Como resultado, eles fazem um trabalho muito melhor na redução da umidade. Você ainda pode precisar de um desumidificador durante as estações do ano - pense em abril e outubro - quando ainda está úmido, mas você não está executando o ar-condicionado.

E embora tenhamos invernos curtos aqui, o ar seco do inverno ainda pode prejudicar o conforto interno. Mais uma vez, a vedação do ar ajuda a manter mais umidade em sua casa, minimizando a infiltração do ambiente seco ao ar livre. Mas quando a secura do inverno ainda está deixando você desconfortável, um umidificador de toda a casa pode adicionar umidade suficiente para proporcionar alívio.

Recomendamos umidificadores de vapor. Ao contrário dos umidificadores que usam o ar quente do seu forno para criar vapor de água, essas unidades possuem uma caldeira dedicada. Eles são mais eficientes e geralmente mais confiáveis.

Isso é para criar um sistema de limpeza de ar eficaz.


Filtro + ar fresco + controle de umidade =excelente qualidade do ar interno. Ah, e é uma boa ideia selar o ar antes de fazer qualquer uma dessas coisas.

Se você mora na região metropolitana de Atlanta e está procurando maneiras de melhorar a qualidade do ar em sua casa, ligue para nós! Ouviremos suas preocupações e indicaremos as melhores soluções possíveis para tornar o ar de sua casa mais saudável e limpo.