>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

ERV x HRV:qual faz sentido para sua casa?


Toda casa precisa de ventilação, mas como sua casa deve obtê-la? E como você já sabe que a ventilação "natural" da sua casa pode não resultar em melhor qualidade do ar, que tipo de equipamento (se houver) você deve usar para ventilar e garantir que o ar que você está respirando esteja limpo?

Duas das opções mais populares terminam em "v." Um é um ventilador de recuperação de energia, ou ERV. O outro é um ventilador de recuperação de calor, ou HRV.

Se você está procurando uma resposta rápida para a pergunta ERV vs HRV, não há uma. A escolha de um sobre o outro depende de quatro fatores principais:
  1. Clima local
  2. Tamanho da casa
  3. Número de ocupantes
  4. Vazamento da envolvente do edifício

Por "vazamento", estamos nos referindo a vazamentos de ar. Estas são as lacunas e rachaduras em toda a casa, onde o ar externo pode se infiltrar no espaço. Como esses fatores variam muito de casa para casa, não há uma maneira infalível de dizer de uma forma ou de outra se você precisa de um HRV ou ERV.

A menos que você more no sul.

Em climas quentes e úmidos como aquele em que vivemos, você nunca vai querer um HRV. Um ERV faz muito mais sentido aqui.


Aqui em Atlanta, nunca recomendamos um HRV. Um ERV é sempre a melhor escolha. Vamos descobrir por que isso acontece, prestando atenção especial ao que é único em cada um desses dispositivos de ventilação. Também exploraremos alternativas para ERVs e HRVs, para que você possa sair deste artigo com uma boa noção da melhor forma de ventilar sua casa.

Por que se preocupar em ventilar?


Porque o ar que circula em sua casa provavelmente contém contaminantes. De produtos químicos domésticos a produtos que liberam gases e alérgenos transportados pelo ar, nossas casas prendem e confinam poluentes aéreos potencialmente nocivos. E estamos sempre respirando-os.

Não esqueçamos que muitas atividades domésticas também geram umidade:cozinhar e tomar banho são as maiores. Essa umidade pode aumentar a umidade relativa do ar interno, levando a problemas com mofo, ácaros e condensação prejudicial.

Mesmo quando você sabe intuitivamente que a ventilação de ar fresco é uma coisa boa, a ideia de instalar um equipamento apenas para mover um pouco de ar pode parecer… estranha. Não é. Em muitos lares, a ventilação mecânica não é apenas útil - embora seja útil para todas as casas - é realmente necessário.

Por que instalar equipamento de ventilação especial?


Muitas casas mais novas e de alto desempenho são hermeticamente fechadas. Eles não têm muitos vazamentos de ar, o que é bom, pois ajuda a manter o ar condicionado dentro e o ar não condicionado fora. Mas a falta de vazamentos de ar significa que essas casas precisam um sistema de ventilação mecânica. Você precisa ter um ERV, HRV ou algum outro dispositivo que mova o ar fresco para dentro de casa.

Claro, a maioria das pessoas não vive em casas de alto desempenho. Eles podem pensar que não precisam de equipamentos de ventilação, pois suas casas "ventilam" por conta própria devido a vazamentos de ar.

Mas vazamentos de ar não são uma fonte de ventilação. Eles são uma fonte de infiltração.


E a infiltração de ar causa todo tipo de problema:
  • Não é filtrado, portanto, contaminantes como pólen, escapamento de veículos, poeira e até partículas de fibra de vidro transportadas pelo ar do seu isolamento podem circular pelo ar interno.
  • O ar úmido se infiltra em sua casa durante a maior parte do ano, fazendo com que você se sinta desconfortável.
  • Devido ao efeito de chaminé, o ar que "ventila" sua casa pode vir dos lugares mais desagradáveis:seu sótão (pense em poeira e isolamento) e no forro (pense em mofo e escória de insetos).

Mesmo abrir as janelas pode levar a problemas de qualidade do ar interno, especialmente durante a primavera e o verão, quando os alérgenos ambientais e a umidade estão no ar. Sistemas de ventilação, como HRVs e ERVs, filtram o ar de entrada, garantindo que o ar que você usa para ventilação não venha do seu sótão ou forro. No caso do ERV (e vamos explorar isso em breve), os componentes do sistema também podem reduzir os níveis de umidade relativa (UR) em ambientes internos.

A linha de fundo? Casas bem vedadas e de alto desempenho precisam ventilação mecânica. Muitas outras casas deveriam Tê-lo.

Qual ​​a quantidade de ventilação que sua casa deve ter?


Na verdade, existe um padrão para isso:ASHRAE 62.2.

A norma especifica que casas de uma certa metragem quadrada e um certo número de quartos precisam de uma certa quantidade de ventilação. Por exemplo, de acordo com a ASHRAE 62.2, uma casa de três quartos e 2.000 pés quadrados requer uma troca de ar de 60 CFM (pés cúbicos por minuto). Basicamente, você precisaria de algum tipo de sistema de ventilação que mova o ar a uma taxa de 60 CFM o tempo todo.

O padrão ASHRAE não diz como você deve obter tanta ventilação. Só diz que você precisa. Você pode estar em conformidade com a ASHRAE 62.2 usando um simples ventilador de banho que está sempre ligado!

Mas os ventiladores apenas de exaustão não são uma boa maneira de ventilar.

O que há de errado com um exaustor?


Lembre-se de todos os poluentes do ar interno que discutimos acima? Bem, um simples ventilador, como o que você tem no banheiro, pode trazer mais dessas coisas em sua casa!

Todo o ar que sai de sua casa é substituído pelo ar externo.


E é substituído em uma quantidade igual. Quando você liga um ventilador de banheiro ou de cozinha, pode estar exausto de umidade e odores de sua casa, mas também está puxando ar externo não filtrado, completo com umidade, pólen, poluentes industriais e assim por diante.

A ventilação somente de exaustão coloca a casa sob pressão negativa. O ar que está sendo removido precisa ser substituído por ar "novo". Quando o ar novo entra, ele está entrando na casa por meio de vazamentos de ar, não por um sistema fechado que filtra o ar e, no caso de um ERV, reduz os níveis de umidade.

O que HRVs e ERVs têm em comum?


Até agora, estabelecemos três coisas:
  1. Sua casa precisa de ventilação.
  2. Em comparação com a dependência de vazamentos de ar (infiltração), os sistemas de ventilação fornecem ar mais fresco e limpo.
  3. Os ventiladores de banho e outros dispositivos de ventilação somente de exaustão aumentam a infiltração de contaminantes transportados pelo ar.

Insira o HRV e o ERV. Esses sistemas fornecem ventilação equilibrada, o que significa que eles trazem tanto ar quanto removem. Sempre que um HRV ou um ERV está ligado, ele está expelindo uma determinada quantidade de ar da casa e empurrando a mesma quantidade de ar para dentro de casa, diretamente do exterior. Ah, e cada sistema filtra o ar que entra.

Nem um ERV nem um HRV colocam a casa sob pressão negativa ou pressão positiva. É por isso que os chamamos de sistemas "equilibrados".


Em cada sistema, existem duas correntes de ar que nunca se misturam. O ar de saída se move através de um duto e o ar de entrada se move através de um duto diferente. O sistema move-se sempre na mesma quantidade de ar que empurra para fora, a menos que o seu empreiteiro configure deliberadamente o ERV ou HRV para pressurizar positivamente a casa. Discutiremos a ventilação com pressão positiva em maior profundidade no final deste artigo.

Na verdade, há outra coisa que os ERVs e HRVs têm que um sistema simples de "ventilador + filtro" não:um núcleo interno.

Um HRV transfere calor de uma corrente de ar para outra.


Embora o ar de saída e de entrada nunca se misturem, os dutos de ar de um HRV passam por uma caixa central. Esta caixa é um trocador de calor. A energia térmica de uma corrente de ar é transferida para a outra corrente de ar por condução.

Esse processo pode parecer simples, e é. Mas é por isso que um HRV é muito mais do que dois ventiladores e um filtro.


Imagine que você vive em um clima frio. Você quer ventilar sua casa, mas o ar lá fora está frio! Uma forma mais direta de ventilação (abrir uma janela, digamos) forçaria você a ligar o forno com mais frequência e faria você se sentir menos confortável.

Com um HRV, você pode ventilar e transferir calor do ar quente que sai para o ar frio que entra. É por isso que chamamos o HRV de sistema de ventilação de "recuperação de calor". O dispositivo literalmente recupera parte do calor da sua casa e o adiciona ao fluxo de ar de entrada.

Isso também funciona bem no verão. O calor do ar quente que entra é transferido para o ar mais frio que sai. Dessa forma, o ar que está sendo empurrado para dentro de sua casa não é tão quente quanto o ar de fora. Um guia informativo (PDF) da Aprilaire, que fabrica HRVs e ERVs, compara o processo a misturar uma xícara de água quente com uma xícara de água fria para fazer uma xícara de água morna.

Um ERV vai além, transferindo umidade e calor.


Você vive em um clima úmido? Nós fazemos. Aqui em Atlanta, a umidade pode ser tão opressiva quanto o calor! Quando você ventila sua casa, não quer que o ar que entra esteja carregado de umidade - você quer que seja mais seco do que o ar externo.

Um ERV pode ajudar aqui. Como o HRV, ele contém um trocador de calor que transfere calor de uma corrente de ar para outra. Ao contrário do HRV, o ERV também move a umidade entre os dois fluxos de ar.

O fluxo de ar menos úmido absorve a umidade do fluxo de ar mais úmido, mesmo que o próprio ar nunca se misture! Isso é possível porque o trocador de calor do ERV é feito de uma membrana especial (um tipo de papel, normalmente) que permite que a umidade migre de uma corrente de ar para outra.

Um ERV não desumidificará sua casa. Mas garantirá que o ar que entra em sua casa contenha menos umidade do que o ar externo.


Em comparação, suas outras opções de ventilação - vazamentos de ar, exaustores e até mesmo um HRV - trazem toda essa umidade para dentro de sua casa. O ERV não remove a umidade como um desumidificador, mas reduz a quantidade de umidade dentro do ar fresco que você usa para ventilação.

Em climas úmidos como o nosso, a redução da umidade é uma grande vantagem! É por isso que um ERV é sempre sua melhor aposta.


OK. Portanto, um ERV faz sentido na Geórgia. Mas o que dizer de um clima mais frio? Que tal, digamos... Vermont?

Se você mora em um clima frio, um HRV ou um ERV pode fazer sentido.


Lembre-se de como dissemos que o tamanho da casa, o número de ocupantes e o relativo aperto ou vazamento da casa afetarão sua escolha de ERV versus HRV? Bem, esses problemas estão na frente e no centro em climas frios.

Imagine que você mora em Vermont. Você tem uma família pequena e mora em uma grande casa construída nos anos 80. A casa tem um envelope de construção bastante gotejante. E como sua família é pequena, você não gera muita umidade ao cozinhar ou tomar banho. Durante os invernos frios e secos de Vermont, você vai querer reter o máximo de umidade possível dentro de sua casa.

Um ERV transferiria um pouco de umidade para o ar que entra, permitindo que você recupere um pouco mesmo enquanto ventila. Para você, um ERV faz mais sentido do que um HRV.

Mas e seus vizinhos com a casa menor e recentemente reformada? Essa família de cinco pessoas comprou uma casa de trinta e sete anos e selou todos os vazamentos de ar. Nesta casa ocupada, sempre há alguém cozinhando ou tomando banho. E como a casa é tão hermética, essa umidade tem poucas saídas.

Para esta família, um HRV faz mais sentido. Este sistema esgotará o ar úmido e trará ar externo mais seco, proporcionando um alívio bem-vindo aos ocupantes da casa.

E se você mora em um tipo diferente de clima?


Certas partes do Oeste e Centro-Oeste não se enquadram em uma categoria óbvia de clima "quente e úmido" ou "frio e seco". O que então?

Bem, em muitos desses lugares, tanto um HRV quanto um ERV podem funcionar.


Para fazer uma escolha bem informada, considere o quão apertada é a sua casa e quantos ocupantes estão nela. Coletivamente, você gera muita umidade? Em climas mistos, a escolha de um ERV ou HRV pode se resumir a se você deseja recuperar ou expelir a umidade relativa ao nível de umidade externo.

Se você tiver problemas para encontrar a melhor resposta, pode ser porque não há uma! Você provavelmente pode usar um ERV ou um HRV e obter ótimos resultados.

Outra opção para climas úmidos:o desumidificador ventilado para toda a casa


Conforme discutido acima, ERVs e HRVs fornecem ventilação balanceada, que é preferível à ventilação com pressão negativa. Mas e a ventilação com pressão positiva?

Bem, se a ventilação balanceada é a sua melhor opção, a ventilação com pressão positiva está em segundo lugar! Desde que o fluxo de ar de entrada seja filtrado, é claro.

Com um dispositivo de pressão negativa, como um ventilador de banheira, não há como controlar onde o ar de reposição entra em sua casa.

O ar penetra através de aberturas e rachaduras por toda a casa, carregando contaminantes. Com um dispositivo de pressão positiva, você pode controle por onde o ar entra. Não só o ar pode ser filtrado - você também pode remover a umidade dele!

É aqui que um desumidificador para toda a casa se torna seu amigo. Normalmente, a unidade se integra aos dutos do sistema HVAC e remove a umidade do ar que já está dentro de sua casa. No entanto, também é possível conectar um duto adicional ao desumidificador de toda a casa e conduzir esse duto para o exterior. Dessa forma, o desumidificador pode aspirar o ar externo, filtrá-lo e desumidifique-o antes de entregar o ar ao seu espaço de vida.

Em casas com vazamentos, um desumidificador ventilado para toda a casa pode até ser preferível a um ERV.


Você fica melhor controle de umidade do que com o ERV sozinho. Além disso, você aproveita o benefício de ter ar fresco filtrado.

Em suma (trocadilho intencional), um ERV é a melhor escolha porque lhe dá um controle mais direto sobre as quantidades e o tempo de ventilação, além de não depender do ventilador do seu sistema HVAC, como muitas instalações de desumidificadores. E no caso de um sistema de pressão positiva fazer mais sentido em sua casa e suas necessidades específicas de qualidade do ar interno, um ERV pode ser ajustado para pressurizar positivamente a casa!

Por padrão, o ERV fornece ventilação balanceada. No entanto, com apenas um ajuste modesto, ele pode ser configurado para fornecer mais CFM de ar do que esgota. É apenas versátil assim.

Sempre ventile. Mas ventile com sabedoria.


Até agora, você deve ter uma boa ideia se precisa de um ERV, HRV ou algo completamente diferente... algo como um desumidificador de ventilação para toda a casa. As principais coisas a serem lembradas são que:
  • A ventilação melhora a qualidade do ar.
  • Pressão negativa ou ventilação somente de exaustão =não é boa.
  • Os sistemas de ventilação mecânica melhoram a qualidade do ar e o conforto.
  • HRVs e ERVs são semelhantes, mas usam um ERV em climas úmidos.
  • Os desumidificadores de ventilação para toda a casa são outra boa opção para climas úmidos.

E se você mora na região metropolitana de Atlanta e deseja discutir suas opções de ventilação e melhor qualidade do ar, entre em contato! Ouviremos suas preocupações e ajudaremos você a encontrar a melhor opção de ventilação para suas necessidades e orçamento.